Miniensaios: o que são e por que fazê-los

Porque os miniensaios fazem sucesso? E afinal, o que são miniensaios? E por que viraram tendência? Este artigo vai mostrar o que este tipo de fotografia tem tudo a ver com os dias atuais e sua oferta tem o potencial de encher a agenda do fotógrafo em tempos não tão fáceis de conseguir trabalhos mais longos.

Foto da Capa: Scatto Fotografia

O que são os Miniensaios?

Os miniensaios são trabalhos fotográficos onde o fotógrafo já deixa o cenário todo preparado ou pré-personalizado para a sessão fotográfica. Afinal, a ideia é atender, com o mesmo cenário, um ou mais clientes em sessões rápidas.

Em outras palavras, miniensaios rima com produtividade e economia de tempo, tanto para o fotógrafo quanto para o cliente, o que o torna super adequado para os dias de hoje onde ninguém tem muito tempo, não é mesmo?

Além da economia de tempo, há também outra vantagem: o custo. Ou melhor, o custo benefício.

Os miniensaios são normalmente ensaios divertidos, o cenário cria um clima legal, tudo fica convergido no propósito.

Para o cliente, o valor não é tão alto e, para o fotógrafo, que pode estipular o tempo de sessão, há uma organização do tempo, mas também poder segmentar e atingir uma gama maior de potenciais clientes.

Os cenários fazem toda a diferença?

Os cenários dos miniensaios podem ser montados no estúdio fotográfico, evidentemente.

Mas atenção, a criatividade também conta nessa hora, caso você não tenha um espaço dedicado para receber seus clientes.

fotógrafos que utilizam a tática do “cenário móvel”, que pode ser instalado dentro da casa, no quintal e, até mesmo, dentro de veículos, como uma Kombi, por exemplo.

Vamos mostrar a seguir algumas ideias para você ter sucesso com os miniensaios.

E algumas dessas ideias você nem precisa ter seu estúdio próprio porque para isso existem as parceiras que você pode fazer, seja com locais de festa, buffets e outros tantos.

Por que os miniensaios viraram tendência?

Como falado, ele é algo que tem um custo benefício bom!

Você não precisa ter um espaço muito grande e às vezes nem precisa ter o seu próprio espaço.

O miniensaio é uma tendência porque ele eleva o nível de criatividade e, convenhamos, nos últimos 12 meses criatividade é o que não faltou para o ramo da fotografia.

E falando de criatividade, o miniensaio pode ser para todo mundo e de todos os segmentos. Desde o infantil ao da terceira idade, desde o ensaio pet ao corporativo.

Bacana, não é? Vamos conhecer alguns desses miniensaios que fazem sucesso!

Miniensaio de Natal

O Natal é só em dezembro, mas todo mundo sabe que dezembro é um mês atípico e super corrido. Portanto, programe-se para entregar esses trabalhos antes do Natal!

miniensaio-de-natal
Miniensaio de Natal | Fotografia de Wanessa Mello

As fotos desses Miniensaios podem servir para várias finalidades: da decoração da casa para o natal até presentear parentes com as fotografias

E é aqui, nesses presentes, que você tem o pulo do gato. Feche parceria com empresa de Fine Art ou outro tipo de impressão para agregar valor ao seu pacote. 

Com certeza, os pais que vão ter registrados os filhos em clima natalino, vão querer essas imagens na casa dos avós, não é mesmo? Ou até mesmo, incluir os avós nesse lindo ensaio de natal.

Afinal, as possibilidades são tantas! Basta aproveitar o momento.

Miniensaios de Páscoa

A Páscoa remete a chocolate e coelhos, mas você pode (e deve) agregar esses gostos ao ensaio fotográfico, seja criando brincadeiras divertidas ou até mesmo fazendo parcerias com lojas de chocolates e Pet Shop.

O importante é se atentar se a criança não é alérgica a algo que esteja envolvido em seu cenário.

Você pode optar também por coelhos de pelúcia e averiguar com o fornecedor do chocolate os ingredientes certinhos para não ter problemas.

miniensaio-de-pascoa
Miniensaio de Páscoa | Fotografia de Andreza Marks

Torne a experiência da criança, mesmo que seja por um breve momento, fantástica e inesquecível e, quem sabe, o seu miniensaio de páscoa não se transforme em um ensaio com o tempo normal.

Dia das Mães

O ensaio dos dias das mães é para as mães. Nesse ensaio, aproveite para incluir no seu pacote as fotos com as vovós também!

ensaio-dia-das-mães
Miniensaio dia das Mães | Fotografia de Kika Rodrigues

Crie cenários aconchegantes e saudosistas que acolham todas as idades.

Dia dos Pais

Os papais também merecem todo o carinho e atenção, mas não se enganem, pois muitas vezes esse ensaio também será para agradar a mamãe.

Hoje em dia tem muito papai desinibido, que não tem vergonha da câmera e topa, tranquilamente, fazer esse tipo de ensaio fotográfico.

Mas é necessário ter um tato maior, principalmente com os papais mais tímidos. 

Aqui, talvez, valha uma dica: Deixe ele a vontade, ofereça um suco ou refrigerante, converse um pouco e depois comece os cliques!

ensaio-dia-dos-pais
Dia dos Pais | Fotografia de Isabela Lobato

Outras ideias

Você já deve ter percebido que o miniensaio abrem muitas possibilidades. Os cenários podem ser rápidos e práticos de serem substituídos ou podem ser mais elaborados. 

E isso tudo vai depender de quanto espaço (e qual espaço) você possui.

Além disso, é possível aproveitar os temas padrões com ensaios personalizados, como veremos abaixo.

Miniensaios de princesa

As meninas, geralmente, idealizam as princesas e, ter um figurino inspirado nas Princesas da Disney, com certeza atrai esse público. E aqui eu não falo só das crianças não, mas também das mulheres!

Você pode aproveitar as temáticas criadas e colocar elementos das princesas ou, até mesmo, ter o cenário próprio para cada uma delas.

Uma outra ideia, é usar cenários naturais para esses ensaios.

A fotógrafa Penélope Andeline fez um ensaio super criativo de princesa.

ensaio-fotográfico-externo

E as mamães puderam aproveitar duas vezes!

ensaio-de-princesa

Miniensaios de temas infantis

Quando falamos de temas infantis, aqui você pode agradar o públicos infantil, com temas de desenhos atuais, mas também os pais, que querem um ensaio dos filhos com os temas de desenhos da época deles (risos).

Portanto, é algo bem abrangente, mas você pode pegar 2 ou três temas, investir a fundo nesses figurinos e divulgar! Tenha certeza de que você vai atrair o público certo!

Para o tiro ser mais certeiro, faça uma pesquisa em suas redes e veja do seu público o que eles gostariam de ver (e fazer).

ensaio_toy_story
Ensaio infantil Toy Story | Revista Pais e Filhos

Miniensaios Halloween e Junino

Podemos afirmar que esses são temas muitos regionais; Enquanto o de Halloween é norte-americano, o Junino é totalmente brasileiro.

Porém, por conta das muitas referências e influências que recebemos, principalmente dos filmes e séries, o Halloween também é comemorado aqui no Brasil.

E, assim como os outros miniensaios, você também pode usar de um espaço natural. Veja esse ensaio de Halloween, realizado no Horto Florestal da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, e repare na paleta de cores da foto. Lembra muito as florestas norte-americanas dos filmes de bruxas, não é mesmo?

ensaio-halloween
Miniensaio de Halloween | Fotografia de João Bueno

Miniensaio Pet

Há algo em crescimento e esse crescimento é o movimento de mulheres que não podem (ou não querem) ser mães biológicas, mas assumem o papel materno com os os seus pets.

Não só os ensaios pets cresceram, assim como hoje atendem a quase todos os nichos da fotografia social. Sim, tem casamento, festa de aniversário, ensaio newborn, ensaio do dia das mães. 

É uma explosão de fofura e diversão.

ensaio-newborn-pet
Miniensaio Newborn Pet | Fotografia de Samara Medeiros

Retrato Corporativo – Uma nova tendência de miniensaios

Uma tendência que se fortaleceu também nos últimos 15 meses: as pessoas precisaram ficar mais online e a busca por fotografia profissional para realização de ensaios corporativos também aumentou.

O nicho corporativo atende a todas as profissões e também autônomos. Portanto, você pode optar por fazer no estúdio, no local de trabalho ou até mesmo no ao livre.

Veja que diferente esse ensaio corporativo “Lifestyle Pro” ao ar livre. Ele é moderno, mas também cria uma conexão maior com o público alvo do seu cliente.

miniensaio-corporativo
Corporativo LifeStyle Pro | Fotografia de Jotta Photo Pro

Dicas para seu Miniensaio ter um grande sucesso

  1. Crie seu público alvo e capriche da comunicação;

  2. Publique galerias de foto no site e também publique nas redes sociais;

  3. De um desconto para os primeiros clientes;

  4. Trabalhe com a escassez;

  5. Ofereça Álbum e fotopresentes;

Conclusão

Como mostramos em Por que os Miniensaios fazem sucesso? Veja tipos e ideias há várias formas de conduzir um miniensaio com sucesso e ter lucro com eles.

As oportunidades estão em todos os lugares, mas é necessário conhecer o seu público e também divulgar o seu trabalho.

Entender o porque o seu público não tem procurado por ensaios, é uma forma de contornar a situação também. Conversar com seu público é uma excelente alternativa.

Sendo assim, crie conteúdos em seu Blog, sane as dúvidas dos seus clientes, divulgue seu trabalho em seu site e também nas redes sociais e o principal: use e abuse de sua criatividade!

Espero que tenham gostado desse conteúdo.

Você Pode Gostar Destes Artigos

07 Acessórios que todos fotógrafos devem ter durante o trabalho

10 equipamentos essenciais para fotógrafos

Black Hold o sucesso da marca para fotógrafos