A História da Câmera Fotográfica

· 8 minutos de leitura
A História da Câmera Fotográfica

A história da câmera fotográfica é algo fascinante, repleto de descobertas, inovações e principalmente transformações tecnológicas que mudaram a forma do mundo em ver  e documentar as coisas.

A evolução da fotografia é impressionante, principalmente quando relacionamos a câmara escura com as lentes do satélite James Webb.

As câmeras fotográficas, portanto, se mostraram ao longo da história muito importantes para a humanidade.

Afinal, com elas é possível registrar e compartilhar memórias, documentar eventos históricos, incentivar a criatividade e a expressão artística, além de conectar pessoas através de uma imagem.

Por fim, com a câmera fotográfica é possível capturar  toda a beleza e complexidade do mundo e guardá-las para as futuras gerações.

Vamos então conhecer a história da câmera fotográfica e toda a sua evolução até os dias de hoje.

Câmara Escura e a Câmera Fotográfica

A primeira câmara escura foi criada por volta do século 5 a.C. pelos gregos e, em resumo, projetava uma imagem invertida em uma superfície plana.

Desenho mostrando como funcionava uma câmara escura
Câmara EscuraImagem retirada do site de Renato Rocha Miranda

Ela é um dispositivo óptico que, em resumo, consiste em uma caixa escura com um pequeno orifício em uma das paredes. 

Mas qual a relação entre a câmara escura e a câmera fotográfica?

Todas! Afinal, a primeira câmara fotográfica foi, basicamente, uma câmara escura em que um papel fotossensível foi adicionado à parede.

E isso acontece até nos dias de hoje.

Quando a luz entra pela abertura da lente da câmera, ela projeta uma imagem no sensor digital, que captura e transforma em uma fotografia digital.

Da mesma forma que acontecia com as câmeras analógicas.

É mesmo fascinante o quanto a história da câmara escura e da câmera fotográfica estão ligadas e mostram  a constante evolução da tecnologia!

O surgimento da Câmera Fotográfica

Não há dúvidas que a história da fotografia e a história da câmera fotográfica andam juntas. Mas você sabia que há um hiato de 30 anos entre o primeiro registro de imagem com uma câmara escura e o primeiro equipamento considerado uma “Câmera Fotográfica”?

Pois é! Enquanto Joseph Niépce capturava a primeira imagem em 1816, somente em 1937 Louis Daguerre desenvolveu a técnica do daguerreótipo. Essa técnica utiliza uma placa de cobre revestida com prata e iodeto.

A partir desse feito, em 1841, William Henry Fox Talbot desenvolveu o processo de câmera com filme, conhecido como Calótipo.

Imagem de um Calótipo
CalótipoImagem retirada do Pinterest de Indira Espina

Desde então, a evolução tecnológica por trás das câmeras fotográficas nunca mais parou. Hoje, temos câmeras potentes que, literalmente, cabe no bolso traseiro de uma calça jeans.

Mas vamos, então, conhecer como foi esse processo de evolução das câmeras fotográficas.

A evolução das câmeras fotográficas

A evolução das câmeras fotográficas analógicas foi acompanhada da evolução dos filmes fotográficos. O filme fotográfico foi a mídia primária que prevaleceu nas câmeras até o final do século 20 – e agora está voltando à moda.

Em 1948 temos o lançamento da Polaroid e sua primeira câmera instantânea. Essa tecnologia atingiu o seu auge nos anos 70 e 80 e recentemente caiu no gosto dos jovens novamente.

Câmera Instantânea Polaroid SX-70 Antiga
Câmera Instantânea Polaroid SX-70

Ainda nos anos 70, a Kodak lança a primeira câmera SLR totalmente automática, a Ektra. Essa câmera possuía um sensor eletrônico que ajustava o foco automaticamente. Nos anos 80, o ajuste automático do foco foi incorporado em muitas outras câmeras.

Câmera fotográfica Kodak Ektra
Câmera Fotográfica Kodak Ektra

Nos anos 80 surgem as primeiras câmeras compactas com zoom, muito populares devido a facilidade de transporte e uso. Uma queridinha dessa era é a Nikon 35Ti, que tinha uma lente zoom de 35 – 70mm.

Câmera Fotográfica Nikon 35Ti
Câmera Fotográfica Nikon 35Ti

A primeira câmera digital, ou DSLR, foi lançada pela Kodak nos anos 90. A DCS 100 possuia resolução de 1.3 megapixel e custava 30 mil Dólares. Contudo, foi a partir dela que as DSLRs evoluíram, até chegar nas câmeras que conhecemos hoje.

Nikon DCS 100 a primeira câmera fotográfica digital
Kodak DCS 100, a primeira câmera fotográfica digital da Kodak, no corpo de uma Nikon

A Nikon D1, lançada em 1999, foi a primeira a ser desenvolvida para o mercado em massa, popularizando ainda mais a produção e venda de câmeras fotográficas.

Câmera fotográfica Nikon D1
Câmera fotográfica Nikon D1

A Era Digital da fotografia

Como já falado anteriormente, a primeira DSLR foi lançada no começo dos anos 90, contudo, a qualidade da fotografia em relação às SLR ainda era muito inferior. 

Demorou quase 10 anos para a evolução das DSLRs chegarem a um patamar de qualidade fotográfica como as SLRs.

E foi ao longo dos anos 2000 que as DSLR se tornaram populares entre os fotógrafos amadores e profissionais. Afinal, elas tinham a capacidade de produzir imagens com alta qualidade, além de oferecerem recursos mais avançados em relação ao foco automático e a possibilidade de troca de lentes.

A evolução das câmeras fotográficas contribuiu também para facilitar e ajudar os fotojornalistas
A evolução das câmeras fotográficas contribuiu também para facilitar o manuseio dos equipamentos pelos fotojornalistas.

Ainda no processo evolutivo, as DSLR passaram também a ter a função de gravar vídeos em alta qualidade, o que aumentou o seu consumo no meio de videomakers de casamento e de outros setores da fotografia.

Por outro lado, o processo evolutivo não parou e a partir de 2004 os fotógrafos também puderam ter acesso às câmeras mirrorless, e essas tinham vantagens em relação às DSLR.

As câmeras Mirrorless e as novas tendências de lentes

Por quase 20 anos, as Mirrorless continuam como uma das principais tendências de câmeras fotográficas.

O motivo? Alguns fotógrafos ainda estão relutantes em trocar as DSLR por elas.

Comparativo do mecanismo interno de uma câmera DSLR e uma câmera Mirrorless
Comparativo do mecanismo interno de uma câmera DSLR e uma câmera Mirrorless

Porém, as câmeras mirrorless possuem vantagens, e uma delas é o seu peso em relação às DSLR.

Já na questão das lentes para as câmeras fotográficas são as Lentes Prime. De acordo com o Blog do eMania, essas lentes são de primeira linha, e usadas em câmeras fotográficas e de cinema.

Elas têm encantado os fotógrafos  por conta da máxima resolução na imagem, contraste, nitidez ótica e colorimetria. 

Além disso, possui controles de alta precisão, o que produz uma óptica impecável, uma variedade grande de abertura e diâmetros, produzindo assim imagens de altíssima qualidade.

A busca pela imagem perfeita não parou no mercado de câmeras e lentes. Inclusive, algumas marcas têm cedido a sua tecnologia para melhorar a qualidade das fotografias realizada por aparelhos celulares, como veremos a seguir.

A fotografia com Celular

Em dezembro de 2022, a Apple admitiu que as câmeras do Iphone são feitas pela Sony.

Já a coreana Samsung, em alguns smartphones usa alguns componentes da Sony, contudo tem investido em tecnologia para o desenvolvimento de suas próprias câmeras.

Inclusive, a chinesa Xiaomi vem testando várias lentes em seus smartphones. Em fevereiro de 2023, no lançamento do modelo 13 e 13 Pro com o uso de lentes Leica e Snapdragon.

Fotopublicidade do Xiaomi 13 Pro com lentes Leica
Fotopublicidade do Xiaomi 13 Pro com lentes Leica

Para o compartilhamento em redes sociais, como o Instagram por exemplo, é sabido que o melhor celular é o Iphone, devido a acordos comerciais entre as marcas.

Porém, para outras finalidades, podemos dizer que a qualidade da fotografia das câmeras dos celulares tem aumentado e o mercado está ficando cada vez mais exigente.

Além do uso por fotógrafos, a propagação do uso de outras redes sociais, como Tik Tok e Pinterest, tem feito vários especialistas em marketing digital e criadores de conteúdo a saírem dos produtos Meta e migrarem para esses outros.

Dessa forma, podemos analisar que essa tendência de mercado provoca mudanças, mas que podem ser vistas como oportunidades pelas empresas, como é o caso da Sony e da Leica.

Isso sem falar na tecnologia interna dos processadores dos smartphones, que aposto que não demorou muito para se igualar ao de câmeras semiprofissionais e até profissionais.

Câmera Fotográfica Amadora e Semiprofissional

A fotografia é a 8ª arte e não é espanto de ninguém que ela intriga muitas pessoas e muitas pessoas se “arriscam” nesse meio.

Atualmente, é impossível uma pessoa que não tenha tirado uma fotografia boa, ou que não seja inspirada por outros fotógrafos e que não tenha curiosidade em saber ‘o que tá na moda’.

Por esse motivo, da mesma forma que as fabricantes produzem as “Câmeras Fotográficas Profissionais”, elas também produzem o que chamamos de câmeras amadoras e semiprofissionais.

Além desse público entusiasta da fotografia, há também o público jovem, que vem resgatando as câmeras que marcaram a moda no passado.

Câmera fotográfica Polaroid Now+
Câmera fotográfica Polaroid Now+ | Créditos: Divulgação Polaroid

Recentemente, foi possível observar a volta das câmeras instantâneas no mercado. A Polaroide, inclusive, chegou a relançar uma das câmeras que fizeram sucesso nos anos 70. Já a Kodak pode, enfim, lançar sua câmera instantânea e a Fuji não ficou atrás e também lançou a sua.

Em 2023, os jovens descobriram as câmeras digitais tipo Sony Cyber Shot, muito populares nos anos 2000. Sim, elas voltaram e se você tem uma, corre para ver se ela ainda funciona!

É claro que, tanto nas instantâneas como nas câmeras digitais, a tecnologia é outra, renovada e, dessa forma, podemos esperar mais evolução nesse aspecto.

Por fim, há tecnologia em câmeras para todos os públicos, gostos, práticas e também bolso. Quanto mais profissional a câmera for, mais cara ela será.

A IA nas Câmeras Fotográficas – Uma nova era?

A inteligência artificial e a fotografia já foram destaque aqui no Blog da Alboom. Porém, podemos ver um avanço tecnológico no quesito IA em muitos outros setores. 

Celulares, o próprio Google e, porque não, as câmeras fotográficas com inteligência artificial incluída.

Isso não é mais um futurismo. É uma realidade. O desenvolvimento de softwares vem para auxiliar, ajudar o Homem em suas tarefas.

Logo, essa será a próxima {r}evolução das câmeras fotográficas, e estamos ansiosos para essa nova era!

Conclusão

Nesse artigo sobre câmeras fotográficas, pudemos conhecer a história desde a invenção, como elas estão em constante evolução e nunca mais saíram da vida das pessoas. Pelo contrário, a cada dia ela se torna mais acessível.

A fotografia tem o poder de registrar, marcar e transformar a forma como as pessoas veem as coisas. E a história da câmera fotográfica ilustra como essa evolução é fascinante!

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que a câmera fotográfica é uma das poucas coisas que o Homem nunca vai deixar de usar. 

Ela será adaptada as eras, as novas tecnologias e as necessidades, mas nunca será esquecida ou deixada de ser usada.

Você gostou desse artigo sobre câmeras fotográficas? Conta ai para gente, quais câmeras tem ou teve e qual foi aquela que marcou a sua vida!