Um desafio muito grande entre os fotógrafos é em relação a como realizar o marketing para o seu serviço de fotografia e produtos.

Muitos fotógrafos, a princípio, acreditam que fazer marketing é apenas movimentar as redes sociais, e é justamente nesse ponto que acabam perdendo outras oportunidades.

Marketing é um trabalho constante, pois primeiramente é preciso entender o cliente alvo, ou seja, entender quem é a persona, para quem você está oferecendo os seus serviços ou produtos.

Nesse artigo, de Marketing para Fotógrafos, vamos trazer alguns conceitos e técnicas para transformar o seu negócio de fotografia.

Índice do post

O que é marketing para fotógrafos?

O Marketing, em resumo, refere-se às atividades realizadas para incentivar a compra ou venda de serviços ou produtos

Contudo, toda atividade de Marketing parte do princípio de entender cada vez mais o mercado que se atua, suas necessidades (dores do mercado) e, dessa forma, entender profundamente as necessidades dos clientes.

Os profissionais de fotografia que trabalham o seu marketing e promoção de sua empresa, tentam entender totalmente como atrair a atenção do público, utilizando muitas técnicas, entre elas:

  •  Publicidade nas Redes Sociais, com o uso de potenciais palavras-chave e hashtags;
  • Anúncios patrocinados em redes sociais e Google);
  • Tráfego Orgânico, feito com pouco investimento financeiro e conquistado com um forte trabalho de SEO no site de Fotografia
marketing-pessoal
Pexels – Lisa Fotios

Quais as principais vantagens em investir em Marketing?

Quando há o investimento em um negócio, seja como for, espera-se obter bons resultados e vantagens positivas.

Da mesma forma acontece com fotógrafos que querem investir em marketing.

Em seguida, você encontrará 5 importantes vantagens de aplicar o marketing para negócios da fotografia.

1. Fidelização de clientes

Quando conhecemos ainda mais nosso clientes, sabemos então como vamos nos comunicar com ele da maneira mais eficiente.

Quando você sabe suas preferências, seu negócio consegue divulgar muito melhor seu serviço ou produto de fotografia, de uma forma não invasiva, o que traz muito mais simpatia deste cliente pela sua marca e empresa.

Além disso, o marketing para fotógrafos também engloba estratégias de pós-venda. 

A maior de todas as vantagem de continuar se relacionando com o seu cliente /consumidor mesmo após já ter conseguido realizar a venda, é manter este mesmo cliente – fidelizado ao seu negócio.

2. Motivar de sua equipe

Sabemos que todo fotógrafo ama fotografar, ou ao menos deveria, por ser um trabalho onde a arte e muito forte. E que as demais atividades até o cliente ter seu álbum em mãos, passam por processos organizados.

E no Marketing para Fotógrafos também funciona da mesma forma: Uma boa organização e planejamento de suas ações de marketing na fotografia, trazem para seu negócio, novas metas a serem criadas/ feitas para ter resultados.

Precisamos então ter metas claras e bem definidas. 

Isso faz com que o seu trabalho e também o trabalho de sua equipe, tenha foco onde precisa chegar para ajudar seu trabalho e negócio da fotografia a crescer.

E quanto mais resultados atingimos, mais motivada ficará a equipe envolvida no projeto!

Como vimos, implantar o marketing para fotógrafos é primordial para ser um negócio ficar mais competitivo e saudável e o melhor – Altamente lucrativo. 

Portanto, agora chegou a hora de saber como fazer para começar a implantar uma melhor estratégia de marketing na fotografia.

3. Redução nos custos

Toda empresa ou negócio de fotografia, que tem como base seu crescimento de mercado a médio e longo prazo, sabe que todo cliente possui um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) envolvido. 

Essa forma é como medimos e que mostra quanto uma empresa está investindo para atrair e  conquistar cada um dos seus clientes.

Quando se tem uma comunicação contínua e direta com o seu cliente, fidelizamos este consumidor, ou seja – você não terá que iniciar todo esse relacionamento e processo de incentivo e convencê-lo novamente, para que ele faça uma nova compra. 

Um cliente fiel por meio de ações de Marketing para Fotógrafos já está com alta possibilidade de realizar novas compras de serviços e produtos de seu negócio.

4. Melhoria nas decisões a serem tomadas

Para termos forte noção da realidade de nosso negócio, e para tomar também boas decisões, é preciso ter informações relevantes e de confiança em mãos. 

Dessa forma, com todas as informações que precisamos, nas pontas dos dedos, fica mais fácil acertar e tomar decisões nas questões essenciais para a saúde comercial e financeira da empresa. Com esses dados, as decisões serão muito acertadas.

No mundo dos negócios da fotografia, assim como em outros mercados, estar bem informado sobre tudo o que acontece com os seus clientes e com os seus serviços faz diferença total.

Você fotógrafo, saberá para onde deve direcionar seus esforços e sua energia. 

E claro, seu dinheiro!

Assim como todo o trabalho e esforço de sua equipe, e também questão dos investimentos financeiros que venha ser necessário fazer. 

E é aqui que está o grande diferencial entre ser só mais um fotógrafo ou ser um negócio de fotografia bem sucedido.

5. Fortalecimento da marca no mercado

O Valor da Marca de seu negócio, é algo que tem extrema importância para qualquer negócio na fotografia ou mesmo de qualquer outro segmento profissional. 

Por isso, quando iniciamos o fortalecimento de nossa marca, ou mesmo nas diversas marcas que podem fazer parte do seu portfólio de serviços ou mesmo de produtos, é uma prática muito importante para aumentar o valor de mercado do seu negócio / empresa e claro, o Valor de seus Serviços também.

Por isso, quando realizamos essas ações eficientes de marketing serão consideradas investimento na imagem de seu negócio na Fotografia. 

Quando o consumidor começa a enxergar que os valores da sua empresa estão sintonizados com os valores que seu cliente considera ideal, e estes valores fazem sintonia com seu negócio na fotografia, automaticamente seu cliente terá muito mais interesse em adquirir mais de seus serviços e de seus produtos. Mais credibilidade gera muito mais vendas!

Marketing para fotógrafos e as redes sociais

Muitos fotógrafos de vários segmentos e também muitos videomakers acreditam que fazer 2 ou 3 posts durante a semana em suas redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo, ou mesmo, ter milhares de seguidores, já conta como fator de destaque do seu negócio na internet. Que marketing e presença online se resume a isso.

Isso funcionou muito bem até meados de 2016, onde a quantidade de seguidores era um dos únicos fatores de engajamento.

Atualmente, as redes sociais geram pouco engajamento e retorno, principalmente quando considerado o fator de alcance orgânico. 

Porém, quando consideramos os anúncios, como o Facebook Ads e Intagram Ads, elas se tornam forte fator de engajamento e aquisição de novos clientes para um negócio da fotografia.

É válido lembrar que, se tratando de redes sociais, é recomendado separar um investimento em mídia paga.

marketing-digital
Pexels – Lisa Fotios

A importância do site para o marketing

Mas o site é importante mesmo para os fotógrafos?

O site sempre será um forte diferencial em todos os sentidos, pois é ele que vai te colocar no Google.

As redes socias devem ser uma extensão do seu site, afinal é nele que você vai se apresentar para mundo, com informações sobre o seu trabalho, sobre você e também mostrando seu portfólio de fotografia.

E quando pensamos em marketing para fotógrafos, o Alboom Prosite está preparado para ajudar ainda mais você a conseguir muito mais resultados.

Não sabe por onde começar ou não entende nada de criação de site?

Fique tranquilo, pois além de não precisar entender nada de códigos de programação, a Alboom criou um curso exclusivo que mostra Como Criar um Site em Menos de 1 Hora.

Tudo muito fácil e eficiente sua empresa ou negócio de fotografia se destacar na internet!

Veja o vídeo do curso, Como Criar seu Site, abaixo:

Saiba mais sobre o Alboom Prosite

A nova plataforma Alboom Prosite chegou com uma incrível inovação: 

A praticidade, simplicidade e facilidade em criar um site grátis, feito por você mesmo, e em menos de 1 Hora.

E o que mais conta neste conceito está no fato do Prosite ter sido reformulado em todos os pontos prioritários, como design moderno, editor intuitivo de edição, temas personalizáveis, interligação com as redes sociais, compatível com todos os formatos de telas, além de ser otimizado para SEO.

Tudo isso significa que, além de ter um site lindo e moderno, toda esta tecnologia e inovação vai ajudar seu site aparecer nas páginas do Google. Aumentando, assim, a divulgação de sua marca ou negócio, e claro, mais clientes solicitando orçamentos para seus produtos e serviços.

Alboom Prosite é uma ferramenta que tem inúmeras vantagens e busca sempre as melhores inovações tecnológicas.

Então, não perca mais tempo.

Se você não tem ainda um site para seu negócio na fotografia, ou outras áreas, como por exemplo arquitetura, beleza, decoração e etc, mas está em busca de um site diferenciado e vendedor, veja a oportunidade especial que a Alboom oferece para seu negócio:

Crie agora mesmo seu site grátis na Alboom!

Temos certeza que este post mostrou a você fotógrafo como o Marketing na Fotografia pode ajudar muito seu negócio. E se gostou, não deixe de divulgar este artigo com seus amigos fotógrafos. 

Assim como você, eles também vão gostar muito destas informações para ajudar a crescer seu negócio na fotografia.

Marketing para Fotógrafos – Um Conteúdo Incrível Sobre o Assunto

Em live realizada no Youtube da Alboom, Marcelo Tesser e Leo Saldanha, diretor/ jornalista e especialista em marketing da FHOX, passaram dicas incríveis de marketing para fotógrafos criarem seu diferencial e aumentarem muito a conversão de clientes, seja em redes sociais de maneira orgânica.

Um conteúdo que vai mudar a maneira de pensar quando o assunto for Marketing para Fotógrafos!

25 CommentsClose Comments

25 Comments

Comments are closed.