DESIGNBOX: Conheça e Descubra como diagramar álbuns de maneira rápida e 100% Online

Nesta publicação “Diagramação Online de Álbuns e Fotolivros – DESIGNBOX da ALBOOM” você vai aprender o que é diagramação de um álbum de fotos e a importância de vender ou entregar álbuns e fotolivros em seu negócio.

Também vamos contar como surgiu a ferramenta de diagramação DESIGNBOX e as suas principais funcionalidades na criação e organização de seus projetos de álbuns fotográficos e fotolivros.

Caso esteja buscando saber o que é a solução Designbox, veja a seguir um resumo para você não perder tempo:

O Designbox, também referido como Alboom Designbox por ser uma solução exclusiva da plataforma Alboom, é um sistema pioneiro feito para fotógrafos e designers diagramar seus álbuns fotográficos e fotolivros de forma rápida, profissional e fácil.

Pelo fato do Designbox ser um sistema 100% online, ele oferece a liberdade de poder diagramar e organizar os projetos de diagramação a partir de qualquer computador com acesso internet.

Continue lendo esta publicação porque há muita informação bacana e ótimas dicas para você aprender a vender mais, valorizar seu trabalho e encantar seus clientes com a entrega de lindos álbuns e fotolivros que você mesmo pode diagramar graças a ferramentas como o Designbox.

diagramacao-de-albuns
Diagramação de ÁLBUNS e FOTOLIVROS – Crédito: DreambooksPro.

Quem usa uma solução de diagramação de álbuns e fotolivros?

Já mencionamos que a solução Designbox foi feita para fotógrafos e designers para conseguirem diagramar álbuns de fotografia.

Mas há outros usos além do mercado fotográfico que vale a pena realçar.

Além dos fotógrafos e estúdios fotográficos, produtoras de eventos, empresas de formatura, agências de marketing, arquitetos, decoradores e profissionais que trabalham com portfólios também costumam diagramar álbuns de suas imagens para a impressão profissional.

Por que diagramar?

Para quem trabalha como fotógrafo, diagramar um álbum não é simplesmente organizar visualmente as fotos em uma página ou lâmina, mas sim fazer uma parte muito importante do seu negócio e que dá ótimo retorno financeiro.

Vender álbuns e fotolivros junto com os ensaios e trabalhos fotográficos, seja como pacote único ou como venda extra, representa a MELHOR ESTRATÉGIA para faturar e vender no mercado da fotografia – sem contar no valor que o álbum ou fotolivro tem para o cliente.

Se você precisa eventualmente produzir fotolivros e NÃO É FOTÓGRAFO, como já dissemos, há várias razões para diagramar mesmo não sendo um fotógrafo.

Vamos mostrar então algumas razões gerais para você, seja um fotógrafo ou não, diagramar um álbum fotográfico ou fotolivro:

  • Ter um portfólio impresso: ideal para mostrar trabalhos realizados, valorizar o profissional e acelerar vendas;
  • Agregar valor aos seus serviços: ideal para reforçar o pacote de benefícios e ajudar a atrair mais clientes com a visibilidade do álbum álbum impresso;
  • Diferenciação profissional: nem todos os profissionais trabalham com álbuns, fotolivros e foto produtos diferenciados. É uma excelente estratégia utilizar álbum, fotolivro e foto produtos para se diferenciar e com isso cobrar mais e vender mais que a concorrência.

Para fotógrafos profissionais, diagramar é uma tarefa essencial visto que a fotografia impressa é a manifestação da arte fotográfica em sua mais pura síntese. Imprimir a foto e consequentemente o álbum / fotolivro é uma forma de eternizar as memórias e entregar uma verdadeira jóia para recordação.

diagramar-albuns
Álbum Fotográfico – Fotografia de Bel Ferreira.

Terceirizar a Diagramação vale a pena?

Antes de entrarmos mais a fundo na Diagramação de álbuns e fotolivros com a ajuda da ferramenta Designbox, você pode se perguntar:

O que dizer sobre terceirizar minha necessidade de diagramação, vale a pena?

Uma alternativa a você mesmo diagramar é, evidentemente, terceirizar a diagramação.

Terceirizar é buscar outro fotógrafo, estúdio ou designer que está acostumado a fazer a diagramação de álbuns e fotolivros na sua área de atuação.

Para conseguir terceirizar sem se dar mal, é preciso investir um tempo procurando o profissional certo e aprender a trabalhar com ele, e ele com você.

Mas infelizmente pode não ser simples assim.

Há uma série de desvantagens que podem pesar muito e não valer a pena no final das contas terceirizar a diagramação dos seus álbuns e fotolivros.

Com ferramenta como o Designbox, que além de ser feita para ser muito fácil de usar, e ainda ser online para poder ser usado de qualquer lugar e praticamente usando qualquer computador ou notebook, os riscos e pontos negativos da terceirização podem não fazer sentido assumir.

diagramar-album-e-facil
Diagramação de álbum fotográfico de família – Fotografia: Bel Ferreira.

Quais os riscos e desvantagens em terceirizar a diagramação?

Além do custo em terceirizar a diagramação, aqui alguns pontos negativos e desvantagens para você considerar:

  • tempo gasto para pré-definir as imagens (curadoria);
  • tempo gasto para conversa e briefing das necessidades e condições;
  • potenciais falhas de comunicação e entendimento com o terceirizado;
  • riscos de confidencialidade das imagens e projetos;
  • eventual atrasos nos prazos;
  • o que fazer se o cliente pedir ajustes;
  • backup do pronto para revisões rápidas;
  • esforço para verificação da qualidade (checagem de qualidade).

Diagramacapo-de-fotolivros
Diagramação de foto livros por fotógrafos e estúdios – Crédito: DreambooksPro.

Diagramação de Álbuns Fotográficos DESIGNBOX – História e Curiosidades

A História da ferramenta Designbox se mescla muito com a própria história da Alboom.

Em 2017 a Alboom conheceu solução inovadora de diagramação online de álbuns fotográficos, o Album Box.

Criada por Lucca Mordente e Heitor Baldelli em 2015, o Album Box chamou a atenção da Alboom!

Neste ano estávamos expandindo rapidamente os serviços ofertados em nossa plataforma de soluções online.

Na ocasião a Alboom contava com a criação de sites, seleção e aprovação de fotos e CRM para fotógrafos.

Adivinha o que faltava?

Na rotina de fotógrafos e estúdios fotográficos, e outras empresas como produtoras de eventos e formatura, a diagramação de álbuns tradicionalmente toma tempo e representa um processo muito crítico para o sucesso do negócio – o que precisa ser bem feito e sem erros.

A primeira coisa que chamou a atenção sobre o Album Box foi sua simplicidade de uso e fazer que um sistema que normalmente é muito complexo fica simples de usar a ponto de qualquer fotógrafo sem experiência conseguir diagramar um álbum profissional de fotografia foi revelador.

Marcelo Moscato, CEO da Alboom, na ocasião da incorporação do Album Box à plataforma Alboom.

Assim, em 2017 a Alboom adquiriu a Album Box e com isso, 6 meses depois a Alboom lançou sua própria ferramenta voltada a edição de álbuns e fotolivros chamada de Alboom Designbox!

Sem dúvida, 90% da primeira versão do Alboom Designbox era o Album Box – mas daí começamos uma jornada onde junto com a equipe Album box nos propusemos a transformar o mercado de diagramação e impressão de álbuns fotográficos e fotolivros.

Arquimedes Ferreira, diretor de tecnologia e co-fundador da Alboom.

A primeira versão do Designbox foi lançada em um evento especial chamado Alboom Summit, feito em parceria com a Fhox durante o evento Fotografar em 2018.

Diagramador Online de Álbuns DESIGNBOX – Como funciona?

editor-de-imagens-online
Diagramador Online de Álbuns Designbox da Alboom.

O Alboom Designbox é um sistema online pensado para que qualquer pessoa consiga diagramar álbuns e fotolivros sem nenhum conhecimento de diagramação e mesmo sem noções de design.

Eu diria que qualquer pessoa consegue diagramar completamente um álbum fotográfico ou fotolivro em minutos ou certamente em menos de 1 hora.

Mas nem todos podem estar acostumados com os passos que tem que seguir ao usar um sistema Diagramador Online de Álbuns.

Resolvemos então mostrar a você como funciona o uso de um Diagramador Online de Álbuns do começo ao fim.

Veja então os 5 passos, da preparação ao álbum/fotolivro impresso:

1. Preparar as Fotos para a Diagramação

A primeira tarefa de um sistema diagramador online de álbuns é te ajudar a preparar e organizar as fotos que você vai usar para realizar o design ou o layout do álbum fotográfico – ou seja, fazer a própria diagramação.

A preparação nada mais é que adicionar as fotos selecionadas para dentro do sistema.

O Diagramador online de álbuns, por ser feito totalmente a partir de um navegador de sites, requer um processo de upload da fotos, ou seja, levar as fotos do computador ao sistema Designbox que opera online, na nuvem.

O sistema Designbox vai receber e armazenar suas fotos com segurança na nuvem.

A grande vantagem é que depois do upload as imagens e as fotos podem ser adicionadas nas páginas e lâminas – é nesse momento que o processo de diagramação do álbum começa.

Mas há outro ponto muito importante que pode ocorrer mesmo antes da preparação das fotos para a impressão: Definir as especificações do álbum

2. Definir as Especificações do Álbum/Fotolivro

Referimos a especificação o conjunto de atributos do álbum ou fotolivro como tamanho, tipo, empresa, modelo, etc.

No Brasil existem milhares de encadernadoras e laboratórios fotográficos que são especializados em produzir os álbuns e fotolivros comercializados e preparados por fotógrafos e produtoras.

Essas empresas se diferenciam das gráficas gerais por empregarem processos específicos de produção e impressão de forma a satisfazer as necessidades das noivas, noivos e consumidores de álbuns fotográficos mais elaborados e feitos para durar muitos.

Para muitos, álbuns e fotolivros profissionais, voltados ao mercado da fotografia, são como verdadeiras jóias e feita para durar a vida toda se devidamente bem conservados.

criar-albuns-de-fotos-online
Tela de revisão das especificações de um álbum ou fotolivro – Alboom Designbox.

Chegamos no ponto onde precisamos dizer que cada encadernadora ou laboratório de impressão fotográfico possui máquinas e especificações bem diferentes que afetam como o álbum precisa ser diagramado.

Medidas, especificações de sangria, margem de segurança, entre outros pontos são só algumas dessas especificações.

É muito importante definir as especificações do álbum ou fotolivro antes mesmo de efetivamente começar a diagramar o álbum.

O Designbox, em seu fluxo, embora permite mudar depois, começa um processo de diagramação após a escolha inicial da encadernadora e da especificação do álbum ou fotolivro.

Felizmente, com o uso de um sistema como o Designbox você não tem que se preocupar com as especificações já que ele tem mais de 80 encadernadoras cadastradas e mais de 1000 modelos de álbuns.

Com tudo especificado, fazendo uma brincadeira aqui, a diagramação na prática pode começar.

3. Diagramar as Fotos e o Layout

Muito pode ser falado sobre a o trabalho ou a arte de diagramar.

Ajustar, organiza e destacar as fotos e o layout da página, lâmina e da capa do álbum e foto livro.

Ao fazer uma diagramação você vai usar suas noções visuais, pensamento fotográfico e vai colocar em ação sua preferência sobre cores, formatos e padrões de design.

Vai parecer exagerado mas não é: ao diagramar as fotos e o layout você também usa suas habilidades de marketing e produção de textos.

Como dizem os especialistas, um álbum fotográfico conta uma história. E você ao diagramar toma decisões e escolhe desde a ordem das fotos mas todas as sutilezas por trás de cada escolha visual.

como-montar-albuns-de-fotos
É muito fácil montar um álbum de fotos em um sistema online de diagramação. Fotografia: Bel Ferreira.

Você está achando que parece muito difícil diagramar?

Agora você vai ver que não é nada difícil.

Assista uma vídeo-aula que mostra na prática o que é diagramar um álbum de fotografia.

4. Exportar para Impressão

Após finalizado o trabalho de diagramação, precisamos exportar o álbum ou fotolivro que foi diagramado.

A exportação, na diagramação, é a preparação final pré impressão, antes de enviar para a encadernadora ou laboratório de impressão fotográfico.

Há duas formas principais de exportar a diagramação:

  1. Exportação das lâminas em formato Jpeg de alta resolução.
  2. Exportação em formato Adobe pdf.

Embora a exportação em formato Adobe pdf parece mais conveniente, exportar cada lâmina em formato jpeg permite ajustes na encadernadora ou adição futura de efeitos e, digamos, uma diagramação final pelo próprio sistema da encadernadora.

Algumas opções ou possibilidades na exportação para você saber usando o sistema Alboom Designbox como exemplo:

  • Possibilidade de exportar as lâminas do álbum e a Capa diretamente da tela de edição;
  • Exportar todas ou individualmente as lâminas;
  • Possibilidade de diagramar a capa para certos modelos de álbuns/fotos livros (quando a encadernadora suporta esta funcionalidade do Designbox);
  • Exportar nos formatos Jpeg ou PDF.

O ponto importante é que ao clicar em exportar as as imagens ou arquivo pdf será salvo em seu computador e você poderá enviar para impressão.

5. Enviar para Impressão

Após finalizada a exportação do álbum/fotolivro, o profissional tem a sua disposição, uma grande relação de Laboratórios e Encadernadoras para enviar para impressão.

Porém, como mencionamos anteriormente, empresa de impressão segue medidas e especificações que se não forem atendidas pode comprometer a qualidade e até mesmo perder todo o álbum produzido.

Antes de enviar para impressão, assegure-se que o modelo álbum/fotolivro utilizado, e suas medidas, seguem os padrões da encadernadora ou laboratório de impressão fotográfica.

O Designbox já vem integrado com as principais Encadernadoras e laboratórios do Brasil. São mais de 80 encadernadoras disponíveis para você exportar e enviar para impressão.

como-diagramar-album-fotolivro
Depois de exportar, você está pronto para enviar para a encadernadora ou laboratório imprimir.

Conheça os formatos mais comuns de Álbuns Fotográficos e Fotolivros

Com a experiência de dezenas de milhares de álbuns fotográficos e fotolivros diagramados, segue tabela com os formatos de álbuns mais comercializados e impressos:

Álbuns e Fotolivros Horizontais

Seguem alguns dos formatos mais comuns em álbuns classificados como horizontais, ou seja, a largura é maior que a altura (padrão landscape):

ModeloLâmina aberta
20 x 1515cm x 40cm
25 x 2020cm x 50cm
30 x 2020cm x 60cm
30 x 2525cm x 60cm
40 x 3030cm x 60cm
As medidas de lâmina aberta foram aproximadas para fins de exemplo.

Álbuns e Fotolivros Quadrados

Os fotolivros quadrados fazem muito sucesso e são considerados modernos em termos de design geral.

Seguem alguns dos formatos mais comuns de álbuns e fotolivros quadrados:

ModeloLâmina aberta
15 x 1515cm x 30cm
20 x 2020cm x 40cm
25 x 2525cm x 50cm
30 x 3030cm x 60cm
35 x 3535cm x 70cm
As medidas de lâmina aberta foram aproximadas para fins de exemplo.

Álbuns e Fotolivros Verticais

Para os álbuns e fotolivros verticais, onde a altura é maior que a largura, seguem os modelos mais encontrados:

ModeloLâmina aberta
15 x 2020cm x 30cm
20 x 2525cm x 40cm
20 x 3030cm x 40cm
25 x 3030cm x 50cm
As medidas de lâmina aberta foram aproximadas para fins de exemplo.

sistemas-para-diagramar
Álbum Fotográfico de Casamento – Estilo Quadrado – Crédito: DreambooksPro.

Softwares de Instalação para Diagramar – Considerações e Riscos

Antes de existir a ferramenta para diagramar álbuns e fotolivros ALBOOM DESIGNBOX, fotógrafos e designers estavam acostumados a utilizar softwares que, além de custosos, precisavam ser instalados no computador.

Com a instalação desses programas de diagramação, uma simples atualização de sistema operacional onde ocorre um problema de compatibilidade, ou uma viagem inesperada onde o computador não está com você, a diagramação ou até mesmo pequenos ajustes visuais ficam impossibilitados.

Há algumas vantagens em usar sistemas de diagramação por instalação. Alguns sistemas podem ser muito repleto de recursos e mesmo exigindo um tempo mais de aprendizagem, pode valer a pena.

Alguns sistemas que testamos, infelizmente, são verdadeiros exemplos de sistema desatualizados e sem facilidade de uso.

Um ponto importante é que o mundo dos sistemas e softwares vem evoluindo muito rapidamente no modelo online por permitir atualizações automáticas e liberdade de usar remotamente e de qualquer computador.

Outra grande vantagem dos sistemas diagramadores online como o Designbox é que os arquivos ficam protegidos e armazenado na nuvem e longe dos riscos de panes elétricas, crassos e até ataque de hackers nos computadores considerados próprios ou locais.

Conclusão

O lançamento do Designbox ajudou a evoluir o mercado no quesito de diagramação de álbuns e fotolivros online.

Por ser projetado para ser muito mais prático e fácil que os sistema tradicionais, qualquer fotógrafo e designer, com um pouco de prática, consegue diagramar e editar um álbum fotográfico/fotolivro profissional.

O que você achou dessa publicação?

Esperamos que o artigo Diagramação Online de Álbuns e fotolivros DESIGNBOX da ALBOOM tenha conseguido mostrar o que é e quais são as vantagens de diagramar seu álbum fotográfico ou fotolivro com um sistema moderno e 100% online como o Designbox.

O Blog da Alboom trás toda semana novidades e conteúdos especiais para fotógrafos e empreendedores criativos como arquitetos, decoradores, designers e artistas. 

Seguem então alguns artigos que podem ser do seu interesse:

Até a próxima então!


Seguem alguns artigos que podem ser de seu interesse:

Aprovação de fotos – como Fazer?.

Crie Seu Site Grátis Com o MELHOR Curso.

Edição de fotos do Celular – Os melhores programas.


Crédito da foto de capa: DreambooksPro. Fotografia de Celine Moniot Photography.

9 CommentsClose Comments