Entenda como os sites de buscas são importantes para você e seu site

Estamos vivendo a era da informação e você sabe disso. Basta ir em um site de buscas, como o Google, e escrever qualquer coisa que você, com certeza, será bombardeado com vários sites relacionados falando sobre o assunto pesquisado.

Sites de Buscas: Quem são eles e como funcionam apresenta as duas faces desse poderoso recurso: a primeira é  como ferramenta para acesso à informação; a segunda como fonte de tráfego para seu site ou blog.

Essa segunda também é relacionado com a indexação do seu site, ou seja, quando publicamos um conteúdos online, o Google indexa esse conteúdo, trazendo visitantes para o seu site.

Este artigo foi feito para você, que quer entender um pouco mais sobre como estes sites de buscas, ou buscadores, levam tráfego para seu site.

Você vai encontrar também os buscadores mais populares e, a partir daí, poderá criar uma estratégia especial de otimização do seu conteúdo, o que pode aumentar substancialmente o volume de buscas.

Sites de Buscas: O que é e como funciona?

Para entender como um site de busca funciona é muito simples: Basta acessar o site google.com e pronto – você já sabe tudo!

Graças aos sites de buscas, surfar na internet significa encontrar praticamente tudo que você quiser.

No começo, era necessário selecionar um pouco os sites que nos eram apresentados. Mas hoje não: o Google, assim como outros sites de buscas, conseguem fazer esta curadoria e apresentar resultados organizados e relevantes.

A essência de um site de busca é bem simples: ter um campo para escrever o que você busca, e clicar no botão “buscar”.

O Google no Brasil é o buscador mais utilizado, com mais de 90% das buscas realizadas. Depois que ele adquiriu o YouTube, o seu domínio como principal buscador só aumentou.

Porém, há outros mecanismos de buscas que podem estar levando tráfego para seu site e também seja do seu interesse utilizá-los para pesquisas.

Sites de Buscas – Quem são Eles?

Vamos mostrar aqui quais são os principais buscadores no mercado e trazer a você uma breve descrição para entender seu foco e como funciona.

Ah. Resolvemos também apresentar a lista de sites de buscas em ordem um pouco invertida, ou seja, começar pelo menos popular. Espero que gostem e preparem-se … há alguns sites de busca que vão ser uma surpresa para você!

Yahoo Brasil

O Yahoo! é um dos mais antigos e tradicionais sites de busca. 

Buscador

Ele foi criado nos Estados Unidos em 1994 por Jerry Yang e David Philo, na época estudantes da Universidade de Stanford. Desde a sua criação, a plataforma de desenvolvimento catalogou alguns sites interessantes na internet.

A princípio, nasceu apenas para uso próprio, mas o Yahoo! logo ganhou popularidade dentro e fora da Universidade.

Atualmente, o Yahoo! é conhecido mundialmente por bens e serviços de internet, tanto de consumidores como de empresas, para se comunicar com portais, motores de busca, correio, mensageiro, grupos e notícias. 

Além disso, a empresa gerencia hospedagem de sites, serviços de gestão e publicidade online.

A missão do Yahoo! é assumir uma posição de liderança no serviço de Internet para os usuários. 

Para isso, a empresa se baseia em uma série de valores fundamentais, tais como o respeito aos clientes, compromisso, privacidade e etc.

Já teve grande importância no segmento de mecanismos de buscas na internet.

No Brasil está entre os 3 maiores buscadores.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site72/100
Total de Visitas25,5 milhões
Duração média00:03:10
Páginas por visita1,86

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Microsoft Bing

O Bing foi mostrado oficialmente durante a conferência “All Things D“, em San Diego, no dia 28 de maio de 2009, em uma apresentação feita por Steve Ballmer.

Buscador-bing

Porém, o buscador Bing foi lançado em junho de 2009 pela Microsoft para substituir o Live Search, seu antigo motor de buscas na WEB.

Com 12 anos de existência, no momento em que escrevemos este artigo, o buscador Bing é o segundo maior site de pesquisa na internet. 

Conhecido em todo o planeta, perde apenas para o Google, no quesito número de acessos e utilização pelos usuários.

No Brasil, o Bing também ocupa a segunda posição no mercado de buscadores da internet.

O buscador Bing tem uma característica bem peculiar; em sua página principal há, todo dia, uma bela imagem diferente no motor de busca, geralmente imagens com paisagens ou animais. 

Assim como o seu principal concorrente, o Bing também oferece diferentes serviços de pesquisa, incluindo notícias, vídeos, imagens e mapas.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site93/100
Total de Visitas1 bilhão
Duração média00:07:23
Páginas por visita5,47

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Uol Busca (Buscador do Uol)

Embora o Buscador do UOL indique que é powered by Google, basta realizar uma pesquisa utilizando ele para notar que ele traz resultados bem diferentes, e com interface também diferente, do que você deve estar acostumado.

site-noticias

No Uol Buscas é notado que as informações estão misturadas e, para piorar, a fonte parece bem menor que o Google, tornando um pouco difícil para ler.

Porém, com um pouco de paciência, você terá uma nova janela de conhecimento, e isso pode ser exatamente o que você queira: ter acesso a conteúdos diferentes da ordem que você está acostumado.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site96/100
Total de Visitas804 mil
Duração média00:01:20
Páginas por visita1,47

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Baidu

O Baidu é um dos maiores buscadores do mundo. A curiosidade aqui é que ele domina as buscas na China.

Sistema-Android

E, como a indexação em sites de buscas é algo plano, para sua surpresa talvez, seu site pode estar parecendo no Baidu.

Segundo divulgação da empresa criadora do buscador, o navegador Baidu é rápido e seguro.

O Baidu é um navegador gratuito para Android e Windows, que promete ser leve e rápido. Com este aplicativo, você pode navegar na web de uma forma simples e intuitiva. 

Além disso, o programa oferece vários detalhes que o ajudam a navegar bem pela internet.

Nos EUA e Brasil temos o Google. E na China temos o Baidu.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site75/100
Total de Visitas5,6 bilhões
Duração média00:06:22
Páginas por visita8,53

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

DuckDuckGo

O DuckDuckGo é um site de buscas dos Estados Unidos e possui uma filosofia de pesquisa que protege a privacidade do usuário.

pesquisa-internet

Ele é um mecanismo de pesquisa diferente de serviços como o Google, por exemplo. 

Este motor de busca tem uma característica interessante de utilizar informações de fontes e sites não muito convencionais, melhorando a importância e a relevância dos resultados apresentados aos usuários.

Com o aplicativo DuckDuckGo para Windows, você pode realizar pesquisas diretamente em seu espaço de trabalho. Além de realizar pesquisas, a aplicação também oferece diversas histórias e notas diferentes todos os dias.

A instalação do DuckDuckGo é muito simples e ele oferece uma privacidade diferenciada para o usuário, não sendo registrado nada do que foi pesquisado e nem mesmo o endereço IP dos usuários que acessam o motor de busca.

Se você busca um navegador prático, eficiente e que traga resultados diferentes dos navegadores convencionais, o DuckDuckGo pode ser uma excelente opção.

duckduckgo.comInfo
Autoridade de Site89/100
Total de Visitas942 milhões
Duração média00:09:21
Páginas por visita6,94

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Myway.com

O MyWay.com é um site de buscas que se inspirou no Yahoo! para oferecer uma interface que agrega facilidade com o histórico de busca, pesquisas relacionadas e um espaço para propaganda bem característico e com destaque maior que o que o Google e os principais buscadores dão.

myway-buscador

Existem certas funcionalidades, que o já Yahoo disponibilizou no passado, como extensões de busca, que você adiciona no navegador de internet.

O MyWay, pela característica de ter feito Adwares, ou seja, ter uma versão do buscador na forma de plugin e que também mostra propaganda, se tornou um buscador rejeitado e hoje em dia quase ninguém mais recorre ao seu site para fazer buscas.

search.myway.comInfo
Autoridade de Site72/100
Total de Visitas37 milhões
Duração média00:05:58
Páginas por visita2,66

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Yandex

Se o Baidu é o Google da China, o Yandex é o Google da Rússia.

O Yandex é o maior e mais utilizado mecanismo de busca na Rússia

buscador-yandex

Sendo o portal de internet mais visitado do país e utilizado por mais de 12 milhões de usuários na Rússia, Ucrânia e outros países da região. 

O mecanismo de busca Yandex.ru foi lançado oficialmente em 23 de setembro de 1997, e apresentado na exposição Softool em Moscou.  Então, não é um buscador de internet criado recentemente. Podemos dizer que o Yandex é um dos mais antigos buscadores de internet..

Seu nome vem do inglês “YET ANOTHER INDEXER”.

E uma curiosidade: ele possui o melhor tradutor mundial, em especial para o português. 

Enquanto seu maior concorrente, o Google, traduz 3.000 palavras, o Yandex traduz, de uma única vez, 10.000 palavras, oferecendo um resultado mais eficiente.

Caso queira ter resultados nas pesquisas, que alcancem muito além de resultados de buscas nacionais, o Yandex pode ser uma excelente opção.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site90/100
Total de Visitas98 milhões
Duração média00:06:07
Páginas por visita8,9

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Ask

O Ask.com é um buscador da internet criado para encontrar perguntas e respostas.

buscador-perguntas

Ele foi fundado em 1996 por Garrett Gruener e David Worten em Berkeley, Califórnia.

Em 2006, o nome “Jeeves” foi abolido e re-focado no motor de busca, que tinha seu próprio algoritmo.

Do projeto inicial, acabou se tornando um buscador bem completo e bem fácil de utilizar pelos usuários.

O Ask.com (originalmente conhecido como Ask Jeeves) pertence hoje ao grupo InterActiveCorp (IAC) e, no rodapé do site de buscas, é mencionado que pertence ao grupo Ask Media Group.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site89/100
Total de Visitas39 milhões
Duração média00:05:07
Páginas por visita2,5

Fonte: Ubersuggest; Similarweb (maio/2021)

Google

E, finalmente, o Google! (risos)

E ele continua crescendo: 42,1 milhões de usuários todos os dias.

Pesquisa-Google

O Google é uma empresa que teve sua fundação em 4 de setembro de 1998 em Menlo Park – Califórnia.

Os criadores e fundadores da empresa são Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de pós-graduação da Universidade de Stanford.

Hoje, a empresa Google está entre as três principais empresas mais valiosas do mundo. Além disso, hoje a empresa possui uma ampla gama de produtos, que vão muito além da pesquisa na Internet, que continua sendo seu carro-chefe nos negócios da empresa..

Uma curiosidade é que o nome Google tem a sua origem com referência à palavra googol, que representa o número 1 seguido pelo número 0 cem vezes.

Você já ouviu comentários que o Google monitora sua vida pela internet, conhecendo todos os seus passos feitos no mundo Online?

O que muitas pessoas não sabem, é que podemos saber o que o Google está monitorando em nossas vidas.

Separamos alguns links, onde você pode ter acesso ao grau de conhecimento do Google sobre sua vida.

O Google continua, por anos, a ser o maior de todos os buscadores do mundo. O que domina são as pesquisas, ao menos em grande parte dos países onde o Google marca presença.

Partes desse sucesso é devido ao navegador Chrome, que continua sendo o melhor navegador para Mobile, em especial quando utilizado em Sistema Operacional Android.

Um sucesso mundial a ser usado para buscas e por usuários de todo o mundo.

Sites de Pesquisa – Conheça Alternativas ao Google e demais buscadores

Para finalizar, se você está procurando lugares para buscar conteúdos, sejam textos ou vídeos, há outros motores de informações muito poderosos para você pesquisar.

Além do conceito de sites de buscas padrão Google, há também as redes sociais, sites de notícia e portais de conhecimento como Wikipedia e Britannica.

Vamos listar a seguir alguns sites e redes sociais no Brasil e no mundo que trazem muitas informações organizadas e ricas de conhecimento para você encontrar o que busca.

Wikipedia.org

O Wikipedia é um dos maiores e mais conhecidos sites para pesquisa da internet. 

wikipedia

Há vários sites de busca conectados ao Wikipedia, um para cada idioma e organizado em subdomínios.

Exemplos: 

https://pt.wikipedia.org/: Wikipedia em portugues;

https://en.wikipedia.org/: Wikipedia em ingles;

https://es.wikipedia.org/: Wikipedia em espanhol;

…e assim por diante.

O projeto é operado pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é a de “permitir a participação de pessoas de todo o mundo para coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob uma licença livre ou no domínio público, e compartilhar de forma eficaz e em todo o mundo.”

Quase todos os artigos no site também podem ser editados por qualquer pessoa com acesso à Internet e um endereço eletrônico.

A partir de janeiro de 2020, havia edições ativas da Wikipédia em 299 línguas

O Wikipedia foi oficialmente lançada em 15 de Janeiro de 2001, por Jimmy Wales e Larry Sanger, e acabou se tornando o maior e mais popular trabalho de referência geral na internet, sendo classificado em novembro de 2018 em quinto lugar entre todos os sites.

A Wikipédia é uma ferramenta de pesquisa amplamente utilizada pelos estudantes e tem influenciado o trabalho de alunos, educadores, sociólogos e jornalistas usando seu material, embora nem sempre citando ela como fonte principal, mas sim suas fontes citadas nos artigos.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site98/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)270 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Medium

O Medium é uma plataforma para publicação de conteúdo. 

busca-de-artigos

Caso você não goste de redes sociais, você pode ter um perfil no Medium, e criar um simples login, usando a sua conta no Twitter ou sua conta de Gmail.

A partir daí, você pode recomendar textos de outros autores, ou ainda, escrever os seus próprios artigos. 

O site Medium.com possui muito acesso, principalmente fora do Brasil, onde é amplamente conhecido e utilizado.

E isso pode ser muito interessante para você como estratégia para atrair visitantes para seu site ou blog. 

A partir do Medium, você pode então direcionar muito tráfego para seu site ou Blog. Um tráfego muito interessante e qualificado. 

Por ser um site onde pessoas geram muito conteúdo sobre infinitos assuntos, a plataforma Medium.com pode agregar muito também, para suas pesquisas na internet, com assuntos de todos os gêneros.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site95/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)57 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

YouTube

O Youtube atualmente é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. E se destaca por ser o maior portal de vídeos mundial.

Youtube-pesquisa

A palavra “YouTube” teve origem a partir de dois termos na língua inglesa:”YOU”, que significa”você” e”TUBE”, que tem relação próxima com a palavra “televisão”. 

Em outras palavras, seria “TV sobre você”.

A plataforma do YouTube foi criada em fevereiro de 2005 por Chad Hurley e Steve Chen, dois funcionários que trabalhavam em uma empresa de tecnologia, sediada em São Francisco, EUA. 

O site foi criado pelo fator da dificuldade em compartilhar arquivos de vídeo, pois eles eram muito grandes, o que acabava dificultando o envio por e-mail.

Devido ao grande sucesso do YouTube, em outubro de 2006, a gigante Google anunciou a compra do site no valor de 1,65 bilhão de dólares.

Estima-se que todos os dias cerca de vinte mil novos vídeos sejam enviados, e trinta milhões são vistos no YouTube.

Uma plataforma muito popular e que continua a crescer a cada ano.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site100/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)464 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Linkedin

O Linkedin atualmente é uma Rede Social direcionada para contatos e interação profissional, onde se pode conseguir emprego, fazer Networking e ter contatos profissionais, como parcerias de negócios entre profissionais e empresas.

rede-networking

A princípio, o Linkedin tinha funções muito básicas e era utilizado praticamente como busca de empregos e aumentar conexão entre profissionais.

A maior rede social profissional que existe conta atualmente com mais de 300 milhões de usuários ativos, apenas no Brasil.

E o Linkedin, pela sua essencial voltada ao mundo corporativo, dispõe em toda a rede de incríveis conteúdos disponíveis, sendo uma fonte de pesquisa e informação muito importante.

Utilize o Linkedin quando necessitar de informações voltadas à carreira e ao mundo corporativo.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site98/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)83,6 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo.

redes-sociais-facebook

A história dessa rede social começou em 2003, na Universidade de Harvard, inicialmente com o nome Facemach.

Ele foi criado por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, que eram estudantes de computação. Porém, o software foi desenvolvido por Mark Zuckerberg.

O Facebook possui um algoritmo muito eficiente e seu sistema de busca funciona perfeitamente bem. Por ser muito eficiente, podemos utilizar seu buscador para encontrar assuntos e temas pertinentes a diversos assuntos.

A rede social, por ser a mais utilizada no mundo, dispõe de muito conteúdo e respostas às pesquisas do usuário.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site96/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)373 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Globo.com

A Globo.com atualmente é um dos maiores portais de notícias brasileiros.

busca-por-noticias

O portal de notícias da TV Globo está na quinta posição entre os sites mais acessados no país e tem a 118ª posição no ranking mundial. 

Atualmente, com um percentual de acesso de 94,3% de visitantes brasileiros, o site também recebe visitas de usuários nos Estados Unidos (1,7%), Portugal (0,7%) e Japão (0,6%). 

O portal dispõe de um gigantesco e completo acervo de notícias e informações, e que pode agregar muito as respostas de pesquisas relativas à informação e notícias.

Portanto, em suas próximas pesquisas, utilize também o Globo.com para obter resultados diferenciados em suas pesquisas.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site95/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)16,8 mil

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Uol.com.br

Um dos pioneiros da Internet Brasileira – o UOL (Universo Online), foi fundado em 1996: o primeiro portal brasileiro.

uol-noticias

O UOL é uma das 5 empresas que fazem parte do grupo Leaf Media Group.

Segundo o IBOPE o UOL é o maior portal Brasileiro, atingindo mais de 70% dos usuários da internet, através de muitos portais e sites de notícias, e isso representa mais de 89 milhões de visitantes únicos mensalmente.

O UOL dedica as páginas mais acessadas e importantes do portal para um forte conteúdo informativo, levando assim informações de entretenimento e também informações de serviços aos usuários.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site96/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)3,8 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Sebrae

O serviço brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas – o  Sebrae – é um serviço social privado, fundado em 1972.

Promove desenvolvimento e competitividade de pequenas e micros empresas.

site-empreendedor

Possui um Portal na Internet com foco em cursos e serviços.

Um excelente canal de pesquisa para pessoas que querem empreender e crescer seu negócio, em vários temas como, por exemplo, a abertura de negócios, gestão financeira, vendas, recursos humanos entre muitos outros.

Dispõe de diversos projetos que podem ser de excelente importância para pessoas que querem evoluir seu negócio.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site92/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)400 mil

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Coursera.org

O Coursera é uma empresa americana de tecnologia e educação e oferece, em parceria com universidades, centenas de cursos em seu portal de educação, com aulas em vídeo e com uma ampla gama de opções, em vários segmentos e temas.

buscador-cursos

Uma excelente opção para aprender mais sobre diversos assuntos.

Conheça o portal Coursera e surpreenda-se. 

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site92/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)3,5 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Duolingo

Uma pesquisa muito comum na internet é: “Como aprender a falar um idioma?”.

Buscador-idoma

O Duolingo oferece cursos de idiomas e reúne muitas dicas para quem busca essa especialização. 

Talvez não seja o conceito de buscas tradicionais que trouxemos aqui, mas se você busca aprender um idioma, caia de cabeça nesse site e criando uma conta grátis.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site93/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)1,7 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

TED

TED é um portal de vídeo com apresentações e virou sinônimo de conteúdo altamente inspirador e exemplar. Se o assunto que você busca está no TED, cada minuto da apresentação vale muito a pena.

portal-de-inspiração

No começo, o TED tinha conteúdos espaçados, mas agora a produção de eventos e gravações estão disseminadas pelo mundo, tendo uma frequência maior.

TED.COMInfo
Autoridade de Site93/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)1,7 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Amazon.com (e Amazon.com.br)

De A a Z, tudo você encontra na Amazon? Isso é bem verdade para a Amazon nos Estados Unidos. A grande pergunta é se a Amazon no Brasil chegará a ser um reflexo do que é a Amazon nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Europa.

Site-de-busca-de-produtos

Ao enfrentar concorrência pesada como MercadoLivre, Magazine Luiza, Via Varejo, Americanas.com etc, a Amazon terá que crescer o catálogo, melhorar a logística e se adaptar ao mercado local.

Mas a Amazon é muito mais que produtos físicos, possui produtos digitais como livros eletrônicos, streaming de vídeo e aplicativos. 

Buscar algo na Amazon sempre será uma ideia positiva, sendo uma forma de cobrir uma diversidade incrível de base de conhecimento.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site96/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)278 milhões*

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

* Dados da Amazon.com. Já no Amazon.com.br as palavras orgânicas são 8 milhões.

Twitter.com

O Twitter é uma conhecida Rede Social com um conceito de micro blogs, usada por milhões de pessoas e empresas em todo o mundo.

blog-rápido

Criada em 2006, cresceu rapidamente por todo o mundo, ganhando muitos adeptos logo de início inclusive no Brasil, e tem a características de apenas aceitar 140 caracteres.

Uma rede social que proporciona muita interação entre seus usuários e para as marcas que divulgam seus produtos e serviços na rede, conseguem interagir muito mais com seu público alvo.

Muito usado para compartilhamento de opiniões rápidas e atualizações de sites e blogs, bem como compartilhamento de links para conteúdo relevantes. Também é utilizado por vários segmentos corporativos.

Como tecnologia, torna-se uma ótima referência de pesquisas de novidades. 

O Twitter é muito utilizado por portais de notícias para divulgar seus novos conteúdos.

Com fácil navegação, possui um mecanismo de busca muito eficiente para Tweets feitos por usuários da rede. Experimente utilizar o Twitter em sua próxima pesquisa.

MercadoLivre.com.brInfo
Autoridade de Site94/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)176 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Pinterest.com

O Pinterest foi projetado inicialmente como uma rede social de compartilhamentos de fotografias

busca-de-imagens

Criada em 2009 por Ben Silbermann, seu crescimento começou devagar, sendo monitorado por ele e mais alguns desenvolvedores, em um apartamento, até o ano de 2011.

A rede social foi inspirada em um antigo hobby de pregar fotos em murais.

Essa rede social é especializada em alguns nichos, sendo que grande parte do conteúdo divulgado nela atualmente é referente a decoração, casamentos, beleza, moda e afins.

Possui um eficiente mecanismo de busca para assuntos semelhantes ao conteúdo que publicamos, ou mesmo quando buscamos palavras-chaves diversas. Uma excelente fonte de descobertas de sites de diversos temas e segmentos.

E, por ter um algoritmo bem diferente de outras redes, como Facebook e Instagram, podemos utilizar o Pinterest para ganhar muitos seguidores e engajar essa audiência com publicações diárias. 

Conseguimos assim muito direcionamento de tráfego com usuários interessados em produtos e serviços, para nosso site ou blog, ajudando em seu crescimento e no SEO do site.

Cadastre-se no Pinterest e tenha mais uma fonte interessante de pesquisa, informação e divulgação.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site94/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)372 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

MercadoLivre.com.br

E-commerce e marketplace são tipos de sites onde a busca orgânica talvez fique um pouco atrás da própria marca do e-commerce.

Site-de-Busca-de-preços

Ou seja, mesmo fazendo uma busca, se o que você procura é um produto, uma ótima ideia, além do Google, é ir em um site como o Mercado Livre e ver o que você encontra lá.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site92/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)151 mil

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Britannica.com

Uma enciclopédia é indispensável, não é mesmo?

Buscador-enciclopedia

E aqui uma excelente enciclopédia online, que embora esteja em inglês, pode facilmente ser traduzida para o português usando o navegador Chrome.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site93/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)28 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Instagram

O Instagram é a rede social mais utilizada no Brasil no momento.

rede-instagram

Foi criado por Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger no ano de 2010. 

Desde sua criação, seu crescimento foi meteórico, e cresceu ainda mais após ser comprado pelo Facebook em 2012.

Segundo a própria empresa, possui cerca de 800 milhões de pessoas utilizando a rede atualmente, sendo o Brasil um destaque nas estatísticas de usuários da rede social.

Assim como outras redes sociais, o instagram possui um ótimo mecanismo de busca, com um diferencial em utilizar hashtags (#) para deixar a pesquisa mais avançada e refinada. 

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site93/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)156 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Techtudo.com.br

Um site monstro de tantas informações e notícias sobre tecnologia e estilo de vida.

site-de-tecnologia

Este site acompanha tudo que sai de novo das principais empresas como Facebook, Google e Microsoft, e não para por aí. 

Você encontra muitos tutoriais e dicas de como usar softwares, sistemas e redes sociais. 

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site93/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)3,5 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Tuasaude.com

Sabe aquela dorzinha ou preocupação que te faz abrir o Google e buscar informações sobre o que pode estar acontecendo?

buscador-de-saúde

Aqui está um site sobre saúde que é muito popular.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site91/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)2,3 milhões

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Estadao.com.br

O Tradicional Jornal “O Estado de São Paulo”, popularmente conhecido como Estadão, foi fundado no século 19, no ano de 1875.

Jornal-digital

Com a queda da mídia impressa, entrou para o segmento digital e se tornou um dos maiores portais de notícias do país.

Muito eficiente em resultados em buscas no portal, principalmente com assuntos de interesse geral com foco em notícias.

AvaliaçãoInfo
Autoridade de Site94/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)174 mil

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Pensador.com

O site Pensador é um site que impressiona muito. Você encontra uma curadoria de conteúdos voltados ao cotidiano e estilo de vida geral, trazendo conteúdos no estilo “frases de aniversário”, “frases famosas”, “autores” e ”biografias”. 

busca-de-frases

O volume de buscas é gigantesco por causa das buscas por informações rápidas e excelentes SEO do site, que por sinal é muito rápido e fácil de usar.

Pensador.comInfo
Autoridade de Site93/100
Palavras-chave orgânicas (SEO)889 mil

Fonte: Ubersuggest (maio/2021)

Conclusão

Depois do surgimento da internet, talvez a evolução dos sites de buscas tenha sido o grande impulsionador, que transformou toda experiência de usar o conhecimento do mundo.

Sites de Buscas: Quem são eles e como funcionam, mostrou que, além do Google, há vários outros sites poderosos que cumprem a função de busca e organização do conhecimento.

Espero que tenham gostado desse conteúdo e deixe abaixo seu comentário, pergunta ou sugestão.

Aproveite também para conhecer novos conteúdos publicados no Blog da Alboom.

Recomendamos a Você:

Crie seu Site com o melhor Curso

Quanto vale meu Site?  

Poses para Foto