7 motivos para fotógrafos criarem seu site profissional de fotografia para ontem!


Neste artigo vamos direcionar nossos esforços de convencimento para aqueles fotógrafos que resistem em ter um site profissional de fotografia.

Que os melhores fotógrafos possuem um site próprio todos sabem.

Mas recente pesquisa feita pelo Anuário da Fotografia indica que há uma grande quantidade de fotógrafos que trabalham integralmente ou parcialmente com a fotografia e contam unicamente com a presença online em redes sociais.

Será que esses fotógrafos “sem site” estão errados ou corretos?

A palavra errado é evidentemente muito forte. Mas neste artigo vamos mostrar e explicar as principais razões para criar ou montar um site para fotógrafos.

Vamos explicar que alguns mitos sobre site profissional são assumidos como verdade talvez por falta de conhecimento ou traumas com experiências criando sites.

site-profissional

Os 7 principais motivos para fotógrafos criarem ou montarem seu site profissional

Fotógrafos, por que é importante ter um site em tempos de Instagram e Facebook?

Qualquer pessoa, mas qualquer mesmo, quando está em dúvida ou pesquisando algo, ela primeiro vai lá na barra de navegação do Google e digita o que procura.

Entenda que, para você ter tráfego orgânico e ser encontrado no Google, é o site que faz esse trabalho para você.

Apenas depois de pesquisar no Google e te encontrar, a pessoa vai te procurar no Instagram, Facebook  e outras Redes Sociais.

Parta do princípio que nem todo mundo te conhece e principalmente que nem todo mundo sabe o que você faz.

Abaixo listamos alguns motivos do porquê você precisa de um site profissional de fotografia.

1 – Autoridade e Profissionalismo

Sim, com um site profissional de fotografia, você ganha mais autoridade e passa muito mais profissionalismo. Afinal, esse é um passo a mais que acaba passando muito mais confiança para o seu cliente.

Além disso, um site com conteúdos de Blog com relevância, criam uma autoridade para o seu nome / domínio, trazendo autoridade e aumentando o seu ranqueamento.

2 – O site é o seu melhor vendedor

Costumo dizer que o site é uma vitrine para qualquer profissional, principalmente para os fotógrafos. A home, ou página principal, é quem determina se o cliente quer ou não “entrar para ver mais”.

Pense como se você tivesse uma loja física. Você vai colocar uma roupa feia ou deixar o manequim desarrumado? É claro que não!

O seu site profissional de fotografia deve apresentar o seu melhor, aquilo que lhe enche os olhos e te traz orgulho.

Por isso, capriche muito nos banners, nas cores, fontes e nas imagens em destaques dos trabalhos que realizou.

3 – O site é seu!

Você é da época do Orkut? Então… 

Assim como ele, o Instagram é uma Rede Social que pode tanto sair do ar por problemas técnicos (como já aconteceu), como pode também mudar da noite para o dia o seu algoritmo de entrega (como já aconteceu) ou pode simplesmente deixar de existir.

E aí? O que você vai fazer?

O site profissional é seu, seja ele gratuito ou com hospedagem paga. A mesma coisa se você tiver domínio próprio

Você que é fotógrafo precisa estar preparado e blindado de todos os lados na internet.

Enfim, ter um site com uma base sólida, mantê-lo atualizado e fazer o SEO básico, garantirá resultados surpreendentes. As Redes Sociais que você usa, você pode conectá-las ao seu site de fotografia.

site-de-fotografia

4 – Agregue conteúdo ao seu trabalho de fotografia

Em qualquer nicho da fotografia, o cliente que vai te contratar pode ter dúvida sobre algum assunto, que pode ser ou não, relacionado ao trabalho que você vai realizar.

Um exemplo clássico é o de ensaio fotográfico externo. “Qual roupa (cor) usar?”, “Faço uma make mais leve ou pesada?” ou melhor ainda “No ensaio terá troca de roupa?”.

Portanto, ter um Blog dentro do seu site profissional é uma excelente ferramenta para você tirar justamente essas dúvidas. Seu cliente tem dúvida!

Sem falar no tráfego orgânico que você vai ter se o seu conteúdo de Blog estiver excelente!

5 – É o seu cartão de visita online

Aposto que se você vai fazer alguma compra online em uma E-commerce, você vai olhar o sobre da empresa, não vai?

Arrisco a dizer que se você não encontrar a credibilidade que esperava, você vai partir para a próxima loja, não é mesmo?

E por que você ainda acha que um breve resumo que o Instagram e Facebook disponibiliza para você é o suficiente para você fechar negócios?

É no seu site profissional que você vai contar mais a fundo sobre você, sobre sua jornada na fotografia e se quiser até um pouco sobre sua família e suas paixões.

O seu cliente precisa se conectar com você pela sua essência. Se vocês compartilharem algumas coisas em comum, essa conexão virá mais rápido ainda.

Então, quando for fazer o seu site, faça o seu sobre com muito esmero. 

galeria-de-fotos

6 – Receba contatos 24h por dia, 7 dias por semana

Até aqui você entendeu os motivos que levam o seu site profissional a ser a sua vitrine, seu cartão de visitas e o local onde você vai inspirar e tirar dúvidas sobre a sua fotografia e seu trabalho.

Agora, entenda que o site trabalha todos os dias, 24h por dia. Já parou para pensar que sua “vitrine” estará sempre aberta? Pois é!!

Uma página de contato funcional, em que o cliente vai te mandar o orçamento e você vai responder. Esse é o primeiro vínculo.

Você também pode colocar o botão do Whatsapp e do Facebook Messenger se usar o Alboom Prosite, e receber mensagens mais rapidamente.

7 –  É com o site que você vai ser encontrado

O Google e outros buscadores podem não ranquear o seu Instagram ou Facebook nos resultados da pesquisa.

Tem quem consiga? Tem. Mas você quer arriscar ou gastar horrores com anúncio?

A forma mais certa para você obter sucesso é trabalhar o SEO do seu site. É com ele que, agregado a conteúdo relevante e frequência de postagem, você vai ranquear e ganhar posições.

O Fernando Coutinho, que é fotógrafo e também consultor SEO Google, sempre fala: “É um trabalho de formiguinha, mas dá resultado.”.

Não adianta você ter pressa e também não adianta fazer tudo pela metade. Tenha calma, siga as orientações, faça com carinho.

O Alboom Prosite possui uma plataforma que facilita o trabalho de SEO e possui uma relevância excelente para o Google.

site-responsivo

Concluindo: Site é Investimento

De nada vai adiantar para você esse artigo se você tem o pensamento que site é caro. Ou pior, que é difícil de mexer.

Investir é diferente de custo. Investir é transformar o seu negócio e agregar valor a sua marca. Portanto, se você é fotógrafo, o site é investimento.

A Alboom investe em tecnologias e melhorias dos serviços sempre, justamente porque entendemos a sua necessidade.

Temos Central de Ajuda, Atendimento ao Cliente especializado e muitos conteúdos incríveis aqui em nosso Blog.

E aqui, eu proponho um desafio para você. Topa?

A Alboom possui a versão gratuita do Prosite. Ela é gratuita mesmo, sem pegadinhas, você não precisa cadastrar o seu cartão.

Clique aqui e você verá – Comece Grátis

Além disso, a Alboom fornece um curso gratuito de como você vai montar o seu site em menos de 1 hora. É isso mesmo!

E ai, bora aceitar esse desafio?

Deixa aqui nos comentários para a gente saber se você aceitou e o que achou da experiência!