Descubra as competências de uma pessoa empreendedora

Neste artigo vou apresentar 10 qualidades de uma pessoa empreendedora que defendemos como sendo essenciais para conquistar o sucesso à frente dos negócios.

Então, essa lista de qualidades de uma pessoa empreendedora vai resumir muito bem que atitudes, comportamentos e diferenciais considerados essenciais para o empreendedorismo moderno e digital. E isso é muito dinâmico e com novos desafios praticamente toda semana.

As 10 qualidades de uma pessoa empreendedora – A Lista

Em resumo, as 10 qualidades de uma pessoa empreendedora que considero mais importante são:

  1. Acelerada
  2. Líder
  3. Boa no que faz
  4. Otimista
  5. On the Job
  6. Moderna
  7. Profissional
  8. Resiliente
  9. Original
  10. Íntegra

Neste artigo vamos explicar a fundo cada qualidade.

Mas antes, é preciso responder que essas qualidades de uma pessoa significa mais que um conjunto genérico de atributos ou elogios de um perfil empreendedor.

Analisamos mais de 10 mil empreendedores autônomos, que usam ferramentas digitais para divulgar sua marca e trabalho na internet.

Da mesma forma que que usam CRM e outras ferramentas para ajudar na produtividade e vendas, nós da Alboom notamos que há um perfil mais ou menos padrão de empreendedores que se destacam.

Em uma sessão de brainstorming, conseguimos definir as qualidades da persona empreendedora que praticamente definir o perfil de cliente da Alboom – que afinal é uma plataforma de soluções para empreendedores.

Porém, este artigo não é para falar da Alboom, mas sim dos valores e qualidades dos empreendedores que fazem a diferença na condução de qualquer negócio.

Afinal, sem algumas qualidades, a vida dos empreendedores pode mesmo ser tornar mais difícil e até comprometer a própria sobrevivência do negócio.

Por que falar das qualidades de uma pessoa empreendedora?

Antes de tudo, quero dedicar alguns segundos para explicar mais a fundo a importância de falar de qualidades pessoais para empreendedores.

Na nova economia que vivemos, a pessoa é a própria empresa. E isso é uma baita mudança de paradigma empresarial.

O empreendedorismo individual ou independente é centrado na pessoa. Bem como o seu talento, atitude e diferenciais vão influenciar seus resultados como empreendedor.

As qualidades de uma pessoa empreendedora são formam também o núcleo da liderança.

Portanto, no âmbito do empreendedorismo individual, as qualidades da pessoa empreendedora assumem uma importância muito vital.

Dessa forma, ela está diretamente relacionada ao sucesso do empreendedor e do empreendimento, ou seja, impacta diretamente os resultados.

Então, antes de detalhar cada qualidade de uma pessoa empreendedora, vamos abordar um pouco esse conceito chamado empreendedorismo

Características-de-Empreendedor

O que significa empreender?

Em primeiro lugar, o empreendedor precisa responder todos os dias a desafios e riscos que afetam seu negócio.

E em segundo lugar, claro, vem uma lista enorme de funções que precisam ser realizadas.

Os empreendedores, em busca de uma oportunidade, assumem riscos e se comprometem com o negócio, assumindo responsabilidade, tomando decisões e se expondo publicamente.

Mas hoje em dia, por causa da transformação digital e do futuro do trabalho, todos os dias há muitas pessoas começando a empreender por conta própria.

Inclusive há mais gente empreendendo que buscando um emprego “tradicional”.

Portanto, descobrir se você tem um perfil empreendedor traz muitas vantagens.

Sendo assim, empreender é um aprendizado constante e associado a um bom desempenho, pode trazer muita satisfação e significado pessoal, além da parte financeira.

Mas, a jornada empreendedora, em todas as suas fases, está cheia de barreiras e pode ser também uma caminhada frustrante.

Principalmente para quem não está preparado ou que não desenvolveu certas habilidades empreendedoras essenciais, como essas que vamos detalhar na sequência.

Empreendedorismo-digital
Site da Arquiteta Patrícia Pons.

As 10 qualidades de uma pessoa empreendedora

Finalmente, chegamos na hora de detalhar as 10 qualidades de uma pessoa empreendedora.

1. Acelerada

Hoje em dia, uma pessoa empreendedora precisa ser acelerada. E isso não significa você deve correr para lá e pra cá de maneira alucinante.

Bem como ser uma pessoa empreendedora acelerada significa não fazer corpo mole, fazer as coisas com agilidade, de maneira proativa e com energia.

Mas um significado especial de uma pessoa acelerada é também o senso de direção e controle.

Ainda assim, uma pessoa empreendedora acelerada, quando percebe que a direção está correta, ela vai pisar fundo e ir com a máxima velocidade possível.

Dessa forma, uma pessoa acelerada geralmente atinge mais resultados.

A mentalidade que prevalece em uma pessoa acelerada é: “Os resultados precisam acontecer logo”. Da mesma forma, há um desejo de sair na frente e fazer acontecer antes dos outros.

Em outras palavras, uma pessoa acelerada é competitiva, aguerrida e de “espírito empreendedor”.

Você acha que antigamente o empreendedor não era uma pessoa acelerada como hoje?

O consumismo hoje está se dando por pessoas cada vez mais novas. E isso faz com que a agilidade seja um atributo esperado dessa classe consumidora digital e mais jovem.

Embora não haja maneiras de comprovar, os empreendedores modernos devem ser mais acelerados que os empreendedores de 10 ou 20 anos atrás.

Sinônimos de uma pessoa acelerada

  • Ágil; 
  • Ativo; 
  • Esperta;
  • Rápida;
  • Uma pessoa que não é cômoda;
  • Uma pessoa que não está na zona de conforto.
Empreendedorismo-na-pandemia
Portfólio Online do Fotógrafos de Alimentos Ben Hur.

2. Líder

Primordialmente, uma pessoa empreendedora Líder reúne qualidades e hábitos incrivelmente importantes para o sucesso no curto e no longo prazo do negócio.

Explicar as qualidades ideais de uma pessoa líder pode parecer um assunto muito complexo, mas muitos autores conseguem relatar o que é uma pessoa líder de maneira direta e inspiradora.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, na ocasião da morte de Winston Churchill, descreveu as qualidades de uma pessoa líder de uma maneira incrível.

No artigo “What is Leadership“, publicado da revista Readers Digest, Eisenhower assim descreveu as qualidades de uma pessoa Líder – como Churchill:

  • Dedicação altruísta;
  • Coragem e convicção;
  • Fortaleza de espírito;
  • Humildade;
  • Trabalho Minucioso;
  • Poder de persuasão;
  • Coração e mente.

Primeiramente, um líder é uma pessoa que busca ser um exemplo, dentro de seus princípios e valores.

Veja que, de acordo com Eisenhower, as qualidades de uma pessoa empreendedora inclui dedicação, convicção e trabalho minucioso para conseguir atingir os objetivos esperados. – E no artigo ele cita muito a união mente e coração de uma pessoa líder.

Portanto, para ser uma pessoa empreendedora Líder não é preciso ser autoritária e mandona. Embora a coragem seja um atributo de liderança, assim como a fortaleza de espírito. 

Nesse sentido, a paixão de uma pessoa empreendedora vem mesmo de colocar muita energia, amor e auto cobrança, em si próprio e nas pessoas que estão ao seu redor.

E é por isso que uma pessoa Líder geralmente possui várias outra qualidades e diferenciais importantes para quem empreende.

Sinônimas de uma pessoa líder

  • Decisora;
  • Estratégica;
  • Influente;
  • Inspiradora;
  • Pessoa eficiente;
  • Gestora. 
  • Pessoa empreendedora de grandes feitos.
Jovens-empreendedores

3. Boa no que faz

Uma pessoa verdadeiramente empreendedora precisa ser boa no que faz.

Afinal, as pessoas, clientes e fornecedores direta ou indiretamente esperam muito dos negócios e de quem está a frente deles.

Do mesmo modo que o fator qualidade ou assertividade pesa muito na avaliação de uma pessoa empreendedora.

Uma pessoa empreendedora não quer ser medíocre, jamais!

Portanto, o empreendedor que possui esta qualidade de ser bom no que faz, possui autoconfiança, atenção na execução e foco em fazer bem feito.

Em suma, a pessoa empreendedora boa no que faz está constantemente preocupada com qualidade e busca parcerias e aperfeiçoamento contínuo.

Muitos empreendedores vivem reclamando que hoje em dia há uma guerra de preços. Não tenha dúvida que há mesmo.

Mas, quando você é bom no que faz, e destaca isso bem no seu site e no marketing, você vai estar sempre a frente de outros empreendedores e vai crescer seu negócio de maneira sustentável.

Sinônimos de uma pessoa Boa no que faz

  • Execução com qualidade;
  • Foco nos processos;
  • Uma pessoa com autoridade no assunto;
  • Guru;
  • Orientada a resultados;
  • Assertiva.

4. Otimista

Otimismo é uma grande qualidade de uma pessoa empreendedora, principalmente em situações de adversidade.

Sobretudo quando aliada ao senso de humor, uma pessoa empreendedora otimista se torna uma pessoa inspiradora e contagiante, impactando positivamente outras pessoas.

Mas afinal, o que significa ser uma pessoa empreendedora otimista na prática?

Antes de tudo, uma pessoa otimista é aquela que procura mostrar sempre uma perspectiva que traga equilíbrio, discernimento e serenidade

Ou seja, é o extremo oposto de uma pessoa que foca demasiadamente nos problemas e nos efeitos negativos que estão acontecendo. 

Ser otimista não significa ignorar os problemas ou os riscos, mas sim ter um espírito positivo e construtivo, e isso ajuda para que as ações aconteçam ao invés de propagar o sentimento de medo e impotência.

O otimismo de uma pessoa empreendedora é portanto uma forte qualidade para vencer os momentos de adversidade.

Da mesma forma, uma pessoa otimista também costuma tirar lições dos problemas mais rapidamente que os pessimistas.

Por fim, para se transformar é preciso otimismo, aprender, aceitar e ter serenidade para agir.

Sinônimos de uma pessoa otimista

  • Positiva; 
  • Serena;
  • Feliz no que faz; 
  • Motivadora.
Pessoa-empreendedora

5. On the Job

Assim como foi explicado no começo deste artigo, empreender significa ir atrás de oportunidades realizando, criando e fazendo acontecer na prática.

Dessa maneira, uma pessoa empreendedora On the Job não gosta de perder tempo com teoria e muita “sala de aula”. 

Uma pessoa On the Job resume bem o espírito empreendedor, ou seja, mão na massa.

Para os empreendedores que estão cara a cara com o cliente, ser On the Job é um grande diferencial – certamente será uma qualidade empreendedora muito elogiada!

Abordando o entorno do empreendedorismo moderno, ser uma pessoa on the job é sinônimo de aceitar melhor a pressão e a correria. 

A expressão “Antes feito que perfeito” marca bem a qualidade de uma pessoa empreendedora On the Job.

Outra frase que mostra bem esta qualidade é “Fazer de cada decisão tomada, uma ótima decisão”.

Sendo assim, uma pessoa empreendedora On the Job vai sempre fazer da decisão a melhor decisão graças ao seu foco na execução. 

Em conclusão, a qualidade de uma pessoa On the Job pode ser um divisor de águas para alcançar mais resultados.

Já ouviu a expressão “o resultado saiu melhor que a encomenda”?

Esse é um elogio de uma pessoa On the Job, com certeza!

Sinônimos de On the Job

  • mão na massa;
  • fazedora;
  • proativa;
  • dedicada.

6. Moderna

Mais uma qualidade importante de uma pessoa empreendedora: ser moderna.

Uma pessoa empreendedora moderna acompanha as novas tendências e transformações do mercado.

E, por conta disso, também aprendem mais rapidamente e evoluem seus negócios.

Vamos lembrar o que aconteceu com uma grande empresa de computadores chamada SUN Microsystems, concorrente da IBM na década de 90.

A SUN fazia excelentes computadores, e tinha diferenciais incríveis.

Mas por não acompanhar a modernização e popularização dos computadores pessoais, não conseguiu se manter fabricando apenas servidores para grandes empresas. 

Outro exemplo vem do celular Blackberry, que era o celular mais moderno e seguro nos anos 2000.

Logo que o presidente Obama foi eleito, ele exigiu que toda sua equipe usasse Blackberry para dar mais agilidade na comunicação.

Mas, como a Blackberry não aderiu ao conceito smartphone, como fez a Apple com o Iphone, também não aguentou se manter no mercado.

Desses dois exemplos, tiramos a conclusão que ser uma pessoa moderna não significa modismo ou futilidade, mas sim de pensar na continuidade do negócio, realizando ajustes e inovando antes que seja tarde demais.

Isso vale para empresas como para pessoas empreendedoras.

Sinônimas de uma pessoa moderna

  • Nova;
  • Atualizada;
  • Disruptiva;
  • Inovadora.
Empreendedorismo

7. Profissional

Acima de tudo, o que se espera sempre, de qualquer pessoa empreendedora, é o seu profissionalismo.

Além disso, ser uma pessoa empreendedora profissional nada mais é que fazer seu trabalho com seriedade, cumprindo suas promessas e buscando superar a expectativa do cliente.

Antigamente, uma pessoa empreendedora profissional era aquela que estava bem vestida, formal e com uma empresa forte por trás para dar “peso de marca”.

Mas hoje, uma pessoa empreendedora pode ser extremamente profissional sendo informal, alegre e descolada.

Portanto, uma pessoa empreendedora profissional é muito focada na comunicação apropriada com o cliente, criando confiança, previsibilidade e bom relacionamento.

Por exemplo o Nubank – é a prova de que para ser profissional, não precisa ser formal.

O Nubank é uma operadora de cartão de crédito (e também banco online) que se diferenciou das outras operadoras por ser informal.

Sendo assim, você será uma pessoa empreendedora profissional sempre que cumprir o combinado e estreitar o relacionamento com o cliente, gerando mais negócios com mais confiança.

Sinônimos de uma pessoa profissional

  • Confiável;
  • Pessoa que entrega;
  • Previsível;
  • Parceira.

8. Resiliente

O termo resiliência, depois que entrou no dicionário de empreendedorismo, nunca mais saiu.

Diante de tanto dinamismo e diversidade, todos os empreendedores precisam ser tolerantes ao desconforto e aos problemas.

Na prática, a pessoa empreendedora resiliente vai ser mais tolerante e flexível diante dos problemas e vai se recompor mais rápido também, retomando o mesmo vigor que antes.

Dessa forma, ser uma pessoa resiliente é praticamente o mesmo que ser uma pessoa empreendedora determinada, perseverante, inclusive com inteligência emocional para não perder o eixo.

Procurar maneiras de se recompor é uma qualidade vital em certos momentos onde há muita pressão e trabalho sob stress.

Sinônimos de uma pessoa resiliente

  • Flexível;
  • Dedicada;
  • Disponível;
  • Atenciosa.
Características-do-empreendedor

9. Original

Uma pessoa empreendedora original vai sempre buscar diferentes maneiras de fazer seu trabalho, gerando novas ideias e processos. 

A inovação que pode surgir disso tudo, além de ser importante para a pessoa empreendedora, pode também ser muito útil para o cliente.

E o que falamos aqui não significa encontrar uma nova fórmula da coca cola, ou criar algo totalmente diferente do que existe.

Mas sim em encontrar seu estilo original, seja o local do negócio, o site, o marketing, a maneira de entregar uma proposta ou mesmo de se vender.

Assim como é possível ser original em pequenas coisas.

Há carreiras como as artes, fotografia e serviços profissionais, que o grau de personalização é tão grande, que cada trabalho é original e único.

Portanto, ser uma pessoa empreendedora original vai ajudar na valorização do trabalho, trazendo um reconhecimento especial e um diferencial frente a tantos outros produtos padronizados e “comuns” que existem por aí.

Sinônimos de uma pessoa original

  • Criativa;
  • Criadora;
  • Única;
  • Diferente.
  • Estilo próprio.

10. Íntegra

Nossa última qualidade essencial de uma pessoa empreendedora é a integridade.

Dessa forma, uma pessoa empreendedora íntegra, nos mundos do negócio, é como a base de um edifício alto.

Afinal, é sobre a integridade de uma pessoa empreendedora que se constrói negócios e parcerias.

De acordo com Warren Buffett, as três qualidades essenciais de uma pessoa empreendedora são a  integridade, a inteligência e a energia, sendo a primeira a mais importante, porque a consequência de inteligência e energia, em uma pessoa que não é íntegra, é uma combinação perigosa e deve ser evitada.

De uma maneira prática, uma pessoa empreendedora integra usa os meios considerados “corretos” para atingir os objetivos.

Dessa forma, as pessoas empreendedoras íntegras são também energéticas quando o assunto é respeito às normas e às leis.

Sinônimos de uma pessoa íntegra

  • Ética;
  • Honesta;
  • Respeito às leis e direitos;
  • Correta.
Características-de-um-Empreendedor

Conclusão

As 10 qualidades de uma pessoa empreendedora são fortes aliados para o desempenho dos negócios. Eles ajudam diretamente na reputação dos empreendedores.

Em conclusão, empreender é fazer, construir e transformar.

E tudo isso só é possível graças às qualidades das pessoas empreendedores que são colocadas a prova todos os dias.

Uma frase que sintetiza bem a importância das qualidades de uma pessoa empreendedora:

“A mesa é um lugar perigoso para ver o mundo”

Essa frase de John le Carré representa bem o fato de que nós empreendedores precisamos botar a mão na massa e sair da zona de conforto das nossas mesas de escritório.

Acompanhe outras publicações e artigos no Blog da Alboom.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Equipe de conteúdo Alboom recomenda a leitura

Missão Visão e Valores

Inbound Marketing para Fotógrafos e Criativos – Maiores Erros

A Fotografia Profissional está em alta?

Perguntas Frequentes sobre Qualidades de uma Pessoa e Empreendedorismo

Agora, vamos abordar alguns outros detalhes sobre qualidades de uma pessoa.

1. Que qualidades uma pessoa precisa para começar a empreender?

Essa é uma questão comum. Nesse sentido é muito importante refletirmos se temos ou não todas as qualidades de uma pessoa empreendedora.

E, nesse processo de auto reflexão, é importante sabermos que não há pessoas 100% preparadas com todas as qualidades que um empreendedor exige.

Dessa forma, a jornada empreendedora requer um plano de aprimoramento e atenção a novos ensinamentos que são necessários.

2. Empreendedorismo é um dom?

Igualmente, a mesma questão existe para liderança: A pessoa já nasce líder ou qualquer pessoa pode se tornar líder?

Acredito que todos podem se tornar empreendedores. Assim como líderes.

Dica: Assista ao filme O Discurso do Rei. Ele conta a história do rei George IV, que era gago e tímido. Nele temos uma forte lição de empreendedorismo e liderança pessoal.

Às vezes, uma pessoa empreendedora ou líder se faz diante das condições que se apresentam.

Talvez hoje você seja uma pessoa desenvolta e comunicativa. Mas é possível que tempos atrás não.

Dessa forma, nosso poder de adaptação e aprendizado costuma ser maior do que pensamos.

Se tornar um empreendedor exige muitas coisas, mas sem dúvida alguma, a principal delas é saber que não se sabe tudo e a jornada empreendedora não é uma corrida de 100 metros.

Pelo contrário, é uma jornada longa que vai existir um conjunto de qualidades pessoais profissionais para se chegar nos objetivos.

E, diante disso tudo, uma lista que apresenta 10 qualidades empreendedoras, certamente vai ajudar a refletir sobre um leque muito interessante de expectativas e atitudes que cada empreendedor precisa ter.

Em síntese, certas qualidades de uma pessoa empreendedora são habilidades mais frequentes que outras.

Mas, na longa jornada empreendedora, o mix de qualidades é o que fará mais diferença e portanto, certas habilidades que achamos que não precisamos tanto hoje podem ser muito úteis no futuro.

Empreendedores-de-sucesso

O que é o futuro do trabalho?

Acredito que o centro do poder empreendedor está mudando o eixo

Antes, as grandes, médias e pequenas empresas representavam o empreendedorismo. Mas hoje, há mais profissionais independentes e autônomos, que funcionários de empresas. 

Então, quem você acha que representa o empreendedorismo moderno? As empresas ou profissionais?

Da mesma forma que há mais profissionais liberais que funcionários de empresas, há também uma característica da nova economia, do futuro do trabalho e da quarta revolução industrial.

O novo eixo deixa de ser as empresas e passa a ser a pessoa empreendedora, sob a perspectiva da pessoa empreendedora.

E é por isso que dedicamos um tempo para cobrir as qualidades que uma pessoa empreendedora precisa ter