Descubra o que é o Marketing Olfativo e sua importância

Você já sentiu um cheiro que te lembrou de algum produto ou marca? Ou ainda, entrou em um local e sentiu um cheiro específico que já te remeteu a algo? Essa é a função do Marketing Olfativo.

O Marketing Olfativo é uma ramificação do Neuro Marketing Sensorial. Ele trabalha o estímulo sensorial do olfato, ou seja, são fragrâncias ou cheiros desenvolvidos especialmente para um negócio em específico.

Das marcas que tiveram cases de sucesso, podemos citar a Melissa, Starbucks, Chilli Beans e a Ford.

Por exemplo, a Ford desenvolveu uma fragrância para colocar em seus carros ainda na montadora. Você provavelmente conhece esse cheiro como o famoso “cheiro de carro novo”.

Sendo assim, ao estimular a memória sensorial do seu cliente, você pode criar, além de um vínculo de afeto, também um incentivo de compra. Tudo isso gravado no subconsciente do seu cliente.

Por isso, muitas empresas, marcas e franquias têm procurado empresas especializadas para desenvolver uma fragrância específica para o seu negócio.

Afinal, essa é uma excelente estratégia para despertar boas sensações.

O Marketing Olfativo vem sendo usado a muito tempo. Mas não se engane achando que qualquer cheiro pode ser o deu negócio.

O estudo envolvido nessa estratégia de marketing precisa ser bem elaborado, para que o efeito seja o desejado.

aromas-personalizado

O mercado dos cosméticos

Com exclusividade, a Alboom convidou o empresário Fabio Sacheto para contar mais sobre o mercado de cosméticos e falar um pouco mais sobre Marketing Olfativo.

Há 20 anos no mercado, a Florus é uma empresa que terceiriza a fabricação de cosméticos com uma produção na medida para o seu negócio.

Entre os produtos desenvolvidos, estão também as fragrâncias específicas.

Cosméticos para uma rede de hotel, como sabonetes, shampoos e cremes, e que possuem a sua fragrância personalizada, recebem um estudo específico para atrair a sensação de conforto em quem se hospeda. 

Para saber mais desse conteúdo incrível de Marketing Olfativo, veja o vídeo dessa Live!

Como vender mais com o Marketing Olfativo

As estratégias que envolvem o Marketing Olfativo podem fazer a sua empresa vender mais. Portanto, vamos abordar brevemente essas vertentes.

cheiro-para-empresas

Identidade

O aroma certo faz com que as pessoas associem determinadas fragrâncias a sua marca, que remete a uma lembrança constante do seu negócio, o que reforça o posicionamento da sua marca no mercado.

Se o aroma for utilizado no ambiente, ele também cria um clima prazeroso, tanto para seu cliente quanto para você e seus colaboradores.

Além disso, a identidade é uma excelente forma de se diferenciar dos seus concorrentes e fidelizar o seu cliente, fazendo com que ele indique outras pessoas a conhecer o seu negócio.

Vendas pela Internet

Se você está pensando que o aroma é apenas para o presencial, venho lhe dizer que você está equivocado.

É claro que, mesmo com todos os avanços da tecnologia, ainda não é possível estimular o olfato pela tela de um computador ou celular.

Porém, você pode investir em trabalhar os aromas caso entregue algum produto, enviando o cheiro na caixa ou no produto mesmo.

E caso o seu negócio seja de serviços 100% digital, você pode ter um aroma especialmente desenvolvido para quando você for expor em eventos, por exemplo.

Experiência única

De acordo com vários estudos realizados, ficou comprovado que ao praticar o marketing Olfativo, além de fazer com que o cliente fique mais tempo em sua loja, ele ainda aumenta em 15% a probabilidade de compra.

Isso somado ao um bom atendimento e produtos de qualidade, tornam a experiência de compra única.

Assim também em consultórios e clínicas médicas, um aroma tranquilizante pode trazer efeitos relaxantes para um paciente que esteja tenso ou nervoso por estar ali.

marketing-sensorial

Marketing Olfativo na Fotografia

A fotografia por si só já traz uma memória afetiva, afinal, ela traz impressa aquele momento único, carregado de sensações e emoções.

Agora você, fotógrafo, já imaginou desenvolver uma fragrância para o seu estúdio, álbuns ou até mesmo criar lembranças com um cheiro desenvolvido especialmente para seu negócio.

Se o Marketing Olfativo era algo que você não tinha pensado, este conteúdo traz uma nova visão de como aproveitar o estímulo desse sentido que é tão importante.

Além disso, aqui no Blog da Alboom você encontra conteúdos diversos. Então fique ligado, pois sempre temos novidades!    

Gostou? Então compartilha com todos seus amigos e comenta aqui o que achou.