BLACK HOLD: CONHEÇA A HISTÓRIA DA MARCA DE ACESSÓRIOS PARA FOTÓGRAFOS

O Blog da Alboom traz, com detalhes inéditos, uma história de sucesso incrível no mercado fotográfico. BLACK HOLD – O SUCESSO DA MARCA vai mostrar quem é essa empresa tão desejada pelos fotógrafos, sua história e como pensa os fundadores: Marcelo Lamar e Lucy France.

Se você é fotografo ou ama a fotografia, seja você fotógrafo iniciante ou experiente na mercado, você vai aprender muito com o depoimento inspirador que Marcelo conta sobre como a BLACK HOLD chegou ao sucesso.

Da fotografia de casamento – Marcelo e Lucy são fotógrafos – à grande empresa que a BLACK HOLD se tornou, você vai conhecer – nessa entrevista muito especial – o pensamento empreendedor e os aprendizados que ajudaram eles a atingirem o sucesso que foi de muito destaque no Anuário da Fotografia 2020.

Resumo do que você vai aprender:

  • Quem é a Black Hold? e como ela começou.
  • O que inspirou Marcelo Lamar e Lucy France a criarem a marca de acessórios para fotógrafos (Você vai achar sensacional).
  • Conhecer os principais produtos e seus benefícios.
  • Planos para o futuro.
  • Entrevista exclusiva com Marcelo Lamar, CEO da Black Hold. Caso queira ir direto para entrevista clique aqui.
bolsas-para-fotografos

BLACK HOLD – ACESSÓRIOS PARA FOTÓGRAFOS

Quem é a Black Hold é uma empresa que produz diversos acessórios para fotógrafos. É uma empresa brasileira que vem crescendo muito ano após ano, inovando nos produtos, investindo no marketing e atendendo com excelência fotógrafos dos mais variados estilos da fotografia.

Marcelo Lamar e Lucy France criaram a marca em 2012.

Sobre os produtos, a Black Hold possui alças e cintas ergonômicas para câmeras, porta-lentes, bolsas, mochilas e outros acessórios para fotógrafos.

Em 2020, A Black Hold conseguiu crescer muito, mostrando enorme postura e poder de adaptação. Além da venda direta em seu site, a Black Hold também vende seus produtos através de parceiros como a Alboom – plataforma de soluções para fotógrafos e criativos.

Recentemente o Blog da Alboom fez um artigo sobre dicas de presentes para fotógrafos. Verifica lá! Os produtos da Black Hold, como é de se esperar, estão na lista de desejos de qualquer fotógrafo.

ACESSÓRIOS COM ESTILO MARCANTE E FEITO PARA DURAR A VIDA TODA

Seus produtos são feitos com couro legítimo e materiais de primeira linha.

A Black Hold se diferencia pelo design marcante, qualidade, conforto ao fotógrafo e principalmente pela segurança que propicia aos equipamentos.

Na prática, os profissionais trabalham por horas seguidas e os acessórios da Black Hold tem forte impacto na redução do Stress e cansaço corporal, diminuindo a incidência das dores causadas por horas a fio de trabalho, principalmente em eventos sociais, como casamentos, formaturas e festas que podem durar mais de 5 horas.

No quesito segurança, os acessórios da Black Hold fornecem toda a proteção que os equipamentos dos fotógrafos merecem, desde a parte operacional ao longo do evento, como na armazenagem destes equipamentos quando não estão em uso.

São produtos com tecnologia aliada à qualidade de fabricação, com matérias primas selecionadas e de primeira Linha, como dissemos.

Para resumir, sobre os acessórios para fotógrafos da Black Hold, podemos sem dúvida confirmar que os produtos são realmente feitos para durar a vida toda e feitos com um estilo marcante que agrada muito.

Alca-dupla-para-fotografos

Como os produtos ajudam o fotógrafo em sua rotina profissional, os acessórios Black Hold viraram sinônimos de profissionalização.

Um fotógrafo que usa os produtos Black Hold está preocupado em desempenhar sua fotografia com versatilidade, proteção pessoal e proteção dos equipamentos. 

Há milhares de depoimentos que confirmam que o uso de alças, cintas e mochilas da Black Hold ajudam o fotógrafo a evitar a fadiga além de diminuir chances de lesões e problemas posturais futuros.

BLACK HOLD – HISTÓRIA

Olhe que legal!

O que inspirou e motivou a criação da Black Hold foi um curso do SEBRAE!

Segundo Marcelo Lamar, o curso o ajudou a encontrar e analisar uma demanda de mercado que não estava sendo bem explorada.

O curso do Sebrae deu aquele estalo. Me ensinou a ter a visão que eu não tinha sob o mercado da fotografia. E olha que eu era fotógrafo há muitos anos.“, afirma Marcelo.

Marcelo, junto com sua esposa Lucy, decidiram então pensar em um negócio além dos serviços fotográficos que faziam. Eles atuavam há mais de 20 anos como fotógrafos e já tinham feito mais de 1000 casamentos.

Aliás, falando em fotógrafo de casamento, ele teve um acidente com o equipamento quando uma alça dupla de nylon quebrou. Como se não bastasse o inconveniente durante o evento, o conserto foi orçado e ficou mais caro que a câmera.

E aí Marcelo teve um insight, acreditem, assistindo o filme A Múmia.

No filme, o mocinho usava duas armas num coldre de couro… 

BingoSe serve para armas porque não usar para câmeras!?“, disse Marcelo

black-hold-definicao

ALÇA DUPLA PARA FOTÓGRAFOS – PRIMEIRO PRODUTO

Nascia assim o primeiro acessório para fotógrafo da Black Hold: A Alça Dupla.

Talvez você não saiba, mas essa alça dupla levou o nome de BLACK HOLD. Era o nome do produto.

Graças ao sucesso do seu primeiro produto, Black Hold virou logo o nome da empresa.

Logo após, Marcelo e Lucy resolveram lançar o segundo produto: a Alça Single.

Os dois primeiros anos foram muito intensos para o casal. Tiveram que aprender tudo sobre couro e processos de fabricação em escala.

Foi somente de depois de muitos aprendizados que resolveram ampliar a linha de produtos.

A bolsa, chamada de Bag Hold, foi lançada finalmente após o casal ter desenvolvido 20 protótipos.

Parece fácil, mas a criação de um produto é mesmo complexo e cheia de surpresas.

É preciso muito esforço para chegar a um equilíbrio ideal de fatores como visual, praticidade, segurança, durabilidade e, claro, o custo final.

E uma coisa extra. 

A empresa vem ampliando seus produtos sem perder a identidade conquistada.

A Black Hold tem um estilo marcante e único. Isso você pode notar em cada detalhe de cada produto.

Como já comentamos, Marcelo e Lucy trabalharam muito antes como fotógrafos profissionais.

E de repente se viram tendo que aprender muitas coisas que nem sonhavam que iriam aprender um dia.

Marcelo: 

Como nunca tínhamos trabalhado com couro, no começo apanhamos muito. Era bem desafiador sempre que queríamos fazer algo novo. Agora, passados 8 anos, continuamos aprendendo e encarando novos desafios, só que agora contamos com um nível de profissionalização sem comparação com os primeiros anos.

Marcelo Lamar

Uma coisa que é bastante característico da Black Hold, segundo os clientes que conversamos, é a personalidade descolada e divertida de Marcelo e Lucy a frente do negócio.

Eles realmente tem prazer no que fazem. 


Olhar para trás e pensar em produtos que gostaríamos de ter tido, quando éramos fotógrafos, fez a gente chegar onde chegamos. Nossos clientes e parceiros também sempre trazem ideias e feedbacks que ajudam a melhorar nossos produtos. Acreditamos muito que realmente estamos fazendo a diferença com nossos acessórios, o que não tem preço e nos motiva muito.

Marcelo Lamar e Lucy France
Crescimento-do-Mercado-Fotografico

BLACK HOLD – EVOLUÇÃO E NOVOS LANÇAMENTOS

O backup de segurança que a Black Hold criou é um exemplo de como a Black Hold está sempre em contínua evolução. 

Inspirados pelo feedback de uma cliente, o backup de segurança é um acessório usado hoje por fotógrafos no mundo todo. 

“Você não vê mais alças de nylon ou couro sem o backup de segurança. Acredito que já salvamos um bocado de equipamentos”, diz sorrindo Marcelo.

Como a Black Hold é uma marca que conta com uma legião de fãs, ela certamente estará sempre atenta às tendências, buscando novas oportunidades e sempre procurando escutar o cliente.

Depois da pesquisa do Mercado Fotográfico feito pelo Anuário da Fotografia, acreditamos que há um carinho muito extraordinário dos clientes com o atendimento que recebem da Black Hold.

QUANTO CUSTAM OS PRODUTOS BLACK HOLD?

O que dizer dos preços da Black Hold?

Sabemos que a pretensão do Marcelo e da Lucy nunca foi em criar produtos de luxo. Mas convenhamos, seus produtos são uma jóia. Tem um estilo mesmo marcante e nobre, tudo feito com um capricho e uma beleza única.

Os produtos podem sim ter um custo superior a outros produtos genéricos, e muito superior a produtos feito de nylon.

Mas, como tudo, tem que se pesar a qualidade, durabilidade e a lista de benefícios de se ter um acessório da Black Hold.

Aliás, falando em jóia, em beleza.

Olhem aqui o que o Marcelo diz sobre o visual dos seus produtos:
Pode parecer bobagem… mas o visual é muito importante para o fotógrafo. O importante não é se o produto é chique ou não. O importante é o visual estiloso, que reforça a personalidade do que é ser fotógrafo. Enquanto nas festas todos estão se divertindo, o fotógrafo está em ação, usando sua arte e suas habilidades. Nossos produtos permitem ao fotógrafo compor sua presença profissional também.

Acessórios-para-fotografos-black-hold-o-sucesso-da-marca-3

ENTREVISTA COM MARCELO LAMAR, CEO DA BLACK HOLD

Hoje a Black Hold conta com 15 colaboradores, mas pretende dobrar até o fim de 2022.

Fizemos uma entrevista para lá de especial com Marcelo para você conferir aqui no Blog da Alboom sua visão diferenciada sobre negócios e sobre o presente e o futuro da Black Hold.

1. Quais são os maiores desafios da Black Hold, Marcelo?

As cópias. 

Infelizmente no nosso país é uma missão quase impossível tirar uma patente.  Pode levar 10 anos… em países com política mais séria leva 3 meses em média.  Isso realmente desmotiva. Mas é muito comum o fotógrafo comprar uma cópia da nossa alça de outra marca e em algum momento experimentar a nossa e entender a diferença… mas também tem os casos que ele experimenta uma cópia, tem uma experiência ruim com o produto e acha que todas são iguais.

Por isso aqui na Black Hold damos uma garantia de satisfação de 30 dias, o cliente pode usar e experimentar em alguns trabalhos e se quiser pode devolver.  

Nos últimos 5 anos não tivemos nenhuma devolução de alça dupla.

Bag-Hold-da-black-hold

2. Qual é a fórmula do sucesso da Black Hold?

Vai parecer meio chavão… mas a fórmula que seguimos é esta:

1- Fazer algo que seja necessário para alguém. De preferência ao que é necessário para muitas pessoas. 

2- Faça algo diferente. Evite copiar!

3- Evolução sempre… Evolua ou morra! Não confunda com inovação. Nem toda inovação é uma evolução.

4- Seja honesto. Com seus clientes, com o mercado e principalmente com você mesmo.

P: Você pode falar sobre o Investimento nas Pessoas que a Black Hold faz?

Muito treinamento e atualização. O tempo todo. Eu diria que atualização é nosso ponto forte, as pessoas são como parte da família e precisam ter sempre a nossa atenção.

Produtos-para-Fotografos

3. Como a Black Hold Transforma a Vida dos Clientes?

O valor percebido pelo nosso cliente é o principal para nós!

Imagina dois fotógrafos. Os dois estão com a mesma roupa. 

Um usa uma alça dupla de couro combinando com os sapatos, e está com câmeras na alça e uma mochila de couro também combinando com a alça.

O outro está com uma câmera no pescoço e mochila de nylon preta – e aqui não importa se é chinesa ou uma marca top.

Qual destes você acredita ter mais sucesso? Qual destes você diria ser um melhor profissional? E qual destes você acha que vai conseguir cobrar mais?

É tudo muito psicológico. O Valor que entregamos é um composto incrível de vantagens. É a praticidade, segurança e é também no visual, postura e atitude profissional do fotógrafo.

Outra coisa é a autoconfiança do fotógrafo.

A roupa e acessórios usados nos empoderam como profissionais. 

Se por qualquer motivo eu achar que não estou bem vestido para ocasião um bichinho fica grunhindo no subconsciente e isso me tira o foco. Já aconteceu quando trabalhava em eventos. 

Um médico sem seu jaleco num hospital passa despercebido.

Um policial sem seu uniforme não é reconhecido como policial. Talvez nem consiga desempenhar plenamente o trabalho de policial se tiver à paisana.

Hoje muitas pessoas têm câmeras profissionais, então ter uma câmera na mão não deixa claro que você é o fotógrafo profissional do evento.

Fotógrafo: põe uma alça dupla e ninguém vai ter dúvidas que você é um profissional. 

Tudo que falei é importante para o fotógrafo, principalmente o fotógrafo que quer dar um upgrade no seu marketing e na sua presença em eventos.

Entrevista-Marcelo-Lamar-da-Black-Hold

4. Quais são as suas expectativas para o futuro?

Temos muitas.

Não posso contar todas por envolver projetos ainda no papel.

Mas muitos fotógrafos têm relatado com a gente que clientes sempre perguntam das bolsas e mochilas, se só fazemos para fotógrafos.

Isso já há algum tempo nos fez querer entrar no mercado do público geral também.

Mas aumentar a produção com a qualidade que fazemos questão de manter tem sido nosso desafio. Mão de obra qualificada não se acha pronta sempre que queremos.

Desafios fazem parte. Logo teremos boas novas para compartilhar.

5. Se você pudesse voltar no tempo Marcelo, o que você faria diferente na Black Hold?

Teria começado antes e teria me preparado mais!

6. Como tem sido a parceria com a Alboom?

Este ano de 2020 não foi fácil.

Seria um ano para esquecer?

Eu até pensei inicialmente que sim, mas aprendemos muito, aprendemos mais sobre a família, os amigos e nossos parceiros.

Um ano que provavelmente seria um desastre comercialmente está acabando de modo surpreendente graças a parceria com a Alboom.

Não demitimos ninguém. Pelo contrário, estamos dobrando a equipe e trabalhando em dois turnos. Não faturamos em valores bruto o mesmo que 2019 mas em pedidos tivemos um aumento de 30%. Que venha 2021!

mercado-da-fotografia

7. Alguns agradecimentos que gostaria de fazer, Marcelo?

Agradecimentos a fazer?

Poderia citar muitos nomes, grandes nomes que fizeram e fazem parte da história da Black Hold

Mas são tantos nomes que não correria o risco de deixar alguém de fora.

Mas usando a tecnologia, todos estão presentes, numa forma ou outra, em nosso @blackholdstraps.

Mas pessoalmente quero sim aproveitar e agradecer.

Quero começar agradecendo a Fotografia, esse mercado tão diverso e tão bonito que fazemos parte. Sou filho de fotógrafos e exerci a profissão por 25 anos. Sei que vai parecer cafona e sem sentido para muitos que são mais novos no mercado. 

Mas não tem melhor escola que a Fotografia. 

Aprendi sobre pessoas, sobre família, sobre artes, sobre vitórias e derrotas e também aprendi muito sobre mim mesmo. 

Um obrigado especial a família Black Hold, às pessoas que fazem a Black Hold acontecer. E um obrigado também aos parceiros.

E a minha esposa Lucy France e a Isadora Lamar, nossa filha… sem o apoio delas nada disso faria sentido pra mim. 

CONCLUSÃO

Uma História de Vida de pessoas especiais como o Marcelo e a Lucy sempre inspira. E esta história se completa ao sabermos muito mais agora depois de ler esta matéria especial Acessórios para Fotógrafos Black Hold: O SUCESSO DA MARCA.

Gostou dessa super matéria que fizemos com a Black Hold e seu presidente Marcelo Lamar?

A Black Hold merece o respeito de todas as empresas que atuam no mercado fotográfico. Nós da Alboom admiramos, endossamos e aprendemos com sua sua postura, compromisso com a qualidade e o atendimento diferenciado.

Deixe abaixo um comentário sobre a matéria.

Compartilhe esta matéria e o Blog da Alboom e com seus amigos da fotografia.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

1- CURSO CRIE SEU SITE GRÁTIS: aprenda a criar rapidamente e facilmente simplesmente o seu novo site de fotografia.

2- CURSO GRÁTIS LIGHTROOM +30 Aulas Online: aprenda como usar bem o LIGHTROOM e como empregar as melhores técnicas em seu negócio de fotografia.

5 CommentsClose Comments