Aprenda 3 super dicas para tirar uma foto incrível, mesmo conhecendo pouco sobre fotografia

Nesse artigo, você que se considera um fotógrafo amador, encontrará as 3 melhores dicas para fotografar melhor e assim fazer fotos incríveis. Mesmo que você saiba nada ou muito pouco de fotografia.

De acordo com o Anuário da Fotografia 2021, há mais fotógrafos amadores que profissionais. 

A fotografia por hobby é muito forte. Praticamente em toda família há alguém que é considerado a fotógrafa ou fotógrafo oficial, não é mesmo?

Mas pensando em você, um entusiasta da fotografia, você certamente vê muito valor em suas fotos e é sempre legal aprender a fazer melhores fotos, seja com uma câmera simples ou celular .

Portanto, neste artigo você vai encontrar 3 dicas especiais e muito fáceis de aplicar para que suas fotos fiquem ainda melhores, mais naturais e encante a todos, pois são dicas que resgatam a essência da fotografia, acreditando que qualquer pessoa pode fazer uma fotografia extraordinária.

No final da publicação você verá também outras dicas mais avançadas que vão te ajudar como fotógrafo amador.

1. Tire várias fotos de vários ângulos e posições

Já reparou que os fotógrafos profissionais clicam muitas vezes para capturar a cena?

Se você quer melhorar sua fotografia, precisa ir reparando como outros fotógrafos amadores e profissionais agem em ação.

Sendo assim, a primeira dica é capturar várias ou mesmo muitas fotos de vários ângulos e posições.

As fotos contam histórias, retratam ou eternizam momentos. E você precisa fazer aquela variada nas poses para depois conseguir selecionar as melhores fotos que retratam o momento.

Às vezes, ao clicar a foto, você pensa que está na posição e no ângulo ideal.

Mas depois, ao ver outras variedades de fotos, você pode se surpreender com um ângulo e posição novo que testou.

Portanto, use a criatividade para tirar fotos de pé, em horizontal, agachado, de cima da cadeira, de vários lados, etc.

Isso vai lhe render belíssimas fotos e certamente você vai encontrar uma foto que vai deixar todos contentes ou gerar muitos likes nas redes sociais.

dicas-de-ângulo-e-pose-para-fotos

2. Senso de dimensão e escala

Uma outra dica incrivelmente importante para qualquer fotografia é trazer o senso de dimensão e escala corretos ou intencionalmente desproporcionais, se essa for a intenção.

Afinal, a fotografia amadora é também uma forma de manifestar humor e ser algo descolado.

Quando você for fotografar procure, portanto, aproveitar objetos e a decoração do lugar.

Evite dar zoom para pegar só o rosto de uma pessoa e, ao invés disso, procure harmonia das pessoas com os objetos da cena. 

Um bom senso de dimensão e escala na foto vai gerar realismo e a recordação do momento ficará mais forte também.

Em grupos com muitas pessoas, geralmente fica difícil enquadrar todos, não é mesmo?

Mas para a foto ficar incrível, repare se há maneiras de incluir algum objeto ou decoração, mesmo que você tenha que afastar mais ou subir em algo.

A fotografia amadora também tem seus riscos, então sempre fique atento com a segurança, mas procure sempre inovar com criatividade.

dica-de-dimensão-e-escala

3. Senso de ação e movimento

Por último e não menos importante, faça fotos que traduzem um senso de ação e movimento.

Já reparou que algumas fotos amadoras aparecem como artificiais ou sem graça para você?

E, se tratando de fotos de pessoas ou retrato, se você quiser criar uma foto incrível, é preciso fazer algo além do clássico: sorria, 3, 2, 1 e clique. 

A razão de muitas fotos se tornarem incríveis reside no simples fato do fotógrafo ter conseguido capturar as pessoas ou objetos em ação.

Por exemplo, na fotografia esportiva, o legal mesmo é capturar o atleta em movimento. Claro que uma foto do atleta depois ou antes do jogo também pode dar um belo retrato, mas o senso de ação e movimento são um enorme diferencial.

Ah, mas a foto não é estática?

Claro que a foto captura um momento, é um registro de milissegundos.

Mas o conceito de ação e movimento é o que torna mais “rica” a foto, porque você literalmente “pegou” os participantes de surpresa e talvez só você “registrou” aquele exato momento.

A dica para sua fotografia amadora é capturar então o senso de ação e movimento da cena. É justamente deixar as pessoas à vontade e você ser praticamente um fotógrafo fantasma, que vai estar ora aqui e ora ali e sem ninguém perceber você vai tirando as fotos 

Outra dica, ao fotografar grupos de pessoas, você pode claro também fazer as fotos clássicas “Olhem pra mim e sorria”.

Mas para ter um real senso de ação e movimento você também vai precisar dizer “continuem conversando”, coisas assim. Dessa forma, você consegue capturar o momento e a magia que estão presentes no local da maneira mais natural possível.

foto-com-ação-e-movimento

Quer desenvolver ainda mais a sua fotografia amadora? 

Se você chegou até aqui neste guia de dicas para fotógrafos amadores, você certamente está propenso a ir além e estudar outras técnicas para melhorar cada vez mais suas fotos.

Sendo assim, resolvemos reunir outras dicas e conselhos vindos de fotógrafos amadores para que sua evolução como fotógrafo seja repleto de entusiasmo e ótimas fotos.

Portanto, vamos às dicas para elevar sua fotografia amadora.

Siga os fotógrafos mais influentes da atualidade

Há muitos profissionais fotógrafos que todos os dias compartilham dicas em suas redes sociais e sites.

Recentemente, a Alboom divulgou a lista dos Fotógrafos e Profissionais mais influentes da Fotografia Profissional do Brasil em 2021. 

Uma lista com os fotógrafos profissionais que mais influenciaram e se destacaram no mercado da fotografia e, que além de seu incrível trabalho na fotografia, também dedicam-se a passar seu grande conhecimento de técnicas aplicadas em seu trabalho.

Conhecimento este compartilhado através de mentorias, cursos de fotografia e workshops fotográficos, contribuindo assim com o crescimento do mercado fotográfico.

Um artigo que buscou informar e homenagear esses fotógrafos profissionais mentores que tanto fazem para o crescimento profissional do mercado da fotografia profissional.

Procure uma câmera profissional de valor acessível

Na edição do Anuário da Fotografia 2021, que será publicado até Dezembro, irá pela primeira vez divulgar os modelos de câmeras fotográficas mais utilizadas, tanto no segmento profissional como no amador.

Não é fácil como parece escolher a melhor câmera. Você tem que entrar em muitos sites, ler muito e ainda o marketing das empresas que sempre vão dizer que essa é a “câmera ideal para você”.

Então, seguir dicas e conselhos de quem já passou por essa experiência, pode te ajudar nessa jornada.

Afinal, os fotógrafos profissionais mais experientes acabam tendo acesso a vários equipamentos e conseguem ter um parâmetro real deles.

Tenha uma boa noção de poses e cenas

O fotógrafo, quando vai planejar uma foto, precisa também ter uma bagagem, um vocabulário, um conjunto de experiências de pose e cena para aplicar na hora da foto.

O Blog da Alboom criou uma postagem incrível de poses para inspirar que pode ser um estímulo bem interessante para você assim compor seu vocabulário de poses e cenas fotográficas.

Uma outra dica interessante é ir acompanhado o site e instagram de fotógrafos criativos que estão sempre mostrando ideias e conceitos novos para cenas e direção de pessoas.

poses-para-fotos-descontraídas

Faça um curso de fotografia

Se você nunca fez um curso de fotografia, podemos dizer, sem dúvidas, que ele vai te trazer outros ensinamentos fundamentais para seu aprendizado.

Primeiramente com o conhecimento e aplicação das técnicas fotográficas.

Detalhes e informações como fotometria, foco, enquadramento, melhores equipamentos, iluminação, enfim, tudo o que se refere ao aprendizado e como conseguir os melhores resultados com sua fotografia, em várias situações e ambientes.

Mas um bom curso de fotografia com um profissional não irá ensinar somente a parte técnica, mas será fundamental para despertar um novo olhar, uma visão muito mais abrangente, e também despertar o lado sentimental e artístico de suas fotografias.

Existem muitos cursos de fotografia para iniciantes e amadores avançados, onde você encontrará excelentes opções. 

O momento de aprender fotografia é agora. Invista em você!

Crie um portfólio online e grátis para mostrar suas fotos

Uma das formas de divulgar seu trabalho de fotografia, ou mesmo que você ainda não esteja atuando profissionalmente, seria ter um Portfólio Online de suas fotografias.

Existem muitas opções para se ter um site grátis para fotógrafos no mercado.

Porém, quando você opta por ter um site especializado para fotógrafos, você terá outros diferenciais, que um site normal pode não ter. 

Segue 3 dicas importantes para criar seu site de fotografia.

Site Responsivo

Todo site profissional, ou não, precisa ser um site responsivo. Ou seja, que ele tenha destaque e apareça perfeito em qualquer formato de tela, em celular, tablets, monitores de computador ou TV´s.

Além de ser melhor visualizado pelos usuários que acessam seu site, ele será melhor classificado pelos sites de busca como o Google. Assim, suas fotografias terão muito mais visualização e divulgação pela internet.

Site Integrado com as Redes Sociais

Sabemos o quanto as redes sociais são importantes. Em especial o Instagram!

No momento que escrevo este artigo, o Instagram é a rede social mais utilizada no Brasil e em muitos países.

E para destacar ainda mais seu trabalho, é muito importante que seu site esteja totalmente integrado com suas redes sociais, em especial com o Instagram.

Já imaginou poder integrar essa rede social com seu site profissional?

Sim, com o Alboom Prosite você pode integrar sua Rede Social favorita com seu site profissional

E assim divulgar de forma muito profissional seu trabalho como fotógrafo.

Incrível, não é mesmo? 

Site Profissional Simples e Fácil de Criar 

É muito importante quando decidimos ter um site, encontrar uma plataforma que tenha muitas opções, mas que ao mesmo tempo seja simples e muito fácil de criar.

A Alboom dispõe de muitos temas e templates para você criar seu site grátis.

E você não precisa entender nada de códigos e programação.

Inclusive, a Alboom tem 1 curso para criar seu site grátis em 1 hora, onde mostra o Passo a Passo para você criar seu site de fotografia de forma profissional e de forma simples e rápida. 

Clique aqui e crie seu site grátis

Conclusão

Atualmente, aprender como fazer melhores fotografias é apenas questão de querer começar.

Existem muitas informações na internet, cursos, profissionais que possuem conhecimento avançado e entregam este conhecimento de forma prática e a valores bem interessantes.

Este foi o objetivo deste artigo sobre Fotografia Amadora, mostrar as dicas e maneiras para aprimorar seu conhecimento e, caso você já tenho um conhecimento mais avançado, algumas ideias de como dar um próximo passo na divulgação online de seu trabalho.

Se você gostou deste artigo compartilhe com amigos e nas redes sociais.

Fique atento aqui no Blog da Alboom, sempre temos artigos com conteúdo relevante sobre fotografia e outros assuntos para ajudar você a crescer seu negócio.

A Equipe de Conteúdo da Alboom recomenda a leitura dos seguintes artigos

Como não perder seguidores no Instagram

Os 10 melhores emojis para copiar e usar

10 Músicas famosas que valorizam a fotografia