Dicas e Estratégias para você considerar ao criar um Portfólio de Fotografia

Que o portfólio de fotografia é indispensável para qualquer fotógrafo, todo mundo já sabe. 

Todos os fotógrafos, de uma maneira ou de outra, exibem suas imagens para conquistar mais clientes e vender mais. Seja em material impresso, como álbuns fotográficos ou no seu site, mostrando o seu portfólio online.

Mas, como tudo é estratégia nos dias de hoje, daremos 5 dicas indispensáveis para você considerar antes de começar a criar o seu portfólio de fotografia.

Então, se você ainda tem alguma dúvida de como apresentar as fotos, esse artigo é para você!

1. Como vou apresentar meu portfólio de fotografia?

A estratégia de como o seu portfólio de fotografia será mostrado ao cliente, antes de tudo, vai além da decisão se será impressa ou online em um site.

O ideal, é ter uma abordagem ampla e diversa para você apresentar seu portfólio e, dessa forma, criar múltiplas experiências com o seu cliente.

Imagine, por exemplo, você recebendo clientes em seu estúdio de fotografia e, no caminho até a mesa de reunião, ele percebe que há lindas fotos suas em belas molduras na parede.

Seu portfólio de fotografia começa aí. Uma experiência presencial forte e que vai, com certeza, caminhar para um álbum de fotografia ou abrindo o navegador para mostrar o portfólio online.

Mas os meios para se mostrar um portfólio podem ainda ser amplificados além do site, álbum e quadros.

Você pode mostrar também algumas fotos de sua autoria que foram publicadas em blog de fotografia ou portal de conteúdos.

Ou ainda, mostrar uma foto publicada no seu Instagram ou Facebook, que tem um alto número de visualizações e engajamento.

Assim também, você pode mostrar algumas fotos premiadas

Dentre todas essas possibilidades, onde focar mais tempo para organizar e mostrar seu portfólio online?

Para mim, o melhor lugar para você dedicar mais tempo estruturando seu portfólio de fotografia é em seu site.

banner-de-fotografia
A fotógrafa Rute Angelo criou uma página inicial personalizada e deixou uma mensagem super fofa para os clientes

Para você ter uma ideia do que é necessário para você criar seu próprio portfólio online, a Alboom possui um curso que ensina desde criar sites a criar um portfólio ou galeria de fotos.

Veja a vídeo aula a seguir e clique aqui para ter acesso ao curso grátis completo para aprender a criar um site para fotógrafos com portfólio, blog e landing pages.

2. Crie objetivos para cada trabalho de seu portfólio

Caso você tenha lido o artigo sobre portfólio online que mencionamos no início, a essência de um portfólio está no conceito de trabalho ou projeto.

Para o fotógrafo, o trabalho pode ser, por exemplo, um ensaio fotográfico, um casamento ou um evento, ou ainda uma coletânea especial como “minhas melhores fotos”, como também uma coletânea “fotos em branco e preto”.

Antes de criar seu portfólio, pense um pouco sobre os trabalhos que você pensa em publicar no seu site e qual objetivo ele cumpriria.

Por exemplo, se você é um fotógrafo de casamento, mas também realiza ensaios infantis, com certeza um dos objetivos de alguns trabalhos é simplesmente mostrar que é também especialista em fazer festas de crianças ou até mesmo de debutantes.

Ou seja, mostrar sua reputação ou credencial como fotógrafo seria um belo exemplo de objetivo.

Mas há muitos outros.

Um dos objetivos interessantes para o fotógrafo ter em um trabalho é demonstrar sua criatividade, sensibilidade e profissionalismo.

exemplo-de-portfolio-de-fotografia
O portfólio da Fotógrafa Thais Gobbo traz uma excelente identidade visual e também uma ótima maneira de mostrar os seus trabalhos mais recentes.

Outro objetivo ainda é ter um trabalho ou outro em seu portfólio de fotografia que mostra seus trabalhos de destaque mais recentes.

Ao criar objetivos, isso ajudará em muito a escolher as fotos e a ordem delas no trabalho, dando consistência e harmonia no seu portfólio ]de fotografia.

3. A busca pelo design ideal para seu portfólio

O design do portfólio de fotografia, seja online ou impresso, vai ser um elemento importante para você se preocupar antes de começar um.

Para o portfólio em site, você pode ver na plataforma Alboom Prosite os temas e templates prontos. E verificar qual dos designs de portfólio você acha mais interessante e com visual alinhado com sua identidade e gosto.

portfolio-de-fotografia-pet
O portfólio de fotografia da Pedaço do Céu é um tema de site pronto, mas que possui muita personalidade e mostra muito bem o trabalho de Fotografia Pet.

Conforme você for preenchendo ou inserindo os trabalhos, o fator design vai ficando mais um diferencial, tanto no efeito como também na navegabilidade.

4. Você gostaria de inserir vídeo em seu portfólio de fotografia?

Alguns fotógrafos também trabalham com vídeo e, se você é um profissional de foto e vídeo, você tem que considerar isso antes de começar a criar um portfólio.

Inserir um vídeo em um trabalho de portfólio pode ser um grande diferencial e tornar ainda mais distinto seu trabalho.

portfolio-de-videomaker
O site da Couple Filmes tem um banner em vídeo, mas os destaques ficam lindos ao serem mostrados no portfólio.

Mas como inserir um vídeo no portfólio online? Ou ainda, como inserir um vídeo em álbum impresso?

A Alboom tem a resposta a também a solução para essas duas perguntas.

Tanto o Alboom Prosite, que possui o recurso de inserir vídeos dentro do portfólio de fotografia online, como também na plataforma, você encontra uma incrível ferramenta para inserir vídeos na experiência de um álbum de fotografia impressos via realidade aumentada.

Veja o incrível vídeo e entenda como o efeito da realidade aumentada pode ser importante para o cliente.

5. Seu Portfólio para atrair clientes online

Talvez a primeira coisa que vem à mente é usar o portfólio de fotografia, seja online, impresso ou em foto produtos, para impressionar os clientes e vender mais.

Mas o portfólio online, no site do fotógrafo, pode também ser usado para atrair clientes novos através do Google.

Quando a ferramenta de portfólio online permite, com pouco esforço extra, você pode inserir descrições, tags e contar histórias para que o Google indexe o conteúdo e o torne disponível quando alguém fizer uma pesquisa, esse fator com certeza fará todo o diferencial.

portfolio-online-de-serviços
A Vegas Bartenders é uma empresa especializada em serviços de Coquetelaria para Eventos Sociais como Casamentos, Debutantes, Formaturas e Corporativos. Seu portfólio de fotografia foi pensado para vender o produto (drinks) e, com certeza, atrai muitos clientes.

O tráfego orgânico via SEO não significa só visitas grátis, mas sim um filtro, uma qualificação importante para acelerar vendas, já que a demanda da pesquisa do Google já vem com certo interesse pelo seu portfólio.

Mas, para maximizar a carteira de cliente via seu portfólio de fotografia, o melhor é ter uma postura proativa de divulgação, ou seja, divulgar cada novo trabalho publicado no seu site também nas redes sociais, trazendo a demanda tanto de clientes como de amigos e parceiros. 

A ideia, portanto, de entender seu portfólio como tática para atrair mais clientes e os clientes certos para seu negócio, você precisa se preocupar mais uma vez em escolher um sistema de portfólio online que permita SEO e também compartilhar em redes sociais.

Esses são recursos importantes para seu portfólio ajudar a trazer mais resultados.

Afinal, onde e como começar a criar seu portfólio?

Como já dissemos, há dois caminhos principais: O portfólio online e o impresso.

Para criar o portfólio online, o ideal, primeiramente, é escolher uma plataforma de criação de sites e portfólio que seja grátis para testar, como é o Alboom Prosite.

E para criar um portfólio impresso, você precisa aprender a diagramar um álbum e aí escolher as fotos e o design de cada lâmina.

A ferramenta Alboom Designbox, dentro da mesma plataforma, permite que qualquer pessoa possa criar um lindo álbum de fotografia em minutos, tudo com técnicas de arrastar e soltar. O destaque é que depois você pode escolher imprimir o álbum em mais de 70 opções de encadernadoras.

Você gostou dessas 5 dicas para você considerar antes de criar seu portfólio de fotografia?

Aproveite para deixar seu comentário ou sugestão e fique ligado em outros conteúdos do seu interesse aqui no blog da Alboom.

Também recomendamos os artigos

Marketing Para Fotógrafos

Como o SEO pode destacar Meu Site de Fotografia

O que é um Site Responsivo?