Princípios e Valores: Como eles ajudam você a empreender?

Como conciliar o nosso dia de trabalho com nossos princípios e valores? Essa é uma grande questão para milhões de pessoas que empreendem. Neste artigo –  O que são Princípios e Valores e como melhor empreender com eles – vou abordar a fundo toda a questão fundamental de como as nossas crenças e convicções influenciam a nossa vida empreendedora.

Afinal, os princípios e valores existem para nos ajudar a sermos melhores pessoas e ajudar a sociedade.

Sendo assim, podemos afirmar que os seus princípios e valores também vão ajudar você a se tornar um melhor empreendedor e ajudá-lo nas suas interações com outras pessoas.

Irei portanto cobrir alguns tópicos específicos como:

  • O que são princípios e valores;
  • Por que princípios e valores são importantes para quem empreende?;
  • Como os princípios e valores se tornam um diferencial?;
  • Podemos aprender novos princípios e valores?

E, entre tantas outras coisas que formam o perfil ideal do empreendedor, vou incluir algumas dicas e exemplos práticos de princípios e valores que vão ajudar você a se diferenciar com eles.

Princípios e Valores – Introdução

No mundo competitivo dos negócios, as pressões por resultados são enormes e, com elas, temos que ter muita resiliência e jogo de cintura. 

No meio dessa arena de competição e esforço para vencer desafios, a cabeça do empreendedor às vezes entra em conflito sobre o que precisa ser feito, decisões que precisam ser tomadas e julgamentos gerais que fazemos das coisas.

Como diz a expressão, há situações que nós empreendedores ficamos entre a cruz e a espada, não é mesmo?

Você já se sentiu pressionado a fazer coisas que você se questionou se era a melhor conduta?

Você já disse “NÃO” porque seus princípios e valores não estavam “alinhados”, em sintonia, com o assunto?

Pois é. Você sabe do que eu estou falando…

O nosso interior fala com a gente.

Às vezes você pode ficar inseguro se faz isso ou aquilo justamente porque dentro de você há certos princípios e valores.

Se você reler o título deste artigo (O que são Princípios e Valores e como melhor empreender com eles?), você pode perceber a provocação sutil de que nem todos empreendedores trabalham em perfeita harmonia com seus princípios e valores.

princípios-e-valores-de-uma-empresa

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que abandonaram um bom emprego alegando não estar “de acordo” com a conduta (leia-se aqui princípios e valores) da empresa, da gerência, ou de uma decisão que a empresa tomou.

E contrário também.

empresas e grupos que atraem profissionais justamente pelos seus princípios e valores.

De fato, entender melhor o que são princípios e valores é mesmo importante para quem empreende, além de ser fundamental para a nossa vida no geral.

O que são e como funcionam os nossos Princípios e Valores?

Princípios e valores de uma pessoa ajudam a formar o caráter, a marca e o valor que a pessoa tem. E, quem cultiva e valoriza as mesmas qualidades, hábitos e atitudes vai perceber e valorizar ainda mais esses princípios e valores.

Mas afinal, o que são princípios e valores de uma pessoa ou de um empreendedor?

Princípios e valores são as diretrizes, normas e qualidades que orientam os pensamentos e os hábitos de qualquer pessoa e que são espelhados em outras pessoas, situações e exemplos.

Princípios e valores conectam e unem pessoas. O próprio conceito de comunidade se dá por semelhanças de interesse e pelos princípios e valores exemplo.

Essa definição de princípios e valores explica muito bem porque as empresas enfatizam seus princípios e valores de diversas maneiras, em seu site e quando falam de sua missão como negócio.

Princípios

Os princípios são para uma pessoa o que os alicerces são em uma obra de engenharia. 

Seja nos 10 mandamentos da Bíblia e no antigo código de Hamurabi (olho por olho, dente por dente), ou nas leis de trânsito e em normas de segurança de uma empresa de aviação, os princípios são os conceitos que firmam as regras, posições, leis ou normas de conduta.

Os princípios formam portanto a nossa certeza, a nossa convicção, sobre os mais diversos assuntos.

ética-princípios-valores

E qual a conexão dos princípios com uma pessoa ou com o empreendedor?

Graças aos princípios, pensamos, interagimos, tomamos decisões, ficamos mais  felizes ou mais tristes.

Você segue as leis de trânsito não só porque é Lei, mas sim porque é algo também importante para o bem coletivo.

Assim, para entender bem o que são “princípios” para uma pessoa ou para o empreender basta resumir que os princípios priorizam a coletividade e a inter-relação benéfica entre todos que participam.

Para um empreendedor, seus princípios precisam priorizar os grupos de pessoas envolvidas no trabalho, ou seja, colaboradores, clientes e parceiros.

Princípios e Empreendedorismo

Princípios são a base para o convívio e eles ajudam também nos negócios.

Steve Jobs dizia publicamente que copiava as melhores ideias, sem vergonha. E o que poderia ser um princípio bem negativo, o plágio, se tornou positivo pois a Apple sabia muito bem transformar as ideias em melhores ideais, fazendo muito melhor que os outros.

Ou seja, pegar uma boa ideia e implementá-la de maneira melhor, com mais funcionalidades e de maneira mais elegante era um princípio para Steve Jobs e consequentemente para a empresa Apple.

Rolim Amaro, fundador da TAM Empresas Áreas dizia que só uma coisa estava acima dos clientes: a segurança.

O mais importante dos princípios de uma empresa de aviação são seus requisitos de segurança, concorda? Portanto Rolim, de maneira brilhante, usava o princípio publicamente e com muito orgulho.

E há tantos outros exemplos sobre princípios e como eles influenciam os negócios e o mercado.

Você conhece a lei da pureza na fabricação de cerveja?

Toda uma indústria de fabricação de cerveja, que quer receber o tal selo de pureza, precisa produzir a cerveja seguindo as regras do princípio de pureza – que foi criado centenas ou até milhares de anos atrás.

Para os empreendedores e negócios onde a qualidade na produção importa muito, existem algumas certificações para ajudar com os princípios de qualidade e orientações de práticas consideradas chave para bons resultados.

E sobre esse ponto, de como assegurar que os princípios corretos existam em uma empresa vou dedicar a seção.

É muito interessante como podemos aprender muito sobre princípios conhecendo mais a fundo a ISO 9001.

Os Princípios e Valores da ISO 9001 – O que são e o que podemos aprender com eles?

Agora o conceito de Princípios e Valores também vai ficar muito mais claro e prático para você.

Veja como são didáticos os princípios da ISO 9001:

1. Foco no cliente

Cuidar para que do início ao fim haja um atendimento padronizado das interações, troca de informações, entrega e suporte geral.

2. Liderança

Estamos falando aqui do comprometimento que a liderança e a gestão precisam ter com os processos definidos.

3. Engajamento

Não só os líderes são responsáveis por seguir os princípios. Mas também todos os colaboradores devem se engajar e seguir os princípios e requisitos.

4. Abordagem de processos

Abordagem de sistema e gestão, com definições de etapas e detalhes da operação. Então, a formalização ajuda todos os envolvidos a seguirem os princípios e requisitos do negócio.

5. Melhoria contínua

Com a abordagem de sistema e resultados, é necessário definir e medir resultados para ser possível melhorá-los.

6. Decisão

A tomada de decisão precisa ser sobre fatos e dados claros.

7. Gestão de relacionamento

As relações precisam ser benéficas com todos os envolvidos, colaboradores e fornecedores.


Graças a princípios similares a esses que fazem parte da ISO 9001 que milhões de negócios no mundo conseguem produzir com qualidade e de acordo com as expectativas de clientes

Por fim, empreender com princípios significa empreender melhor, com mais consistência, segurança e com maior geração de resultados e valores para os clientes e outras partes envolvidas.

Valores

Um pouco diferente do que aprendemos sobre princípios, os valores definem as qualidades que mostramos no trabalho e na vida pessoal. E os valores de um negócio também são as qualidades e características da marca, serviço ou processo produtivo.

E fazendo um contra-ponto com princípios, os valores de uma pessoa ou negócio podem não ser frutos de uma lei, uma crença, uma norma – serão menos formais porém nem por isso serão considerados menos importantes pelas outras pessoas.

O primeiro exemplo que vou dar para explicar o que são valores: os vendedores.

Pense no perfil ideal de um vendedor de roupas em uma loja?

Pensou?

Pense agora no perfil ideal de um garçon de restaurante?

Depois pense no perfil ideal de um atendente de um café.

O que eles têm em comum?

princípios-e-valores-éticos

Você certamente deve ter pensado em qualidades como “atender bem”, “educação”, “simpatia”, “cordialidade”, etc.

A simpatia (a cordialidade) e a empatia (de entender com naturalidade o que o cliente está buscando) são qualidades essenciais para um vendedor, assim como para qualquer pessoa que trabalha com público no geral.

Tanto os princípios como os valores podem ser ensinados, ou treinados.

Assim, chegamos na importância plena que os princípios e valores tem para o empreendedor: disseminar as normas e atitudes importantes para o negócio funcionar melhor.

Dessa forma, o interessante é que como os valores não são tão rígidos como os princípios, é muito importante para o empreendedor ser o exemplo prático desses valores – e por isso valores são as vezes mais importantes que as próprias regras formais.

Alguns exemplos de valores

Os tipos de valores formam uma lista enorme, evidentemente. E, às vezes, os valores são confundidos com elogios.

Veja alguns exemplos:

  • Integridade
  • Humildade
  • Honestidade
  • Respeito;
  • Responsabilidade
  • Profissionalismo
  • Organização
  • Simpatia
  • Empatia

De tudo que falamos sobre valores, e também sobre princípios, o que vale a pena destacar é que eles precisam ser demonstrados para serem capazes de influenciar positivamente as pessoas.

Afinal, o ser humano tem a tendência de aprender mais por observação que por regras ou leis.

Princípios e Valores – Afinal, somos melhores empreendedores com eles?

E essa é uma grande questão!

Nossos princípios e valores nos tornam melhores pessoas empreendedoras?

Nós, empreendedores, buscamos a valorização do cliente o tempo todo. Os clientes são a razão, a sustentação de qualquer negócio.

Sendo assim, seus princípios e valores possuem um papel importante para que o cliente reconheça seu valor, em vários sentidos.

valores-e-princípios

Atualmente, estamos vivendo em um novo mercado. Esse novo mercado, muito diferente de 10 ou 20 anos atrás, os clientes valorizam toda a experiência de consumo

Nós hoje queremos uma experiência melhor, distinta, e adivinha, que também esteja alinhada com nossos princípios e valores.

Hoje há quem não gosta de comprar produtos que sejam derivados de petróleo.

E há quem só consome produtos orgânicos.

Você poderia cortar da sua lista uma marca se souber que ela usou mão de obra similar a escravidão (escravidão moderna)?

Vamos dar outro exemplo sobre a experiência do cliente e sua ligação com os princípios e valores:

Ao chegar em um bar, em um horário de futebol, muitos clientes vão procurar pela TV.

Se houver uma ou duas tvs, e o cliente conseguir acompanhar mesmo que de maneira superficial o jogo, a experiência será melhor com a tv do que sem ela.

E do exemplo fazemos a pergunta:

Como o cliente é capaz de identificar seus valores?

Ao entrar no restaurante no horário do futebol ele intuitivamente vai procurar pela TV – simples assim.

A identificação dos valores é algo intuitivo, simples.

Percebemos os valores, ou a ausência deles de maneira muito natural.

Princípios e Valores – Conclusão

O que são Princípios e Valores e como melhor empreender com eles? Espero que tenha ajudado ao cobrir, com exemplos, como os coneitos de princípios e valores podem nos ajudar a sermos melhores pessoas e melhores empreendedores.

O papel de nossas crenças, convicções e qualidades são parte da vida e dos negócios que conduzimos.

Ao usarmos publicamente os nossos princípios e valores precisamos ser autênticos, com boa intenção e mais que falarmos, é preciso demonstrá-los com naturalidade.

Espero que tenha gostado deste artigo.

O Blog da Alboom toda semana publica novos artigos sobre empreendedorismo, arte e fotografia.

Leitura recomendada:

Como Criar uma Missão de Negócio [Guia Prático]

Como não perder Seguidores no Instagram

Poses para Foto: 48 Ideias Para os Melhores Retratos

4 CommentsClose Comments