Quais são as redes sociais mais populares e também as mais úteis para empreendedores

Neste artigo iremos mostrar quais são as redes sociais mais usadas e como elas podem ser úteis para empreendedores, tanto no Brasil como no mundo. 

O que você vai entender é que as redes sociais deixaram de ser apenas morada dos assuntos pessoais e passatempos, mas também se tornaram local de geração de negócios.

Nesse meio tempo, os principais assuntos que vamos cobrir são:

  • Quais são as redes sociais mais usadas?
  • As redes sociais são mesmo úteis para empreendedores?
  • Como usar as redes sociais para seu negócio?
  • Avaliação das redes sociais, com prós e contras para empreendedores
  • Como fazer as redes sociais funcionarem em seu site próprio

Antes de tudo, é incrível pensar em como as redes sociais deixaram de ser um passatempo para se tornarem ferramentas úteis para negócios.

Assim como há empreendedores que se conectam nas redes sociais para gerar oportunidades, mas também há seguidores que estão de olho nas marcas e novidades para consumirem.

10 ou 15 anos atrás, se alguém abria o Facebook no escritório, já recebia o olhar torto do gerente ou de alguns colegas.

Nesse meio tempo, as redes sociais se tornaram plataformas de engajamento muito poderosas.

Por conta disso, as redes sociais crescem em número de seguidores/usuários, mas também crescem em número de empreendedores/marcas conectadas a elas.

A importância das Redes Sociais para Empreendedores

A evolução das redes sociais vem unindo tecnologias e, dessa forma, elas vão ficando cada vez mais rápidas e com mais facilidades. 

E, por isso, as redes sociais estão se tornando ferramentas de marketing e de comunicação, inclusive comunicação em tempo real, permitindo um engajamento sem precedentes.

Sendo assim, a comunicação integrada multimídia, multi canal, com ligação e videoconferência, demonstra que as redes sociais são a convergência tecnológica e praticidade para as pessoas se engajarem. E, nesse sentido de engajamento, aí está a base da força que as redes sociais têm para os negócios.

o-que-são-redes-sociais

Antes de apresentarmos quem são as redes sociais favoritas, vamos explicar um pouco mais a fundo os conceitos que giram em torno de uma rede social, principalmente o que torna ela atrativa para empreendedores.

Afinal, o que é uma rede social?

A princípio, uma rede social, também chamada de social media, une e engaja pessoas para compartilharem informações, ideias e colaborarem em torno de assuntos que podem ser os mais variados possíveis.

Portanto, uma rede social, hoje em dia, tem um objetivo muito orientado a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e também um mundo sem fronteiras para as pessoas se comunicarem.

Em contrapartida, ao falar de rede social no brasil, é preciso também lembrar o Orkut.

Nesse ínterim, você pode achar que o Orkut antecede o  Facebook, porém essas duas redes começaram no mesmo ano, em 2004.

Enquanto o Orkut fechou suas portas virtuais em 30 de setembro de 2014, o Facebook se tornou uma das empresas de tecnologia mais sensacionais do mundo, com quase 3 bilhões de usuários, e, devido ao seu sucesso, merece ser chamada de rei/rainha das redes sociais.

Como o Facebook se tornou ultra-mega bem sucedido? E por que o Orkut não sobreviveu?

Seja como for, essa resposta vem da própria explicação do que são e o que fazem as redes sociais.

Por exemplo, o Facebook conseguiu ser extremamente bem sucedido em tornar a rede social onde os usuários entram todos os dias. Assim como onde tem consumo, também existe a oferta, seja ela de informação, como a publicidade, ou de produtos físicos, com o próprio marketplace do Facebook.

gerenciamento-redes-sociais

Por outro lado, o Orkut não conseguiu manter seus seguidores motivados a entrarem todos os dias, em boa parte por causa do Facebook, que supriu todas as funcionalidades que o Orkut tinha e evoluindo muito mais rápido, e com uma interface mais completa e globalizada.

Então vamos a base da questão: 

Afinal, o que tornam as redes sociais úteis para empreendedores?

O sucesso de uma rede social não depende apenas da sua capacidade de atrair usuários, mas também de favorecer todo o ecossistema em torno das áreas de interesse, o que inclui os empreendedores e marcas de consumo.

Conheça os principais tipos de Redes Sociais

O Facebook é a maior rede social, mas também há outras redes sociais muito importantes e diferentes do Facebook, justamente por terem finalidades específicas – que por consequência podemos chamar de um diferente tipo de rede social.

É importante você conhecer o seu público para que você escolha a Rede Social mais indicada para você.

Sendo assim, para cada rede você pode engajar um público. Conheça mais nos exemplos abaixo:

Tipo de usoRede Social mais indicada
Uso GeralFacebook
Carreiras e negóciosLinkedin
Projetos e idéiasPinterest
Blogs e publicaçõesMedium| Blogger | Reddit
FotografiaInstagram |Tumblr | Flickr
DesignersBehance.com
DesenvolvedoresGitHub
ComunicaçõesTwitter | Whatsapp | Facebook | Messenger | WeChat | Snapchat
VídeosYouTube | Musical.ly | Vimeo.com
MúsicasSound Cloud | Spotify | Smule

TikTok: Uma nova Rede Social

Primeiramente, o TikTok, que é uma rede social chinesa, surgiu em 2014 com o nome Musical.ly. O intuito inicial dela era para que os usuários pudessem dublar vídeos.

Hoje, o público alvo do TikTok é justamente a geração Z, pois ela entrega um conteúdo rápido com vídeos curtos e interativos. Além disso, sua versatilidade tem caído no gosto de várias pessoas.

Para um empreendedor usar o TikTok ao seu favor, é necessário que ele vá além do mero entretenimento e entregue um conteúdo leve, mas que tenha substância para agregar valor.

Ele é um tipo de rede social com características bem diferentes do Facebook, por exemplo.

LinkedIn: a Rede Social dos Negócios

Completamente no oposto do TikTok, por exemplo, o Linkedin tem um uso totalmente profissional, conectando empresas, colaboradores e candidatos.

as-redes-sociais

Linkedin é a maior rede social para profissionais , onde é possível que os usuários a utilizem como forma de divulgar não apenas os seus currículos, mas também tudo que desenvolvem dentro das empresas em que trabalham.

A importância das Redes Sociais para Empreendedores

Antes de tudo, cada empreendedor pode ter suas próprias vantagens em usar uma ou outra rede social.

As redes sociais são plataformas que podem ou não cair no seu gosto, seja para uso pessoal ou profissional também.

Mas, para fins de empreendedorismo, as principais redes sociais são capazes de aproximar a marca, os produtos e serviços dos clientes de maneira muito especial.

Em conclusão, os benefícios que você pode receber de uma rede social pode ajudar nos resultados e alcançar um novo patamar de visibilidade e crescimento.

redes-sociais-para-empreendedores

Em outras palavras, veja a seguir os principais benefícios de uma rede social para empreendedores:

Conteúdo gerado pelos usuários

Antes de mais nada, o conceito de que os usuários podem gerar conteúdos nas redes sociais que podem te interessar é muito inovador e poderoso.

Bons textos, publicações e ideias, sem cobrar nada por isso, é algo que uma rede social pode te dar.

Dessa forma, as redes sociais hoje permitem que você pesquise tudo, sendo um verdadeiro site de buscas.

Mas há também o recurso de você seguir pessoas famosas ou influencers e grupos que tenham temáticas do seu interesse. 

Um grupo para chamar de seu

Nas redes sociais você pode também criar grupos, servindo assim de uma uma comunidade para unir pessoas do mesmo interesse.

Nesse sentido, a Alboom criou recentemente um grupo com pessoas que têm interesse em diagramação de álbuns e edição de imagens.

Assim como no Facebook há grupos para todos os assuntos, o Linkedin é outra rede social que permite criar grupos e aproximar pessoas com um interesse mútuo.

De maneira idêntica, uma das razões que o Whatsapp e Telegram são considerados redes sociais é justamente por permitirem criar grupos.

Como resultado para o empreendedor, criar grupos pode ser muito interessante e uma ótima ferramenta de aceleração de negócios.

Primeiramente entenda que, as redes sociais são tão poderosas, que uma das funcionalidades delas é de serem indexadas pelo Google e outros buscadores.

Para as redes sociais que são acessíveis pelos navegadores web, é praticamente certo que qualquer conteúdo seu com um link do seu site ou blog será indexado – cedo ou tarde.

Em síntese, ter links indexados é uma poderosa técnica de SEO e que irá contribuir para seus conteúdos ficarem melhor posicionados no GOOGLE, podendo por causa desses links, chegarem a subir posições.

Alcance e Promoção

Antes de tudo, ao criar conteúdos para as redes sociais, assumimos que muitas pessoas irão ser alcançadas. Mas isso pode não ser o suficiente e todo o potencial da rede social só é mesmo “destravada” se você usar recursos de promoção.

Da mesma forma, uma rede social permite você promover seus posts, criando anúncios e escolhendo as regras de divulgação dentro da rede social.

Por exemplo, você pode escolher anunciar algo em uma certa região ou para um certo perfil de clientes e assim atingir um nicho específico. 

Ou seja , o diferencial é que tudo, além de ser muito configurável, é muito poderoso. Portanto, pode-se dizer que o Marketing Digital gira em torno de todo o universo que as redes sociais entregam.

Coleta de leads

Em primeiro lugar, reflita: você já foi impactado por um post de rede social que pediu para você digitar seu e-mail?

Nesse sentido, isso se chama formulário de coleta de leads, que é uma funcionalidade que algumas redes sociais, como Facebook e Linkedin , oferecem.

Afinal, o resultado do uso dessa ferramenta nas redes sociais é construir um funil de vendas e transformar seguidores em clientes

Quais as redes sociais mais úteis para empreendedores?

Em outras palavras, as redes sociais mais úteis para empreendedores podem se resumir em Facebook, YouTube, Whatsapp, Instagram, Linkedin e Pinterest.

Contudo, essa lista vem das análises mostradas acima de popularidade junto com os recursos úteis para empreendedores, como facilidade de divulgação e impulsionamento.

Embora seja conceitualmente fácil entender que qualquer empreendedor pode anunciar e obter leads das redes sociais, toma um tempo entender como essas redes sociais funcionam para empreender.

Dessa forma, a curva de aprendizado pode ser desafiadora e, buscar cursos online e apoio, podem ser uma boa tática para rapidamente aprender o básico para obter sucesso.

Saiba quais são as redes sociais mais utilizadas

Ao participar de uma rede social, seja para navegar ou usar para negócios, é importante escolher uma rede social bem popular, mas também é necessário se identificar com ela.

Em suma, pesquisamos em 2 sites que são autoridades em divulgar estatísticas sobre as redes sociais, sites e internet no geral, para você conhecer as redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo.

Brasil

De acordo com o StatCounter, as redes sociais mais usadas mais usadas no Brasil são:

  1. Facebook
  2. Pinterest
  3. YouTube
  4. Twitter
  5. Instagram
  6. Tumblr

Portanto, acreditamos que o site ainda não considera o Whatsapp como uma rede social. Mas, com as novas inovações recebidas pela ferramenta, podemos considerar que em breve esse cenário mudará e ele aparecerá nessa listagens de Redes Sociais mais utilizada.

No mundo

Em conclusão, no mundo, a lista de redes sociais mais usadas é diferente do Brasil. 

Eventualmente, isso se dá por conta do surgimento de novas redes sociais que são lançadas no exterior acabam fazendo sucesso em seus países de origem, antes de alcançarem muitos seguidores por aqui.

Assim também, analisamos o website Data Reportal, extraindo a seguinte tabela das redes sociais mais usadas no mundo todo:

Rede SocialUsuários
Facebook2,7 bilhões
YouTube2,2 bilhões
WhatsApp2 bilhões
Facebook Messenger1,3 bilhões
Instagram1,3 bilhões
WeChat1,2 bilhões
TikTok700 milhões
Douyin500 milhões
QQ600 milhões
Telegram550 milhões
Snapchat500 milhões
Sina Weibo500 milhões
Kuaishou500 milhões
Pinterest500 milhões
Reddit400 milhões
Twitter400 milhões
Quora300 milhões
redes-sociais-mais-usadas

Então, ficou surpreso com a popularidade de certas redes sociais

E claro, algumas são de total novidade para nós, principalmente as redes sociais que estão crescendo fortemente na Ásia.

Conclusão

Como você pode ver, as Redes Sociais têm forte poder e efeito sobre nosso relacionamento com pessoas e empresas, transformando a forma como se relacionar e fazer negócios nos últimos tempos, de maneira diferenciada e com resultados surpreendentes. 

Afinal, elas vem sendo as responsáveis pela evolução dos negócios no mundo online.

Esse artigo Quais as redes sociais mais usadas? E quais as mais úteis para empreendedores? mostrou os vários tipos de Redes Sociais existentes e suas particularidades, bem como o perfil de usuários que a utilizam, para os diversos fins, aumentando a exposição e os lados e possibilidades que temos de divulgação, ampliação e criação de novos negócios para empreendedores.

Acima de tudo, o Blog da Alboom tem feito Artigos Criativos e ensinam como profissionais e empreendedores podem aprender a se destacar no mundo online e com isso investirem e crescerem em seus negócios, de forma rápida, fácil e prática.

Assim, se você gostou desse artigo do Blog, compartilhe com seus amigos.

Artigos Que Você Também Vai Gostar:

Portfólio Online: O que é e como mostrar seu portfólio na internet

Poses para Fotos: 48 ideias para os Melhores Retratos

05 Grandes Erros ao Criar Sites