O que é Missão de negócio? Saiba como Missão, Visão e Valores pode transformar o seu negócio

O Entendimento de Missão, Visão e Valores irá fazer uma transformação em como os seus Clientes irão ver e sentir a sua empresa ou o seu negócio em um mercado profissional que está cada vez mais concorrido.

Neste artigo, vamos te apresentar os conceitos relacionados aos termos Missão, Visão e Valores e apresentar dicas para você iniciar esta transformação que vai muito além de definir seu propósito do negócio.

Mesmo que você não esteja fazendo e nem pensando em refazer seu Planejamento Estratégico, entender os conceitos relacionado a Missão, Visão e Valores e aplicá-los ao seu negócio pode deixar seu negócio mais desejado e torná-lo diferente e mais valorizado que a concorrência.

Resumo:

PARTE I – MISSÃO

PARTE II – VISÃO

PARTE III – VALORES

PARTE I – MISSÃO

O que é Missão?

Missão, por definição, é uma expressão, geralmente por escrito, do valor ou do “resultado final” que o seu negócio produz.

No dicionário, há vários significados para a palavra. Somente analisando o que o termo Missão significa no contexto de Marketing Digital é que nos damos conta do seu significado e da sua importância para os negócios.

A Missão nada mais é que esclarecer ao seu público o benefício que você gera. 

É importante ressaltar que a Missão do seu negócio deve ser relevante principalmente para o seu cliente. O mesmo vale para Visão e Valores, que junto com a Missão, tem que impactar muito positivamente o cliente.

o-que-e-missao-e-como-definir-para-sua-empresa

A Missão é o seu Valor

Para entender completamente como a Missão ajudará o seu negócio como um todo, precisamos entender com mais profundidade o significado de Valor.

O que é Valor?

Warren Buffet foi muito feliz em expressar o que Valor é contrastando com o conceito de preço: 

“Custo é o que você paga, e valor o que você recebe”. 

Ou seja, Valor ⭐ não é mesmo sinônimo de Preço 💵!

Pelo menos no contexto de marketing Valor e Preço são conceitos bem diferentes.

Incrível, não é? 

Às vezes no dia a dia usamos uma palavra pela outra. 

No marketing valor e preço são forças muito diferentes. Olhem por exemplo o mercado de produtos de luxo, o setor da moda.

Por que na Padaria pagamos pelo café 1/3 do valor que o Startbucks cobra?

Enfim, Valor é o seu negócio como o seu cliente experimenta, percebe e usa o que você ofereceu a ele na forma de serviços, produtos, status, etc.

Ao definir a sua missão, visão e valores, lembre-se sempre de encontrar as palavras certas para que o seu Valor não apenas seja mencionado bem, mas que tenha o destaque necessário para impactar o seu público alvo da melhor forma possível.

criar-boa-missao-para-meu-negocio

Como criar uma missão incrível? ✨

Criar uma Missão que realmente vai deixar seu negócio ainda mais atraente e desejado pode contribuir para o seu negócio nascer e crescer de forma sustentável e consistente.

Como?

👉 Atraindo os clientes certos.

A Missão do seu negócio tem o poder de ajudar que o cliente certo para seu negócio crescer mais rápido e com mais interessados entrando em contato com você. Como resultado, você vai melhorar sua taxa de conversão e ainda evitar desgastes e custos desnecessários tentando converter os clientes errados.

Nesse artigo você vai aprender que a sua Missão, Visão e Valores depende do seu cliente alvo. Não basta nada sua Missão fazer sentido para você, para seu time e até para parceiros se não fazer sentido para o seu cliente. 💡

Para que serve a Missão?

Se a sua Missão toca as pessoas no sentido de gerar interesse, empatia ou emoção, você já pode se sentir um vencedor. Afinal, sua Missão pode ser o vai fazer o seu cliente ficar atraído por você e ainda reconhecer o seu diferencial que a concorrência pode não ter.

Você já tem uma Missão para seu negócio? 👀

Comunicar sua Missão, seja no seu site, rede social ou blog, e ver ela ser apreciada traz também um enorme senso de realização, contribuindo para seu prazer e orgulho como empreendedor.

A Missão vale para empresa e para profissionais? 🤔

Você é um profissional que coloca muita energia e amor em cada detalhe do seu negócio?

Falar da sua Missão, Visão e Valores é falar do coração do seu negócio, ou seja, de você mesmo como empreendedor, como profissional.

Desde 2001, quando realizei meu MBA em Marketing de Serviços, venho acompanhando que negócios com propósito geralmente estão um passo a frente do mercado e se tornam negócios mais sustentáveis e consistentes com o tempo.

Por isso precisamos dar uma importância maior para o assunto Missão de negócio. Em especial, acredito que definir a Missão do seu negócio, junto com a Visão e seus Valores, vai deixar seu negócio mais desejado e dar melhores condições para construir um diferencial competitivo.

Por isso precisamos dar uma importância maior para o assunto Missão de negócio. Em especial, acredito que definir a Missão do seu negócio, junto com a Visão e seus Valores, vai deixar seu negócio mais desejado e dar melhores condições para construir um diferencial competitivo.

Encontre a melhor maneira de se vender

Criar uma missão autêntica e poderosa é um grande feito para qualquer negócio.

Principalmente se você está pensando em empreender ou quer melhorar o marketing e a comunicação do seu negócio. 

Caso você esteja começando na jornada empreendedora, você vai ver que uma boa Missão vai contribuir para que todo o seu negócio seja moldado do jeito certo, contribuindo para que ele se torne uma fonte de realização não apenas financeira mas também pessoal. 

A sua Missão vai te acompanhar em toda jornada, potencializando sua marca e seu negócio.

Por isso é importante encontrar a sua Missão o quanto antes.

Ela vai te ajudar a responder a perguntas como:

  • Como eu devo me vender?
  • Como descrever o que eu faço ou o que o meu negócio faz?
  • O que me motiva a trabalhar todos os dias?
  • O que colocar em meu site para tocar as pessoas? 
  • O que ressaltar sobre meu negócio?
  • O que ressaltar sobre mim?

Ao responder diretamente ou indiretamente essas perguntas, sua Missão do negócio vai enaltecer sua proposta de valor de forma suave, natural e muito efetiva.

visao-misao-e-valores-exemplo

A Missão serve para qualquer negócio?

O que eu sempre falo: A Missão será uma arma a mais para usar no Marketing e na Comunicação do seu negócioSeja ele qual for.

Criar uma Missão é útil e fundamental não apenas para empresas e profissionais, mas também para escolas, Ongs, entidades sem fim lucrativos e órgãos governamentais.

O Unicef, órgão criado pela ONU em 1947, em seu site comunica sua missão de forma bem clara:

Missão do Unicef

O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em 190 países e territórios.

A Unicef tem uma ótima Missão, concorda? Fácil de entender, clara e muito impactante.

Se a Missão é tão importante, por que nem Todos têm? 🤔

É um mito ou mal entendido pensar na missão como um posicionamento formal, escrito na pedra. É um grande mito também que não se pode adaptar para que a Missão seja também moderna e informal nos diversos meios de comunicação.

Talvez você tenha até escutado que o tema Missão de Negócio seja algo obsoleto. Um assunto desgastado ou incompatível com o marketing moderno.

Se Missão é um assunto ultrapassado, obsoleto, por que o SPOTIFY tem?

Não só o SPOTIFY, empresa super moderna, mas o GOOGLE, a STARBUCKS, a NETFLIX, a NIKON, a CANON, a FUJIFILM, o SEBRAE e a lista é praticamente infinita.

Algumas dessas empresas pode ter um marketing mais moderno que outras e isso pouco importa para dizer o quanto a Missão é importante. Umas exploram mais outras menos o conceito de Missão, o que é normal.

Saber empregar o conceito da Missão de diversas maneiras pode ser um grande diferencial — já que muitos negócios podem não fazer.

O primeiro lugar que pensamos para divulgar a Missão é no site. Mas lembre-se que podemos colocar em infográficos, rede social, conteúdos digitais, podcast, vídeos, livros, Flyers, embalagens, manuais, etc.

Voltando a pergunta por que nem todos tem uma Missão definida. Qual é a sua opinião?

As vezes a Missão está clara, mas não está escrita. E isso é bom. Mas há situações onde percebemos, ao olhar as ações de marketing ou o site, que referenciar a Missão de negócio de forma mais clara e atrativa ficaria muito melhor, o efeito seria outro. Neste ponto de vista, é uma oportunidade perdida. E sabemos que por desconhecimento ou omissão, muitos negócios não estão fazendo uso de suas armas para atrair e reter clientes.

missao-visao-e-valores-inspiradoras

Vantagens em criar a Missão de negócio

Independente do seu negócio, da indústria ou do nicho de mercado que você atua, você deve concordar que a parte fundamental do seu modelo de negócio deve ser o seu cliente.

Além do cliente, se você pensar além, você também terá os stakeholders, ou seja, as partes interessadas.

As partes interessadas do seu negócio podem ser, por exemplo, parceiros ou fornecedores, colaboradores, vendedores, distribuidores, clientes atuais e prospectos (clientes potenciais).

O Sua Missão de negócio vai te ajudar a levar uma mensagem clara e consistente para Todas as suas Partes interessadas no seu negócio, destacando, claro, o seu cliente e potencial cliente.

Em outras palavras, a Missão é um conceito poderoso porque literalmente fala do coração do seu negócio de um jeito muito especial para as pessoas certas, nas mídias certas.

Você sente que falta um pouco de tempero na sua comunicação? 💭

Ter uma Missão de negócio é conseguir o ingredientes extras, e porque não, os elementos incríveis para você explorar em seus conteúdos.

Não parando aí. Há uma outra boa razão para definir sua missão de negócio: Ser encontrado organicamente no Google.

Quanto mais conteúdo com palavras-chave especiais e ligadas ao coração do seu negócio, melhor será sua estratégia de SEO.

Destaque sua Missão em seu Site

Para mim, criar a Missão faz realmente parte do checklist de coisas super importantes para fazer na formatação de qualquer negócio, e nunca é tarde.

Um dos primeiros lugares para publicar sua Missão é no seu site, principalmente na página sobre o negócio.

Temos que realmente desconstruir a imagem de ver a Missão, Visão e Valores escrito em um quadro na parede.

No mundo moderno, as pessoas buscam produtos e serviços no Google, o principal buscador online do mundo. E daí encontram seu site, organicamente. Não existe melhor oportunidade para mostrar sua Missão de negócio para quem chegou até você de forma orgânica (ou seja, sem gastar com publicidade).

Por isso, ao definir sua Missão de negócio, escolha as palavras-chaves certas que ajudarão a trazer mais visitas no Google e nos outros buscadores.

missao-de-negocios-para-sua-empresa

A Missão é um assunto de Gestão ou Marketing?

Para mim, Ambos.  

A Missão é um recurso poderoso para elaborar seu modelo de negócio, seu plano de negócio e seu plano de marketing. Também é muito útil na tomada de decisões importantes. 🖋️

A Missão em alguns casos é a força motriz de todo o negócio, direcionando e estabelecendo regras nos processos.

A Missão é uma definição geralmente por escrito. Mas seus desdobramentos vão além da comunicação e do marketing, elas afetam como a execução é feita e a experiência do cliente diante da sua marca, serviço e/ou produto.

Ganhar dinheiro é uma Missão?

Essa é uma pergunta frequente. E talvez polêmica.

Se o seu objetivo é empreender para ganhar dinheiro e conseguir comprar isso ou aquilo, ou mesmo trazer mais provimentos para a família, dizer que ganhar dinheiro como missão de negócio pode soar muito natural e positivo.

Podemos então criar uma Missão de negócio “Ganhar dinheiro”?

Vamos analisar isso sobre outra ótica: a ótica do Marketing.

Pense que sua Missão vai ser falada para um auditório cheio de potenciais clientes para seu negócio. E você está desesperado querendo adquirir mais clientes e crescer seu faturamente.

Vai cair bem você dizer que seu objetivo número 1 é ganhar dinheiro? 🤔

Ou ainda dizer que ter lucro (com eles, seus clientes) é o fator número 1 do seu negócio? 💭

Pois é. Com certeza não vai acabar bem essa apresentação! 

Pode parecer hipócrita, eu sei.

Mas fazer a sua Missão de negócio ganhar dinheiro não vai aproximar você dos seus clientes potenciais, e pode até afastar seus clientes atuais.

Na pirâmide de necessidades de Maslow, ganhar dinheiro não faz parte das principais necessidades que fazem os indivíduos alcançarem a satisfação pessoal ou profissional. Talvez seja um meio importante mas não a necessidade final.

Se para as pessoas, portanto, seus clientes, dinheiro não é a motivação primária, para você também não deveria ser na ótica dos seus clientes. Caso contrário pode causar um forte efeito de repulsa.

missao-visao-valores-de-uma-empresa

A Missão é como um trailer do seu Filme

Acompanha essa analogia que eu vou fazer.

Faz de conta que você produziu um filme. E seu filme ficou bem bacana, cheio de cenas interessantes, com boas reflexões, ensinamentos, emoções e um final surpreendentemente

Alguns clientes assistiram e deram um feedback incrível. Todos acharam o seu filme simplesmente sensacional. Show! 👏

Agora você quer que muito mais pessoas assistam ao filme, certo?

Todo filme tem um trailer.

Uma boa idéia é investir na criação de um trailer, digamos com 30 segundos ou algo parecido, que vai criar interesse e informar o que o filme tem de especial de forma muito rápida. Certamente isso ajudar a conseguir mais clientes para comprar ou alugar seu filme para assistir.

A Missão é mesmo como um trailer do seu negócio

A sua Missão tem que ser capaz de informar e também tem que inspirar, instigar e chamar muita a atenção.

Voltando ao ponto se ganhar dinheiro ou ter lucro deve estar na sua missão. 

A não ser que você seja um banqueiro, a resposta continua a mesma:

Não incluir ganhar dinheiro ou obter lucro em sua Missão de negócio!

Os clientes querem ver o seu Filme. Eles não querem ver o seu balancete ou seus custos e detalhes financeiros.

Concorda?

Como seus clientes podem contribuir para sua Missão?

Clientes querem consumir o benefício e até contribuir para que o benefício seja o melhor possível e sustentável para eles.

As vezes preferimos produtos que são recicláveis. Queremos não apenas consumir, mas contribuir com todo o ecossistema de reciclagem. 

Muita coisa que você faz pode mesmo ser irrelevante para o cliente. Um exemplo já falamos: seus objetivos financeiros.

Mas tem horas que o propósito fala mais alto. Ele está no topo de preocupação na cabeça do seu cliente.

Isso é muito comum quando seu serviço ou produto está relacionado a alimentação, saúde e bem-estar. Questões como segurança e qualidade vão estar na lista de critérios mais importantes, com certeza.

Vamos ampliar o mesmo conceito.

Um exemplo de expressar propósito muito bem vem da empresa Amazon. Ela passou por volta de 20 anos com prejuízo financeiro, ou seja, investindo mais que o faturamento.

Isso sempre foi muito bem visto pelo cliente, acreditem. Embora em certos momentos da história da Amazon, foi um ponto muito criticado pelos investidores. 

Mas para os clientes sempre foi muito positivo em todos os sentidos comprar na Amazon. A empresa nitidamente estava melhor a cada dia e sempre inovando e melhorando na entrega e na qualidade de seus produtos.

Eu sei que para um profissional autônomo não funciona assim. Ganhar dinheiro e pagar as contas é uma grande premissa. Mas nem por isso o Propósito da Missão fica menos importante.

Mesmo que seu cliente saiba que você precisa ganhar a vida fazendo o seu trabalho, saber os detalhes da sua financeira não vai ajudar em nada, em princípio não.

Envolver o cliente no propósito do seu negócio, através da Missão, pode ao contrário te ajudar muito.

Muitos clientes estão dispostos a pagar mais e contribuir com seu negócio se enxergarem uma conexão com seus próprios interesses e valores.

planejamento-estrategico-missao-visao-e-valores

Sua Missão vai enriquecer sua História

Pense na Missão como forma de explicar porque o seu negócio existe. E se você é um profissional, por que você faz o que você faz. 

Aspirações e um desejo de melhorar o mercado encaixam muito bem se estiverem conectadas com o que você faz de verdade.

As vezes a sua Missão ideal esta ligada a sua história, como você começou. As vezes o contrário, sua Missão te levou a criar sua história.

De qualquer forma, sua História vai ser muito mais rica e impressionante com uma Missão tendo destacada.

É difícil encontrar uma Missão inspiradora?

A definição da sua Missão tem que se concentrar primariamente no presente.

Lembre-se que a Missão, primeiro, precisa informar. Mas claro, você pode encontrar formas de informar e ao mesmo tempo inspirar.

Uma boa provocação para que sua Missão fique inspiradora é refletir sobre sua história.

Aqui algumas perguntas que você pode se fazer para provocar reflexões que vão te ajudar a pensar na sua Missão:

  • O que nos torna únicos e especiais hoje? 
  • O que tenho que os outros não tem hoje?
  • Se meu negócio deixasse de existir hoje, o que aconteceria com o meu cliente? 
  • O que ocorreria se você saísse do mercado?
  • Que “buracos” preenchemos no mercado hoje? 

Uma reflexão sobre o sentido da existência do nosso negócio sempre pode trazer elementos que vão inspirar e sensibilizar o cliente.

Aprenda com a Disney

missao-visao-e-valores-disney
Foto de Craig Adderley, fonte: http://www.pexels.com.

Um ótimo exemplo de como realçar seu Valor na missão vem da Disney:

Missão da Disney

A missão da Disney é entreter, informar e inspirar as pessoas ao redor do mundo por meio do poder da narrativa incomparável, refletindo as marcas icônicas, mentes criativas e tecnologias inovadoras que fazem da nossa a principal empresa de entretenimento do mundo

O que você achou da Missão da Disney? 

Você pode até achar a Missão um pouco longa. Mas é inegável que ela cumpre muito bem o que se espera de uma Missão de negócio. Está tudo lá, com clareza e com impacto.

Todos nós somos clientes da Disney, seja assistindo um filme, comprando produtos e talvez visitando seus parques e atrações nos Estados Unidos ou na Europa.

O efeito que a Missão causa em mim pode ser diferente de você. Mas a essência com certeza se mantém alinhada, porque a missão da Missão, fazendo um trocadilho, é em primeiro lugar informar.

O que eu adoro, pessoalmente falando, é quando a Missão da Disney menciona marcas icônicas, mentes criativas, etc. Isso me cativa muito.

Dissecando um pouco mais como a Disney definiu sua missão, note que as primeiras palavras usadas foram palavras que realmente chamam a atenção pela simplicidade e clareza:

Entreter, Informar e inspirar as pessoas ….

Elas transmitem muito bem o Valor que a Disney entrega logo nas primeiras palavras. 

Isso é muito importante. Deixar a missão muito clara para ser compreendida.

Mesmo se o texto da Missão ficar longo, tem que ser fácil para qualquer leitor entender.

Notem que é uma missão ampla porque a empresa tem muitas linhas de negócio, da produção de filmes a parques e atrações. É também uma empresa de tecnologia, licenciamento, marketing, etc. 

Porém ela conseguiu expor tudo que faz em benefícios claros e diretos. Novamente  “Entreter”, “Informar” e “Inspirar”.

Como alinhar o Negócio com a Missão?

Você já ouviu falar de Plano de Negócio e Plano de Marketing.

Nos seus planos é sempre bom validar se a idéias, iniciativas e estratégias estão compatíveis com sua Missão.

Os exemplos a seguir da Adobe e da Apple vão demonstrar na prática o que é um alinhamento perfeito entre o Negócio e a Missão.

Aprenda com a Adobe e a Apple

Quando falamos de empresas de sucesso que temos afinidade, ao ler seus posts no blog, ao acessar seu site, usar os produtos, enfim, ficamos grudado com todo o conteúdo.

Por que lemos e curtimos os conteúdos e novidades das empresas que temos afinidade?

Tenho uma admiração muito grande pela Adobe e pela Apple. Elas são duas das minhas marcas preferidas que gosto de dizer, sempre.

Quase tudo que leio da Adobe e da Apple eu gosto. 

Para mim eles tem uma linha de conduta que eu consigo enxergar até de forma subliminar em um simples post na rede social ou detalhe do site.

Olhem a seguir a missão da Adobe e da Apple.

Missão da Adobe

A Adobe acredita que a criatividade capacita a transformação, pessoalmente e profissionalmente em todos os setores. Além de oferecermos resultados financeiros sólidos, também estamos impulsionando uma inovação incrível, acumulando milhões de novos clientes, oferecendo bilhões de experiências em várias telas e processando trilhões de transações de dados online.

Um observação é que talvez a missão da Adobe acima não seja a mais recente. 

Mas para título de exemplo, sinceramente, não importa. Porque o ponto que eu quero fazer é que para mim, como cliente, ela reflete perfeitamente o que a Adobe faz.  Lembre-se que a missão ideal do negócio é sempre construída na ótica do cliente

Missão da Apple

A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet.

Usando a Adobe e Apple como pano de fundo para ampliar nosso entendimento sobre o Missão do negócio, a Missão na prática vai muito além do texto, ou de uma frase no site, ou de um vídeo.

exemplo-de-missao-visao-e-valores

A Missão conecta conecta o cliente com a marca em muitos aspectos.

Ela é capaz de gerar empatia, engajamento, confirmação, motivação, conforto, admiração, etc.

Se pedirmos para alguém que goste muito da Adobe, ou que goste muito da Apple, tentar adivinhar a Missão dessas duas grandes empresas, acredito – a ponto de apostar! – que vamos ter respostas alinhadas com as missões acima. 

Isso me traz a seguinte conclusão quanto a Missão do negócio:

Quando a empresa é consistente no que ela faz, normalmente a Missão dela está em tudo que ela faz, nos produtos, no site, nos serviços, no marketing, no atendimento e nas pequenas coisas como rótulos, embalagens, manual de instruções.

Olhem o cuidado que a Apple tem com a embalagem de seus produtos? Parecem caixas com jóia dentro. Tudo alinhado com uma experiência de cliente totalmente diferenciada.

Para a Adobe, a temática central da empresa, para mim, está quase sempre ligada a criatividade, ao valor humano ou o potencial humano ligado a criatividade.

Acho fascinante a Missão da Adobe também.

Tá fazendo sentido tudo isso pra você? 

Se sim, você vai gostar muito do guia prático que o Blog da Alboom acabou de lançar para te ajudar a definir sua própria missão de negócio. Você vai encontrar o link no final deste artigo também.

Tenho ainda alguns conceitos interessantes para cobrir para dominarmos completamento o assunto Missão de Negócio.

Faz sentido ter uma Missão que todos têm?

Deixa eu usar um exemplo do Mercado Fotográfico.

Para um fotógrafo profissional, eternizar momentos não é simplesmente um clichê. É algo muito verdadeiro.

O Fotógrafo eterniza momentos em formato digital e também através da impressão, como álbum fotográfico ou em um fotolivro ou foto produto.

“A fotografia é no papel”, como diz o fotógrafo Sebastião Salgado

A maioria dos fotógrafos profissionais cumpre a missão de eternizar momentos.

O que nos leva a pergunta:

Faz sentido criarmos uma Missão que meus concorrentes também têm? 🤔

💡 Embora é comum encontrarmos muitas semelhanças entre profissionais e empresas, há também as diferenças.

Sempre há algumas diferenças para capitalizar na criação da Missão de negócio. 🦄

Para sermos diferentes, temos que evitar usar na Missão frases muito comuns ou clichés muito conhecidos no setor de mercado que atuamos.

O outro extremo também pode ser ruim. Ou seja, termos uma Missão em tudo muito diferente do normal.

Uma dica ao criar uma Missão. Procure não inventar algo muito fora do comum.

Temos que chegar sim em um posicionamento único, mas não necessariamente um posicionamento absurdamente fora do padrão.

Usando o exemplo do fotógrafo profissional.

É Importante o fotógrafo refletir qual é o seu jeito especial de eternizar momentos ao invés de criar algo muito fora do padrão do mercado que atua.

A Missão de um Profissional

O fotógrafo especializado em casamentos Lauro Maeda, profissional muito experiente, com mais de 30 anos de carreira, faz um marketing em seu site nitidamente focado no seu jeito especial de eternizar momentos

missao-historias-inspiracionais

Quem conhece seus trabalhos sabem. Ele sempre realça, com sua técnica fotográfica a história do momento como poucos. Ele captura o entorno e todas as nuances que seu olhar artístico permite para fazer as fotografias contarem uma história.

Vejam o site, seu principal canal de marketing. Suas fotografias realmente contam histórias, é fascinante. Em parte pelas fotografias me si, e em parte pelo conteúdo textual que agrega em cada Trabalho do seu Portfólio Online que seu site possui.

missao-visao-e-valores-citacoes

O Maeda, como o chamamos, superficialmente fotografa como milhares de outros fotógrafos. Ele Eterniza Momentos como milhares e milhares de outros fotógrafos de casamento. Mas o grande detalhe é que ele fotografa de um jeito especial, usando técnicas fotográficas e todo um zelo para que as fotografias contem Histórias.

Em múltiplos lugares de seu site sua Missão é externada com frequência e muita consistência, e isso ocorre no site e e nos trabalhos publicados no próprio site – em seu portfólio online – e nas redes sociais. .

Olhe nesta captura de tela mais um exemplo de como o Maeda comunica sua Missão de Negócio em um trabalho publicado em seu site.

missao-visao-e-valores-parceiro-maeda

Se você é fotógrafo ou tem um negócio no mercado da fotografia, fazer como o Maeda faz é uma excelente prática. Comunicar a Missão de uma forma informal, descontraída e principalmente consistente. E claro, sem precisar criar uma caixa padrão escrito “aqui está minha Missão”.

Olhe um outro exemplo muito legal a seguir.

Missão, Visão e Valores como código de conduta

Às vezes a Missão, Visão e Valores assume a vitrine de toda comunicação e de todo marketing do negócio.

Vamos olhar o exemplo da Do Bem, empresa que produz bebidas fundada em 2007 no Rio de Janeiro.

A Do Bem nasceu com uma proposta diferenciada de ter um cuidado muito especial com as bebidas que fabricam. Uma preocupação rígida com a sustentabilidade e a saúde das pessoas.

Seu marketing se resume em uma boa frase “fruta na caixinha”.

Para quem teve contato com a marca e seus produtos, você vai entender o que vou falar aqui.

Eles deixavam claro que não colocavam corantes, conservantes e ingredientes potenciamente prejudiciais.

Não precisamos saber a íntegra da sua missão para simpatizamos com o seu propósito.

missao-visao-e-valores-dobem

A Do Bem fez, assim, da sua Missão o seu negócio por completo. É a Missão em cada detalhe do negócio.

Basta ver o rótulo do produto, ou o nome da produto, entendemos toda sua missão como Empresa.

A Do Bem cresceu muito, foi um enorme sucesso. Ganhou inúmeros prêmios, reconhecimentos e com forte crescimento de vendas ano após ano.

Acabou sendo adquirida pela Ambev em 2016, coroando assim seu enorme sucesso como empresa, do nascimento a venda bilionária. 

Que lição aprendemos com o caso da Do Bem?

A missão pode ajudar a formatar todo o negócio.

Mesmo que a Missão não seja forte o suficiente para expressar todo o negócio, ela pode sim ser multiplicada em vários contextos, com variações e temáticas semelhantes – sem perder a essência.

Como criar uma Missão para meu negócio?

Não há uma formula mágica para se criar uma boa Missão para seu negócio.

Porém temos uma técnica e algumas dicas para te ajudar neste processo. Ao criar a sua Missão, o próximo passo é pensar na Visão e Valores.

👉 Clique aqui e leia o artigo Como Criar uma Missão de Negócio [Guia prático].

PARTE II: VISÃO

O que é Visão?

A Visão de uma empresa ou negócio nada mais é que expor ao seu público sua visão de futuro, ou, em outras palavras, suas ambições.

Enquanto a Missão busca transcrever em palavras o seu negócio e porque ele importa, a Visão vai conseguir inspirar e ampliar o interesse ao focar no futuro.

Embora haja muita confusão entre Missão e Visão, há uma diferença que merece já dizer.

A Missão reflete o que você é e o que você faz de especial no presente.

Já a Visão reflete o que você quer ser ou o que você quer atingir no futuro, ou seja, seu planejamento mais a longo prazo, também conhecido de planejamento estratégico.

Como diferenciar Missão e Visão?

Algumas diferenças entre Missão e Visão são claramente abstratas e outras mais evidentes e fáceis de entender.

Fizemos um infográfico Diferenças entre Missão e Visão para ficar mais claro os conceitos.

infografico-diferenca-entre-missao-e-visao

Já falamos sobre a Missão da Disney e já dissemos o quanto ela é clara e precisa.

Agora vamos olhar sua Visão:

Visão da Disney

Fazer as pessoas felizes.

Ela é claramente mais abstrata e conceitual que a Missão.

Só de falar em Felicidade, por si só, já deixa bem claro que a Visão da Disney quer trazer a emoção que ela melhor se ampara: a felicidade dos clientes.

É uma motivação perpétua e não específica, decorrente de tudo que ela faz.

Evite absurdos na Visão

Tomem somente este cuidado! 

Nós não somos a Disney que tem filmes lindos e atrações que fazem crianças e adultos chorarem de emoção.

Não são todas as empresa que conseguem dizer: Quero deixar todos felizes.

Definir uma visão ambiciosa é uma coisa, outra é causar grandes dúvidas na cabeça das pessoas.

Como a Missão fala do presente, é menos comum existir absurdos na Missão do negócio.

Mas ao criar uma Visão, aí é comum aproveitarmos e cometermos exageros.

Temos que procurar evitar absurdos. Um pouco de exagero é até usualmente aceito.

Os exageros que temos que evitar, com certeza, são aqueles que podem ter um risco grande de motivar críticas.

Lembre-se que Missão e Visão existem não para estarem somente em um quadro no escritório ou estar mencionado no site. Portanto é bom a Visão inspirar em gerar críticas desnecessária que só vão te tirar o foco do negócio.

Use a criatividade para criar a Visão

É preciso criatividade e até coragem para criar uma Visão que possa chamar a atenção.

Principalmente para que ela seja útil e ser por si só uma temática a ser explorada em múltiplos canais e formatos de comunicação.

missao-visao-e-valores-atributos-da-empresa

PARTE III – VALORES

O que são Valores?

Valores são, de forma simplificada, o código de honra do seu negócio.

Em outras palavras, Os valores de um negócio ou empresa são as características e atitudes principais que você gostaria de destacar publicamente – justamente porque são valores muito importantes ou compromissos assumidos com grande seriedade.

Por isso que para mim definir Valores como o código de honra de seu negócio é a melhor definição pois traz a dimensão da seriedade e do esforço contínuo para melhorar e atingir a excelência nos Valores que você definir para seu negócio.

Valores são qualidades que são notados ou que mereceriam ser notados pelos clientes.

É novo dever como dono ou líder melhorar nossa comunicação para que os clientes e partes interessadas notem nossos Valores.

Portanto, os Valores complementam o conceito de Missão e Visão.

Juntos eles farão que todo o espectro de Valor do seu negócio seja melhor compreendido, mais desejado e até admirado pelos clientes e as partes interessadas.

Exemplo prático

Quero aproveitar para explicar o que são Valores do negócio de uma forma diferente, através de um exemplo para você entender bem.

Imagine que você morreu! Uff..Desculpe-me, mas vamos seguir no exemplo hipotético.

No seu funeral é solicitado que alguns clientes e colegas de trabalho venham a frente para fazer um rápido discurso sobre você.

Um cliente foi o primeiro a falar. Ele ressaltou a preocupação com a pontualidade. Em todos os encontros que ele teve com você, você estava lá 15 minutos antes, com tudo preparado.

Ele também lembrou que você sempre o tratou com muito respeito e profissionalismo, e você nunca se esqueceu de nenhuma tarefa importante.

Uma colega de trabalho também foi à frente e compartilhou sua obsessão por qualidade, que você não aceitava entregar nada sem revisar duas ou três vezes.

Deste exercício podemos resumir que Seus Valores são:

  • Pontualidade
  • Respeito
  • Profissionalismo
  • Qualidade

Faz sentido?

missao-para-crescer-seu-negocio

Exemplos de Valores

Como disse, os Valores complementam o conceito de Missão e Visão do Negócio por mostrar de forma muito concisa algumas qualidades do negócio que merecem destaque.

Aqui alguns exemplos do que seriam essas qualidades de negócio:

  • códigos ou normas de conduta,
  • qualidades comportamentais;
  • Compromissos;
  • Áreas de interesse ou foco;
  • Critérios que norteiam o negócio;
  • Posicionamento cultural ou social;
  • Etc.

Como divulgar os Valores?

Normalmente os Valores são apresentados como uma lista de palavras ou expressões.

Sempre de forma objetiva e sucinta, cada Valor também tem que ser simples de entender.

Nesse aspecto, os Valores possuem um formato diferente da Missão e Visão.

Inclusive, os Valores são palavras ou expressões em uma sequência predefinida, não necessariamente em ordem de importância, e sim conceitual.

Em geral, a melhor maneira de divulgar os Valores é após mostrar a Missão ou Visão.

missao-visao-e-valores-ifood

Como descobrir os Valores de outras empresas?

Google. 

Como dissemos, a Missão, Visão e Valores são normalmente encontrados em sites. E mesmo sendo utilizados em redes sociais, quase tudo é buscável via Google hoje em dia.

Veja essa busca que acabei de fazer:

Busca no Google: “Missão Visão Valores iFood”

Como encontrar Missão Visão Valores no Google

Você pode verificar na imagem acima que no segundo link encontramos os Valores no site oficial do IFood:

Missão do Ifood:

Temos fome de:

  • Fazer mais com menos e mais rápido
  • Desenvolver todo o ecossistema da alimentação
  • Ter as melhores e mais inovadoras soluções do mercado
  • Atingir resultados incríveis como fazemos
  • Paixão
  • Responsabilidade
  • Simplicidade
  • Juntos

Curtiu esse exemplo de Valores de Negócio?

Use palavras-chaves do seu Mercado

Tanto na Missão, Visão como nos Valores podemos trazer palavras do nosso nicho de mercado, buscando sempre criar um bom impacto.

Às vezes é possível usar o humor e a informalidade, como é o caso do Ifood.

Às vezes é preciso ser mais sério e formal. Como se espera no mercado da saúde ou no mercado financeiro.

A dica é sempre criar uma Missão, Visão e Valores que mostre o melhor do seu negócio tanto na essência como no formato pensando no seu público alvo.

missao-visao-e-valores-para-ser-muito-usada

Como criar seus Valores de negócio?

Aqui algumas dicas interessantes para que você possa criar sua lista de valores de negócio.

Passo 1: Liste o maior número possível de qualidades do seu negócio.

Me lembro bem de ter usado na minha carreira o conceito de feedback 360 graus

Esse método consiste em listar todos as partes interessadas do seu negócio e falar com eles para eles listarem quais seriam as principais características e qualidades do seu negócio.

Note que será uma avaliação interna e externa. 

Não deixe ninguém de fora, incluindo de colegas a fornecedores, clientes antigos a clientes novos, e até você pode incluir cônjuge, filho, amigo Sim, todo mundo que tem contato com sua marca ou negócio.

Passo 2: Liste seus atributos do negócio mais importantes (Suas forças)

Na metodologia SWOT, estamos falando do quadrante Forças ou Fortalezas. Em resumo, isso mostra o que você tem que melhor funciona no seu negócio.

Faça uma lista de 5 a 10 itens que são suas Forças. 

Passo 3: Vincule cada qualidade do passo 1 com uma ou mais forças do passo 2.

Olha um exemplo de como ficaria até aqui:

Se uma fortaleza do seu negócio é  PRODUTOS COM QUALIDADE DIFERENCIADA, e você tem duas qualidades/feedbacks que se relacionam com isso, digamos as  “Os produtos são TOP” e “É muito fácil escolher o produto ideal para mim”, você pode anotar da seguinte forma:

  • PRODUTOS COM QUALIDADE DIFERENCIADA
    • Qualidade: “Produtos Top”
    • Qualidade: “Fácil de escolher”

Passo 3: Escolha 3 a 4 qualidades que você considera as Melhores depois de ter feito a correlação no passo 2.

Isso é para garantir que você tenha 3 ou 4 qualidades que estejam mesmo diretamente relacionadas aos pontos fortes do seu negócio.

Não é bom ter uma qualidade que não tem vínculo com o que você entrega de melhor.

Passo 4: Pense em 1 a 2 valores inspiracionais para agregar

Os valores inspiracionais podem mostrar diferenciais importantes do seu negócio como Mentalidade, Cultura.

É muito importante. Os valores inspiracionais, assim como a Visão, vai ajudar a dialogar melhor com seu nicho ou público alvo.

Olhando o caso do Ifood, note o valor “Juntos”. Para mim ele é um valor inspiracional. De certa forma é até melhor que o clássico valor “comprometimento” ou “somos parceiros de negócio”.

Olhem aqui os valores da Adobe:

  • Genuína
  • Excepcional
  • Inovadora
  • Envolvida

Talvez o valor Envolvida seja o valor para ser considerado inspiracional. Olhem a descrição que o próprio site traz sobre o Valor Envolvida:

Inclusiva, aberta e ativamente envolvida com nossos clientes, parceiros, funcionários e com as comunidades que servimos.

Para mim os valores Genuína, Excepcional e Inovadora são qualidades mais técnicas, digamos assim, inerentemente relacionada aos pontos fortes da Adobe como Empresa.

Passo 5: Teste os Valores estão alinhados e harmoniosos

É importante deixar os valores respirarem, descansarem. Igual a Missão e Visão.

Releia os Valores que definiu no dia seguinte, e veja se tudo está parando em pé e com efeitos interessantes.

Também é bom testar se tudo ficou harmonioso e alinhado com a Missão e Visão.

Uma forma boa de testar é colocar tudo no site, explicando e contextualizando cada Valor. É um processo iterativo e vai ser normal você fazer algumas correções e melhorias no caminho.

Mesmo que tome semanas ou meses, todo esforço valerá a pena.

missao-visao-valores-alboom

Conclusões sobre Missão, Visão e Valores

Chegamos ao fim desse artigo que tem uma importância muito especial para mim: Empreender com Propósito.

A Missão, Visão e Valores de uma empresa ou negócio consiste em expor ao seu público o que você faz e sua visão de futuro, ressaltando seus valores e sua mentalidade. Tudo isso de maneira consciente e consistente.

Usar a Missão, Visão e Valores é um grande diferencial no marketing e na comunicação.

Quando a Missão, Visão e Valores tocam as pessoas, isso gera empatia, emoção e aproximação, contribuindo assim com a jornada de compra do cliente.

Espero que tenham gostado.

Conte sempre com a Alboom e nosso Blog para transformar e acelerar sua jornada empreendedora.

Se achou esse conteúdo interessante e útil, deixe seu comentário e compartilhe com amigos.

Link deste artigo:
👉 https://blog.alboompro.com/missao-visao-e-valores.

Link do Guia Passo a Passo Como Criar Sua Missão de Negócio:

👉 https://blog.alboompro.com/como-criar-uma-missao-de-negocio-guia-pratico/

Sucesso! Rumo ao Topo!

Um abraço,

Marcelo Moscato

4 CommentsClose Comments