Por que nós fotografamos? Por que as fotos afinal existem?

É muito correto afirmar que a cada ano são lançados celulares que possuem tecnologias magníficas que conseguem capturar fotos maravilhosas.

Crédito para a Foto da Capa – Ensaio Editorial de Noivas por Julia Dutra.

E sendo realista, nem sempre é possível contar com um profissional da fotografia para garantir que aquele momento ficará para sempre guardado.

Então, nós mesmos vamos lá e fazemos as fotos, da nossa maneira.

Os 10 usos diferentes para Fotos, que refletem os 10 motivos mais recorrentes do porque fazemos tantos clicks.

1. Compartilhar com amigos e família

Às vezes nossos amigos estão próximos, às vezes não. E quem nunca foi viajar ou viu alguma coisa que lembrou de uma determinada pessoa, fez o click e enviou para ela com a mensagem “lembrei de você”?

Isso é mais comum do que pensamos. Muitas capturas são feitas justamente pela memória afetiva de lembrar de alguém especial que você sabe que adoraria estar ali ou ver aquilo.

Mas há também o lado das pessoas que querem saber onde a outra está, como está e enviar para uma recordação. Isso acontece muito principalmente em famílias, que têm entes que moram em outra cidade, por exemplo.

E claro, há a memória guardada por traz daquele momento onde acontece a famosa reunião. Portanto, é preciso sim registrar momentos engraçados e afetivos.

ensaio de 15 anos Luana
Fotografia de Rafael Bigarelli

2. Postar no Instagram e redes sociais

A popularização das redes sociais é um sucesso entre as pessoas de todas as idades. Lógico que tem pessoas que usam com muito mais intensidade e frequência, outras usam de forma mais discreta.

Mas querendo ou não, há um senso de necessidade de divulgar um momento que acredita-se que seja válido compartilhar, e tá tudo bem com isso!

Dessa forma, querendo ou não, você acaba atingindo as vezes pessoas que estão distantes e é uma forma de você mostrar para elas como você está e o que está acontecendo na sua vida.

3. Para Memória familiar

Na reunião da família o que não pode faltar é aquela selfie

Às vezes ela fica lá, guardada, mas você sempre pode recorrer a sua nuvem para relembrar o quão gostoso foi o almoço, a viagem ou o passeio.

Criar a memória familiar com fotos é muito importante para as gerações futuras. É um vínculo que se cria com alguém que ainda nem nasceu com alguém que já partiu.

Sem falar em tantos momentos únicos, eternizados para sempre pela fotografia.

4. Para registro histórico 

A fotografia documental tem um papel extremamente importante para a história da humanidade.

Afinal, sem ela, os registros seriam vagos e não teríamos as dimensões do que aconteceu em determinado evento histórico.

Muitas vezes, o valor daquela captura pode vir apenas anos depois do click, e este pode ser imensurável. 

Portanto, se você conhece algum fotógrafo documental ou fotojornalista, agradeça a ele pelas belas imagens que ficarão cravadas na história.

Fotografia-documental
Foto Documental por Érico Hiller

5. Álbuns de fotografia 

Há a fotografia impressa… E na era digital você deve se perguntar: Por que revelar uma foto?

Se você nunca pegou um álbum na mão, seja ele dos “caseiros”, da época em que a fotografia era feita em máquinas fotográficas com filmes, ou aqueles álbuns maravilhosos de casamento ou formatura, não saberá o saudosismo que é ao rever aqueles momentos, em sequência, passando foto por foto.. 

É como se um filme passasse na sua cabeça e você ia se recordando daquilo.

Sendo assim, sempre que possível, revele sim as suas fotos digitais, ao menos as mais importantes e faça álbuns.

Por fim, quando contratar um serviço de fotografia profissional, feche com o álbum fotográfico ou com as fotos impressas.

6. Retrato profissional

O retrato profissional é um reflexo do mundo digital que estamos vivendo.

Tudo está online e, em 100% dos casos, aquela selfie não fica bacana você colocar de perfil de Redes Sociais, principalmente se for o seu perfil profissional, como o Linkedin.

Nos últimos anos, a procura pelo Retrato Corporativo tem aumentado muito, e justamente por isso: As pessoas querem passar a sua melhor imagem online.

7. Site, Blog ou Portfólio Online

Todo Site, Blog ou Portfólio Online necessita de publicações e essas publicações ou artigos precisam ser ilustradas com fotografias.

Ao serem utilizadas nos artigos, as fotografias complementam o raciocínio desta publicação, deixando o artigo também muito mais agradável para a leitura e interpretação.

Um artigo em um site, blog ou portfólio online não seriam tão populares sem a utilização das fotografias em suas publicações.

Fotografia-corporativa
Fotografia Corporativa de Vanessa Kelly

8. Campanhas e Ads

Toda campanha de divulgação de um produto ou serviço, precisa ter vários itens que se completam com sua finalidade: Atrair e direcionar o Lead a clicar no anúncio (ADS) e seguir pelo funil da campanha.

E um dos itens mais importantes desta campanha está nas fotografias e imagens utilizadas.

A fotografia de forma geral, é o primeiro chamariz para prender a atenção do usuário para induzir ao clique e ser então direcionado para a continuidade de seu objetivo, transformando este lead em um cliente.

9. Arte

A Arte sempre inspirou muitos fotógrafos e profissionais da imagem

Uma referência incrível para o aprimoramento da forma como olhamos para a fotografia como essência e criação.

No passado a pintura foi uma grande inspiração para artistas e pessoas que criavam obras que perpetuam até os dias de hoje.

E nos tempos modernos, a fotografia, assim como a pintura, segue transpassando gerações e mostrando a beleza e a inspiração do artista que a criou.

A Fotografia criada como uma obra de arte, mostra que, além de ser um negócio em crescimento no mundo, segue trilhando um caminho sem volta, um caminho que vem se transformando a cada dia.

Afinal, ela passa um sentimento ou uma mensagem a quem admira esta obra, através desta fotografia.

O Ensaio Artístico que retrata a arte, captura movimentos, expressões e sentimentos.

10. Ciência

A Ciência evoluiu muito nas últimas décadas e com o uso da fotografia, uma aliada que vem contribuir com a divulgação, ensinamento e uma melhor compreensão das mudanças e evoluções que a ciência vem conquistando ao longo do tempo.

A fotografia facilita este entendimento, principalmente em ambientes onde instrumentos e tecnologia podem não estar presentes, seja em sala de aula, livros, apresentações e workshops, bem como congressos científicos que ocorrem por todo o mundo.

Sem dúvida a fotografia vem ajudando a ciência a fazer o que sabe fazer de melhor, ajudar a evoluir as grandes descobertas que farão diferença na vida das pessoas.

Fotografar
Fotografia de Família de Lari Dias

Fotografar faz Parte da Vida das Pessoas

Interessante observar que há décadas atrás as pessoas, de forma geral, detestavam serem fotografadas, e sempre ao serem fotografadas, reclamavam muito e muitas vezes “fugiam” deste momento. 

E nesse ponto, tudo mudou para melhor na Fotografia.

Atualmente, o Fotografar em Si se popularizou de tal forma que se tornou uma atividade corriqueira e desejada por todos, seja no ato de fotografar quanto no ato de aparecer em uma fotografia, seja individualmente (com as populares Selfies) ou em grupo de amigos e familiares.

Enfim, são esses momentos que tornam a arte de fotografar tão importante. Ela registra, captura, congela e fica sempre guardado.

Espero que este artigo tenha esclarecido o porque nós adoramos (ou seria amamos?) fotografar e sermos fotografados.

Compartilhe este artigo com seus amigos.