“O Rebranding é o símbolo de uma nova fase da Alboom”, diz o CEO.
No dia 28 de Abril de 2022, às 10h, a Alboom lançou oficialmente sua nova identidade visual.
Há 7 anos, a empresa foi criada e, de lá pra cá, essa é de longe a mudança visual de mais impactante que a Alboom já fez na sua logomarca.
Mas o nova identidade não se aplicou somente a marca principal, ela se estendeu também a todos os produtos que a empresa oferta e também na maneira de comunicar, em um processo conhecido como Rebranding.
Lembrando, a Alboom é uma super plataforma para fotógrafos e profissionais criativos com ferramentas para criar site, portfólio online, blog, vender fotos e receber pagamentos online, assim como realizar também diversas outras tarefas do fluxo de trabalho de fotógrafos, videomakers e outras carreiras visuais.
Em uma live no Canal do Youtube da Alboom, Marcelo Moscato, Marcelo Tesser e Arquimedes Ferreira apresentaram ao vivo a nova identidade e todo conceito envolvido no projeto de rebranding.
Na live foi também compartilhado um vídeo que mostra todo pensamento por trás do processo criativo. Mas em especial foi apresentado o gesto humano incorporado a identidade da marca, chamado por eles de Gesto Alboom.
O vídeo que apresenta a nova marca e identidade da Alboom, você assiste a seguir:
Para mais informações, reproduziremos a seguir post publicado originalmente no perfil pessoal do Facebook de Marcelo Moscato onde ele conta mais detalhes de como foi o projeto de rebranding da marca e as motivações.
A Nova Identidade Visual da Alboom, nas palavras do CEO
Essa novidade é muito expressiva e gratificante para compartilhar.
No dia 28 de abril de 2022, Arquimedes, Tesser e eu apresentamos a nova identidade visual da Alboom.
Fizemos um redesign completo da nossa marca principal e também das marcas dos produtos.
Para quem já passou por um processo de “rebranding”, sabe que não se trata somente de uma busca por um logotipo legal. É preciso pensar na cultura da empresa, no negócio, nos atributos tangíveis e intangíveis, mas também pensar muito no público alvo.
Até revelarmos a marca, eu estava com aquele “friozinho na barriga”.
Afinal, como será que os clientes vão reagir?
Todos os dias, milhares de clientes usam nossas ferramentas e, portanto, a conexão com nossa identidade visual é muito intensa e muito diversa.
Por mais que façamos uma live de lançamento, ou enviemos e-mails, haverão muitos que vão se deparar com a mudança sem nenhuma antecipação.
Estamos de verdade bem ansiosos para ver como os clientes vão reagir…
Então, se você ainda não assistiu a live, poderá assisti-la na íntegra:
A Evolução da Marca Alboom
Criada em 2014, a primeira logo da Alboom foi algo muito marcante e com um resultado sensacional para uma startup que estava surgindo.
Não só o nome é incrível, mas a logo também ficou bem diferente e marcou o nascimento da marca Alboom.
Em outras palavras, a maneira como ela surgiu só confirma como é feita a criação de uma primeira logomarca, seja ela de uma startup ou de um negócio.
Parece que não temos medo de errar, de arriscar. É um processo meio ousado, de aposta.
Com o tempo, aprendemos a ser melhores empreendedores. Mas a construção da marca é uma luta diária, um acúmulo, é algo que percebemos que é gigante, imensurável.
Dessa forma, podemos sempre olhar para a importância e força de marca de muitas maneiras, algo meio místico e surpreendente.
Quando me uni ao time da Alboom, entre os nossos sonhos como empreendedores, tivemos algo muito forte e em comum: tornar a Alboom uma marca global e, claro, um negócio muito grande e impactante para os clientes e a comunidade.
Em toda jornada até aqui, a identidade visual sempre foi importante. Sendo assim, cada ajuste e melhorias na marca sempre foram feitos com muito cuidado e amor.
Falar de marca é um dos pontos de romantismo no empreendedorismo.
O tempo passa, a empresa cresce. E o interessante é ver a marca, em toda sua simbologia, se tornando uma das joias da coroa que se precisa proteger e cuidar.
O Processo de Rebranding da Nova Identidade Visual da Alboom
A evolução da logomarca principal é algo comum, principalmente em grandes marcas. Para startups como a Alboom por exemplo, que já amadureceu seu modelo de negócio e está pronta para expandir mais rapidamente, a reformulação também tende a ser muito benéfica.
Mas é preciso dizer que é necessário muita coragem para mudar o que vem dando certo, o que já está funcionando bem.
Recentemente soube por meio do amigo Rodrigo Guzzo, que a Caterpillar está completando 100 anos de existência. Recebi de presente um boné com a logomarca que a Caterpillar lançou em 2020 e que ficou conhecida como a marca PAC MAN na empresa.
Uma coincidência incrível receber um presente que homenageia uma logomarca “extinta” no mês de lançamento de nossa nova marca.
Cada logo conta sua história, e um grande logo deixa sua marca para sempre. Nossa logo atual nunca será esquecida, assim como a primeira logo da Alboom será esquecida por nós.
E tudo isso se encaixa no processo: Mudança, evolução e adaptação são parte da vida empreendedora.
Mas para certas coisas, o caminho relativamente seguro da “simples evolução” não é suficiente.
Posso dizer, com toda certeza, que nosso rebranding ficou muito diferente do atual, foi extremo. Exceto pelo nome “Alboom” e o nome dos produtos, tudo mudou.
O projeto de rebranding pode ser de 3 tipos: parcial, evolutivo ou completo.
É no rebranding completo que você altera todos ou quase todos atributos da marca, que são logo, cores, formas, fontes, e até pode conter texturas, vídeos, sons e gestos.
As Motivações por trás na Nova Identidade da Alboom
Posso dizer que uma das motivações para fazer o rebranding, foi criar uma logomarca mais alegre e moderna, mas que fosse também mais flexível para diversos tipos de uso, tanto online como offline.
O fato de sermos uma plataforma de ferramentas digitais, dentro do conceito “tudo em um“, também nos fez olhar as tendências para assim criar o redesigne dos logos, formas e cores.
Por último, a conexão empresa-mercado, o senso de comunidade e a nossa cultura de engajamento com clientes nos diversos segmentos, completam assim a lista de requisitos e premissas.
O processo durou 4 meses. E deu muito trabalho!
Foi preciso, portanto, envolver especialistas em design, branding, marketing e negócios, respeitando novamente o legado que a empresa alcançou até o momento, e aí destaco a “voz do cliente”: é preciso ouvir os clientes e descobrir sua essência, seu diferencial.
A Alboom é uma empresa de tecnologia mas o que valorizamos muito é o lado humano, as relações e o mind-set “feito de pessoas para pessoas“.
Ao todo, o time envolvido no nosso rebranding passou, facilmente, de 10 profissionais. Sem a parceria com a Agência Only!, posso garantir que não teríamos chegado nem perto do que conseguimos.
A Nova Alboom
Logo no começo percebemos que iríamos atrás de um resultado muito além de um projeto de evolução visual, ou de uma simples modernização de logomarcas.
Durante as reuniões, fazíamos redescobertas do nosso “core“. Trouxemos à tona coisas que no dia a dia sabemos que são importantes, mas não falamos de maneira explícita sobre elas.
Mais uma vez, uma nova logomarca pode ser pensada no mercado, na estratégia, mas também é algo pessoal, de valores, crenças, trabalho em time e liderança.
Parece meio surreal dizer que a nova marca foi um reflexo da nossa essência.
Quando mostramos a nova marca Alboom para todo time, tivemos uma revelação:
“A Alboom tinha uma logo, agora tem uma marca!”
Diego Durante, especialista em web design e marketing
Ao criar a sua marca ou logo quando o negócio começa, trata-se de um processo de botar para fora tudo que você imagina para o novo negócio.
Afinal, quando você quer colocar sua marca em outro patamar, após anos de vida da empresa, você precisa capturar seus diferenciais e características mais fortes.
E nesse sentido, a abordagem 360 graus do rebrand é algo empolgante, porém desafiador também. Acho que tivemos sorte de reunir as pessoas certas para realizar todo o trabalho em apenas 4 meses.
Em 2022, a Alboom lança sua nova identidade visual e muitas melhorias e novidades nos produtos. Faremos uma revolução não apenas visual, mas também tecnológica.
Pra frente e rumo ao topo!
Marcelo Moscato, CEO da Alboom