Quando chega a hora ideal de mudar o nome da marca?

Recentemente, uma empresa de software muito conhecida e bem sucedida, com 20 anos de existência, anunciou: “A Surveymonkey agora é Momentive“. O que levou a empresa a tomar esta decisão de mudar de nome? Este artigo vai portanto responder essa curiosidade do mundo dos negócios: Afinal, por que as empresas mudam de nome?

O que faz uma empresa mudar de nome?

O que mais deve intrigar você é quando empresas bem sucedidas de repente mudam de nome, te pegando de surpresa.

A resposta não é algo simples de dizer, não é?

Você vai ver o anúncio ou a propaganda, e fica pensando… o que será que aconteceu para a empresa mudar de nome?

Quando a MOIP, empresa de meio de pagamento online, foi comprada pela Wirecard, a mudança de nome assustou muita gente e tomou um tempo para acostumar que a MOIP não existia mais.

Agora que o Pagseguro comprou a Wirecard no Brasil, a solução para renomear a empresa foi brilhante: o Pagseguro lançou a MOIP by PagSeguro, o novo nome da operação Wirecard no Brasil.

Você deve perguntar: existe uma fórmula geral para entender o que leva uma empresa a mudar de nome e ou definir seu novo nome ideal?

Como você já deve saber, no mundo dos negócios há mais tons de cinza do que é possível imaginar.

O que existe é um processo de análise para estudar se vale a pena ou não mudar. E também, para seu conhecimento, há um tipo de estudo que chama naming que é específico para estudar o nome da marca, trazendo as melhores sugestões e justificativas para defender um novo nome.

Voltando ao assunto da mudança de nome, para muitos executivos a mudança de nome é a ponta do iceberg, existem muitos fatores por trás que sonha a nossa vã filosofia de telespectador.

o-que-e-naming
Website da empresa Momentive

Mais exemplos para entender fundo a mudança de nome da marca

Investigar a real razão porque uma empresa troca de nome é fácil e difícil ao mesmo tempo. 

Nem sempre os reais fatores são declarados de maneira pública, portanto, geralmente há uma cortina que esconde os fatos para quem está se fora ou sem acesso a informações confidenciais.

Recentemente o Appear.in , uma ferramenta de videoconferência que cresceu muito rápido no Brasil, um belo dia anunciou que seu novo nome virou WhereBy.com.

Todo dia empresas mudam de nome. A Lan Chile, e a TAM, viraram Latam, fruto de uma fusão que teve como estratégia de unificação de marca em um novo nome único para a América Latina.

Outra mudança de nome que foi causada por uma modernização da marca (novo branding) aconteceu com a Magazine Luiza, que investiu pesadamente no e-commerce e, por conta disso, mudou o nome para Magalu, o que simbolizou uma mudança para uma marca mais humanizada segundo a própria empresa.

Quem simplificou a marca também de maneira impressionante foi o Citibank que mudou sua marca corporativa para simplesmente Citi, similar à mudança feita pela Magalu, embora realizada muito antes.

A plataforma de soluções Alboom também já passou pela mudança no nome de uma de suas ferramentas. O sistema de gerenciamento de vendas para fotógrafos Clicster, após incorporado pela Alboom, teve a sua marca alterada para Alboom CRM.

A seguir, vamos mostrar de maneira simplificada o porque as empresas mudam de nome e também os principais fatores ou razões que culminam na grande decisão de mudança de marca.

nome-da-empresa
Página inicial da empresa MOIP by Pagseguro

10 principais fatores que levam uma empresa a mudar de nome

Podemos ficar dias falando de mudanças de marcas e vamos à questão inicial: Por que empresas afinal mudam de nome?

A lista de razões pode ser muito grande e específica para cada indústria de mercado, mas aqui listamos os 10 fatores mais frequentes que justificam a mudança de nome:

  1. Fusão ou aquisição de empresas;
  2. Ampliação do portfólio de serviços pela empresa;
  3. Busca por novos mercados;
  4. Risco judicial por infração de direitos de marca;
  5. Descontentamento com a marca atual o que pode ser:
    • feedback negativo dos clientes;
    • tamanho muito grande ou muito pequeno;
    • Difícil de lembrar ou de escrever;
    • Problemas com a pronúncia;
    • Difícil correlação com o serviço.
  6. Desassociar a empresa de um escândalo ou efeito negativo que ocorreu ou que vai ocorrer;
  7. Simbolizar uma nova fase estratégia para a empresa.
  8. Criar valor de marca ou uma marca mais humanizada.
  9. Ganhar facilmente market share ou melhor desempenho que a atual;
  10. Representa nova estratégia ou modelo de negócio

E aí, chegou a hora de você mudar o nome da sua empresa?

Se sim, aqui está uma lista de recomendações básicas para você não fazer uma mudança sem pensar direito:

#1: Antes de mudar de nome, averigue se você conseguirá o registro da marca do novo nome no mercado ou mercados que sua empresa atua.

#2: Reserve o domínio web antes e espere o registro do INPI ser plenamente aprovado antes da mudança – o que pode levar de 1 a 3 anos dependendo da solicitação.

#3: Faça uma pesquisa de mercado consultando o que clientes acham, especialistas e pessoas de fora do seu convívio que vão indicar opinião isenta.

#4: Não mude de marca com pressa, a menos que você seja obrigado a fazê-lo.

#5: Ao anunciar seu novo nome, realce a proposta de valor da empresa e sua nova fase. Evite explicar as vantagens do nome, lembre-se que a marca é maior que o nome da empresa .

#6: Consulte sempre um advogado ou equipe que o assessore. Consulte seu contador também, já que você provavelmente terá que mudar o contrato social.

mudar-o-nome-da-empresa
Página da Cia Aérea Latam

Pergunta frequente: Qual o custo de mudar o nome de uma empresa?

Se olharmos só os custos jurídicos, não respondemos nem de longe o verdadeiro custo para mudar o nome da empresa.

O verdadeiro custo para fazer a grande mudança envolve custos internos, externos e toda uma gestão de mudança aliada a divulgação da nova estratégia.

E outra coisa, quanto maior a empresa, mais difícil e maior será o custo da mudança de nome.

A preparação, para verificar se a mudança de nome vale a pena, pode já ser de dezenas e até centenas de milhares de reais.

Quando uma criança nasce, é muito fácil colocar o nome que quiser. Mas quando você se torna grande e conhecido por todos, mudar de nome traz problemas de todos os tipos.

Ao pensar que a melhor decisão é mudar o nome de uma empresa, é preciso um projeto amplo e feito com cautela, envolvendo todos os aspectos do negócio como marketing, finanças, jurídico, RH, operação e etc.

É preciso mesmo pensar em tudo e medir os esforços antes e depois da mudança. 

Há estratégias alternativas à mudança mais radical de nome da empresa?

Criar nomes compostos de marcas existentes ou fusões de duas marcas gerando uma espécie de combinação, pode ser uma excelente alternativa à mudança completa ou disruptiva de nome e marca.

É isso que ocorreu quando a Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco se uniram, criando um grupo chamado DPSP – Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.

Já passaram vários anos da mudança, hoje vemos que a marca que se consolidou anos depois para simplesmente Drogaria São Paulo.

O Itaú Unibanco está aí até hoje, o que mostra que combinar duas marcas fortes é uma estratégia muito boa.

Portanto, com essa lição aprendemos que, antes de ir direto para uma marca completamente diferente, você pode ainda fazer uma evolução ou estratégia em fases, o que demonstra cautela e dá mais controle sobre riscos e surpresas que mudanças de nome podem causar.

naming
Marketplace da Magalu

Conclusão: A difícil decisão “devo ou não devo mudar o nome da minha empresa”?

O artigo Por que as empresas mudam de nome? Veja 10 fatores – mostrou que essa mudança pode não ser tão simples, mas que se realizada com propósito e estudo profundo, pode resultar em novos horizontes e perspectivas de crescimentos para as empresas.

Mudar o nome de uma empresa é uma decisão sem volta e deve ser vista como algo em definitivo.

Há sempre uma maneira de dar errado, perdendo clientes antigos em vez de ganhar novos e, de certa forma, perdendo a identificação com as pessoas.

Porém, se o projeto de mudança de nome for bem executado, pode significar uma nova fase promissora para o negócio e para os empreendedores.

O Blog da Alboom publica sempre artigos que ajudam a transformar os negócios e abrir novas oportunidades de trabalho. Se você gostou desse artigo compartilhe com amigos e em suas redes sociais.

Também recomendamos:

Editor de Landing Pages da Alboom é Eleito um dos Melhores do Mundo

O que são Princípios e Valores e como Empreender melhor com eles?

7 CommentsClose Comments