Descubra Como o SEO pode Melhorar seu Site de Fotografia

Um site pode impactar fortemente um negócio na fotografia, até mais do que as redes sociais, portanto, é preciso trabalhar com inteligência e estratégia o SEO para Fotógrafos em seu site.

Nos últimos tempos, o mundo passou por profundas transformações e, com isso, mudou o comportamento do consumidor em agir, pesquisar e comprar serviços e produtos.

Como resultado, as pessoas estão muito mais online!

E essa transformação digital afetou todos os segmentos, e com a fotografia não seria diferente.

Neste momento, fotógrafos profissionais e iniciantes estão perguntando:

Como meu cliente pode me achar na internet?

A resposta é simples: Seus clientes vão te achar pelo seu site de fotografia, mas desde que você tenha boas práticas de SEO.

E é exatamente isso que você verá aqui. Então, vamos aprender mais sobre SEO para Fotógrafos.

sites-de-fotografia-fazer-seo-google-para-site-de-fotografos

O que é SEO para Fotógrafos?

Primeiramente, vamos entender o que é o SEO e depois aprender como ela é importante para os fotógrafos.

O SEO – Search Engine Optmization – nada mais é do que um conjunto de estratégias aplicadas em seu site, páginas e Landing Pages, que melhoram os resultados de posicionamento na busca orgânica.

Em outras palavras, essas técnicas são gratuitas e hoje as plataformas de criação de site possuem mecanismos que otimizam o SEO de forma prática.

E qual a importância do SEO para meu negócio de fotografia?

Quando você vai pesquisar para comprar ou até mesmo para aprender sobre algo, é no Google que você procura primeiro. Assim como o seu futuro cliente também vai procurar.

Então, se você não aparecer no Google, as chances dele chegar até o seu site, gostar do seu conteúdo e solicitar um orçamento, caem drasticamente.

Entenda: As melhores oportunidades e volume de vendas acontecem no Google. E você precisa começar a pensar como seu cliente.

Se o seu site é a vitrine do seu trabalho fotográfico para o mundo, o Google é um shopping center. O fluxo de pessoas acessando os conteúdos do Google diariamente é absurda, girando em torno de 5,5 bilhões de buscas por dia e, portanto, é nele que as oportunidades de negócios estão.

Ter um excelente SEO em seu site fará com que o Google mostre você em primeiro lugar. Dessa forma, aprender e colocar em prática o SEO é indispensável para o seu negócio.

SEO para Fotógrafos: Como Implementar

dicas-para-seu-site-aparecer-no-topo-das-pesquisas-do-google

As boas práticas para o seu site de fotografia aparecer com destaque no Google devem ser aplicadas em todo o seu conteúdo – em todo mesmo!

Tudo que você colocar em seu site, seja a imagem, um arquivo em PDF, o texto de título, vão contar como aprimoramento do SEO, e é isso que fará o seu site aparecer no Google e em outros buscadores.

Vamos agora pontuar todos esses fatores que vão influenciar diretamente no SEO para fotógrafos.

1. Escolha um sistema de site com tecnologias de SEO

Quando falamos de SEO e posicionamento no Google, falamos de site.

Porém, para que você consiga colocar tudo que falamos até agora em prática, você precisa contar com uma ferramenta de criação de site que seja poderosa, eficiente e facilitada para você.

Então, sem mais delongas, abaixo uma lista das funcionalidades que o seu site precisa ter no processo de criação ou reformulação para obter um excelente resultado de SEO:

  • Facilidade para atualizar com novos conteúdos, seja de blog ou até mesmo o seu portfólio online;
  • Que possua ferramentas de marketing digital, como criação de Landing Page de venda, integração com Google Analytics e Facebook Pixel;
  • Em que você possa escolher entre temas e templates pré-definidos, mas poder customizar com a sua cara;
  • Que seu site seja responsivo para visualização no celular;
  • E que, além de tudo isso, tenha uma ferramenta de SEO poderosa e fácil de ser preenchida.
como-fazer-meu-site-aparecer-no-google

Bônus: Já pensou se além de ter tudo isso, a plataforma do seu site contar com um canal especial que investe em conteúdos educativos e gratuitos?

A Alboom, plataforma líder em soluções para fotógrafos, tem tudo isso – e muito mais.

👉 Já conhece o Prosite? Clique aqui e Crie seu Site Grátis.

Sendo assim, o SEO voltado para Fotógrafos, alinhado com um site responsivo e que tenha conteúdos interessantes é o que fará o seu negócio se diferenciar e se destacar no Google.

2. Deixe suas informações claras nas principais páginas do seu site

Pode até parecer óbvio, mas muitos fotógrafos, quando criam seu site, se esquecem dessa valiosa informação e perdem pontos por não se identificarem corretamente ou até mesmo dificultando o contato com o cliente.

Alimentar as páginas principais do seu site de fotografia é o primeiro vínculo que seu cliente terá com você e, por esse motivo, é preciso caprichar nessas informações, sempre pensando no SEO.

As principais páginas do seu site são 3: página inicial, página sobre e página de contato.

Home ou Página Principal

Essa é a primeira coisa que o seu cliente verá quando clicar no endereço do seu site no Google e abrir o seu site.

Aqui nesse ponto é muito importante lembrar do famoso ditado: “A primeira impressão é a que fica.”.

Atente-se em incluir nos banner do seu site imagens que representam o seu trabalho e apresente de forma intuitiva outros trabalhos fotográficos que você realiza.

Nessa página, facilitar o contato do cliente com você, com um botão de whatsapp por exemplo, mostra uma disponibilidade e praticidade muito valorizada atualmente.

Páginas Sobre e Contato

Aqui estão duas oportunidades incríveis para aplicar o SEO para fotógrafos com excelência, afinal, todo campo de texto é um prato cheio para os Robots do Google entenderem melhor quem você é, o que você faz e onde você está.

Então, as informações como o endereço físico (se tiver), o telefone, e-mail e outros canais de comunicação precisam estar corretos.

É dessa forma que ele vai mostrar o seu site para o seu futuro cliente, quando ele procurar por fotógrafos ou algum assunto relacionados a fotografia.

3. Tenha Título e Descrição do site envolvendo palavras-chave

Como assim? Calma, você já vai entender tudo, e isso vai ampliar seu conhecimento de SEO para fotógrafos.

O Título, também chamado de Headline ou H1 em um post de Blog, é o que vai aparecer em destaque no Google.

A descrição do conteúdo, em outras palavras, é um resumo que também aparece no Google como uma prévia.

Veja a imagem abaixo e entenda a importância:

SEO-Google-para-fotografo-casamento-na-praia
Resultado do Google para a pesquisa: “Fotógrafo de Casamento na Praia

O primeiro link que o Google mostra, é de um post do blog sobre casamento na praia do fotógrafo Rafael Bigarelli. Já o segundo link é do site. Repare que há uma frase em cima, que chamamos de Título e uma descrição abaixo.

E onde entra o SEO para fotógrafos nesse caso?

Veja que, tanto no primeiro link como no segundo, contém no título e na descrição as palavras-chavecasamento na praia” e “fotógrafo de casamento“.

Portanto, o Google trouxe um conteúdo 100% relacionado com a pesquisa realizada e relevante para aquilo que foi pesquisado.

Independente do seu tipo de fotografia, você precisa usar as palavras-chave com sabedoria e de acordo com o que o seu público alvo busca. Elas não podem ficar apenas “jogadas” em suas descrições. Coloque em contexto, crie uma história e gere os gatilhos.

O título do post blog do Rafael Bigarelli conversa diretamente com as noivas que querem casar na praia, mas não sabem nem por onde começar a pesquisar, mas encontram nesse artigo um conteúdo que vai sanar as dúvidas.

4. Otimize as Imagens para o seu Site de Fotografia

Tenha sinceridade ao responder essa pergunta: Você já encontrou suas fotos no Google Imagens?

buscar-imagens-casamento-praia-otimizacao-seo
Resultado da Busca do Google ao pesquisar “casamento na praia”

Gostou dessa possibilidade, né? Então confira abaixo o que você precisa saber para que suas imagens apareçam em destaque no Google.

  • Uma imagem muito pesada pode afetar o carregamento do seu site e prejudicar o SEO. A Alboom recomenda para o Prosite que as imagens possuam até 2MB. Com esse tamanho de imagem, seu site carrega de forma rápida e você pode mostrar suas lindas imagens com muita qualidade.
  • Renomear as imagens é essencial para o SEO, pois você consegue incluir palavras-chave que farão os motores de busca do Google identificarem ela mais facilmente. Portanto, evite subir para seu site as imagens com o nome que ela vem da câmera fotográfica.
  • Colocar a descrição nas imagens, também conhecido como alt text, também é importante, e dentro do Blog do Prosite, você consegue realizar essa configuração e melhorar o ranqueamento dos seus posts.

5. Crie um Blog com Conteúdos de Qualidade

Você já se perguntou?

👉 Como fazer para diferenciar o meu site dos meus concorrentes em minha cidade?

Essa é uma das maiores dúvidas quando o assunto é SEO para Fotógrafos.

Em resumo, o que vai diferenciar o seu site dos seus concorrentes nas pesquisas do Google será a qualidade das publicações no seu site.

O Google tem se tornado, a cada ano, uma ferramenta muito inteligente e sagaz. A Inteligência Artificial do Google consegue ler informações de maneira única e entregar os resultados nas pesquisas, analisando todo o conteúdo que é criado e divulgado.

Nesse sentido, é preciso que os textos inseridos em seu site tenham sentido, contem uma história e se aproximem daquilo que o seu consumidor está procurando.

5.1 Conteúdo de blog para fotógrafos para conquistarem clientes

Muitos fotógrafos já entenderam que o Blog é um canal de comunicação com o seu cliente em potencial e estão colocando em prática o SEO nessa poderosa ferramenta.

A dica é criar posts com conteúdos ligados às dores do seu público-alvo.

Às vezes, o artigo não vai ter relação com a fotografia em si, porém pode trazer novos clientes para você.

Posts em formato de listas e com dicas são os queridinhos do público, e ele não precisa ser longo não. De 500 a 700 palavras já está com um tamanho excelente para o Google ver a relevância desse conteúdo.

Outra dica é criar uma rotina de conteúdos. Pode ser a cada 15 dias ou 1 vez por semana. E aqui, você divulga também esse conteúdo em suas redes sociais, engajando ainda mais seus clientes.

Para ilustrar o que você precisa entender, dá uma olhada nesse artigo que tem lá no site do Rafael Bigarelli:

post-blog-rafael-bigarelli
Post blog sobre locais para fazer o ensaio Pré-wedding, por Rafael Bigarelli

O Rafael é fotógrafo de casamento e com esse artigo ele não só fechou vários ensaios pré-wedding, como também os casamentos. Ele pegou na “dor” da noiva que provavelmente estava em busca de algum lugar para o ensaio ou procurando fotos para se inspirar. Nesse post, o Rafael usou as fotos dos ensaios que ele fotografou e isso despertou o desejo nesses clientes.

O blog é para isso, despertar desejos, sanar dúvidas e até ensinar algo. Então, aproveite essa oportunidade.

6. Mostre os depoimentos dos seus clientes

Os clientes em potencial, além de pesquisarem muito por um profissional de fotografia antes de fazer uma contratação de seus serviços, também gostam de ouvir as pessoas que já contrataram / compraram desse. 

De acordo com alguns estudos recentes, 84% dos clientes confiam nas Avaliações Online tanto quanto nas recomendações de amigos e familiares.

como-fazer-meu-site-aparecer-no-google

Então, esta é uma grande oportunidade para você usar o feedback dos seus clientes para ajudar a vender ainda mais e  posicionar seu site e negócio de fotografia como confiável para clientes e para o Google.

Existem várias maneiras de conseguir o feedback de seus clientes, e as redes sociais podem ser uma ferramenta inestimável. Afinal, são nessas plataformas que eles expressam satisfação ou frustração, escrevem comentários e compartilham conteúdo. 

Por fim, você sempre pode pedir aos seus clientes que deixem comentários e escrevam depoimentos.

Incentive os clientes a dar um feedback honesto, assim como oferecer promoções, como descontos em futuros trabalhos e produtos gratuitos, como impressões fotográficas adicionais.

Site para Fotógrafos ou Redes Sociais: Qual o melhor para o SEO?

São muitos os mitos envolvendo site e as redes sociais. Que é indispensável para o fotógrafo ter o seu próprio site, inclusive, já falamos por aqui.

Então, vou abordar apenas 1 motivo: Economia.

Algumas redes sociais, como o Facebook e Instagram, por exemplo, há um bom tempo limitou o alcance orgânico, que é o alcance gratuito, sem pagar anúncios.

Dessa forma, sem investimento financeiro em anúncios nas redes sociais, dificilmente conseguimos fortes resultados de divulgação nessas plataformas. 

E quando falo em conseguir resultados, seria gerar vendas e lucratividade, e não apenas likes e seguidores.

como-cadastrar-site-no-google

E neste ponto que Fotógrafos e Empresas de Fotografia, mas que possuem site, destaca seu Negócio OnlineO SEO aplicado em seu site entrega muito mais resultado no Google.

Portanto, as redes sociais precisam estar em harmonia com o que você posta no seu site. Elas são um complemento para todo o trabalho que você faz!

SEO para Fotógrafos: Conclusão

O Google considera mais de 200 fatores para posicionar um site na Primeira Página e aqui citamos alguns deles que, se realizados e preenchidos de forma correta, ajudará muito seu site de fotografia a se diferenciar de sua concorrência.

Em resumo, o SEO continua sendo uma das estratégias de marketing mais significativas para seu negócio na fotografia, que fará crescer ainda mais sua presença online

Ao construir uma estratégia sólida de SEO você intensifica sua exposição na pesquisa do Google. Com isso, direciona os clientes (leads) qualificados para seu site.

Essa ação tem uma consequência: você aumentará as suas vendas (taxas de conversão) e, sendo assim, melhora consideravelmente seus resultados financeiros. 

Acima de tudo, você se elevará acima do mar de concorrentes e conquistará a confiança de seu público-alvo.

Espero que este post ajude você a entender ainda mais como funciona o SEO para Fotógrafos e como é muito importante otimizar o seu site para que seu negócio de fotografia tenha um ótimo ranqueamento.

Abaixo, você tem acesso a uma super aula do Fernando Coutinho, fotógrafo e consultor SEO Google, sobre como usar o Proa seu site chegar na primeira página do Google.

Conte sempre com a Alboom para ajudar seu site se destacar nas pesquisas do Google

A Equipe de Conteúdo Alboom recomenda a leitura dos seguintes artigos:

7 Dicas Básicas de SEO para o seu conteúdo Ranquear Melhor

Como Encontrar as Palavras Mais Pesquisadas no Google? Descubra!

Portfólio de Fotografia: 5 Dicas para Você Considerar Antes de Criar o Seu


Gostou desse conteúdo sobre SEO para Fotógrafos? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe também o Blog da Alboom nas suas redes sociais.

18 CommentsClose Comments