Aprenda o que é Site Responsivo | Por que e como criar um

Neste artigo vamos revelar o que significa ter um site responsivo na prática e porque isso importa tanto. E vamos ajudar você a entender O que é um Site Responsivo na prática e suas vantagens.

Responsividade é uma palavra que entrou no vocabulário de qualquer empreendedor digital, não é mesmo?

Afinal, você que quer ter uma presença online forte e divulgar sua marca e trabalhos de maneira impecável na internet precisa saber bem o que é site responsivo e como ele pode ajudar tanto a converter mais clientes como na melhora de ranqueamento de SEO no Google.

O que é site Responsivo?

Hoje no planeta tem mais celulares que pessoas

E os sites, através de seus navegadores que usamos todos os dias, precisou se adequar à essa demanda dos dispositivos móveis.

Em seguida surgiram os sites responsivos, que nada mais são que websites que se ajustam automaticamente para uma melhor experiência quando vistos do celular ou tablet.

Sendo assim, a palavra responsividade vem do conceito de modificação dinâmica do site para ficarem mais agradáveis e úteis. Tanto para quem acessa o site a partir de um monitor grande, como também de um celular pequeno.

criar-site-responsivo
Visualização das Imagens

Site responsivo não é uma opção

Se acessarmos um site do celular e, ao mesmo tempo, acessarmos esse mesmo site de um notebook ou computador desktop, você vai perceber as várias diferenças visuais.

Mas estudando bem a fundo, você vai perceber que o visual do celular também é útil e prático, graças ao fator responsividade do site.

O site responsivo é um dos recursos mais importantes da internet hoje em dia. Sem ele nós teríamos péssimas experiências ao acessar a internet de um celular.

Atualmente, quase todos os sites considerados modernos são responsivos. Por exemplo, o mercado livre e a Amazon, além de terem essa função, ainda possuem o app. Portanto, os sites profissionais de autônomos e empresas, também tendem a ser.

Da mesma forma, os sites responsivos são ótimas alternativas aos Apps de celular. Às vezes, ao acessar um, até pensamos que estamos usando na verdade um app mobile de tão prático e rápido de usar.

Site Responsivo: um conceito poderoso da internet que você precisa aproveitar

De uma simples funcionalidade técnica de site, site responsivo se tornou um poderoso conceito para criação de sites e portais de conteúdo online.

Nesse sentido, o conceito Site Responsivo em design web nada mais é do que priorizar o design e navegação do celular versus a navegação de websites em telas grandes.

Isso porque é comum vermos nas estatísticas de sites por volta de 70% de visitantes usando celulares e 30% desktop/monitor.

Essa priorização de projetar sites para uso do celular é também chamado de Mobile First, que como o próprio nome diz, prioriza a experiência do usuário que usa o celular primeiro.

Em resumo, se a experiência ficar boa no celular, vai ficar muito boa também em telas maiores.

Site-não-responsivo
Exemplo de um site não responsivo

Curiosidade sobre Site Responsivo – Quando tudo começou?

Em maio de 2010, o Design Gráfico Ethan Marcotte escreveu o artigo “Design Web Responsivo” que basicamente mostrava, usando a linguagem de programação web, diferentes conteúdos, caso o tamanho da tela tivesse menos de que 1300 pixels.

Mostrar conteúdos diferentes ou adaptados para telas pequenas é como se programa um site responsivo

Mas, como usuários, não precisamos saber o que é diferente ou como se programa, o que importa é que a usabilidade do site seja boa na hora que precisamos.

E qual foi o primeiro site responsivo?

A princípio em 2001, a Audi apresentou o primeiro site que se adaptava à janela dos navegadores.

Uma curiosidade interessante do site responsivo é sobre qual foi o primeiro website que ficou diferente quando acessado do celular. Em nossas pesquisas, infelizmente não localizamos qual foi o primeiro site responsivo para mobile.

Porém, o que nos chamou a atenção, foi o incentivo que o Google criou em 2015, oferecendo recompensas, ou seja, melhor ranqueamento, para quem tivesse o site responsivo.

Em outras palavras, a partir de 2015, podemos dizer que o Google lançou a  corrida dos sites responsivos.

Sites Responsivos – Como saber se um site é responsivo

Site responsivo é um conceito antes de ser uma funcionalidade.

Não existe um conceito ou padrão que indica todos os elementos que um site responsivo precisa ter.

Portanto, podemos apresentar 5 principais elementos ou características de um site responsivo.

Claramente você vai perceber que essas características são bastante comuns nos websites que você navega pela internet.

1. Visual do Menu

O menu responsivo acabou se tornando o sinal mais evidente de que você está diante de um site responsivo, justamente porque é um ícone que virou padrão. 

Também conhecido como menu Hamburger, o menu responsivo se tornou um ícone que abre instantaneamente uma janela com os itens do menu.

Alguns websites customizam o ícone do menu responsivo para ficar diferente das 3 linhas horizontais.

Mas o padrão mesmo, é o sinal que lembra um hambúrguer, 3 linhas e, quando você clica, no mesmo local ocorre a mudança para um x, que é o sinal de fechar.

Os itens de menu ficam na vertical (o que contrasta com a visão desktop que normalmente é horizontal) e traz uma facilidade incrível: basta pressionar e logo você vê os itens do menu.

Portanto, um site sem o menu responsivo, na prática, não pode se chamar site responsivo.

menu-responsivo
Menu Responsivo

2. Logotipo versão Mobile e versão Desktop/Notebook

A princípio, em sites responsivos, a ideia é alterar a proporção dos elementos visuais para ficarem melhor ajustados na tela do celular ou tablet.

Enfim, chegou a hora da logomarca, o que naturalmente é um destaque em qualquer site.

No layout inicial do site responsivo, você poderá notar algumas diferenças da logomarca, se comparado com a versão desktop.

Em resumo, alguns sites ajustam a proporção e algumas plataformas permitem inclusive o upload de diferentes versões de imagem: uma para desktop e outra para celular e tablet.

sites-responsivos
Logotipo responsivo

3. Formulários Web Responsivos

Um outro elemento de site responsivo, que vale a pena você saber, é a disposição de formulários. 

Na visualização destkop, o formulário pode ter um layout . Já no celular, o fator responsividade pode alterar o formulário, o que significa apresentar os campos em ordem vertical.

Veja no exemplo abaixo como se comportam os formulários nas duas versões.

Formulário-de-site-responsivo
Formulário Responsivo

4. Tamanho de fonte e imagens

No desenvolvimento de sites responsivos, depois da preocupação com a aparência inicial do design e dos primeiros testes de navegação, como menu, formulários e etc., é chegada a hora de testar se a leitura de textos e parágrafos longos também fica agradável no celular ou tablet.

O tamanho das fontes e imagens em sites responsivos são personalizadas para darem um conforto e agradabilidade.

Em alguns sistemas de site, como da Alboom, essa personalização para celular é feita automaticamente e você não precisa se preocupar.

Há certos padrões que são mais seguros e que fazem mais sentido virem já programados, afinal, você como usuário, não deveria se preocupar com essas configurações.

E, caso o tamanho da fonte ou das imagens não esteja agradável na tela do celular, procure configurações avançadas para ajustar o tamanho das fontes e assim encontrar um bom balanço no fator responsivo celular/tablet vs. desktop.

No sistema Alboom, você encontra as configurações de fontes apenas para a versão desktop, visto que a versão mobile é ajustada automaticamente.

Site-mobile
Adaptação de Fonte e Imagem para Mobile

5. Slideshow de imagens e fotos

Quando abrimos um site no desktop que tem como intuito mostrar galerias de fotos, podemos dizer que na experiência mobile, você pode achar que está vendo outro site.

Enquanto no Desktop temos várias imagens, uma ao lado da outra, no mobile temos a opção de ver uma foto embaixo da outra ou a opção de visualização como Slideshow.

Sendo assim, você que é profissional criativo, precisa pensar em seu site nessas duas exibições, não apenas no desktop ou apenas no mobile.

Abaixo, mostramos o site do Fotógrafo Robison Kunz Ele utiliza as imagens de destaque no formato galeria. 

Note que a diferença entre ver o site em um computador e no celular é totalmente diferente.

site-responsivo

Afinal, como criar meu site responsivo?

A princípio, se você encomendar o design de um site para um programador, ele provavelmente vai enviar dois layouts, um para desktop e outro para celular. 

Ou seja, isso é o que chamamos de design responsivo: pensar em como os elementos serão vistos e interagidos no mobile e no desktop.

Se você usar uma plataforma para criar seu site, dependendo da plataforma, ela criará automaticamente um site responsivo e tem um custo muito menor.

A Alboom é uma plataforma que possui um criador de site onde os temas prontos que você pode personalizar, já são responsivos.

O Alboom Prosite é uma ferramenta que facilita a criação e também a hospedagem e gerenciamento de sites responsivos, de forma automática.

Ou seja, ao fazer um site ou até mesmo landing pages com o Alboom Prosite tudo fica responsivo, funcional e muito performático já que a plataforma também otimiza as imagens e a maneira de funcionar quando é utilizado a partir do celular ou tablets.

Agora, caso você queira criar um site responsivo programando manualmente o site, a programação pode exigir muito tempo e dinheiro. As etapas basicamente serão: design web responsivo, programação, testes e publicação do site.

Em plataformas de criação de sites como a Alboom, com temas prontos preparados para o conceito responsivo de sites, você praticamente cria, testa e publica – fazendo ajustes e atualizações também, com muita facilidade e rapidez.

Conclusão

Com a evolução tecnológica é nítido que as adaptações são inevitáveis.

Você pode aprender essas adaptações, pode contratar alguém para fazer ou pode encurtar o caminho e economizar dinheiro e contratar uma hospedagem de site que já tenha tudo isso prontinho para você.

Neste artigo mostramos justamente isso, que você não precisa ser um expert em programação e desenvolvimento web para que seu site seja responsivo.

O Alboom Prosite, ferramenta de criação de website da Alboom, possui a sua versão gratuita que também já vem adaptada com as funcionalidades do Responsivo para Mobile.

Fantástico, não é mesmo?

Se ainda não tem seu site responsivo, a hora é agora. Clique Aqui para saber como criar seu site gratuito.

O Blog da Alboom busca sempre trazer assuntos de relevância para seus leitores.

Espero que tenha gostado!

Por que é importante ter um site verdadeiramente responsivo?

Chegou a hora de responder: por que todo mundo fala tanto de site responsivo?

Por que meu sistema de website ressalta tanto que ele suporta site responsivo?

De acordo com a Agência Brasil, mais de 79% dos brasileiros com mais de 10 anos possuem um aparelho de celular. Já o uso de computadores, tem sofrido queda nos últimos anos.

Concluímos, e de certa forma sabemos, que os aparelhos móveis são computadores que cabem na palma da mão.

E não seria estranho dizer que é possível que a maioria de acesso a sites venham desses dispositivos do que de um computador, seja ele desktop ou notebook.

Portanto, se o seu site não atender a essa demanda, você pode estar perdendo visitantes, tráfego, compradores e usuários.

exemplo-não-responsivo
Exemplo de Site não adaptado para Navegador Desktop e Mobile

O site responsivo impacta no meu SEO?

Que ter um SEO bem feito vai aumentar o tráfego dentro do seu site e a visibilidade junto aos principais sites de buscas, você já está cansado de saber.

Mas o fator que poucos se atentam é justamente algo primordial para o Google, por exemplo, que busca justamente entregar para seus usuários o melhor resultado da pesquisa.

O Google faz essa leitura e prioriza na resposta da busca os sites que possuem o mecanismo Responsivo integrado.

Então, de nada vai adiantar você ter um site lindo no desktop, com conteúdo e SEO bem feitos, se você não atender a maior demanda de usuários, que vem pelos mecanismos de busca do Mobile.

Recomendamos também:

Domínio Web

Descrição de SEO – Aprenda a criar descrições excelentes e otimizadas

Portfólio Online: O que é e como mostrar seu portfólio na internet