Marketing Para Fotógrafos

Um dos grandes desafios no meio da Fotografia: Marketing para Fotógrafos – vai muito além de postar em sua página no Facebook e no perfil do Instagram.

Faz parte de um trabalho constante, onde aprendemos a cada dia que passa, principalmente quando começamos a entender cada vez melhor nosso cliente ou como sempre dizemos conhecer e descobrir A NOSSA PERSONA  – cliente alvo.

Para reforçar a importância do Marketing para Fotógrafos, a Alboom fez uma Série Completa sobre Marketing Digital. E nesse artigo vamos trazer os principais elementos para que você tenha sucesso com seu marketing como fotógrafo.

Indice do post

Mas afinal, o que é marketing para fotógrafos?

O Marketing de maneira geral, refere-se às atividades que realizamos para incentivar a compra ou venda de nossos serviços ou produtos de Fotografia

Toda atividade de Marketing parte do princípio de entender cada vez mais o mercado que se atua, suas necessidades (Dores do mercado) e claro, entender profundamente as necessidades de nossos clientes.

Os profissionais de fotografia que trabalham o seu marketing e promoção de sua empresa, tentam entender totalmente como atrair a atenção do público, utilizando muitas técnicas, entre elas –  potenciais palavras-chave através da publicidade nas Redes Sociais e também pelo trabalho de Anúncios (Redes Sociais e Google) e ainda – também através do Tráfego Orgânico (feito sem nenhum investimento financeiro) , geralmente conseguido por um Forte Trabalho de SEO Google.

Uma das grandes dificuldades do trabalho em Redes sociais é saber o que postar. E para ajudar com esse tema assista o conteúdo completo que a Alboom preparou junto com a especialista em marketing Monike Furtado sobre calendário editorial – o que postar em suas Redes Sociais – acesse o conteúdo aqui.

o-que-e-marketing
Pexels – Joshua Miranda

Quais as principais vantagens quando investimos em Marketing?

Quando investimos em nosso negócio, seja qual investimento for, queremos ter resultados e vantagens positivas, e com o Marketing para Fotógrafos funciona da mesma forma. Queremos sim Fortes Resultados!

Deixo a seguir 5 importantes vantagens de aplicar o Marketing para negócios da Fotografia.

1. Fidelização de Nossos Clientes

Quando conhecemos ainda mais nosso clientes, sabemos então como vamos nos comunicar com ele da maneira mais eficiente.

Quando você sabe suas preferências, seu negócio consegue divulgar muito melhor seu serviço ou produto de fotografia, de uma forma não invasiva, o que traz muito mais simpatia deste cliente pela sua marca e empresa.

Além disso, o marketing para fotógrafos também engloba estratégias de pós-venda. 

A maior de todas as vantagem de continuar se relacionando com o seu cliente /consumidor mesmo após já ter conseguido realizar a venda, é manter este mesmo cliente – fidelizado ao seu negócio.

2. Aumentar Muito mais a Motivação de Toda a sua Equipe.

Sabemos que todo fotógrafo Ama Fotografar (ou ao menos deveria, por ser um trabalho onde a arte e muito forte). E que as demais atividades até o cliente ter seu Álbum em mãos, passam por processos organizados.

E no Marketing para Fotógrafos também funciona da mesma forma: Uma boa organização e planejamento de suas ações de marketing na fotografia, trazem para seu negócio, novas metas a serem criadas/ feitas para ter resultados.

Precisamos então ter metas claras e bem definidas. 

Isso faz com que o seu trabalho e também o trabalho de sua equipe, tenha foco onde precisa chegar para ajudar seu trabalho e negócio da fotografia a crescer.

E quanto mais resultados atingimos, mais motivada ficará a equipe envolvida no projeto!

Como vimos, implantar o marketing para fotógrafos é primordial para ser um negócio ficar mais competitivo e saudável e o melhor – Altamente lucrativo. 

Portanto, agora chegou a hora de saber como fazer para começar a implantar uma melhor estratégia de marketing na fotografia.

3. Redução Considerável nos Custos da Empresa.

Toda empresa ou negócio de fotografia, que tem como base seu crescimento de mercado a médio e longo prazo, sabe que todo cliente possui um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) envolvido. 

Essa forma é como medimos e que mostra quanto uma empresa está investindo para atrair e  conquistar cada um dos seus clientes.

Quando se tem uma comunicação contínua e direta com o seu cliente, fidelizamos este consumidor, ou seja – você não terá que iniciar todo esse relacionamento e processo de incentivo e convencê-lo novamente, para que ele faça uma nova compra. 

Um cliente fiel por meio de ações de Marketing para Fotógrafos já está com alta possibilidade de realizar novas compras de serviços e produtos de seu negócio.

4. Marketing para fotógrafos vai melhorar as decisões a serem tomadas.

Para termos forte noção da realidade de nosso negócio, e para tomar também boas decisões, é preciso ter informações relevantes e de confiança em mãos. 

Dessa forma, com todas as informações que precisamos, nas pontas dos dedos, fica mais fácil acertar e tomar decisões nas questões essenciais para a saúde comercial e financeira da empresa. Com esses dados, as decisões serão muito acertadas.

No mundo dos negócios da fotografia, assim como em outros mercados, estar bem informado sobre tudo o que acontece com os seus clientes e com os seus serviços faz diferença total.

Você fotógrafo, saberá para onde deve direcionar seus esforços e sua energia. 

E claro – seu Dinheiro!

Assim como todo o trabalho e esforço de sua equipe, e também questão dos investimentos financeiros que venha ser necessário fazer. 

E é aqui que está o grande diferencial entre ser só mais um fotógrafo ou ser um negócio de fotografia bem sucedido.

5. Garantimos com isto um Fortalecimento de Marca no Mercado.

O Valor da Marca de seu negócio, é algo que tem extrema importância para qualquer negócio na fotografia ou mesmo de qualquer outro segmento profissional. 

Por isso, quando iniciamos o fortalecimento de nossa marca, ou mesmo nas diversas marcas que podem fazer parte do seu portfólio de serviços ou mesmo de produtos, é uma prática muito importante para aumentar o valor de mercado do seu negócio / empresa e claro, o Valor de seus Serviços também.

Por isso, quando realizamos essas ações eficientes de marketing serão consideradas investimento na imagem de seu negócio na Fotografia. 

Quando o consumidor começa a enxergar que os valores da sua empresa estão sintonizados com os valores que seu cliente considera ideal, e estes valores fazem sintonia com seu negócio na fotografia, automaticamente seu cliente terá muito mais interesse em adquirir mais de seus serviços e de seus produtos. Mais Credibilidade gera muito mais Vendas!

marketing-pessoal
Pexels – Lisa Fotios

Marketing para Fotógrafos – Um Conteúdo Incrível Sobre o Assunto

Marcelo Tesser e Leo Saldanha  – (Diretor/ Jornalista e Especialista em Marketing) da FHOX, passaram Dicas de Marketing para Fotógrafos incríveis de como você fotógrafo, pode criar seu diferencial e aumentar muito a conversão de clientes, seja em Redes Sociais de maneira Orgânica.

Um conteúdo que vai mudar a maneira de pensar quando o assunto for Marketing para Fotógrafos!

Marketing para Fotógrafos e as Redes Sociais

Muitos Fotógrafos de Casamento e de outros segmentos de Fotografia e Video, acreditam que fazer 2 ou 3 Posts em Redes Sociais, como INSTAGRAM E FACEBOOK, ou mesmo, ter Milhares de Seguidores vai destacar seu negócio nas Redes Sociais, sendo esta sua definição de Marketing para Fotógrafos.  

Isso funcionou muito bem até meados de 2016, onde a quantidade de seguidores (ter 30 mil Seguidores no INSTAGRAM era um grande sinal de STATUS e mais de 10K no FACEBOOK, o Fotógrafo já podia se considerar um Mega Perfil na Fotografia

Até final de 2016, sim era uma Forte Realidade no Marketing para Fotógrafos – e que, muitas vezes refletia muitos Negócios Online, e garantiam sim – um Excelente Faturamento para o Estúdio Fotográfico e para Fotógrafos de Vários Segmentos.  

Infelizmente esta mentalidade e a realidade é mais um Sinal do passado no Marketing de Redes Sociais na Fotografia

Atualmente as Redes Sociais geram pouco engajamento e retorno quando consideramos o Fator de alcance orgânico. 

Porém, quando consideramos os anúncios (Facebook Ads e Intagram Ads) nestas redes sociais, elas se tornam forte fator de engajamento e aquisição de novos clientes seu negócio da fotografia. É válido lembrar que é recomendado separar um investimento em mídia paga.

Marketing para Fotógrafos – sua Importância para o Site de Fotógrafo.

E quanto ao site?

Ele e importante e funcional quando pensamos em aplicar o Marketing para Fotógrafos?

O site sempre será um forte diferencial em todos os sentidos, inclusive quando queremos aplicar um Forte trabalho de Marketing para Fotógrafos.

E quando pensamos em Marketing para Fotógrafos, o Alboom Prosite está Preparado para ajudar ainda mais você, fotógrafo de várias áreas da fotografia profissional, a conseguir muito mais resultados.

Com seu Slogam – Criar Site Gratis em menos de 1 hora, A Alboom revoluciona o segmento mais uma vez, com mais agilidade e facilidade a voce profissional da fotografia.

marketing-digital
Pexels – Lisa Fotios

Saiba mais da Nova Plataforma Alboom Prosite

A nova plataforma Alboom Prosite chegou com uma incrível inovação: 

A praticidade, simplicidade e facilidade em Criar um Site Grátis, feito por você mesmo, e em menos de 1 Hora.

E o que mais conta neste conceito – CRIE SEU SITE GRÁTIS EM MENOS DE 1 HORA,  está no fato do Prosite ter sido reformulado em todos os pontos prioritários, como design moderno, editor intuitivo de edição, temas personalizáveis, interligação com as redes sociais, compatível com todos os formatos de telas (Mobile Friendly), e site com forte otimização para SEO (Search Engine Optimization).

Tudo isso significa que, além de ter um site lindo e moderno, toda esta tecnologia e inovação vai ajudar seu site aparecer nas páginas do GOOGLE, aumentando a divulgação de sua marca ou negócio, e claro, mais clientes solicitando orçamentos para seus produtos e serviços.

E você não precisa entender nada de códigos de programação para usufruir deste site grátis fácil de criar e com tecnologia avançada.

A Alboom Criou o seu exclusivo – Curso de Como Criar um Site em Menos de 1 Hora, para ser o caminho mais rápido e fácil para sua empresa ou negócio se destacar na internet!

Veja o Vídeo do Curso abaixo:

Alboom Prosite é uma Plataforma que tem inúmeras vantagens e inovações tecnológicas, sempre à frente das demais Plataformas de Sites no Brasil e no mundo.

Então, não perca mais tempo.

Se você não tem ainda um site para seu negócio na fotografia, ou outras áreas como Arquitetura, Beleza, Decoração, etc, e está em busca de um site diferenciado e vendedor, veja a oportunidade especial que a Alboom oferece para seu negócio:

Crie seu site grátis na Alboom!

Temos certeza que este post mostrou a você fotógrafo como o Marketing na Fotografia pode ajudar muito seu negócio. E se gostou, não deixe de divulgar este artigo com seus amigos fotógrafos. 

Assim como você, eles também vão gostar muito destas informações para ajudar a crescer seu negócio na fotografia.


🚀 Compartilhe este Conteúdo e fique atento que toda semana teremos novidades aqui no Blog da Alboom.

38 CommentsClose Comments

38 Comments

Comments are closed.