Alcance melhores resultados mostrando seu Portfólio Online | Dicas e estratégias de sucesso

Em Portfólio Online: O que é e como mostrar seu portfólio na internet, mostraremos os métodos infalíveis para que seu trabalho encante os clientes e ajude a converter mais.

Em outras palavras, além de saber o que é na prática um portfólio online, vamos mostrar como criar um, com dicas e estratégias que sempre funcionam, assim como também site, com muitas imagens e trabalhos visuais. 

Dessa forma, ele se transformou em um poderoso conceito que é fácil de fazer e fácil de tornar uma verdadeira máquina para seu marketing na internet.

Primeiro, o portfólio online funciona para meu negócio?

Se você constantemente busca adquirir clientes pela internet, ou pretende começar a conseguir clientes que se interessam pelo seu trabalho, sim.

Afinal, você está buscando soluções mais fáceis e rápidas para o seu melhor portfólio de trabalhos ao maior número possível de potenciais clientes, certo?

Somos grandes entusiastas de sites com portfolio online, e você vai ver a seguir que inclusive nós acreditamos que o site do futuro se chama Site Portfólio.

E o conceito de site portfolio funciona dessa maneira para todas as profissões?

Por incrível que pareça, sim.

Em conclusão, todas as profissões, de fotógrafos, arquitetos, artesãos, músicos, consultores, programadores, estúdios de estética, fisioterapia, salões de beleza a restaurantes e empresas possuem, cada um com sua maneira, trabalhos para divulgar.

Vamos aprender a seguir que portfólio online pode ser composto de imagens, textos, vídeo e o mais legal, de uma mescla de todos os tipos de mídia.

Dicas-de-portfolio-online

O que é um Portfólio Online?

Para explicar o conceito de portfólio online, primeiro precisamos explicar melhor o termo website, ou simplesmente site.

Em resumo, o conceito de site, desde o surgimento da internet, evoluiu muito e hoje em dia um site é muito mais que uma página com conteúdo na internet. 

Mais que isso, um site é feito hoje em dia de muitas imagens, vídeos e o visual conta muito para que ele seja um canal de apresentação atrativo e gerador de oportunidades de vendas. 

Para saber mais sobre a origem e evolução do site, clique AQUI.

Logo, o site representa então, muito mais que apenas algumas páginas atrativas, com design elegante e nele podemos fazer praticamente tudo que queremos.

E, dessa introdução sobre site, chegamos no conceito portfólio online

Portfólio online é um tipo de site que mostra, de forma organizada, os trabalhos de um profissional ou empresa.

Todo portfólio online é um tipo de site. Mas nem todos os sites são considerados um portfólio online. E vamos entender melhor isso ao longo desse artigo.

Como surgiu o termo Portfólio Online

Em uma definição simples, a palavra portfólio é um conjunto ou coleção de trabalhos executados por uma empresa ou profissional. 

O termo portfólio tem como sinônimo dossiê, pastas ou carteiras onde dentro delas estavam as pastas separadas por tipo de trabalho. 

Portanto, portfólio online ganhou esse nome porque implementa o mesmo conceito online, organizando e tornando acessível os trabalhos a todos que buscam de maneira orgânica ou são convidados pelo profissional ou empresa a visitarem o site.

portfolio-online-definicao

Portfólio online: sua importância e vantagens

O mundo online possui oportunidades que você nem imagina, Além disso, a todo segundo, milhares de pessoas estão buscando soluções para suas necessidades no Google e interessadas em conhecer e aprender sobre pessoas, empresas e seus produtos e serviços.

Nesse sentido, a grande vantagem de um portfólio online é, além da sua organização e facilidade de uso, ele fica acessível 24 horas por dia.

Outra bela vantagem dessa ferramenta é expor seus casos de uso, divulgando os clientes, projetos e trabalhos que você desenvolveu.

Da mesma forma que os clientes, felizes com o trabalho, também ficam muito contentes em ver seus trabalhos divulgados com orgulho pelo profissional ou empresa.

Entenda como funciona um Portfólio Online

Antes de mais nada, o que você precisa fazer para projetar e publicar seu portfólio online, é na verdade algo mais simples que parece.

Você precisa primeiro pensar na sua estrutura, o que você quer mostrar de mais importante é começar definindo uma categoria principal.

Por exemplo, se você é um arquiteto com projetos de arquitetura de interiores, você pode pensar primeiro em uma categoria chamada Design de Interiores e selecionar 2 ou 3 projetos para publicar.

Bem como se você é um fotógrafo, a categoria poderia ser Casamentos ou Ensaio de Família.

E se você for um salão de beleza, uma categoria usada poderia ser “cortes” ou “alisamentos” por exemplo.

Normalmente cada trabalho ou projeto precisará de uma descrição, imagens (ou outro tipo de mídia) e um título para chamar a atenção.

Agora, se o seu sistema de site permite a criação de portfólio online, assim também encontrará muitos outros elementos para personalizar ou configurar.

Afinal, em muitos sistemas de criação de site, ele é o propósito principal e não um acessório.

Usando a plataforma de criação de sites portfolio Alboom como análise, veja na figura a seguir todos os elementos existentes na estrutura de cada trabalho de um portfólio online.

recursos-do-portfólio

Na seção seguinte vamos explicar brevemente como funciona cada um desses elementos para você compreender a fundo como funciona.

Estrutura básica do Portfólio Online

Lembrando que a experiência, de quem estará vendo o seu portfólio online, é composta de conteúdo, mas também do visual. 

Veja a seguir esses elementos que compõem um trabalho de portfólio online:

1. Descrição do Trabalho

Fazer uma boa descrição do seu trabalho talvez seja mais importante do que ter lindas fotos. É sério!

Pois é aqui que você vai contar a história e gerar conteúdo relevante para o Google.

Sem esse conteúdo de texto, seu trabalho pode passar totalmente despercebido pelos Robots e Crawlers do Google.

2. Imagens e outras mídias do Trabalho

É claro que, quanto maior a qualidade do seu trabalho e apresentação, mais pessoas ficarão interessadas pelo seu conteúdo.

Portanto, separe as imagens/fotos que fazem parte do seu trabalho a ser publicado na internet.

Um fator muito importante, é a descrição nas imagens. Pois é dessa forma que você vai mostrar para o Google do que se trata a imagem postada.

3. URL Amigável do Portfólio Online

Personalizar a URL pode intensificar ainda mais o seu impulsionamento junto ao Google e outros buscadores.

Pois, a URL pode levar palavras-chave importantes para o Google, que verá o seu trabalho com outros olhos.

4. Modo da Exibição das Imagens

A maneira como cada elemento do portfólio online é mostrado faz toda a diferença.

No Alboom Prosite você pode escolher entre três tipos de visualização: Lista, Slidshow ou Grid.

Sendo assim, você pode escolher a forma que fique melhor visualmente, pensando em publico alvo.

5. Organização por Categorias e Tags

As Categorias e Tags vão ser muito úteis para você, proprietário do site, como também para o cliente que estiver navegando no seu portfólio online na questão de organização.   

A apresentação daquele trabalho é muito importante e, para isso, você tem que ter as categorias, que vão organizar.

Além dessa facilidade em organizar seus trabalhos, ele precisa ser otimizado para SEO.

6. Configurações de SEO

Ter a personalização do SEO para a página de cada trabalho, é uma outra forma de impulsionar ainda mais seu Portfólio Online.

Com essa personalização, faça a descrição do Título (Title Tag) e também do trabalho (meta description).

Atenção, essa descrição é diferente da anterior citada! Aqui, você vai descrever como quer que o Google mostre o seu trabalho.

7. Informação do Local do projeto ou trabalho

Você sabe o porque é importante incluir a informação do local que o seu trabalho foi realizado?

A resposta para isso é: Busca por Geolocalização.

Sabe quando o Google pergunta para você se você quer deixar as informações de localização ativadas? É justamente para isso.

Sempre que fizer uma busca no Google, ele vai procurar por resultados próximos à você.

Portanto, se você não colocar a localidade / região que atende, pode perder uma grande fatia dos resultados de buscas, além de atingir a pessoas que não fazem parte do seu público alvo.

8. Compartilhamento em Redes Sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação do seu Portfólio Online.

Afinal, essa é justamente uma das funções das redes sociais: Divulgação e Informação.

Ter as suas principais redes conectadas e divulgar nela, de forma automática, é  fantástico!

Dicas e estratégias de portfólio online para você alcançar mais resultados

Agora que você já entende bem a fundo Portfólio Online, vamos para a parte prática.

Aliás, criar um portfólio online é a primeira parte, e a segunda é divulgá-lo para o maior número possível de clientes e interessados.

Afinal, o trabalho de criar um portfólio online vale a pensa pensando em seus objetivos que são

  • Aumentar os resultados de negócios: o portfólio online aumenta significativamente as chances de fechar uma venda ou gerar algum tipo de interação. O portfólio online é uma das maiores provas sociais que existem em um site.

Por último, selecionamos dicas e mostraremos algumas estratégias que consideramos importantes para melhor divulgar seu portfólio online com a meta de alcançar mais resultados.

portfolio-online-internet

Conecte suas principais Redes Sociais no seu portfólio online

As Redes Sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas e uma poderosa plataforma de compartilhamento de conteúdos.

Se a plataforma de portfólio online permitir, cadastre suas redes sociais para que o cliente consiga compartilhar seus trabalhos nas suas redes sociais, ajudando assim a viralizar seu portfólio.

As redes sociais que você pode utilizar devem incluir, sem dúvida alguma, o Instagram, Facebook e o Pinterest.

A rede social TikTok vem crescendo de popularidade e se esta rede social se encaixar com seu público alvo, pode ser uma boa estratégia. Similar pensamento você pode fazer para as redes sociais Linkedin e Twitter.

Mostre sempre seus Melhores Trabalhos

A ordem dos trabalhos, assim como a organização das categorias de seu portfólio online impactam bastante nos resultados. 

Isso ocorre porque você pode ter um portfólio online com muitos trabalhos e não serão todos que irão navegar por todos eles.

Sendo assim, selecione a nata do seu portfólio online para aparecer primeiro. Isso fará com que você atraia os clientes ideias para o seu negócio.

Lembre-se que você tem apenas 5 segundos para causar uma boa impressão!

Dessa forma, é muito importante destacar as melhores trabalho e imagens do seu portfólio online primeiro.

Seus trabalhos irão te vender

Você pode ter muitas páginas do seu site descrevendo seus trabalhos e produtos, mas o portfólio online é capaz de sintetizar tudo isso em poucas imagens e textos.

O seu portfólio online será portanto um poderoso carrossel de experiências, benefícios e transformações tangíveis e intangíveis do que você entrega.

Ninguém vende melhor que seu cliente!

Ter um trabalho onde mostra um cliente satisfeito é uma estratégia imbatível de marketing.

O portfólio online entrega essa prova social de maneira elegante e profunda, de maneira muito mais poderosa que a seção “depoimentos” do seu site.

Uma decisão de compra pode se dar inteiramente após uma visita em seu portfólio online, lembre-se disso!

Aqui, é necessário também entender um ponto muito importante:

Vendas é mais sobre transformação do que sobre o produto ou serviço.

Nesse sentido, em seu portfólio online você pode inclusive mostrar o antes e depois dos seus projetos, ou mostrar os bastidores e o resultado final depois do seu trabalho.

portfolio-online-como-criar

Conte a história de forma única

Agregar um texto descritivo que conte a história do trabalho vai dar um brilho extra em cada trabalho de seu portfólio online.

E até mais importante que isso, um bom texto com mais de 300 palavras vai ajudar a melhor posicionar seu portfólio online no Google, e com isso atrair clientes de maneira orgânica.

A dica aqui é que ao criar uma boa história para seu portfólio online, pense no que fez o projeto ou trabalho nascer, o porquê você foi escolhido assim como outros detalhes.

Para ajudar você a não esquecer de nenhuma parte, pense em 5 tópicos: 

  • O porquê do trabalho;
  • Mencione o nome das pessoas;
  • Como foi feito o trabalho;
  • Quando foi feito e o local;
  • Destaque o resultado ou a transformação alcançada.

Escrever tudo isso em uma forma de história deixará o texto entreter ainda mais o leitor.

Mesmo que o cliente não leia todo o texto, o complemento texto e imagem/vídeo deixará o visual geral  do portfolio online mais atrativo e profissional, além de ajudar no SEO – que é muito importante.

Ferramentas para criar ou montar seu Portfólio Online

Como falado brevemente, as ferramentas modernas de criação de sites permitem criar páginas exclusivas para seu portfólio online.

Em conclusão, é exatamente isso que fotógrafos, arquitetos, designers e artistas buscam: Ter um site que além dos elementos tradicionais de site, mostre também seu portfólio online.

Na Alboom você consegue criar e gerenciar seu portfólio online de graça e junto com ele vem vários recursos.

Assista ao vídeo que mostra como criar ou montar seu portfólio online na Alboom:

Conclusão

Você viu neste artigo que um Portfólio Online vai muito além de imagens e palavras.

Criamos pensando em como você, profissional criativo, pode colocar em prática o desenvolvimento de um novo portfólio que vai ser sucesso para seus produtos e serviços perante seus clientes. 

Um verdadeiro grande sucesso de vendas.

Estude as possibilidades e diferenciais em ter um portfólio online efetivo e que seja a diferença entre ser destaque e conquistar mais clientes, e em não atingir seus objetivos, por não conquistar a total atenção e interesse de seus clientes, perdendo então vendas e negócios.

O Blog da Alboom tem feito artigos relacionados ao mundo dos negócios, para profissionais e empresas que utilizam toda sua criatividade em seus negócios.

Sendo assim, compartilhe este artigo sobre criar um portfólio online com amigos e colegas de profissão.

Fique atento às publicações.

Equipe Alboom.

Também recomendamos a leitura

Como o SEO pode destacar Meu Site de Fotografia

MEI para Fotógrafos: As perguntas e respostas mais frequentes

10 qualidades de uma pessoa Empreendedora

10 CommentsClose Comments