Templates de Sites ou Tema de Sites: Qual a melhor opção para você usar?

Templates e Temas de Site, em resumo, são designes que as empresas criadoras de site, como a Alboom, usam em suas plataformas para facilitar na criação de sites, páginas de sites personalizadas e também landing pages.

Nesse artigo você entenderá as diferenças entre templates e tema de site e, dessa forma, como usar em seu site.

Então, sem mais delongas, vamos ao foco, sanando essa dúvida tão comum!

Templates de Site

Os templates de sites são modelos de layout para facilitar a criação de site ou mesmo a criação de uma simples página de um site.

Portanto, um template de site é talvez a melhor maneira para começar um site ou landing pages de vendas. Pois, mesmo sem ainda inserir conteúdos, já pode pré-visualizar como o site vai ficar desde o instante zero.

Podemos dizer, dessa maneira, que o recurso de template ou mesmo de temas de site, como vamos ver logo abaixo, é uma funcionalidade essencial às ferramentas de criação de sites e páginas.

Uma pergunta frequente é o aspecto personalização, se um template de site permite personalizar o layout além do próprio texto.

Na grande maioria dos casos, sim. O criador de sites permite personalização praticamente completa de tudo que está presente no layout do site e, nesse sentido, isso inclui o conteúdo, elementos como menu, imagens, seções do layout e etc.

templates-de-paginas

Temas de site

Os temas de site costumam ir além do conceito de template de site e sua abrangência ou efeito vai se aplicar normalmente. Não só em um layout ou uma página, mas sim em todo site, o que significa dizer todas as informações do site.

A principal vantagem do tema do site é a consistência, dar aquela harmonia e profissionalismo.

Imagina você criar um site a partir de vários templates, onde cada template tem uma fonte diferente, um rodapé diferente, um cabeçalho diferente.

Isso seria desastroso em termos de design e harmonia visual, mas também dificultaria muito o acesso e prazer em ler e consumir todo conteúdo.

O tema de site, quando oferecido pela plataforma criadora do site , busca dar portanto essa consistência e integridade e melhor experiência de uso do site pelo visitante.

Os principais elementos presentes em um tema de site são o cabeçalho, rodapé, fonte e design das páginas principais do site como a página inicial, página sobre, portfólio e página de contato, etc.

Se fizermos a mesma pergunta que fizemos sobre template de site, sobre personalização, ou seja, os temas também podem ser personalizados?

A resposta é sim também, para a maioria dos casos.

O construtor de sites da Alboom permite a personalização dos temas e templates, e dentro do conceito de tema de site também possui outro diferencial que é a troca do tema sem nenhuma perda de conteúdo.

temas-de-site

Aprendendo na prática

A Alboom, plataforma de site e ferramentas online para fotógrafos e profissionais, lançou um curso grátis e online que mostra como criar um site em menos de 1 hora.

Em particular, o curso usa o conceito de temas e templates na prática, sendo assim um importante passo para criar um site rápido e fácil.

Para acessar o curso, crie uma conta grátis e no painel de controle acesse o menu de ferramentas (apps) e clique em Alboom Academy.

A Alboom, além de todas as ferramentas, também possui uma área de cursos gratuitos para seus clientes.

Gostou de conhecer melhor o conceito?

Aproveite e verifique as novidades de temas e templates de sites no Alboom Prosite, que sempre está trazendo novas melhorias e mais opções para você.

Deixe seu comentário abaixo e busque outros conteúdos interessantes sobre site, marketing online e empreendedorismo no Blog da Alboom.