Os “fotógrafos Pets” e dicas para criar e crescer o negócio de fotografar animais

Neste artigo você vai conhecer o que é e como funciona a Fotografia Pet, bem como conhecer algumas oportunidades sobre esse estilo de fotografia!

Sobre a temática do aprendizado, vamos também mostrar alguns cursos especializados na fotografia animal.

O universo de coisas para os animais de estimação vem crescendo a cada ano, e não seria diferente, está crescendo muito a chamada fotografia pet, que é a fotografia de cachorros, gatos e animais no geral.

Sendo assim, os tutores, ou papais e mamães dos pets, não tem medido esforços para prover sempre o maior conforto e qualidade de vida para seus amados “filhos de 4 patas”. 

Nos últimos anos, a medicina veterinária também tem se especializado e, assim como acontece com os humanos, os animais também possuem médicos veterinários especializados, como por exemplo, em oncologia de pets.

De maneira idêntica acontece no setor alimentício. Há rações especiais para cães e gatos com problemas neurológicos ou renais. Sem falar na culinária caseira, com alimentação balanceada.

Além disso, no setor de turismo e eventos também tem ampliado a aceitação para prover os melhores momentos para essa galerinha tão querida de 4 patas.

Dessa forma, a fotografia pet também está se especializando e trazendo muitos resultados para os fotógrafos de pets

aniversario-pet
Pedaço de Céu – Fotografia Pet | Aniversário Pet

O que é a Fotografia Pet?

Hoje, a fotografia pet ou fotografia animal se tornou um gênero de fotografia profissional e também amadora. Mas o que isso significa?

Simples, para fotógrafos, a fotografia de pets se tornou um nicho de mercado a mais para atuar e, em alguns casos, até de maneira exclusiva. Como, por exemplo, fazem os fotógrafos Daiane e Everton, que desde 2017 atuam exclusivamente fazendo fotos de animais e divulgam com o site Pedaço de Céu.

Esse ramo sempre existiu, mas atualmente está crescendo muito e virando a carreira ou a principal área de atuação de fotógrafos, similar ao que ocorre com a fotografia newborn (de recém nascidos), sensual, casamentos e formaturas..

Pode parecer simples fotografar os pets, mas o estilo possui segredos e o fotógrafo que quer atuar nesse nicho precisa ir aprendendo como tudo funciona, do atendimento à sessão de fotos

O que eu preciso para Fotografar Pets?

Em primeiro lugar, você precisa gostar muito de animais. Meio óbvio, né? Mas é preciso encarar a fotografia pet como um ramo profissional que vai exigir dedicação e diferenciais para satisfazer as exigências crescentes desse mercado em formação.

Voltando ao ponto do amor com os bichinhos, é bom saber que você precisa estar confortável em lidar com os “aumiguinhos” em várias situações adversas, como agitação e estresse. 

E também é muito importante que você também se mantenha calmo. Afinal, é muito provável que a lente de sua câmera receba uma bela de uma lambida, ou melhor, um “lambeijo”.

Também é preciso ter muita paciência. Mesmo que o animal seja adestrado, ele pode não se sentir confortável naquele ambiente. E é aí que entram muitos petiscos e técnicas de adestramento para acalmar o “cãopanheiro”.

É interessante também que você procure no Youtube algumas técnicas de como se comportar perto do animal. Eles podem sentir a sua agitação ou receio e a sessão fotográfica pode não dar certo.

Quanto a equipamentos e acessórios, a fotografia pet não possui segredos. Portanto, se você já possui uma câmera, lente e acessórios para outros tipos de fotografia como ensaio de família, tudo indica que você tem tudo que precisa para fotografar pets.

Por fim, você também pode se preparar profissionalmente, com cursos e workshops destinados à fotografia pet.

ensaio-de-casal-com-pet
Fotógrafo Rafael Bigarelli | Ensaio Pré Wedding com Pet

Ideias de uma sessão fotográfica de pets

Antes de tudo, se você tiver um estúdio, pense em sessões de miniensaios para as mamães e papais de pets. Ensaio temático de animais faz tanto sucesso quanto o infantil e, nesse sentido, você pode aproveitar o espaço que já possui.

Além disso, você pode até fazer uma dobradinha, aproveitando os cenários dos humanos e apenas incluindo elementos do mundo animal.

Uma outra ideia, caso você queira apenas agregar a fotografia pet ao seu trabalho, é incentivar os seus clientes e incluir pacotes com os pets presentes na sessão. Pets são fofos e vão te gerar muitos cliques.

A fotografia Life Style também é uma excelente oportunidade para você fazer uma sessão pet. Sendo assim, vá a um parque, fotografe o humano com o seu pet e divulgue o seu trabalho. Com certeza você venderá algumas fotos.

Em resumo, há muitas oportunidades que envolvem a fotografia pet. E Você pode aproveitar todas!

Afinal, como ganhar dinheiro com a fotografia de animais?

Você quer começar de maneira rápida e até “aventureira” a fazer as primeiras fotos dos bichinhos?

Não se intimide. Comece hoje mesmo a fotografar de forma natural os pets, claro começando com os seus ou de alguém da família.

Para você saber, a foto da capa do artigo é de minha autoria e foi tirada com uma câmera semiprofissional da Canon, no modo automático.

A fotografia pet é no geral feita sem muitas dificuldades e, portanto, é ideal para fotógrafos amadores, sendo possível ganhar muito dinheiro também, pois como dissemos, é um nicho que está crescendo muito e é possível fazer parcerias com clínicas e pet shops.

Nesse sentido, a fotografia pet pode também ser complementar a fotografia de eventos, casamentos e outros gêneros, o que pode ajudar a lotar a agenda de trabalho nos horários comerciais.

sessão-fotografica-de-pet
Fotografia de Samara Medeiros | Ensaio Pet em Casa

Cursos para aprender Fotografia Pet

A princípio, se você já fotografa animais e sente que ainda tem algumas dificuldades, ou busca maneiras de crescer seu negócio de fotografia nesse nicho, você pode contar com algumas opções de cursos especializados em Fotografia Pet. 

Por incrível que pareça, sim, tem cursos de fotografia Pet com um nível de investimento bastante acessível.

Aliás, a maioria dos cursos de fotografia pet é online! Então, tempo ou distância não são mais desculpas.

Fizemos uma pesquisa no Google e os cursos que foram destaque são estes:

Como alavancar seu negócio de fotografia pet?

Enfim, vamos falar agora de como crescer seu faturamento e ideia de parcerias para alavancar sua carreira ou seu negócio de fotografia.

Dica 1: Pesquise por locais pet friendly e se apresente como Fotógrafo Pet

Hotéis, pousadas, restaurantes, padarias, bares e até empresas adotando um “aumigão” e transformando um animal de rua em “garoto propaganda“.

Já existem Buffet e Clube para realizações dos “auniversários”. 

O universo pet é algo maravilhoso, sensacional e muito divertido. Tudo isso acontece porque o animal de estimação, não é apenas um animal de estimação, ele é também um membro da família. 

Por isso, o termo Pet Friendly, que significa “amigo dos animais”, nada mais é que uma identificação de lugares onde os animais são bem-vindos, aceitos ou podem permanecer. O termo Pet Friendly tem um volume de busca de mais de 8 mil por mês, ou seja, tem muita gente procurando!

E se engana quem pensa que o universo pet se limita apenas a cães e gatos. Ao contrário, ele atende a todos os bichos que são considerados como “parte da família”.

Inclua nos seus ensaios a opção com ou sem pet; Faça cenários que atendam a esse público e divulgue o seu trabalho em suas redes sociais.

Sendo assim, a fotografia pet é uma excelente maneira de você ampliar o seu público e faturar mais! Portanto, não deixe passar essa oportunidade!

Dica 2: Compartilhe suas fotos e experiências

Mostrar é o que mais vende, simples assim.

A melhor maneira de você vender seus serviços como fotógrafo pet é ter um site profissional, como fez a fotógrafa Thais Mazzoco, que tem o seu site de fotografia, mas tem também um site apenas para mostrar seus trabalhos como Fotógrafa Pet, o Santo Chico.

ensaio-de-fotografia-pet
Santo Chico by Thais Mazzoco | Aniversário Temático de Pet

Dica 3: Organize seu negócio

Primordialmente, você precisa usar ferramentas que otimizem e melhore a rotina de qualquer fotografia.

E isso não seria diferente para um fotógrafo pet. Afinal, soluções para fotógrafos ajudam a vender mais, além de organizar atividades não fotográficas, como gestão de contratos, leads, agenda e etc.

Sendo assim, as ferramentas consideradas essenciais para organizar e apoiar o crescimento do seu negócio estão listadas a seguir:

Site, portfólio e blog

Procure um sistema criador de sites feito para fotógrafos, como é o caso do Alboom Prosite. Com ele é possível criar um site de graça. A dica é usar temas como o Balloon, FunStyle ou o Enfant, que possuem uma temática mais infantil e leve, personalizando ao seu gosto, para encontrar a sua identidade visual.

Sistema de aprovação e entrega das fotos

Busque sistemas que seu cliente pode escolher de forma online e receber imagens com uma qualidade excepcional. O Alboom Proof tem essas características e pode te auxiliar em muito! (Spoiler Alert – e em breve, vender fotos extras, tudo dentro da mesma plataforma).

Sistema de gerenciamento de empresas

Livre-se de uma vez por todas de muitas planilhas e não perca oportunidades de vendas! Um sonho que pode se tornar realidade com o Alboom CRM. Com ele, você consegue gerenciar toda a sua empresa, organizando os fluxos de trabalhos e aproveitando ao máximo o seu funil de vendas.

Sistema de diagramação de álbuns online

Mamães e papais de pets tem todo o carinho com eles, é como se fossem seus filhos. Faça pacote com álbuns e fature muito mais. A diagramação online, você pode usar o Alboom Designbox e, a aprovação do álbum, você pode fazer pelo Alboom Proof. Tudo muito profissional!

Realidade aumentada na fotografia Pet

Já pensou ter vinculado as fotos dos pets, um vídeo mostrando aquele momento único! Com o Alboom AR você também pode ter esse diferencial na sua fotografia! Não deixe passar essa oportunidade de venda e agregue mais valor ainda ao seu trabalho de fotógrafo Pet.

Receba pagamentos online

Para concluir a gama de soluções e produtos para profissionais da fotografia, e não menos importante, receber os seus pagamentos de forma online, com tranquilidade e com taxas atrativas, conheça o Alboom Pay, a solução para você receber online e com toda a segurança para o seu cliente.

Agora, conta aqui para a gente: Já tá fazendo ensaio pet ai? Deixe nos comentários o link do seu site, mostrando esse incrível trabalho!

11 CommentsClose Comments