O Dia do Cliente é comemorado no Brasil em 15 de setembro. 

Embora o dia do cliente seja uma data bem importante, afinal todos negócios possuem e dependem dos clientes, ela é ainda pouco explorada no que diz respeito a aproveitar a data para fazer campanhas de marketing ou de vendas.

No comércio varejista, por exemplo, as datas comemorativas mais importantes, em volume de vendas, são:

  • Páscoa – 1º domingo após a 1ª lua cheia do equinócio de primavera/outono
  • Dia das mães – 2º domingo de maio.
  • Dia dos namorados – 12 de junho.
  • Dia dos pais – 2º domingo de agosto
  • Dia das crianças – 12 de outubro
  • Black Friday – última sexta-feira de novembro
  • Natal – 25 de dezembro

Mas e o Dia do Cliente?

O que eu posso fazer de marketing ou de vendas para aproveitar assim essa data comemorativa?

É exatamente isso que vamos mostrar neste artigo.

Vamos falar sobre algumas ideias que você pode facilmente implementar para que no dia ou semana do cliente você possa colher oportunidades extras e trazer mais vendas para seu negócio.

6 ideias para você aproveitar o Dia do cliente

Fazer campanhas ou ações de marketing relacionadas ao dia do cliente podem ajudar conquistar novos clientes ou aumentar a fidelização e o apreço que eles têm com seu negócio.

Afinal, quem não gosta de ser lembrado, ainda mais no dia do cliente?

Um simples gesto de gratidão pode funcionar, seja feito em rede social ou por e-mail.

Mas há também outras ideias que você pode aproveitar e que certamente vão resultar muito positivamente e movimentar ainda mais seu negócio.

Confira agora algumas ideias para você se inspirar e, dessa forma, criar sua própria campanha no dia do cliente.

1. Ligar para agradecer seus clientes 

Se você tem um time de vendas, simplesmente peça para seus vendedores ligarem para seus clientes.

Mandar mensagem por whatsapp é algo muito comum, e a ideia de ligar é tornar o contato muito mais intimista e especial.

Se você tiver um time de vendas, não hesite em pedir para eles começarem a ligar até mesmo um dia antes.

De uma conversa simples pode sair uma grande oportunidade de negócio.

2. Fazer uma campanha promocional

Aproveite a semana para lançar algum tipo de campanha promocional, seja na forma de descontos, frete exclusivo, combos etc.

Uma ideia é lançar um concurso nas redes sociais e gerar um desconto para os clientes que participarem.

Descontos progressivos também é uma excelente estratégia para seu cliente ganhar mais descontos ao comprar mais.

Agora, se você tem um espaço de atendimento físico, chamar os clientes para ir tomar um café e presenteá-los com brindes em caso de compra, pode também cair muito bem!

3. Trazer novidades que os clientes vão gostar

Aqui, as ideias podem ser das mais simples até as mais mirabolantes e inovadoras, mas é uma estratégia que pode dar certo.

Por exemplo, se você tem um estúdio fotográfico, como fechar um acordo com uma maquiadora ou com uma loja de roupas para que seus clientes façam a sessão fotográfica super produzida.

Se você tem uma loja de roupas, pode lançar uma coleção nova nessa data e ainda trazer uma consultora de moda para ajudar seus clientes a montarem looks exclusivos com seus produtos.

Agregar valor ao seu produto e trabalhar em conjunto com outros profissionais vão fazer o seu cliente se sentir ainda mais valorizado.

Como aproveitar o dia do cliente
No Wedding Brasil, maior congresso de Fotografia da América Latina, a Alboom fez 3 ações com seus clientes: 1 – Ação Gratuita, onde todos os clientes ganhavam o acesso ao Chopp após as 18h; 2 – Brinde da Compra, em que à partir de um valor x, os clientes ganhavam um copo Stanley; 3 – Sorteio, todas as vendas no evento geraram um cupom do sorteio de uma mochila para fotógrafos da Black Hold.

4. Gravar um vídeo personalizado

Para um cliente especial, ou aquele cliente que você está desenvolvendo um projeto no momento, um vídeo personalizado pode cair muito bem.

Afinal, será uma mensagem direcionada para ele e, definitivamente, ele sentirá o carinho e dedicação por trás da mensagem.

Contudo, atente-se com a linguagem e a mensagem, para não soar genérico ou impessoal. Você pode precisar gravar mais de um vídeo, dependendo do seu nicho de atuação.

5. Finalizar negociações em aberto

Finalizar negociações em aberto é uma ideia bem orientada à resultado. 

Você pode aproveitar o dia do cliente para “quebrar o gelo” e chegar a um consenso sobre algum impasse ou ponto pendente em um contrato em aberto.

Imagina você dizendo: “Que tal você se tornar nosso cliente hoje, no dia do cliente?

Com certeza um sorriso vai acontecer. E que seja o dia do cliente um dia para fechar um grande negócio!

6. Lembrar dos clientes antigos

Outra ideia de campanha que você pode fazer no dia do cliente é lembrar dos clientes antigos, não somente para agradecer, como também em dar uma oportunidade de reengajá-los.

Lembra do ditado, quem não é visto, não é lembrado

Então, ao repassar sua lista de clientes, você vai encontrar aqueles que já foram grandes compradores, mas faz tempo que você não vê.

Essa é uma excelente oportunidade de contato e, sem sombra de dúvidas, eles vão gostar muito de receber o seu no dia do cliente.

Por que investir no Dia do Cliente?

Principalmente se você tiver um modelo de negócio B2B (Business to Business), o dia do cliente vai funcionar muito melhor que o dia do consumidor, por exemplo, que se comemora no dia 15 de março.

Afinal, a relação consumidor-marca é bem diferente de cliente-negócio, pois essa última remete a uma de mais profundidade, pessoalidade e até amizade.

A relação consumidor-marca também pode ser forte, porém aproveita-se mais nos canais online, sites, e-commerce e marketplace.

Já no cliente-negócio, o nível de relacionamento é, geralmente, muito maior e pessoal.

Em outras palavras, significa dizer que dependendo do seu segmento, pode não ser uma boa fazer uma campanha promocional no dia do consumidor. 

Pensando bem, nesse sentido pode até cair muito mal chamar o seu cliente de consumidor.

Conclusão

O Dia do Cliente é uma data comemorativa que torna as relações muito mais pessoais e engaja seu cliente a divulgar o seu negócio de forma criativa e, às vezes, até sem muito investimentos.

É, portanto, uma estratégia de marketing inteligente e que precisa-se pensar com carinho por todos os empreendedores, principalmente os pequenos negócios.

As 6 ideias que trouxemos aqui pode-se usar também em outras datas e, dessa forma, você pode conquistar seu cliente o ano todo, fidelizando ele ainda mais.

Gostou dessas dicas? Comente aqui, então, se você já tem ou usa alguma estratégia para cativar o seu cliente e compartilhe esse artigo!

Se você é empreendedor, recomendamos a leitura:

5 Melhores Sites para montar sua Primeira Loja Virtual

O que é Marca?

10 Qualidades de uma Pessoa Empreendedora

0 CommentsClose Comments

Leave a comment