Dicas sobre armazenamento de fotos para Fotógrafos

Armazenamento de Fotos – Como Salvar as Fotos do Cliente é um Guia Prático voltado para quem é fotógrafo, principalmente fotógrafo profissional.

O assunto armazenamento das imagens é um dos temas mais importantes e delicados na rotina do profissional e queremos, com este guia, trazer uma visão 360 sobre o tema e cobrir as dúvidas mais frequentes sem deixar partes soltas, como dizemos.

Isso significa que este guia vai cobrir alguns tópicos eventualmente polêmicos sobre as diversas maneiras de como armazenar as fotos.

Veja alguns temas que vamos cobrir:

  • Por quanto posso guardar as fotos dos clientes?
  • Onde devo guardar minhas fotos com segurança?
  • Armazenamento online versus hds: qual a melhor maneira para guardar fotos?
  • Devo entregar arquivos raw para o cliente?
  • Qual a melhor nuvem para guardar as fotos?

Introdução

Dependendo do seu segmento como fotógrafo profissional, a rotina de pós-produção pode variar significativamente.

Este guia vai ser ideal para que você possa verificar que procedimentos você realiza hoje e o que você poderá adotar para melhorar sua rotina e trazer mais produtividade e segurança no quesito armazenamento de fotos dos seus clientes e de seus trabalhos autorais.

Nos dias atuais, a segurança dos dados armazenados deve ter uma importância redobrada seja como salvar as fotos do PC, seja como salvar arquivos na nuvem.

Há muitos casos frequentes de perda de dados derivada de hackeamento e vírus.

Infelizmente estamos vendo também algo muito triste ocorrendo com muitos profissionais.

Trata-se de um hackeamento do HD do fotógrafo conhecida como ransomware, uma prática criminosa que vem crescendo e que visa cobrar um resgate para descriptografar ou reabilitar os dados.

Portanto, para cada tópico abordado neste guia, seja uma dica ou fato importante onde armazenar fotos com segurança, você deve sempre considerar o aspectos de melhora no fluxo de trabalho e também a segurança.

E ainda sobre segurança, tenha sempre a mentalidade de que é melhor prevenir que remediar.

Armazenar-fotos

Autores do Guia Armazenamento de Fotos – Como Salvar as Fotos

Este guia foi elaborado pelos seguintes profissionais:

  • Arquimedes Ferreira, diretor de tecnologia da Alboom.
  • Fernando Coutinho, fotógrafo e consultor de SEO.
  • Henrique Ribas, especialista em pós-produção e tratamento de imagens.
  • Marcelo Moscato, diretor geral da Alboom.
  • Marcelo Tesser, diretor de marketing da Alboom.

1- Armazenar Fotos do Cliente – Por quanto tempo devo guardar?

Por quanto tempo você deve guardar as fotos?

Muitos fotógrafos têm dúvidas sérias sobre quantos anos se deve armazenar as fotos do cliente entre outros detalhes relacionados ao armazenamento em si.

Por isso resolvemos começar com essa questão tão importante.

A decisão sobre o assunto tempo de armazenamento das fotos servirá de base para os outros tópicos que veremos na sequência.

Por quantos anos o fotógrafo deve guardar as fotos do cliente?

Primeiro, o fotógrafo deve ter sempre a frente da sua organização de trabalho honrar o contrato ou os contratos assinados com clientes.

Se você se comprometeu em armazenar as fotos do cliente por até 5 anos, esta é a primeira condição que você deve se amparar ao orientar suas decisões sobre onde e como armazenar as fotos de forma garantir o prometido pelo tempo de 5 anos ou mais.

Afinal, qual é o tempo IDEAL para armazenar fotos do cliente?

Para trazer mais benefícios que custos para seu negócio da fotografia é preciso pensar nas vantagens que o tempo de armazenamento das fotos vai trazer para você e para o seu cliente.

Se há muitas vantagens e benefícios para o marketing do seu negócio fotográfico e ainda você vai conseguir vender mais e agregar mais valor à sua marca, salvar os arquivos do cliente online ou no HD do computador por um período longo de tempo será uma boa decisão!

Para efeitos práticos, um armazenamento de fotos superior a um período de 2 anos é considerado longo prazo. Ao estender o prazo para 3, 4 ou 5 anos você certamente está com um bom diferencial de atendimento e trabalho.

Você ainda deve se perguntar: Os fotógrafos devem armazenar as fotos por mais de 5 anos?

Como dissemos, todo fotógrafo tem de honrar o contrato antes de tudo.

Exagerar na promessa ou obrigação contratual não é uma boa decisão porque traz riscos que vão crescendo com o tempo, se tornando um fator de preocupação daqui alguns anos à frente.

Prometer armazenamento de fotos por mais que 5 anos também pode ser um período além do que a grande maioria dos clientes espera, e portanto, um benefício desnecessário ou exagerado.

Ao nosso olhar, 5 anos é um limite que vai valorizar sua entrega e qualidade de trabalho, e também não vai atrapalhar as vendas nem a satisfação do cliente.

Novamente, você pode e deve se planejar para guardar fotos na nuvem ou no computador por mais tempo que o assumido no contrato.

Essa postura vai trazer a segurança e a tranquilidade para seu fluxo de trabalho e eventualmente você conseguirá no futuro também lucrar com as fotos que armazenou por tanto tempo.

Armazenamento-de-fotografias
Armazenar fotos é um procedimento comum para qualquer fotógrafo.

2- Onde armazenar as fotos com segurança?

O melhor custo-benefício, respondendo de primeira, é usar bons HDs.

Porém, colocando outros fatores na balança, conforme você verá mais adiante, a nossa dica é você usar serviços de armazenamento na nuvem – veja opções de contratação na próxima seção.

Os serviços de armazenamento de fotos em nuvem, que as vezes são também referidos como serviços de armazenamento online, representam uma ótima senão a melhor maneira para salvar fotos e arquivos dos mais diversos formatos.

3- Armazenar fotos – Qual sistema online escolher?

Caso o assunto armazenamento de fotos em nuvem seja uma novidade para você, e caso você já seja usuário do Adobe Creative Cloud, recomendamos a você experimentar o sistema de armazenamentos de fotos e arquivos que vem com no pacote Adobe.

Não sabemos se você sabia que há uma chance do seu pacote de assinatura do Lightroom e Photoshop já ter contemplado um serviço de armazenamento na nuvem!?

É muito importante mesmo você estar familiarizado sobre como funciona na prática o armazenamento de fotos na nuvem.

armazenamento-de-fotos
Adobe permite armazenar fotos na nuvem (Adobe Creative Cloud).

Além da Adobe, outras soluções super conhecidas que você pode confiar são: Google Drive, Amazon Cloud Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox.

Para saber mais sobre ferramentas digitais para fotógrafos clique aqui.

Lembre-se que estes serviços são recorrentes, ou seja, você precisa pagar por mês, ou por ano, para manter o armazenamento de fotos e continuar usando os serviços.

Há outros fatores importantes para você se inteirar:

  • Em cada empresa que você pesquisar para armazenar suas fotos online você vai perceber que ela oferece diferentes planos, condições e limites.
  • Mesmo alguns planos divulgados como ilimitados podem ter limites de upload para que os arquivos possam estar disponíveis na nuvem, ou outros limites como banda de acesso.
  • Importante testar as diversas maneiras de fazer upload da fotos, já que várias empresas oferecem soluções online e também para instalação no computador. Faça testes antes de decidir e converse também com outro fotógrafos.
  • Inclua os custos de armazenamento na lista de despesas fixas e considere também que em 1 ou 2 anos você precisara realizar um upgrade para comportar mais fotos e vídeos.

Esses detalhes são fatores importantes a considerar principalmente se você possui um negócio de fotografia com com alto volume de trabalhos.

Como-salvar-arquivos-na-nuvem
Google Drive é uma aplicação muito usado para a guarda de fotos e arquivos na nuvem.

4- RAW das fotos – Devo guardar os arquivos na nuvem?

Essa é uma grande questão e inclusive um assunto que atrai opniões controversas entre fotógrafos mais influentes e que vai depender do perfil do profissional ou da empresa de fotografia.

De uma forma geral, considerando os planos mais comuns dos sistemas de armazenamento online mencionados acima, que possuem limites de espaço, você pode armazenar as fotos finais, ou Seja, as fotos selecionadas, tratadas, retocadas e prontas para entregar para o cliente de forma online, e claro, com os devidos critérios de backup que você julgar importante.

Os arquivos RAW, ou arquivos originais das fotos, é sugerido o armazenamento junto aos dispositivos físicos como HDs pelo fator de custo-benefício que mencionamos anteriormente.

É possível guardar os RAW online?

Sim, é possível, sem dúvida.

Alias, é importante que você saiba que há muitos relatos de diversos tipos de problemas com armazenamento em HDs e mesmo em soluções especializadas de backup físico. Caso seja possível para você guardar os arquivos na nuvem em RAW, faça. É uma ótima recomendação manter a guarda dos arquivos RAW na nuvem caso sua internet seja boa, além de ter uma cópia física armazenada HDs.

como-colocar-arquivos-na-nuvem
Fluxo pós-produção do Fotógrafo: tratar e armazenar as fotos dos clientes.

5- Fotos NÃO entregues ao cliente – Devo guardá-las na Nuvem ou no HD?

Outra boa pergunta: As fotos que você não entregou, ou seja, as fotos não finais, devem ser também guardadas e de que forma, online ou HD?

A resposta pode variar de fotógrafo para fotógrafo. E também depender do tipo de trabalho fotográfico feito pelo profissional.

Por não pesarem tanto, armazenar as fotos em formato Jpg pode ser muito útil para o armazenamento em si e também para o histórico ou legado do cliente, o que contribui para no futuro existir novas possibilidades de venda sobre as fotos que você guardou.

Outras vantagens de armazenar arquivos na nuvem ou no HD com todos os Jpgs do cliente:

  • Uso das fotos para seu próprio marketing como fotógrafo: Em qualquer momento você poderá usar, caso tenha autorização, as imagens para divulgar no seu site, portfólio online, blog e mesmo nas redes sociais.
  • Solicitação do cliente: Nunca sabemos quando aquela incrível imagem, daquele ensaio, casamento ou evento, poderá ser reutilizada ou mesmo solicitada pelo cliente.

Armazenar fotos em Jpg de todos arquivos que você entregou e também os não entregues pode ser muito útil um dia!

6- Armazenamento de fotos – As perguntas frequentes

Resolvemos incluir neste guia sobre armazenar fotos outros pontos importantes para você saber mais sobre o assunto.

Por que muitos recomendam que você DEVE guardar as fotos do cliente por 5 anos?

Agora que você conhece mais sobre o assunto, talvez você repense o tempo que você deve, em contrato, armazenar fotos, principalmente se você pensava que há uma espécie de lei ou regra que você deve guardar as fotos do cliente por pelo menos 5 anos.

Se você pensa assim, você acreditou em um mito que vem se estendendo no mercado da fotografia.

No Brasil, por várias razões, é comum ouvir: guarde todos documentos por 5 anos!

E isso é uma recomendação válida para assuntos contábeis, tributários e tantos outros procedimentos da empresa do fotógrafo.

Mas no quesito fluxo de trabalho fotográfico, os famosos 5 anos não vale. Até o presente momento não há uma lei que venha a reger os serviços fotográficos com relação a armazenamento de fotos.

A não ser, trazendo mais uma vez o assunto contrato, que as condições e obrigações de armazenar fotos seja parte do contrato do fotógrafo com o cliente.

É possível armazena fotos para sempre?

Talvez você conheça muito bem o conceito de Arquivo Morto. Arquivo Morto, para a fotografia, seria uma expressão para significar os arquivos de fotos que não terão, em princípio, utilidade no futuro, mas, que por segurança extra, vamos armazenar arquivos na nuvem ou em HD ao invés de serem apagados.

A idéia de arquivo morto é conceitualmente muito boa e até já cobrimos isso quando dissemos para você fazer o armazenamento de fotos com os arquivos Jpgs que você inclusive não utilizou com o cliente.

Se tiver espaço sobrando para armazenar arquivos na nuvem ou no HD, por que não guardar, não é?

A recomendação extra que queremos dar é utilizar um local ou dar uma descrição especial para os arquivos que em princípio não serão uteis, assim você vai rapidamente distinguir o que é mais importante do que é menos. Um exemplo é você nomear pastas com “FOTOS NÃO ENTREGUES – Casamento João e Maria, etc” – e claro, você vai ter outra pasta para as fotos entregues, ou as fotos que fazem parte do álbum, etc.

guardar-fotos-na-nuvem
Importante conhecer as vantagens de armazenar fotos em HDs e Online e seguir boas práticas na rotina de trabalho.

7- Conclusão

Quando pensamos em Armazenamento de Fotos – Como Salvar as Fotos do Cliente, temos a exata noção da enorme responsabilidade que os fotógrafos têm sobre os arquivos e imagens.

Boa parte dos itens em que se preocupar são escolhas nossas como profissionais. 

Por exemplo, temos que escolher como, onde e por quanto tempo armazenar fotos.

A profissionalização da pós produção faz toda a diferença para que tudo ocorra bem no presente e no futuro para qualquer negócio de fotografia.

É importante para o profissional pensar que é muito importante ele ter tudo bem feito em se tratando da organização e armazenamento de fotos para ter tranquilidade e também agregar valor para o cliente,

Esperamos que este guia tenha mudado você a refletir e principalmente definir melhorias no seu fluxo de trabalho a partir de agora. Busque sempre atender as expectativas dos clientes com tranquilidade, segurança e consistência.

O Guia Armazenamento de Fotos – Como Salvar as Fotos do Cliente foi útil?

Compartilhe com seus amigos esta publicação do Blog da Alboom e também pesquise por outros conteúdos sobre fotografia e negócios que podem interessar.


O Blog e toda equipe da Alboom gostariam de agradecer Fernando Coutinho e Henrique Ribas pela contribuição dada ao guia e aproveitar para agradecer a todos que também venham a colaborar com opiniões e sugestões extras que podem ser deixadas a seguir

2 CommentsClose Comments