FOTÓGRAFOS E CRIATIVOS: APRENDA OS MAIORES ERROS NO INBOUND MARKETING – E VEJA DICAS DO QUE FAZER

Vou falar aqui de marketing de conteúdo, ou melhor de INBOUND MARKETING. Inbound Marketing para Fotógrafos e Criativos – MAIORES ERROS vai tratar de mostrar um conjunto de dicas sobre como melhor usar essa poderosa ferramenta de captação de oportunidades e geração de vendas.

A verdade é que cada negócio é único, e isso é ainda mais verdadeiro para Fotógrafos e Criativos – que tem na sua própria arte seu diferencial.

E é por isso que neste artigo vamos focar no lado prático, principalmente dizendo o que NÃO fazer para que seu INBOUND MARKETING seja um sucesso e não traga pontos negativos para seu negócio.

Inbound-marketing-para-fotografos

COMO DEFINIR INBOUND MARKETING PARA FOTÓGRAFOS E CRIATIVOS?

O Blog da Alboom já se dedicou a falar sobre marketing para fotógrafos e o mesmo se aplica a outras profissões visuais, como designers, decoradores, arquitetos, artistas – enfim as profissões criativas.

Então o que seria INBOUND MARKETING para fotógrafos e criativos?

O conjunto de técnicas usando conteúdos online como site e redes sociais para engajar o cliente a se interessar ainda mais pelos seus projetos, serviços e produtos recebeu o nome de INBOUND MARKETING.

Como o próprio nome diz, INBOUND MARKETING (marketing de entrada ou atração) é uma forma de atrair clientes através de conteúdos relevantes.

E não para com o conteúdo sendo mostrado simplesmente.

O INBOUND MARKETING cobre também a interação, engajamento e próximos passos a partir do pontapé inicial que foi a existência do conteúdo e do interesse de busca do cliente.

OS CANAIS DO INBOUND MARKETING

É muito importante também você entender sobre os CANAIS do INBOUND MARKETING.

Os CANAIS do INBOUND MARKETING são os mais variados tipos de site como site de profissional, blog, marketplaces e também as redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Há ainda outros serviços que também podem ser canais do seu INBOUND MARKETING como Google My Business, Google Maps e outros diretórios online.

Para você que estava esperando eu usar o termo MARKETING DIGITAL, vamos chegar lá agora.

Para muitos negócios criativos o MARKETING DIGITAL do profissional pode ser 100% INBOUND – O que significa dizer que MARKETING DIGITAL na prática é sinônimo de INBOUND MARKETING.

Mas é bom falar também que marketing digital engloba INBOUND MARKETING e também OUTBOUND MARKETING, sendo esse último as formas mais ativas de buscar interessados e novos clientes através de propaganda ou venda presencial principalmente.

A principal diferença INBOUND vs OUTBOUND é que no INBOUND MARKETING o cliente está ativamente procurando o que você tem para oferecer, e na maioria das vezes quando o cliente encontra ele começa uma jornada de avaliação e interação. E daí pode evoluir para a venda ou conversão.

Inbound-Marketing

OS TOP 5 ERROS DE INBOUND MARKETING QUE VOCÊ TEM QUE EVITAR

Toda a essência do INBOUND MARKETING está no real interesse dos profissionais ou empresas em disponibilizar conteúdo de qualidade para que os clientes se interessem por seus produtos ou serviços.

Na maioria das vezes os problemas surgem não por falta de conteúdo de qualidade, mas sim na estratégia, forma ou em alguns detalhes operacionais de como os conteúdos online são organizados e as interações com o cliente ocorrem na sequência.

Os 5 maiores erros de INBOUND MARKETING para você fotógrafo ou criativo evitar estão a seguir:

1. Não ter uma PERSONA definida (ERRO 1)

Um dos maiores erros é não ter sua PERSONA definida!

Ao elaborar nosso plano de marketing, antes de mais nada precisamos ter o Público Alvo definido. A definição de sua persona vai impactar todo seu trabalho e os resultados finais conseguidos. 

Saber o público que queremos atingir é fundamental para INBOUND MARKETING.

Alguns detalhes que devemos saber para definir exatamente nossa persona ou definir o conteúdo ideal para a principal persona:

  • O conteúdo criado /desenvolvido é realmente importante para o meu público-alvo (persona) principal?
  • O que a minha persona principal gostaria de encontrar em cada página do site e do blog?
  • Qual o contexto e prioridades para a persona? E como fisgar a atenção?

Quando definimos a nossa persona, precisamos conhecer todos os detalhes, desejos, dores e ter em mente as soluções para os problemas dessa persona.

E com isso finalmente vincular os desejos e dores com os nossos conteúdos do INBOUND MARKETING.

Fotógrafo/CriativoErros para evitarO que fazer
Conteúdo do Site/BlogEvite ser muito formal e surpreender negativamente o cliente.Ajuste a linguagem de acordo com a persona principal. Facilite a compreensão.
Posts em Rede SocialEvite conteúdos que não interessam a persona principal.Informe, inspire ou deixe a sua persona curiosa para saber mais, gerando tráfego para o site.

Marketing-para-fotografos

2. Comunicar TOTALMENTE diferente do OUTBOUND Marketing (ERRO 2)

No outbound marketing, a empresa ou profissional vai até o cliente.

Bem ao contrário do INBOUND MARKETING.

Mas o cliente é o mesmo, certo?

A percepção do cliente com você ou sua empresa em teoria deveria ser o mesma independente do canal.

Imagina que alguns interessados vão até você (INBOUND MARKETING) e você usa expressões ou priorize produtos bem diferentes da experiência outbound, quando a empresa vai até a pessoa.

A dica aqui é ser coerente e consistente com a forma como você se comunica em todos os canais, e em todas as situações.

Fotógrafo/CriativoErros para evitarO que fazer
Conteúdo do Site/BlogEvite posições fortes e conflitos.Tenha excelentes conteúdos que reforcem o seu propósito e seus diferenciais.
Posts em Rede SocialEvite falar de política, futebol ou demonstrar posições extremas no perfil profissional/business.Divulgue sempre as novidades e conteúdos do site/blog.

3. EXAGERAR no convencimento (ERRO 3)

Foque no Conteúdo. A venda é consequência.

Uma das grandes diferenças entre OUTBOUND MARKETING e INBOUND é que no outbound a venda é por persistência e no inbound, ao contrário, há um interesse do cliente o que já significa um grande progresso.

Como já há um interesse, evite exagerar nas frases de venda para quebrar o encanto e admiração que pode ainda estar se formando.

Uma dica é, ao invés de afunilar com ofertas de venda, procure dar caminhos para o cliente encontrar o que ele está procurando, seja saber mais sobre preço ou quem sabe descobrir mais sobre você, seu trabalho ou produto.

Fotógrafo/CriativoErros para evitarO que fazer
Conteúdo do Site/BlogEvite falar a mesma coisa muitas vezes, principalmente se for argumentos de venda.Crie uma história, uma sequencia de argumentos e tente fazer da conversão uma consequência do seu conteúdo online.
Posts em Rede SocialEvite divulgar muitas promoções nas redes sociais. Evite ser criticado nas redes sociais.Gere curiosidade e interesse a ponto de clicarem para ir para o site. O melhor lugar de conversão é o site ou landing page.

Marketing

4. Focar mais na CONVERSÃO do que no RELACIONAMENTO (ERRO 4)

Um erro bastante comum verificado principalmente em certos sites e blogs de fotografia: Focar apenas na conversão e muito pouco no relacionamento.

O seu site ou blog, e o mesmo vale para suas redes sociais, deve dedicar 75% do “armazenamento” para conteúdos informativos e de inspiração e apenas 25% (ou bem menos) para conteúdo de conversão.

Há sites que vendem muito e a única página de conversão é a página “Contato”.

E há sites e blogs onde fotógrafos e criativos também dedicam partes inteiras do site para conteúdo de vendas, mostrando uma sequência extensa de gatilhos de convencimento e persuasão.

Além do conteúdo on-line, o INBOUND MARKETING também engloba o envio de e-mails e mensagens que são relacionadas aos conteúdos acessados pelos clientes.

Portanto, nem todos os argumentos de vendas precisam ser usados todos de uma vez no site ou no blog. É importante distribuí-los na jornada de compra para não estressar o cliente.

Então como trabalhar o relacionamento no INBOUND MARKETING?

Há várias formas de trabalhar o relacionamento com a sua persona para que a venda seja uma consequência e não algo exagerado ou forçado.

Nas 3 fases: Atrair, Considerar e Conversão, os clientes podem avançar mais rápido ou não tão rápido assim entre a atração e a venda ou conversão.

A importância do relacionamento se dá como forma de ampliar a percepção de valor e preparar para a a decisão da compra pelo cliente: A Conversão!

Fotógrafo/CriativoErros para evitarO que fazer
Conteúdo do Site/BlogTer muitos locais de conversão no site e no blog. 
Evite exagerar nos pop ups de conversão.
Dedique menos de 25% a conteúdos de conversão. Foque no relacionamento e senso de empatia do cliente com sua marca. Envie emails de continuidade ou faça remarketing. Incentive o consumo de conteúdos.
Posts em Rede SocialEvite postar coisas que não serão úteis nos dias, semanas, ou anos a frente. Ofereça opções além da conversão. Exemplo: “Estamos com uma campanha muito legal e para saber sobre ela, ou mesmo conhecer nossas novidades, visite nosso site.

Marketing-Digital
O INSTAGRAM é um canal INBOUND MARKETING do Fotógrafo e Criativo.

5. Não deixe no PILOTO AUTOMÁTICO (ERRO 5)

No INBOUND MARKETING não existe uma regra mágica para tudo.

E você fotógrafo ou designer que pensou que basta publicar um conteúdo o para os resultados virem, infelizmente a realidade é bem diferente!

Há uma lei que você precisa sempre seguir: medir para melhorar.

Avalie seus principais canais e falando do site ou blog, acompanhe as páginas mais visualizadas. Além de acompanhar as visualizações das páginas pelo sistema criador de sites, integre o Google Analytics para ampliar os indicadores de acompanhamento do seu site/blog e/ou portfólio online.

Um erro é pensar que devemos analisar apenas a taxa de conversão ou o resultado de vendas no INBOUND MARKETING.

O que você aprendeu até aqui é que o INBOUND MARKETING, sobretudo para para fotógrafos e criativos, informa, inspira e influencia – e aumenta com tudo isso o senso de empatia e relacionamento com a marca, profissional ou empresa.

Então é importante medir também visualização, impressão em buscas no Google e outros indicadores como taxa de rejeição, tempo médio de permanência, e perfis de acesso são evidentemente muito importantes de serem gerenciadas.

Lembrando sempre que você monitora para melhorar. Portanto com acompanhamento vem as ações de melhoria tanto no processo de INBOUND MARKETING como em outros aspectos como criação de conteúdo, email marketing, produto, remarketing, etc.

Fotógrafo/CriativoErros para evitarO que fazer
Conteúdo do Site/BlogEvite ter um site ou blog sem novidades.Acompanhe o tráfego (visualização) nas suas principais páginas. Encontre os 3 melhores caminhos e busque maneiras de melhorar. Use remarketing e email marketing para incentivar o consumo de conteúdos e acelerar a jornada de consideração e conversão.
Posts em Rede SocialEvite também ter um perfil sem atualização ou novidades. Os clientes percebem.Crie conteúdos específicos para redes sociais como maneira de melhorar o engajamento e taxa de cliques (CTR).

TENDÊNCIAS DO INBOUND MARKETING – PARA FOTÓGRAFOS E CRIATIVOS

O INBOUND MARKETING tem se popularizado e com os fotógrafos e criativos não seria diferente.

O uso do INBOUND MARKETING para fotógrafos e criativos tende a se popularizar ainda mais quando temos um mercado fotográfico que a cada dia está mais em transformação e caminhando a todo vapor para o online e ecommerce.

É muito importante você ter compreendido que o INBOUND MARKETING oferece além da informação, uma forma de relacionamento ou conexão.

Integrado ao INBOUND MARKETING estão outras táticas que ajudam a acelerar a jornada de compra, destacando o remarketing, email marketing e até mesmo outras técnicas tradicionais como ligação telefônica e SMS.

Nesse sentido as maiores tendências do INBOUND MARKETING estão na gestão integrada de todos os canais e na automatização de atividades.

Se você sentiu falta de saber como implementar o INBOUND MARKETING ou ter mais informações, selecionamos este conteúdo do Fotologia para complementar o que foi mostrado até aqui.

Como montar um Inbound Marketing para Fotógrafos. Fonte: Fotologia.

CONCLUSÃO

Demos muitas dicas, estratégias e principalmente os principais ERROS PARA EVITAR no INBOUND MARKETING de fotógrafos e criativos.

Mesmo fazendo tudo certo, é muito recomendado você analisar e monitorar sempre para se antecipar e descobrir novos caminhos para o interesse a conversão aumentarem.

A mudança das gerações e outras características de cada pessoa que você lida no negócio, vão precisar de refinamento e melhorias contínuas no seu INBOUND MARKETING.

Espero que essas dicas te ajudem a atrair e conquistar cada vez mais clientes e ter mais resultados.

Conheça outros assuntos relacionados no Blog da Alboom e ajude nosso blog a crescer compartilhando esse artigo em suas redes sociais e com amigos.


Outros artigos que podem interessar:

Email de Boas-Vindas: Como Criar Um Direto ao Ponto

A Fotografia Digital e o Fotógrafo Moderno

Anuário da Fotografia: Uma Análise Comentada

4 CommentsClose Comments