Os principais mitos e verdades sobre sites profissionais

Sobre qualquer assunto, e quando digo qualquer, é qualquer mesmo, existem afirmações que são espalhadas, mas nem sempre elas vão verdadeiras ou falsas, apenas caíram no senso comum. E este artigo Site Profissional: Mitos e Verdades explicará algumas dessas afirmações.

E isso não seria diferente quando falamos sobre site. “Devo ter ou não devo ter um site profissional?” “Site Profissional é um custo ou investimento?”

À partir dessas e outras questões, muitas inverdades são ditas e podem prejudicar o empreendedor que quer ter um destaque maior na internet.

Às vezes, uma pessoa que teve uma experiência ruim com algo e acaba falando para uma outra pessoa, que comenta com uma terceira, que conta para uma quarta e por aí vai.

Para exemplificar uma dessas situações, vamos fazer uma brincadeira e dar um nome para essa pessoa: Vamos chamá-la de Pipoca.

A Pipoca queria ter um site e tentou criá-lo sozinha. Escolheu a primeira plataforma que viu, e essa plataforma era em inglês. Mas a Pipoca não dominava o idioma.

Em conclusão, Pipoca falou para o seu amigo, o Pimenta, que era muito difícil criar um site e acabou desanimando o Pimenta a criar o dele. O mesmo aconteceu com o Sr. Mostarda, que conversou com o Pimenta logo em seguida.

Ficou mais claro agora o porque é tão importante desmistificar algumas afirmações sobre site? 

Então, vamos a eles: Os Mitos e as Verdades sobre site profissional!

Site-profissional-esta-na-moda

1. O Instagram atrai muito mais clientes que um site

VERDADE

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no Brasil e no mundo. O fotógrafo encontra seu cliente facilmente e como vocês sabem o Instagram destaca e dá muita visibilidade para fotos, vídeos e postagens criativas.

Mas nem tudo são flores. O instagram está mudando seu algoritmo com certa frequência e não há garantias que você vai poder atrair seu público certo sempre.

O ideal, para você maximizar os resultados do Instagram é usar outros canais para atrair a atenção para mais conteúdos que você tenha e aprofundar o relacionamento com o cliente até evoluir em uma venda.

Lembre-se: O seu site pode ser um grande parceiro do instagram, facebook e whatsapp, gerando confiança e permitindo que você mostre sempre o seu melhor sempre.

2. Site é coisa do passado

MITO

O site pode ser descolado, informal e personalizado para ter sua identidade como profissional ou estilo pessoal.

Mas por que alguns acham que ter site é coisa do passado?

Mais um Mito que o artigo site profissional mitos e verdades vai desmitificar!

Em parte é por causa do sucesso das redes sociais. Mas também é porque alguns sistemas de site não possuem recursos de personalização que sejam fáceis de usar.

Dica: Encontre uma plataforma que permite personalização e que tenha bons recursos para destacar imagens e que ainda tenha efeitos modernos e atraentes para portfólio online e blog.

3. Criar ou montar um site dura semanas

MITO

Você pode criar um site em minutos. Graças a temas prontos que você pode personalizar, criar um site é fácil e rápido.

Você pode começar um site do zero e ir adicionando novos conteúdos, trabalhos de portfólio e posts no blog pouco a pouco.

Não é necessário você querer subir para a plataforma todo o conteúdo de uma única vez. Faça no seu tempo e faça bem feito!

4. A primeira página do Google demora muito para alcançar

VERDADE

SEO é uma área do marketing digital muito poderosa e que pode trazer muita visibilidade ao site e as páginas de blog e portfólio. Porém, fazer um conteúdo excelente e usar um bom sistema de site não são as únicas coisas que vão afetar o rendimento. 

A verdade é que Google e outros buscadores são cautelosos em pegar um site novo e colocar ele logo na primeira página de buscas, mesmo que o site seja excelente. Alcançar a primeira página de cara pode até ocorrer facilmente se você buscar por seu nome ou marca, porém em palavras gerais isso poderá ocorrer após um tempo, tempo esse para o Google entender que seu site possui autoridade, bom desempenho.

Para acelerar seu aparecimento na primeira página do Google é preciso implementar dicas básicas de SEO, que são simples de fazer e que dão ótimos resultados.

Dentre as dicas que recomendamos, a principal é divulgar bastante o site, trabalhos de portfólio e posts de blog em redes sociais e grupos de whatsapp.

Hoje são muitos os fatores que influenciam um site conseguir chegar na primeira página do Google. O segredo está em saber qual público você quer atrair com o site e configurar o SEO de acordo com o que o público busca.

Dica: Postar conteúdo no portfólio é importante e no blog é fundamental!  

Aparecer-no-google-site-profissional

5. Preciso ter um domínio próprio para depois criar um site

MITO

O mundo mudou. Você não precisa mais ter que ter um domínio, hospedagem e ainda ter que pagar um programador para você criar um site. Graças a plataformas de criar site você tem tudo isso fácil de usar e ainda elas já vem com domínio para você estar online com seu novo site.

Lembre-se: Ter um domínio próprio ou personalizado também é muito importante, e a qualquer momento você simplesmente redireciona seu domínio grátis para seu próprio, o que transforma seu site ainda mais em um site profissional.

6. Não vou conseguir criar meu site porque não entendo nada de internet e site

MITO

Você não precisa saber como a internet funciona para usar e-mail, navegar na web e usar redes sociais, não é?

Para criar o site você conta hoje com editores que facilitam toda criação, com uma interface muito fácil e intuitiva.

Portanto, não entender sobre o assunto não te limita a não conseguir criar o seu site.

Além disso, com o Alboom Prosite, você tem um time de suporte especializado que te ajuda com qualquer dúvida que você possa a ter sobre o processo de criação do seu site.

7. Site é igual a status profissional

VERDADE

Site é uma maneira de diferenciação e local onde o cliente pode se certificar que você é o profissional certo para o que ele está buscando.

Ao criar seu site profissional, você está subindo um degrau na carreira.

Afinal, é dentro do seu site que você vai reunir os conteúdos relevantes para seu cliente.

Como disse o renomado fotógrafo Everton Rosa, site é um local para fazer negócios.

Dessa maneira, sim, o site te dará um status profissional muito importante, pois há muitos profissionais que não possuem.

8. Com site eu economizo tempo

VERDADE

O site trabalha 24h por dia, todos os dias do ano. Seu site é uma máquina de coleta de oportunidades e dependendo da plataforma, você consegue automatizar o contato com o seu cliente.

Você pode integrar seu site com um sistema de vendas para não deixar nenhuma oportunidade escapar.

ganhe-tempo-com-seu-site-profissional

Curso online e Grátis de Como criar um site profissional em minutos 

Já citamos aqui que o Alboom Prosite tem uma plataforma facilitadora para você conseguir ter seu Portfólio Online, Blog e Landing Pages, tudo em um único site.

Além disso, a Alboom disponibiliza para todos seus clientes o curso Como Criar seu Site em menos de 1 hora, totalmente gratuito. Isso mesmo!

E se você está começando com o plano grátis do Prosite, também pode fazer o curso! Veja a primeira aula abaixo

Além do curso, você tem todo o suporte necessário do time da Alboom, tem acesso a Central de Ajuda do cliente, ao canal do Youtube da Alboom e ao Blog, que sempre há conteúdos novos e relevantes para alavancar o seu negócio.

Tudo isso somado com um desempenho reconhecido mundialmente com o seu Editor de Landing Page.

Enfim, não faça como a Pipoca, que escolheu a primeira plataforma que viu. Comece gratuito com o Alboom Prosite. Aqui é gratuito de verdade e você pode usar pelo tempo que for necessário.

Gostou desse conteúdo – artigo site profissional mitos e verdades? Então comenta e compartilha com todos que conhece que precisam de um site.