Lições Aprendidas sobre Vendas pela Internet analisando 7 mil transações via Alboom Pay

Créditos da Imagem de Capa: ST Produções

Iremos compartilhar alguns aprendizados muito importantes sobre venda pela internet e dar algumas dicas para você conseguir vender mais online, aprendendo conceitos que vão melhorar seu processo de vendas.

Mas nem tudo são flores. Falando de vendas pela internet, é preciso lembrar de potenciais problemas que você pode enfrentar.

Conhecimento é poder, não é!? E o que queremos com este artigo é compartilhar tudo que aprendemos até agora.

Afinal, com a experiência de mais de 7 mil transações de vendas online bem-sucedidas, vamos também compartilhar um pouco da nossa visão sobre vendas à distância e como as ferramentas para vender e receber pagamentos online podem e devem evoluir.

Com o Alboom Pay, a Alboom se tornou uma plataforma completa para empreendedores e empresas venderem mais, do site e presença online à venda pela internet.

link-de-pagamento
Landing Page do Alboom Prosite feita para o Anuário da Fotografia 2021 com link de pagamento vinculado.

Vendas: conceito e evolução

Muitas vendas foram concretizadas no conforto da casa, o que deixa o conceito vendas pela internet ainda mais fascinante.

Resolvemos nossas necessidades, de venda ou compra, somente com um computador ou celular, 24h por dia, 7 dias da semana.

A palavra Vendas pode ser definida como uma forma de pagamento para receber em troca por um produto ou serviço.

Vendas para um profissional ou empresa é, portanto, o que traz o dinheiro para o negócio.

Para aumentar o faturamento geralmente você precisa aumentar as vendas ou, ainda, aumentar o total vendido para cada cliente.

O sustento ou sustentabilidade do negócio requer que as vendas ocorram de maneira alinhada com o perfil de cliente e com os objetivos esperados de lucro e crescimento.

E hoje, uma das principais estratégias de venda é vender onde seu cliente mais está presente, ou seja, vender pela internet.

A evolução do conceito de vendas pela internet, ou vendas à distância, passa pela própria evolução das ferramentas digitais feitas para processar o pagamento online.

Com o Alboom Pay, você não precisa criar um sistema de e-commerce para vender online.

Hoje é bastante fácil e rápido vender pela internet ou criar uma cobrança do tipo link de pagamento, dando flexibilidade de pagamento, permitindo parcelamentos sem juros e aceitando praticamente todos os tipos de cartões de crédito.

vendas-de-produtos-na-internet
Loja Online da Fotógrafa Juciellen Ribeiro

As vendas pela Internet

Na venda pela internet, ou venda online, você disponibiliza um meio de pagamento onde o cliente faz a compra, tudo de maneira 100% online, ou seja, sem o contato físico com a pessoa que está comprando.

No Brasil, o principal método de vendas pela internet acontece por cartão de crédito. Isso se deve simplesmente porque é possível fazer a venda parcelada no cartão.

Mas há muito mais que aprender sobre vendas pela internet que é importante você habilitar a opção de vender por cartão de crédito.

Com as 7000 vendas bem-sucedidas, tivemos muitos aprendizados práticos sobre vendas pela internet que não estavam no “manual de instruções”.

Muitas nuances de vendas online, e detalhes práticos de como as vendas pela internet de fato ocorrem, foram desvendados pela equipe da Alboom.

E pensamos ser muito importante mostrar tudo isso para vocês, principalmente se você é um usuário cliente da nossa plataforma.m.

Em outras palavras, vamos abrir o coração com vocês, seguindo nossos princípios e valores de transparência.

De tudo que pudemos aprender, o mais surpreendente foi entender o quão crítico é a experiência de compra na venda pela internet.

Cada detalhe na interface de pagamento conta muito para a venda ocorrer de maneira rápida e fluida.

Oferecer parcelamento no cartão de crédito é outro grande diferencial para não dizer que isso seja um requisito.

Portanto, você que quer vender mais pela internet precisa ativar as vendas parceladas. O mercado simplesmente adora parcelas sem juros.

como-vender-produtos-pela-internet
Reserva Online do MB Estacionamento

As 5 grandes lições sobre vendas pela internet

Veja abaixo as 5 principais lições que aprendemos ao acompanhar os usuários que utilizaram o Alboom Pay para vendas e recebimentos online.

1. Venda presencial e venda pela internet se complementam

A grande dica para quem quer vender mais é vender pela internet, mas isso não significa tirar o pé do acelerador na sua venda presencial.

Muitos empreendedores, que pensavam que a venda online iria prejudicar seus resultados da venda presencial, se surpreenderam ao perceber que os canais online e físico se complementam.

Trabalhar de casa, fazer vendas pela internet ou de vez em quando fazer uma campanha para vender um workshop ou curso online são realidades de muitos profissionais

Abraçar ambas oportunidades pode ser uma grande dica para você crescer seu negócio.

Por exemplo, a produtora de formatura ST Produções, localizada em Canoas – RS une o atendimento humano à venda online para entregar liberdade e flexibilidade de pagamento, seja na compra inicial, seja nos pagamentos recorrentes ou na compra de produtos e serviços opcionais.

Deixar o cliente pagar como quiser, presencial ou online, é um diferencial.

interface-de-pagamento-online

2. Ótima experiência de interface aumentam as vendas

Fazer o básico bem feito é o maior alicerce que uma ferramenta digital de processamento de pagamentos precisa fazer.

E podemos dizer que essa foi uma das maiores lições que tivemos. A rapidez alinhada a uma ótima experiência de pagamento, são divisores de água e estamos muito felizes com o desempenho.

Mas afinal, o que significa fazer o básico?

Em relação a venda pela internet, a velocidade de abertura da página de pagamentos é um fator crucial para dar segurança que toda infraestrutura é profissional, “em tempo real”.

Outro elemento também básico é a segurança. A página precisa estar com certificado de segurança SSL e nenhuma objeção pode ser notada pelo usuário no seu navegador, caso contrário, ele certamente não seguirá adiante no pagamento e você vai perder vendas.

Por último, outro elemento muito crítico para que o cliente efetue o pagamento ou a compra via internet é o que chamamos de “experiência”, o fator X.

Por que do fator x? A experiência de pagamento é o ingrediente secreto que, acreditem ou não, podem que alguns compram, ou paguem na hora, ou simplesmente desistam ou posterguem.

Não é fácil medir a motivação de uma pessoa em fazer uma compra pela internet. Mas é muito fácil você perceber que ao criar e enviar uma cobrança ao usuário, o pagamento pode acontecer de forma rápida.

O segredo do Alboom Pay

Agora, vamos contar o porquê o Alboom Pay é uma das ferramentas mais ágeis em vender e receber pagamentos online.

A sua marca profissional que faz uma grande diferença, sabia?

No topo das páginas de cobrança via Alboom Pay colocamos a marca do profissional ou do negócio.

E isso fortalece a sua reputação e a confiança do seu cliente.

Além disso, tem a experiência geral da flexibilidade que damos ao perguntar “Como gostaria de pagar?“, da simplicidade, rapidez e eficiência.

como-gerar-um-link-de-pagamento

3. A flexibilidade no pagamento aumenta a taxa de conversão

Você sabe que são muitos detalhes que influenciam uma venda. Vender pela internet é ainda mais repleto de sutilezas.

Outro aprendizado muito interessante sobre vendas e ferramentas para receber pagamentos online reside no fato que não estamos com o cliente na hora e no local que ele decide fazer a compra.

Um dos segredos de vendas é: “o que conta é o pagamento“. Tudo que é falado antes importa, mas não importa. Ou seja, se na hora H o cliente encontrar alguma surpresa, ele pode desistir

Portanto, habilitar todos os métodos de pagamento na ferramenta e ainda disponibilizar a possibilidade do cliente pagar sem juros, e deixando o parcelamento aberto no máximo que puder, com certeza podem ser fatores determinantes.

Em relação ao Juros, há um ponto importante na forma como o Alboom pay funciona:

O fato de você dizer que uma cobrança ou venda online pode ser dividido em até 12x no cartão de crédito, o Alboom Pay vai liberar a opção do cliente escolher entre parcelar de 1x até 12x.

Na prática, isso significa que você deixando “em aberto” o cliente pode escolher parcelar em quantas vezes ficar mais confortável para ele!

Uma curiosidade: A média de parcelas, nas vendas parceladas, está em aproximadamente 4 vezes. Em resumo, isso significa que ao menos você deveria pensar em habilitar entre 3 a 6 vezes sem juros, e isso poderá ajudar você a vender mais.

No futuro, quando a possibilidade de transmitir o juros para o cliente estiver implementada, com certeza a tática pode mudar e você poderá, por exemplo, disponibilizar 3 vezes sem juros e ainda o cliente conseguir comprar em até 12 vezes e pagar os juros da 4 parcela em diante.

4. As duas pontas importam: Os vendedores e os compradores

Você sabe por que os custos para processar vendas e pagamentos online são maiores que das maquininhas?

Se você responder “risco”, você acertou. 

Vender pela internet é uma maravilha, mas ao mesmo tempo, merece certos cuidados. E o que nós aprendemos é que para proteger os vendedores é preciso proteger os compradores.

Como assim?

Se os compradores tivessem maior transparência, em relação ao vendedor ao qual ele está comprando online, a chance dele cancelar a compra no cartão diminuiria, porque sua decisão (de compra) foi feita em cima de boas e claras informações.

O vendedor que tem todas suas vendas aprovadas e concluídas com sucesso, além da alegria e do dinheiro, tem também um aumento em sua reputação.

Da mesma forma, o comprador também recebe uma pontuação na reputação perante sistema de pagamento online Alboom pay e de todo ecossistema.

Usando o conceito da roda virtuosa, tudo funcionando bem causaria diminuição dos custos e juros de todas as instituições envolvidas para processar uma venda online.

Na teoria é simples, contudo na prática não é bem assim.

Um dos aprendizados que tivemos, é que a plataforma precisa fazer sua parte e assim tentar facilitar, o máximo possível, que exista essa transparência.

Em breve, a Alboom vai lançar uma nova versão do Alboom Pay que vai contemplar o perfil do vendedor, dando essa maior transparência que acabamos de falar.

Em resumo, o processo de certificação será simples, grátis e realizado em duas fases que terá um selo de conta verificada e na segunda fase serão liberadas as antecipações de 14 e 2 dias nos pagamentos parcelados via cartão de crédito.

Outra novidade [SPOILER ALERT], é a possibilidade de também vender parcelado no cartão sem necessariamente antecipar. Isso significa receber mês a mês cada parcela compensada, até o fluxo das parcelas terminarem.

5. Escute o cliente para tornar as vendas pela internet cada vez melhor

Escutar o cliente em qualquer empresa ou setor pode trazer ideias e retornos para melhorarmos o produto e, às vezes, até pensarmos diferente do que antes.

O lançamento do Alboom Pay é algo relativamente novo na plataforma Alboom.

Logo após o lançamento, incluímos uma janela na interface, onde nossos clientes pudessem apontar sugestões e indicar que funcionalidades queriam, para poderem vender pela internet com o máximo de desempenho e satisfação.

E para nossa surpresa, ao avaliar a votação dos usuários, a nova funcionalidade mais pedida é permitir que o cliente pague pelos juros dos pagamentos parcelados.

Em poucos meses, mais de 30 ideias foram apontadas e mais de 200 votos, criando assim uma clara dimensão das necessidades e desejos que existem, em diferentes tipos de usuários, quanto ao assunto vender pela internet ou oportunidades de integração dos produtos existentes na plataforma Alboom.

As ideias e solicitações mais pedidas estão a seguir e caso queira ver todas, basta acessar gratuitamente o produto Alboom Pay e clicar no botão Ideias e Sugestões.

como-fazer-vendas-pela-internet

Top 10 ideias e sugestões sobre Vendas pela Internet no Alboom Pay

Abaixo, listamos as 10 solicitações mais pedidas pelos usuários dentro da interface do Alboom Pay:

  1. Permitir que o cliente pague pelo juros do pagamento (16,01%);
  2. Vínculo com o Proof para conseguirmos vender fotos extras (10,73%);
  3. Vincular Clientes e Produtos do CRM (9,42%);
  4. Preciso saber qual a data que o pagamento ficará disponível para saque (8,85%);
  5. Sem taxa de saque (5,84%);
  6. Possibilidade de criar uma lojinha dentro do site (5,08%);
  7. Integração com CRM (4,71%);
  8. Calendário das Liberações de Pagamentos (3,77%);
  9. Juros mais baixo (3,39%);
  10. Pagamento Futuro (3,20%);

No final deste artigo disponibilizamos a descrição dessas sugestões caso seja do seu interesse saber o que elas representam mais no detalhe.

Conclusão

Espero que tenham gostado de saber, diretamente de nós, o que aprendemos e ainda estamos aprendendo sobre vendas na internet e tudo que envolve uma ferramenta digital de vendas online como o Alboom Pay.

Com as melhores intenções e a usual transparência, compartilhamos algumas sugestões e até mesmo críticas, por assim dizer.

Afinal, foi justamente por escutar o cliente e estar aberto a opiniões, pudemos criar uma melhor visão sobre como nossa plataforma, o Alboom Pay e como as vendas pela internet (Link para o Post) devem evoluir.

Veja no apêndice o detalhamento das ideias e sugestões para entender melhor as necessidades.

E falando em ideias e comentários, deixe também sua contribuição aqui no Blog da Alboom. Queremos escutar sua voz!

Recomendamos para você

Conheça o Novo Editor de Blog da Alboom

O Editor Landing Pages da Alboom é eleito um dos melhores do mundo

Complemento: Detalhamento das Ideias e Sugestões do Alboom Pay

Aqui o descritivo das funcionalidades de Venda pela Internet mais pedidas no Alboom Pay:

Permitir que o cliente pague pelo juros do pagamento

Descrição enviado pelo usuário:

Hoje o juros fica para quem cria o pagamento, entretanto seria bacana se a gente tivesse a possibilidade de optar que o nosso cliente possa pagar pelo juros. Assim recebemos o valor líquido sem descontos. =)

Vínculo com o Proof para conseguirmos vender fotos extras

Descrição enviado pelo usuário:

Quando enviamos uma seleção temos a quantidade limite para o cliente escolher, seria muito interessante se fosse possível definirmos um valor por foto extra, e quando o cliente estivesse selecionando e ultrapassem a quantidade contratada, geraria uma cobrança onde o cliente só conseguiria finalizar a seleção das fotos se ele pagar as fotos extras, e lembrando de colocar uma quantidade mínima e uma quantidade máxima de fotos a serem contratadas, isso geraria muito lucro para nós!

Vincular Clientes e Produtos do CRM

Descrição enviado pelo usuário:

Seria muitíssimo interessante se pudéssemos buscar o cliente que está lá no crm aqui no Pay, também produtos e serviços assim ficaria muito mais fácil e alias já no momento que no CRM agente gera uma venda, poderia ter como forma de pagamento o Pay e aí enviar por email a solicitação de pagamento para o cliente e assim com este vínculo ajudaria muito mais o nosso fluxo de trabalho.

Preciso saber qual a data que o pagamento ficará disponível para saque

Descrição enviado pelo usuário:

Não achei no programa a informação de quando vou receber.

Sem taxa de saque

Descrição enviado pelo usuário:

O ideal seria não ter taxa para sacar o valor disponível. Ou pelo menos ter mais opções de bancos isento da taxa. Como por exemplo, banco INTER e Itaú.

Possibilidade de criar uma lojinha dentro do site

Descrição enviado pelo usuário:

Seria ótimo se pudéssemos colocar nossos produtos no site onde as pessoas comprariam tudo online vinculado ao Alboom Pay.

Integração com CRM

Descrição enviado pelo usuário:

A maior vantagem seria estar integrado, você só digita o nome do seu cliente e ele traz os dados dele. Ainda uso o Clicster CRM, não vivo sem, e gostaria de saber onde eu integro as provas com o sistema Alboom Pay? Porque meu sonho há anos é que o cliente escolha as fotos e as fotos extras ele já paga por ali mesmo. 

Calendário das Liberações de Pagamentos

Descrição enviado pelo usuário:

Criar uma opção que liste quando os pagamentos serão liberados por data, desta forma podemos programar melhor o Fluxo de Caixa.

Juros mais baixo

Descrição enviado pelo usuário:

A plataforma nos facilita muito, estou gostando. Porém o juros são muito altos, pela demanda grande com certeza utilizada, perdemos muito fazendo a utilização, poderiam rever essa questão.

Pagamento Futuro

Descrição enviado pelo usuário:

Possibilitar um boleto com pagamento futuro, onde possamos já deixar os boletos do mês todos gerados. Tipo: cliente paga dia 25/11, hoje (03/11) já posso gerar o boleto para ele e enviar, assim melhora o gerenciamento e agiliza o serviço.

Funcionalidades solicitadas que já foram implementadas pela Alboom

Aqui algumas funcionalidades que foram solicitadas e já foram implementadas, veja abaixo a lista:

  • Mais opções de Bancos: Hoje há mais de 50 opções de bancos cadastrados;
  • Botão mostrar/esconder os saldos das vendas;
  • Desbloquear a opção de plano de recebimento para antecipação do saldo das vendas ;
  • Isenção a taxa de transferência bancária (sem taxa para saque): conseguimos!;
  • Total a receber no dashboard de vendas: o dashboard foi remodelado e destacamos esta informção.