A Era Moderna da Fotografia

A Fotografia Digital e o Fotógrafo Moderno caminham lado a lado evoluindo e acompanhando as transformações desse mercado.

Se você é um fotógrafo profissional nos dias de hoje, você é um fotógrafo moderno graças a tecnologia, os sistemas e uma grande variedade de recursos digitais.

Para você, a fotografia digital deve simbolizar uma infinidade de recursos e facilidades que te ajudam a entregar lindas fotografias e em tempo recorde se comparado com a fotografia profissional de décadas atrás. 

Além disso, a fotografia digital permite a você trabalhar de forma muito mais fácil com fotolivros, álbuns de fotos, foto-produtos, edições de imagem e recortes que vão agregar muito valor no resultado final de seus trabalhos.

Como a fotografia digital permite tudo isso?

A capacidade incrível de capturar imagens para o formato digital permite, entre outras coisas, que os arquivos das imagens sejam “enviados”, em questão de segundos, de um lugar para outro, te deixando fazer cada passo do seu fluxo de trabalho como fotógrafo.

Graças a fotografia digital o fotógrafo faz, por exemplo, edição das imagens, impressão de fotos pela internet, diagramação online de um álbum fotográfico, publicação das fotos no site e nas redes sociais, entrega final dos arquivos pela internet, etc.

E para quem não é fotógrafo profissional, o que significa a fotografia digital?

Ter acesso às fotografias de forma fácil e praticamente imediata, usando o computador ou o celular, é um dos grandes benefícios da fotografia digital.

Sem contar também o fato de Todos, hoje em dia, conseguirem tirar lindas fotos com sua câmera digital ou smartphone.

Então, com tudo isso, como definir o que é Fotografia Digital?

camera-fotografica-digital

A fotografia digital, também conhecida como captura digital de imagem, é uma geração de imagem feita por uma câmera digital ou um dispositivo eletrônico como smartphone ou tablet. É um processo eletrônico que, diferente da fotografia analógica, que pode tomar minutos ou horas, permite tirar fotos instantaneamente e geralmente com maior qualidade que a fotografia analógica.

A Fotografia Digital foi inventada por George Eastman, um engenheiro da Kodak, no ano de 1975, quando ele inventou a primeira câmera digital.

A criação da câmera digital permitiu que a fotografia crescesse em escala global e ficando muito mais acessível, ampliando a apreciação da fotografia em todo o mundo.

A História da Fotografia até os Tempos Digitais

Foi o francês Joseph Nicéphore Niépce o criador da primeira fotografia reconhecida. Obviamente, ele fez uso dos conhecimentos de outros estudiosos e pesquisadores que desde o período medieval acreditavam ser possível “capturar imagens”.  

Niépce precisou deixar uma placa metálica, coberta por um reagente, exposta ao sol por oito horas, até que a imagem ficasse ali estampada. 

Nos anos seguintes, um outro processo de captura de imagens foi criado e patenteado por outro francês: Louis Daguerre. Daguerre também é considerado um dos criadores da fotografia.

A invenção da fotografia realmente teve um impacto na sociedade, criando o que podemos chamar de uma nova arte.

Com certa popularização do conceito da fotografia, levantou-se até certas dúvidas sobre o futuro das outras artes visuais como a pintura e o desenho.

Cada vez mais foi ficando mais claro que tirar fotos é algo importante na nossa sociedade. Registrar pessoas importantes, seus feitos, momentos históricos, eventos sociais e até acidentes e desastres se tornaram uma necessidade.

Nos anos iniciais da fotografia, o processo para se eternizar alguém ou algo era dispendioso e demorado.

Com o tempo, outras técnicas foram descobertas, até o ponto especial da criação da câmera digital, que marca a chegada da era da fotografia digital.

A era da fotografia digital marca o momento onde a fotografia deixou de ser algo demorado, e se tornou praticamente instantânea. E com os processos de fabricação ficando cada vez melhores e mais em conta, chegamos ao ponto de cada família ter sua própria câmera digital.

Ferramentas Digitais Para Fotógrafos

fotografia-digital

Com a invenção da câmera digital, a empresa KODAK se tornou uma das empresas mais importantes do mundo. E outras empresas como Adobe e Corel também surgiram para fazer softwares, ou ferramentas digitais, que melhoravam as imagens geradas pelas câmeras. Essas empresas criaram toda uma indústria criativa, voltada à fotografia e ao design, que não existia antes.

Hoje a fotografia digital, além da câmera, incorpora uma série de outras ferramentas que ajudam na pós-captura e na divulgação da fotografia.

De acordo com o Anuário da Fotografia, maior estudo atualizado sobre o Mercado Fotográfico no Brasil, há 4 ferramentas consideradas essenciais pelos fotógrafos profissionais:

  • Software de edição de imagens;
  • Entrega digital das fotos;
  • Diagramação de álbuns;
  • Plataforma de site.

Algumas empresas que você pode explorar quanto a ferramenta digitais para o fotógrafo são:

  • Adobe: empresa que desenvolve programas de criação e edição de vídeos e imagens. Seus principais programas para fotógrafos são o Adobe Lightroom e o Adobe Photoshop.
  • Alboom: plataforma completa para o fotógrafo criar site, criar landing pages, gerenciar oportunidades, vendas a outras áreas da rotina profissional como receber pagamento online, escolha de fotos, diagramação de álbuns e fotolivros online, até a criação de experiências de realidade aumentada. 
  • Smart Albums: software de diagramação de álbuns fotográficos offline para ser instalado em computadores.
  • WeTransfer: envio de arquivos pela internet;
  • Google Drive, Microsoft OneDrive, Amazon Drive e DropBox: armazenamento de arquivos.

Câmeras Digitais, Equipamentos e Acessórios: Onde Encontrar?

fotografo-moderno

Toda indústria possui seu ecossistema de equipamentos e acessórios em torno da tecnologia principal e do seu uso mais comum.

No caso da indústria da fotografia digital, estamos falando de equipamentos e acessórios para o fotógrafo e também para a câmera.

De acordo com o Anuário da Fotografia, as lojas mais procuradas por fotógrafos profissionais em 2019 foram:

1- Amazon

2- Loja Canon

3- Lucas Lapa

4- Mercado Livre

5- B&H Photo e Video

6- Black Hold

7- Lumitec

8- Wordview

9- Amor pela Fotografia

10- ATEK

Interessante destacar que, 10 anos atrás, boa parte destes fornecedores acima citados ainda não existiam, ou ainda não tinham com tanta expressão uma grande variedade de produtos para o mercado da fotografia digital.

fotografo-profissional

Conclusão

A Revolução da Fotografia Digital trouxe novas empresas com foco no Fotógrafo Moderno que se adaptou e inovou com a Transformação tecnológica e da sociedade.

O mercado da fotografia, como o conhecemos hoje, foi possível com a criação da primeira câmera digital e graças a adaptação do fotógrafo quanto as mudanças que foram surgindo.

Nesta publicação sobre a Fotografia Digital conseguimos mostrar vários aspectos relacionados à fotografia moderna, seja ela feita por uma câmera profissional ou mesmo através do celular.

Gostou desta publicação? Temos várias outras matérias e conteúdos imperdíveis sobre fotografia e negócios neste blog. Aproveite e Compartilhe.


Crédito das imagens:

Imagem da capa: Alexander Sinn.

Demais imagens: Laura Chouette, Lilly Rum, Zane Lee, Nicola Nuttall (Unsplash.com).

28 CommentsClose Comments

28 Comments

Comments are closed.