O que é Domínio Web? Veja dicas valiosas para você saber onde e como comprar o Domínio Web perfeito para você

Neste artigo vamos explicar o conceito e significado de Domínio Web.

O termo Web ou WWW é sinônimo de internet e quando falamos Domínio Web é para indicar o endereço ou link eletrônico de qualquer coisa que mostramos na internet.

Mas isso é só o começo! Para entendermos todo conceito relacionado a Domínio Web, principalmente como o seu nome é formado e toda relação desse “endereço virtual” com a identidade do site.

Domínio Web: seu endereço virtual

Os locais físicos, como de nossa casa ou de uma empresa, possuem um endereço com CEP, não é verdade?

Esse endereço completo, quando compartilhado com alguém, têm alguns objetivos, como comprar ou vender coisas, receber pessoas, correspondências e entre outras possibilidades.

No mundo da internet, também é possível viabilizar quase tudo isso através do que chamamos de endereço virtual, presença na Internet ou presença online!

E como você encontra, afinal, o caminho para se chegar nesse endereço virtual?

Os engenheiros que criaram a internet, também criaram o Domínio Web, que nada mais é que um texto que segue um formato específico para direcionar a um endereço único na internet.

Todo site, rede social ou qualquer conteúdo disponibilizado na internet, possui seu domínio web.

Portanto, ter um site é sinal de credibilidade para o seu negócio, pois é com ele que você possui seu próprio endereço virtual.

Sendo assim, nesse artigo vamos explicar o porquê é importante ter o seu negócio presente na internet e dar dicas valiosas de como comprar o Domínio Web perfeito para suas necessidades.

Domínio Web

o-que-é-domínio-de-site

O Domínio Web, ou domínio de site, em resumo, nada mais é que o seu endereço na internet.

Sendo assim, ele pode estar relacionado com o seu nome, com a sua marca, com o seu negócio ou com o seu ramo de atuação.

O Domínio de um Site é tão importante, que há sites especializados para a comercialização, como o Registro.br e o GoDaddy.  A comercialização de Domínios ocorre no mundo inteiro, mas cuidado para não cair em “ciladas”.

Atualmente, o custo anual de um domínio é em média de R$40,00, e há condições diferenciadas para a assinatura de dois anos ou mais.

Dessa forma, fique atento nessa hora para não pagar muito barato o primeiro ano e ter uma surpresa no segundo.

Portanto, caso você ainda esteja desenvolvendo o nome e a identidade visual de sua marca, é sempre interessante checar antes se o domínio de site está disponível para a comercialização.

Ahh, e o valor para você ter um domínio web é muito baixo em relação ao benefícios que ele traz. Em conclusão, é muito mais um investimento que apenas um custo supérfluo.

Domínio Web: Conheça os tipos de Domínio para se inspirar

Se você ainda não tem domínio de site ou está pensando em reformular o nome de sua marca, as dicas abaixo serão um guia para você pensar (ou repensar) sobre como você pode escolher o melhor domínio de site para seu negócio.

Domínio-web

E sim, há tipos de domínio web que, como já dissemos anteriormente, podem variar de acordo com o seu negócio. Separamos aqui 5 tipos de Domínios para você se inspirar e escolher.

1. Pessoal

O Domínio Pessoal é quando o seu nome é a sua marca e há vários ramos de negócio que podem utilizar desse tipo de domínio, pois ele cria uma sensação de confiança, autoridade e credibilidade.

Exemplos:

2. Descritivo

Um Domínio Descritivo é quando gera a compreensão instantânea do propósito da empresa, pois normalmente possuem o segmento no nome.

Exemplos:

3. Motivacional

Um Domínio Motivacional é quando o nome está relacionado ao propósito da empresa, porém de uma forma mais abstrata.

Exemplo:

4. Criativo

O Domínio é Criativo quando o nome da empresa não tem qualquer ligação com o propósito da empresa.

Exemplos:

5. Híbrido

Ter o nome da empresa e seu propósito no domínio é uma excelente saída para se destacar, pois você pode usar palavras-chave e trabalhar o SEO já no seu nome.

Exemplos:

Domínio Web: Dicas e informações úteis para o momento da compra.

Há vários detalhes que são importantes pensar e rever na hora de criar o seu domínio, pois a sua marca e o nome de sua empresa, no mundo digital, depende dele.

Muitas vezes, ao iniciar o processo de compra e registro de seu novo domínio de site, alguns pequenos detalhes podem ser úteis, ou mesmo facilitar a definição deste importante passo para seu negócio

Sendo assim, visando facilitar a sua compra de domínio e também te ajudar a escolher o melhor domínio para o seu negócio, separamos algumas dicas que consideramos essenciais para você.

Além disso, também falaremos sobre algumas curiosidades sobre o nome do domínio.

Onde comprar um domínio de site?

Procure sempre adquirir domínios de fontes e empresas confiáveis e tradicionais.

Você terá muito mais tranquilidade e segurança em sua compra.

Além de não correr o risco com problemas, como instabilidades, reconfigurações ou, até mesmo, pagar um valor muito alto de uma empresa que está “revendendo” este domínio para você.

Conversando coma Time de Suporte e Atendimento da Alboom, os nomes mais citados foram Registro.br e GoDaddy.

Quantos domínios devo comprar?

É altamente recomendável, mesmo que você consiga registrar o domínio de site que tenha a terminação “.com.br” , procure comprar também a terminação “.com”. 

Assim, você terá a opção de utilizar este domínio de site em futuros projetos relacionados a sua empresa, em uma possível expansão, por exemplo.

Além de evitar que um domínio igual ao seu, com o mesmo ramo, seja utilizado por outra pessoa, podendo gerar confusão entre os clientes.

Tamanho do Domínio Web

Procure não fazer domínios muito extensos, sendo assim, o nome de um domínio de site deve ter de 2 a 26 caracteres.

Nomes curtos são memorizados facilmente, portanto, evite nomes muito longos e confusos.

E pense sempre no futuro, lembre-se que ao agregar o nome a um e-mail profissional, o nome ficará mais longo ainda.

Caracteres Especiais

Não use caracteres como “+”, “*”, “&” e outros e também não use acentos ortográficos, pois eles podem confundir o seu usuário.

Dessa forma, no caso do seu nome ou seu negócio ter acentuação, seu domínio ficará sem.

O registro do domínio poderá até cadastrar esses caracteres, mas na hora de utilizá-lo, você poderá encontrar alguns problemas e terá de pedir a correção.

Extensão do Domínio de Site

Procure adquirir o domínio de site correspondente ao nome de sua empresa ou negócio. 

Você tem algumas formas de usar a URL do site, como por exemplo: .com.br | .com | .org | .me e etc. Essas extensões são chamadas de TLD.

O fato de seu domínio de site ter diferentes TLD´s, não o deixará menos valioso ou não terá o sucesso desejado no quesito de otimização de SEO do site. 

Dessa forma, é muito importante evitar usar TLD´s de outros países, que não seja o que você reside, como por exemplo, você morar no Brasil e querer uma TLD da Argentina, que é o “.com.ar”. 

Se você tem empresa a nível de Brasil, foque nas terminações “.com.br” ou “.br”, por exemplo. Você até pode ter o outro, mas não como principal, como um secundário direcionando para esse principal. Isso cria uma autoridade no quesito Domínio Web e a sua Geolocalização.

Mas, se o tradicional “.com.br” ou “.com” não esteja disponível, você pode efetuar a compra com terminações como .net.fot (para fotógrafos), .dev (para desenvolvedores web), .art (para artistas), entre muitas outras TLD´s que você pode usar.

Sendo assim, caso o domínio desejado já esteja em uso, você poderá usar uma extensão que combina com seu estilo e negócio.

E aqui vale destacar duas dicas valiosas: Se caso você identificar que o domínio desejado já está em uso, veja se esse site não é um concorrente direto, pois talvez seja melhor repensar em seu nome. 

E, se ele não estiver em uso, vale o investimento de adquirir ao menos os dois mais relevantes: o “.com.br” e “.com”

Categorias de Domínios

No registro.br, por exemplo, existe uma lista de categoria de domínios, que você pode verificar para focar ainda mais o nicho do seu negócio.

A novidade é que algumas capitais brasileiras e cidades com mais de 500 mil habitantes, receberam extensões de domínios, como por exemplo:

CidadeTerminação do Domínio
São Pauloseudominio.sampa.br
Florianópolisseudominio.floripa.br
Rio de Janeiroseudominio.rio.br

Portanto, se você tem um site de fotografia, seu nicho é casamento e você está em Campinas – SP, uma possibilidade para você seria: fotografodecasamento.campinas.br

Apesar do Google ainda não confirmar essa informação, ter a palavra-chave no nome do domínio de site seguido da cidade de atuação, terá um diferencial significativo no rankeamento de um site, principalmente em mercados de média e baixa concorrência. 

No exemplo em questão, “fotógrafo de casamento em Campinas” é um termo muito buscado no Google. Ou seja,  quando a noiva está em busca de um fotógrafo para seu casamento, é isso que ela digita no Google. Interessante, não é mesmo?

Então, se você está em alguma dessas cidades, fica a dica para o registro de seu próximo domínio de site.

Evite registrar um domínio similar ao desejado

Por fim, se o domínio que você quer já está sendo usado, não use números ou letras aleatoriamente junto ao nome principal do domínio. 

Por exemplo, se você quer o domínio de nome “mariasilva.com.br”, mas ele não está mais disponível, ou seja, uma outra pessoa está usando, não opte por usar “mariasilva2021a.com.br.

A empresa detentora do domínio de site mariasilva.com.br pode buscar seus direitos na justiça para cancelar o uso do seu domínio, principalmente se a empresa e o nome em questão, tiver sua marca registrada no INPI.

Nesse sentido, você pode escolher alternativas, como colocar a palavra-chave ou o nicho no nome do domínio. Se a Maria Silva for design de interiores e quiser usar o seu nome como marca, ela pode optar por “mariasilvainteriores.com.br”.

Por que é importante ter um Domínio Web Próprio?

Registro-de-domínio

Algumas plataformas de criação de site, como a Alboom, oferecem o domínio chamado “provisório”. Isso quer dizer que você tem um endereço virtual, mas o seu nome vem atrelado ao domínio da empresa que desenvolve o sistema de sites.

Em resumo, esse domínio provisório é atrelado aos planos gratuitos das empresas de desenvolvimento de sites. Mas à partir do plano pago, você já tem a opção de conectar o seu próprio domínio.

Isso é ruim? Não necessariamente. Aliás, pode ser uma excelente forma para quem está começando dar o primeiro passo. 

Sendo assim, para passar mais credibilidade e usufruir de todos os benefícios, o ideal é ter um domínio de site próprio.

Veja na tabela abaixo alguns desses benefícios:

Tamanho do EndereçoCom o Domínio de site Próprio, você pode ter um endereço mais curto e mais fácil de ser lembrado.
Conexão Google AnalyticsVocê pode configurar o seu domínio ao Google Analytics e verificar o seu desempenho
Google verificação do DomínioÉ o primeiro passo para apresentar o seu domínio para o Google, principal site de busca.
SitemapSegundo passo, que facilita o processo de indexação de páginas nos motores de busca
E-mail PersonalizadoTorne seu negócio ainda mais profissional com um e-mail vinculado ao Domínio

E-mail Profissional é importante ter?

comprar-domínio-de-site

E-mail profissional, assim como o domínio de site, vai dar mais credibilidade para o seu negócio e aqui você pode usar e abusar da criatividade.

Afinal, existem também empresas especializadas nessas hospedagens;

O Google tem o Google Workspace (antigo G Suite), que é uma ferramenta de e-mail paga, mas extremamente segura e confiável.

O Zoho Mail tem serviços pagos e gratuitos e também é uma ferramenta que você pode confiar.

Dessa forma, podemos concluir que sim, é muito importante você ter um serviço de e-mail que não vai te deixar na mão e fazer você perder contatos.

Conclusão

A princípio, ao definir o nome da sua empresa e como será o posicionamento dela na internet, muitas vezes é pensado apenas em uma logo e nas cores que farão a composição dessa imagem. 

O Blog da Alboom trouxe aqui uma nova maneira de ver esse processo de criação, que precisa começar pelo nome e pelo domínio.

Já pensou na dor de cabeça que você pode ter (ou evitar)? Criar o nome, a identidade visual e chegar na hora de comprar o domínio de site e ele não está disponível? Seria terrível! Ou, não tão menos pior, ter um concorrente próximo a você com um nome muito parecido?

Por isso, é muito importante sempre consultar os sites de domínio e ficar atento a essas informações.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas sobre domínio de site!

Deixe seu comentário para nós e compartilhe com seus amigos.

Você também pode gostar de ler:

Marketing Para Fotógrafos

Inbound Marketing para Fotógrafos e Criativos

Quanto vale meu Site?