Quais são os 10 melhores nichos ou segmentos da fotografia para fotógrafos profissionais que podem complementar ou aumentar a renda?

É muito raro uma fotógrafa ou fotógrafo que trabalhe com apenas 1 nicho de fotografia, principalmente se for iniciante.

Da mesma forma que muitos fotógrafos dividem a fotografia com outras carreiras, é super comum encontrarmos fotógrafos que possuam mais de 1 site profissional, de tão diferentes que os nichos de fotografias praticados são.

Muitos, ainda tentam diversificar o tipo de fotografia praticada entre a principal e outras do mesmo nicho, porém como secundárias.

Contudo, queremos mostrar que a fotografia como negócio precisa explorar oportunidades e encontrar diferentes maneiras de crescer e ser mais lucrativa.

Por isso, neste artigo traremos os 10 nichos de fotografia para você conhecer e, quem sabe, se especializar e aumentar a sua renda, transformando a fotografia como única fonte de renda.

1. Fotografia de Turismo e Passeios

Se você mora próximo a locais turísticos, já pode ter passado em sua cabeça começar um negócio fotográfico para registrar os momentos de quem está fazendo um tour pelas atrações.

Afinal, quem veio de longe gosta de comprar souvenirs, e porque não oferecer uma fotografia profissional de recordação.

Uma coisa que atrai bastante turistas para comprar fotos, é imprimir a foto na hora. As fotos instantâneas são uma maneira incrível de agradar.

Assim como as cabines de foto também são uma excelente opção, e há vários modelos disponíveis no mercado.

Tipos ou gêneros da fotografia pertinentes à fotografia de turismo e passeios são: miniensaios, fotografia de cabine e entrega de fotos instantâneas.

2. Ensinando a fotografar

Realizar cursos e workshops pode ser outra fonte de renda.

Ter um canal no YouTube, por exemplo, pode ser também uma excelente forma de conseguir alunos interessados.

Portanto, se você possui também uma boa desenvoltura na frente das câmeras ou tem uma boa didática, você pode montar um curso ou workshop e nele apresentar técnicas que foram sucesso para você.

O fotógrafo Rafael Bigarelli em uma aula prática de fotografia
O fotógrafo Rafael Bigarelli em uma aula prática de fotografia. A foto de capa também é dele.

Esse nicho da fotografia é, para muitos fotógrafos já estabelecidos no mercado, uma forma de criar novas técnicas e ensinar aqueles que estão começando, ou querem dar um up na carreira.

3. Fotos para profissionais e empresas

Todo negócio precisa de lindas fotos para prosperar hoje em dia.

Veja por exemplo a diferença entre entrar em um site ou pesquisar no Google e encontrar um estabelecimento com fotos ruins ou até inexistentes, em alguns casos, e outro onde as fotos são profissionais.

No segmento de saúde e bem-estar, as fotos são fundamentais para se diferenciar. É praticamente impensável, nesse sentido, um salão de beleza não ter site hoje em dia.

Mas a necessidade vem se estendendo a todos os outros segmentos e micro segmentos como o setor de alimentos, imóveis e também para profissionais, como o retrato corporativo.

Fotografia corporativa deferente, por Ana Campbell
Retrato Corporativo | Foto by Ana Campbell

Uma dica é motivar os negócios e amigos empreendedores a criar ou melhorar seu site, bem como oferecer um pacote de fotos para dar aquela repaginada no marketing.

Tirar fotos do ambiente, da fachada e do time de colaboradores pode ser a melhor maneira de começar. 

Caso você se sinta também capaz de tirar fotos de alimentos, aí o mercado aumenta bastante.

A fotografia de alimentos tem seus detalhes e pode assim necessitar de um curso especial por precisar de iluminação e técnica para preparar a comida para foto.

Confira o artigo no Blog da Alboom com os 6 tipos de fotos mais procurados por profissionais e empresas.

4. Fotografia Esportiva

Se existe um repórter fotográfico dentro de você, é possível que você se encante pela fotografia de esportes.

Afinal, registrar eventos esportivos requer planejamento, conhecimento e, muitas vezes, também estar preparado para viver uma aventura.

Não estamos falando apenas de registrar os esportes de quadra, mas também rallye, surf, corridas e tantos outros esportes.

Fotografia esportiva
Fotografia esportiva de Zé Luiz Endorfinado, atleta master da Track&Field Oficial
Foto by Marcos Aurélio de Carvalho

Mas tenha ciência que, dependendo do tipo de fotografia esportiva que for fazer, você vai precisar de uma lente, ou até mesmo de uma câmera fotográfica própria para o ambiente.

5. Fotografia Escolar

Eu consigo me lembrar de como era o dia que ia ter foto na escola. Para a criança, pode ter certeza que é muito divertido.

Assim como também lembro que o fotógrafo tinha um cenário, uma roupa que a gente vestia por cima do uniforme e alguns acessórios.

Eu não sei quanto a você leitor, mas a minha mãe tem no corredor da casa dela todas as fotos em quadros. Tanto as minhas quanto as do meu irmão.

Assim como também me lembro que minha mãe solicitou algumas cópias, que foram para as casas das vovós.

Sentiu que esse é um nicho que você pode lucrar com a venda de fotos extras?

Nicho da Fotografia Escolar
Olimpíadas escolar registrada profissionalmente | Foto de Manu Antunes

O que você precisará para entrar com tudo nesse ramo, é bolar alguns cenários que você possa desmontar e montar com facilidade, figurinos com tamanhos diversificados, acessórios desses figurinos e a sua câmera.

Vale também registrar o dia a dia da criançada em sala de aula, assim como eventos esportivos e apresentações.

6. Ensaios de Família, Infantil e Newborn

Normalmente, quem faz a fotografia newborn, faz a fotografia infantil e acaba fazendo o ensaio de família também.

Porque, querendo ou não, uma coisa está ligada a outra e seria uma pena não aproveitar as oportunidades.

O nicho da fotografia newborn é muito amplo e você pode aproveitar as oportunidades
Ensaio Newborn com os pais | Fotografia by Larissa Massola

Então, se você fotografa apenas 1 ou 2 desses ensaios, está aí uma oportunidade para ter um terceiro segmento em seu leque de serviços.

7. Ensaio Feminino

O ensaio feminino, seja ele sensual ou não, está ligado à autoestima da mulher.

Portanto, a fotografia precisa valorizar o que a mulher tem de melhor, fazer com que ela se sinta empoderada, bonita e sexy.

Esse tipo de ensaio pode ser realizado tanto em um estúdio como na casa da cliente. Então, se você ainda não tem um estúdio, a opção a domicílio pode ser uma excelente alternativa.

O ensaio externo aqui, em parques e lugares bonitos também é uma excelente alternativa para a criatividade rolar à solta.

Ensaio feminino por Sergio Alves
Ensaio feminino | Fotografia de Sergio Alves

8. Fotógrafo de Formatura

Formaturas, normalmente, são eventos sazonais, realizados no final e começo do ano.

Sendo assim, dependendo do seu nicho principal de fotografia, você pode se programar e investir na cobertura desses eventos.

Provavelmente, aqui você precisará de uma equipe maior para te ajudar.

Mas inovar e abusar da criatividade pode ser o seu principal diferencial, como por exemplo, a foto de formandos da Vignatti Formatura mostrada abaixo.

Fotografia de formandos criativa
Formandos | Foto by Vignatti Formaturas

9. Fotografia de Moda

Quando falamos de fotografia de moda, muita gente associa com o glamour das passarelas, a grandes grifes e também a super modelos e pessoas famosas.

E sim, essa associação também está correta. Mas sabia que você também pode praticar a em sua cidade e fomentar o comércio local, fazendo uma junção com a fotografia publicitária?

Mais ainda, se a loja em questão tiver fabricação própria.

E, nessa situação, o ideal é sempre ter parceria com blogueiras ou influencers da cidade para te ajudar com a divulgação desse trabalho.

Mas, se você gosta mesmo do glamour e de toda a badalação do mundo dos famosos, aqui temos uma super live que fizemos com o Fotógrafo Tiago Bruno, que contou a sua história e mostrou como você pode entrar na Fotografia de Moda.

10. Fotografia Pet

Fotografar animais é tão tendência, que o Blog da Alboom tem um artigo exclusivo para ela.

O pré-requisito para esse nicho da fotografia, além da sua câmera fotográfica, é ter muita paciência e gostar dos peludos.

Afinal, para conseguir aquele clique especial, pode levar um tempo a mais do que num ensaio convencional.

Nesse tipo de fotografia você também pode atender tanto no estúdio quanto à domicílio.

Nicho da Fotografia Pet com ensaio temático
Ensaio Pet com o tema de Stranger Things | Santo Chico Fotografia by Thais Mazzoco

Como ter sucesso e faturar mais?

É claro que para ter sempre sucesso e vender mais, o primeiro passo é você ter um site que possa valorizar o seu trabalho, mostrando para o seu futuro cliente todo o seu portfólio online.

Afinal, de nada vai adiantar você atuar nos nichos da fotografia corretos, ter lindas fotos, mas não mostrar elas para mundo!

Com o Alboom Prosite, além de você poder divulgar o seu portfólio de fotografia de forma rápida, fácil e bem estruturada, você ainda pode criar landing pages de venda dos seus produtos, como também ter um blog lindo e funcional.

Contar com ferramentas que vão agilizar o seu fluxo de trabalho, fará com que você otimize o seu tempo e consiga lucrar mais.

O Alboom Proof, ferramenta de seleção, aprovação e venda de fotos e aprovação de álbuns, você consegue um fluxo agilizado de suas entregas de fotos, pois o sistema opera 100% de forma online.

O acesso à multiclientes tem agilizado a venda de fotos para fotógrafos de vários nichos, como o esportivo, formaturas e também de fotografia social, como casamentos e aniversários.

A Alboom conta com uma gama completa de ferramentas online que farão o seu negócio da fotografia decolar, maximizando os seus resultados como profissional da fotografia.

Muito além de atuar nos nichos da fotografia certo para você, é preciso também ter um fluxo de trabalho eficiente e usar ferramentas eficazes para não perder nenhuma oportunidade!

Por fim, se você quer saber mais sobre como vender online, ganhar dinheiro com fotos extras e ter uma presença online invejável, recomendamos que leia também esses artigos do Blog da Alboom, que temos certeza que vão te ajudar.

SEO para Fotógrafos

Marketing para Fotógrafos

Poses para Fotos

0 CommentsClose Comments

Leave a comment