Criar um Title Tag ou Título para SEO eficiente, fará com que o seu conteúdo tenha um destaque a mais no Google e em outros buscadores.

Neste artigo você vai aprender, primordialmente, os conceitos, dicas e estratégias de como criar um título eficiente para SEO. Em outras palavras, um título que atraia a atenção para seu conteúdo e, com isso, mais visitantes para seu site e blog.

Antes de tudo, você deve saber que o SEO é um conjunto de técnicas para atrair mais visitantes online, principalmente via Google.

E, nesse sentido, um bom título fará toda a diferença no resultado, pois o título faz parte das boas práticas básicas de SEO.

Este artigo não foi criado para ensinar tudo sobre SEO, e sim focar no assunto específico de criar manchetes eficientes para um conteúdo online se destacar, seja ele para o site, blog ou mesmo ao divulgar um trabalho feito em seu portfólio online ou rede social.

Afinal, o que é Title Tag?

A Title Tag, ou título, é um item básico e essencial de qualquer conteúdo online.

Em resumo, a Title Tag, na linguagem da internet (HTML), é o código que mostra ao navegador e ao Google que um texto não é um parágrafo comum, mas sim um texto do tipo Título.

Há vários tipos de Title Tags. A principal se chama Title Tag Heading 1, que é o título principal do conteúdo online.

O conteúdo online também pode ter subtítulos que podem ser Title Tags H2, H3, H4, H5 e H6, formando uma hierarquia.

Fazendo uma analogia, o título de um livro seria a Title Tag H1, os capítulos seriam Title Tag H2, as seções seriam Title Tag H3 e existindo subseções Title Tag H4, e assim por diante.

É bem incomum uma publicação de blog, por exemplo, chegar a ter títulos H5 e H6. A maioria dos conteúdos conseguem ser organizados, além do título principal, em H2, H3 e H4.

Contudo, criar o título principal será o foco deste artigo. Mas a boa notícia é que, aprender a criar o título principal ajudará muito a criar os outros títulos do conteúdo.

Otimização de títulos para site

Por que otimizar o Título para SEO?

Uma das técnicas básicas de SEO é a criação de títulos pensados para atrair o interesse de forma coerente, mas alinhada com o propósito do conteúdo e dentro das melhores práticas do Google, Sites e Blog.

O título de um conteúdo online fica no alto da primeira página e destaca o que o conteúdo tem de mais importante.

Assim como as manchetes jornalísticas, o título tem o propósito de chamar a atenção do leitor e, como resultado, receber o tão aclamado clique. 

Apesar disso, criar títulos interessantes e otimizados para SEO vai muito além de destacar a palavra-chave ou o tema abordado, pois é necessária uma análise minuciosa para se chegar nos melhores resultados de visitas orgânicas.

Por esse motivo, além do seu conteúdo ser relevante, você precisa criar títulos criativos para obter resultados orgânicos significativos.

10 dicas para criar um título incrível para SEO

Mais do que uma receita, daremos também dicas e mostraremos situações adicionais para você aprender como encontrar as melhores estratégias ao definir seu título principal.

Afinal, é o título que vai chamar a atenção do seu público e te render mais resultados.

Vamos, então, aos 10 passos para criar um título para SEO:

  1. Pense no tema e palavra-chave;
  2. Pesquisar a palavra-chave;
  3. Estratégias de marketing para seu título;
  4. Respeitar as normas gramaticais;
  5. Prefira títulos longos;
  6. Respeitar os limites de caracteres;
  7. Destacar a palavra-chave;
  8. Tenha autenticidade;
  9. Criar o Título;
  10. Praticar o SEO em todo o texto

1. Pense no tema e palavra-chave

Especialistas de SEO costumam chamar de palavra-chave principal a melhor palavra, ou conjunto de palavras, que define o tema do conteúdo e que vai, portanto, ter destaque tanto no título como no decorrer do próprio conteúdo.

A palavra-chave do título pode ser sim composta de mais de uma palavra.

Para seu conhecimento, ao ver outros tutoriais de SEO, você vai realmente encontrar a expressão termo – que seria o mais correto, já que a palavra-chave, normalmente, tem mais de uma palavra.

Portanto, é fundamental que você pense sobre o propósito do seu conteúdo, resumindo o tema e definindo a palavra-chave ideal para ser o destaque no título.

Como eu encontro a palavra-chave principal do meu título?

A palavra-chave representa o foco do título e, por consequência, de todo conteúdo online.

Vamos imaginar que seu conteúdo online seja sobre uma receita de torta de maçã verde.

Uma das palavras-chave que melhor encaixa aqui seria: receita de torta de maçã.

Então, por que deixamos a palavra verde de fora? Há dois motivos, e vamos explicar.

Primeiramente, ao deixar ela de fora, é possível aprofundar o conteúdo em outras variedades de maçã, e o porquê sua receita usa a maçã verde e não as outras opções. 

A segunda razão é a questão do volume de buscas para a palavra-chave. Enquanto “torta de maçã” tem 60.500 buscas mensais, “torta de maçã verde” possui apenas 480 buscas mensais.

O volume de buscas é indispensável para otimizar títulos e outros textos para SEO.

Verificando o volume de busca da palavra-chave 

O jeito mais fácil é simular buscas no Google e ver as 5 publicações que aparecem nos primeiros lugares. 

As palavras-chave que aparecem nos títulos – e seus sinônimos – é o indicativo prático do que mais se busca na internet.

Nesse exemplo, se as 5 primeiras receitas de torta de maçã não tiverem nenhuma menção a palavra maçã verde no título, é porque deve haver muito pouco interesse.

Mas caso você se surpreenda vendo a existência de muitos conteúdos com o título contendo a expressão mais longa do termo, nesse caso pode usar como palavra-chave de SEO mais longa. 

Dessa forma, você obtém mais coerência entre título e conteúdo e tem bons resultados nos buscadores.

Há também ferramentas de análise de palavras-chave que indicam o volume estimado de buscas mensais, sem você ter que depender unicamente de suas próprias buscas. 

E vamos falar sobre elas na sequência.

Usar palavras-chave no title tag chama a atenção do Google

2. Como pesquisar o volume de buscas da palavra-chave?

Você sabia que a palavra-chave marketing digital tem mais buscas que a palavra marketing? Ainda assim, você pode ficar em dúvida se usa a palavra pré-wedding ou pré-casamento.

Às vezes, você está pensando em uma palavra, mas o sinônimo dela possui o dobro de buscas.

Por isso, a única forma de não contar apenas com a sorte, ou ainda depender de constatações diretas no próprio Google, é fazendo uma pesquisa de palavras-chaves usando ferramentas específicas para isso.

Ignorar o volume de buscas é, sob o mesmo ponto de vista, montar uma loja física em uma rua sem saber quantas pessoas trafegam por ela.

As ferramentas mais utilizadas são:

Com a ideia do tema já pensado, elenque 2 ou 3 variações, seja usando sinônimos quando der ou deixando a palavra-chave maior ou menor.

Exemplo na prática

Veja abaixo a pesquisa de volume de busca que fizemos com o exemplo da receita de torta de maçã:

Palavra-chave principalPalavra-chave relacionada
Receita (673.000 / mês)Maneira de fazer (30 / mês) | Como fazer (368.000 / mês)
Torta (40.500 / mês)Torta doce (27.100 / mês) | Sobremesa (135.000 / mês)
Maçã (135.000 / mês)Maçã verde (27.100 / mês) | Doce de maçã (2.900 / mês)

Uma consideração importante sobre a pesquisa acima: A palavra receita permite mais de uma interpretação, como por exemplo receita federal, faturamento de empresa e receita médica – e isso pode explicar o volume alto de busca também.

Contudo, o que você pode fazer é mesclar algumas palavras-chave para chegar em sua frase-chave.

Receita de torta de maçã6.600 buscas no mês
Torta de maçã60.500 buscas no mês
Como fazer torta de maçã2.900 busca no mês

Até aqui, pegamos o tema “receita de torta de maçã verde”, analisamos palavras-chave principais e secundárias e analisamos o volume de buscas das frases-chave.

Com essas informações, você começa a observar um título se formando, mas ainda temos alguns passos importantes para analisar.

importancia-do-titulo-no-artigo

3. Estratégias de marketing para seu título

Certos termos e padrões de título podem não ser tão criativos e originais, mas chamam muito a atenção do usuário no momento da pesquisa.

Usar números para quantificar as dicas ou os passos são ótimos modelos para incluir nos títulos.

Veja, por exemplo, esses conteúdos do Blog da Alboom:

 9 Sites de Fotografia com Feed de Instagram: aqui, o uso do número desperta a curiosidade, que é saber quais foram os sites selecionados.

o-que-e-titulo

48 poses para fotos: nesse caso, a quantidade alta de poses desperta mais a atenção. Como há muitas poses, para alguns isso pode ser um fator que chame a atenção, o que poderia ser uma vantagem se comparado a outros posts que usem número bem inferior.

o-que-e-titulo-title-tag

Além de mostrar os números, há outras estratégias que agregam valor e despertam a curiosidade do usuário.

Abaixo, veja a lista com alguns termos que, certamente, você já encontrou no Google e clicou para ver o seu conteúdo:

  • Guia
  • Passo a Passo
  • Glossário
  • Melhores
  • Dicas
  • Lista Definitiva
  • Maneiras
  • Opções
  • Grátis
  • Gratuito

Podemos dizer, então, que agregar numerais a esses termos e, usando ainda o exemplo da torta de maçã, você tem:

  • 10 melhores receitas de torta de maçã;
  • 5 maneiras de preparar uma deliciosa torta de maçã;
  • 3 sites com receitas de torta de maçã verde;

Percebeu como o passo a passo ajuda você a chegar de uma forma mais rápida no seu título? Agora, vamos para algumas dicas mais técnicas para a criação do seu título.

4. Respeitar as normas gramaticais

Primeiramente, entenda que o Google possui uma inteligência artificial que evolui a cada ano. 

Com isso, as técnicas de redação precisam ser aprimoradas, sempre! E, ficar de olho na evolução das normas gramaticais vigentes, também é essencial.

Nesse sentido, acreditar que o Google vai ignorar os erros gramaticais e ortográficos e analisar apenas as palavras-chave que você colocar no texto, pode ser um erro fatal para o seu ranqueamento.

De acordo com especialistas, usar corretamente a gramática melhora os resultados de SEO, porque o Google, através de seus algoritmos, avalia que o conteúdo tem mais credibilidade e melhor experiência do usuário na leitura.

Portanto, usar corretamente o português, tanto no título como em todo seu conteúdo, pode melhorar sua classificação na pesquisa comparativamente a outros sites e blogs que não tem a preocupação de ter um correto uso da língua portuguesa.

Tem dúvidas sobre isso? A primeira dica é colocar o seu texto primeiro em um editor, como o Microsoft Word ou no Google Documentos e ativar o corretor gramatical. Se alguma dúvida persistir, utilize o próprio buscador do Google para pesquisar em páginas especializadas ou em dicionários online.

titulo-de-post

5. Prefira títulos longos

Títulos curtos são uma forma de otimização que pode ser muito boa, mas que também pode ser “um tiro pela culatra”.

Em outras palavras, ao apostar em título curto, você pode se deparar com uma concorrência muito maior, além de ter que caprichar ainda mais no conteúdo de SEO para concorrer com os sites de grande autoridade.

Porém, assumindo que você é autoridade em determinado assunto, usar títulos curtos pode dar o foco que você precisa à certas palavras-chave.

Para alguns especialistas em SEO, essa tática é uma aposta que vale a pena fazer em alguns temas e palavras-chave. Ainda assim, é interessante reservar essas apostas para um número pequeno de conteúdos. 

No geral, tente fazer títulos que tenham um bom balanceamento entre comprimento e a palavra-chave principal e, assim, chamar a atenção para o seu conteúdo.

Veja exemplos de como criar um título para falar sobre quem foi o arquiteto Oscar Niemeyer, e usar o seu nome como palavra-chave principal:

#1 – Oscar Niemeyer

#2 – Oscar Niemeyer: o maior arquiteto do Brasil

#3 – Conheça quem foi e o que fez Oscar Niemeyer

#4 – Oscar Niemeyer – Blog de Arquitetura

Saber qual opção usar vai depender diretamente de qual assunto o seu site ou blog retrata, assim como também quem é o seu público alvo.

Se o seu site é um diretório do tipo enciclopédia, com certeza a opção #1 é a mais indicada para você

Agora, se seu site for de arquitetura, ou blog de arquitetura, a recomendação seria escolher entre as opções #2 a #4.

Títulos muito curtos são termos genéricos e, quando trabalhamos com as palavras genéricas, embora possa ser sedutor o número grande de visitas, o número de concorrência será descomunal, o que vai dificultar muito você se classificar bem nas pesquisas.

titulo-para-artigos

6. Respeite os limites de caracteres

De acordo com a ferramenta Ubersuggest, do especialista em SEO Neil Patel, a Title Tag deve conter mais de 30 caracteres e menos de 65 caracteres.

Levando em conta que o mecanismo de pesquisa do Google considera muitos fatores antes de ranquear um conteúdo, ter o controle sobre a quantidade de caracteres em seu título é uma estratégia interessante.

Mas o que acontece se eu não atingir ou exceder o número de caracteres no Title Tag?

Antes de tudo, saiba que não há uma punição específica do Google.

Porém, o seu título pode ser cortado na exibição e, dependendo de como você construir ele, a palavra-chave pode não aparecer nos resultados de pesquisa.

Ou seja, você corre o risco do seu conteúdo não receber as visitas necessárias para manter o seu ranqueamento.

É recomendável, então, usar menos palavras e, consequentemente, menos caracteres nos títulos. 

Além disso, priorize o uso da palavra-chave no início do título. Até porque, os robôs que irão rastrear seu conteúdo, e entender o seu título, vão sempre priorizar as primeiras palavras do que as finais.

Logo, isso nos leva ao próximo item deste artigo.

7. Destaque a palavra-chave

Caprichar é bom, mas tem limites. Principalmente quando o assunto é criar títulos eficientes para SEO.

De tudo o que aprendemos até esse momento, você já deve ter entendido que a palavra-chave principal bem posicionada no título, contribuirá para uma melhor otimização do seu conteúdo.

Contudo, você ainda deve estar se perguntando sobre o tamanho do título. Se usa o título mais curto ou mais longo.

Nesse caso, a prática, a experiência e os seus próprios resultados, baseado no seu nicho de mercado, vão te ajudar a encontrar o balanço ideal em termos de títulos curtos versus títulos longos, os chamados títulos de cauda longa.

Vamos analisar, então, 2 exemplos bem sucedidos de títulos. Um curto e outro que ficou bem longo, porém com ótimo resultado também em termos de SEO.

Exemplo de título curto

O título usado no exemplo abaixo é Marketing Digital e possui apenas a palavra-chave principal. 

Definitivamente, é impossível otimizar um título mais que isso.

title-tag

Porém, escolher um título tão curto assim merece cuidados, e um deles é dedicar boa parte do conteúdo para explicar o que é, por que e como fazer marketing digital. 

Outro cuidado, nesse exemplo, é ter um site ou blog cujo padrão de conteúdos seja sobre marketing digital, em que o Google e demais buscadores saibam que você tem autoridade no assunto.

Via de regra, um título tão curto como esse não é recomendável para a grande maioria dos profissionais e empresas.

Exemplo de título longo 

O exemplo abaixo, desde já, remete a um título muito longo. Mas, para esse conteúdo, é interessante você conhecer essas duas vertentes.

Contudo, repare que o título é formado de duas partes e, na primeira, contém a pergunta “O que é Marketing Digital?”.

Como-Criar-Titulos-para-blog

Apesar do conteúdo ser similar em relação a temas e tópicos do exemplo anterior, esse exemplo de título não está dentro das normas indicadas pelos especialistas.

Aliás, ela extrapola absurdamente o número de palavras e caracteres.

Porém, o conteúdo está em segundo lugar no ranking do Google, pois a Rock Content é uma empresa especialista no assunto Marketing Digital.

Por fim, veja que nos dois exemplos, a palavra-chave principal é destacada no início do título.

8. Tenha autenticidade

Se tem algo que com certeza gera penalidade junto ao Google, é copiar conteúdos.

Seja título, parte do conteúdo ou mesmo o conteúdo completo, essa prática não é bem vista e, definitivamente, não passa impune.

Em meios a tantos conteúdos online, como manter a autenticidade do seu conteúdo?

Algumas dicas, que já citamos aqui, podem ajudar na elaboração de um título autêntico. Como por exemplo, verificar no próprio ranking do google os 5 primeiros artigos ranqueados na palavra-chave que deseja usar.

Uma outra forma, é buscar por palavras-chave similares dentro das ferramentas de pesquisa do volume de busca, que citamos no item 2 deste artigo.

E, uma terceira forma, é buscar no dicionário de sinônimos ou no dicionário criativo palavras sinônimas ou correspondentes. Esses dois sites vão te surpreender!

Depois de colocar em prática essas 8 dicas, bem como aplicar as boas práticas que citamos, chegou a hora de construir o seu title tag.

9. Crie seu Título

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o título precisa ser claro e objetivo como um todo. E o desafio é conseguir este feito incluindo a palavra-chave que você definiu no passo 1.

Então, vamos voltar ao exemplo da “receita de torta de maçã”.

Veja abaixo algumas sugestões de títulos alternativos, mas muito eficientes para SEO para esse exemplo:

#1 – Torta de maçã: aprenda como fazer essa deliciosa sobremesa.

#2 – Como fazer uma torta de maçã que todos adoram.

#3 – Torta de maçã: uma receita deliciosa.

#4 – Receita de torta de maçã que todos adoram.

Aparentemente, graças a pesquisa de volume de buscas que fizemos no item 2, essas 4 opções são todas muito eficientes.

E, como você viu, algumas frases-chave possuem muito mais buscas do que outras. Mas nunca se esqueça que, quanto maior o volume de busca, pode ser mais difícil ranquear.

Essa informação normalmente vem contida em SEO Difficulty. Veja o Exemplo do Ubersuggest para os termos buscados:

Torta de Maçã

Resultado da pesquisa do volume de busca para o termo torta de maçã

Receita de torta de maçã

Resultado da pesquisa do volume de busca para o termo receita de torta de maçã

Como fazer torta de maçã

Resultado da pesquisa do volume de busca para o termo como fazer de torta de maçã

Analisando o volume de buscas dessas 3 frases-chave e as sugestões de títulos, temos duas opções que você poderia usar para engajar melhor o seu conteúdo:

#1 – Torta de maçã: aprenda como fazer essa deliciosa sobremesa.

#3 – Torta de maçã: uma receita deliciosa.

Nota-se que, a frase-chave torta de maçã possui o maior volume de buscas mensais, mas também possui a menor dificuldade de SEO, o que torna essa frase-chave extremamente atrativa.

Por isso, as sugestões #1 e #3, que trazem a frase torta de maçã já no início do título, são, nessa situação, as melhores opções.

10. Pratique SEO em todo o conteúdo

Da mesma forma que não podemos seguir a expressão popular e julgar um livro pela capa, não devemos julgar um conteúdo apenas pelo seu título.

Afinal, seria até que meio que insano pensar que uma média de 8 palavras, ou menos, superem um conteúdo de 1000 ou até 2000 palavras.

O título é muito crucial para o fator do clique no momento da listagem de opções que o Google oferece. 

Da mesma forma que é a primeira impressão para que o visitante entenda do que se trata o conteúdo.

Mas, a partir do momento que a página do conteúdo carrega para a leitura, há muitos outros fatores que serão avaliados pelo Google.

O lado não tão objetivo de SEO, é que algumas análises virão com o tempo, em alguns casos semanas e em outros casos meses e até anos.

Além de ter paciência com o seu conteúdo, uma prática que ajuda o seu conteúdo a sempre ser visto, é manter ele atualizado e revisado. 

Bem como escolher uma boa plataforma de site e blog, pode fazer muito a diferença no SEO.

Alguns fatores técnicos influenciam muito os resultados, como por exemplo a velocidade de carregamento, imagens e conteúdos otimizados com metadados, visual em celular e dispositivos móveis.

Nós recomendamos você conhecer a plataforma Alboom para criar seu site, blog ou portfólio online

Afinal, um dos requisitos mais importantes que um sistema criador de site precisa ter são recursos de SEO facilitados para o usuário. E a Alboom tem como maior fortaleza a facilidade e rapidez de usar todos os recursos que um bom site e blog precisam.

Conclusão

Em suma, este artigo sobre Title Tag mostrou a importância de ter um título pensado para SEO.

Escrever excelentes conteúdos, para aparecerem na primeira página do Google, não se trata somente de criar o melhor título, ou um título melhor que os outros conteúdos que são destaque no Google

Mas sim de ter um título chamativo que condiga com todo o seu conteúdo.

Portanto, se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo do Blog da Alboom nas suas redes sociais.

Recomendamos também:

SEO para Fotógrafos

Como Encontrar as Palavras Mais Pesquisadas no Google?

Domínio Web: O que é, como escolher e onde comprar o Domínio Web ideal para seu Site?

1 CommentClose Comments