Os Novos Rumos da Fotografia Profissional no Brasil e o que há de novo no Anuário da Fotografia 2021

Em live oficial, a Alboom e Fhox acabam de anunciar a segunda edição do Anuário da Fotografia, pesquisa que vai apontar os Novos Rumos da Fotografia amadora e profissional no Brasil e disponibilizar uma espécie de guia para entender o mercado de trabalho fotográfico e onde estão as oportunidades para evoluir na carreira como fotógrafo.

Com várias mudanças e melhorias, que serão mostradas nesse artigo, a nova edição do estudo certamente vai trazer uma nova checagem da realidade que o mercado fotográfico tanto necessita atualmente.

Para você conhecer do que se trata o Anuário, primeiro você pode fazer o download clicando no site https://www.anuariodafotografia.com.br/edicoes-anteriores ou baixando diretamente no link a seguir.

Ao navegar pelo extenso pdf, resultado de uma pesquisa com mais de 5000 fotógrafos, você logo perceberá sua relevância como mapa do mercado profissional da fotografia, além de inspirar com lindas fotos dos mais variados segmentos e estilos fotográficos.

A economia do mercado fotográfico é amplo, próspero e cheio de oportunidades.

Mas também tem seus desafios e segredos, e é por isso que é importante entendermos o que está mudando e os novos rumos que o mercado da fotografia está tomando.

pesquisa-mercado-da-fotografia
Fonte: “Estados com mais fotógrafos”, página 10 do Anuário da Fotografia 2020.

Os novos rumos da fotografia dependem de você – Participe e Ajude!

A seguir você pode assistir a live de lançamento do Anuário da Fotografia, conduzido pela Alboom e a Fhox.

Participe e Ajude – Saiba como preencher a pesquisa Anuário da Fotografia 2021

Para participar do pesquisa do anuário é simples e toma 5 minutos.

Basta acesse o site do Anuário da Fotografia, identifique-se e clique em começar agora.

Com a participação de todos os fotógrafos, o estudo ficará mais próximo da realidade e com a possibilidade de gerar mais análises que o previsto inicialmente pela equipe editorial.

Portanto, participando você estará ajudando todo o mercado e a si próprio, pois a próxima grande dica ou a grande oportunidade na sua carreira poderá vir do próprio estudo – previsto para publicação ainda este ano.

Além de conhecer os novos rumos da fotografia e contribuir com o mercado, há uma outra excelente notícia: a cada pesquisa preenchida, a Alboom, realizadora principal do projeto, irá doar R$ 2 para as instituições Galera do Click e o Papo do Bem

As transformações recentes no Mercado da Fotografia

Incrível como a fotografia mudou tanto em apenas 12-15 meses. Não na arte fotográfica em si, mas sim no mercado da fotografia em geral.

Sabemos que muitas transformações foram consequências diretas das restrições devido à pandemia pelo novo coronavírus.  Isto também contribuiu e muito com as mudanças do mercado e os Novos Rumos da Fotografia.

Outras, da transformação digital de milhões de negócios que precisam de fotografias para começarem a vender online.

E há também as mudanças de consumo, novos produtos e serviços fotográficos e outras inovações e tendências que estão se consolidando como a fotografia de imóveis, fotografia pet e fotografia de retratos profissionais.

mercado-fotográfico
Fonte: “O mercado fotográfico”, página 6 do Anuário da Fotografia 2020.

Mas isso é só um pedacinho do que é o grande mercado da fotografia.

E há tanto o que explorar e entender. 

O ecossistema da fotografia no Brasil certamente possui mais de 1000 marcas e a criatividade dos fotógrafos também é outra parte desse universo – a fotografia reúne arte, criatividade e nunca sai de moda.

Mas por outro lado, os desafios são também grandes e é preciso boas estratégias, investimentos, parcerias, educação e ferramentas para se tornar um fotógrafo profissional.

Os novos rumos da fotografia – Do problema para a solução

Da falta de informações recentes sobre a fotografia profissional, o mercado, as marcas e todo ecossistema surgiu o Anuário.

Na edição 2021, mais do que mostrar o presente, o foco é também mostrar o futuro da fotografia.

Mas como ter uma visão mais clara de tudo que está ocorrendo na fotografia e do que virá?

Graças a iniciativa do Anuário da Fotografia, todos os envolvidos com o mercado podem saber o que esperar e também se planejar para o futuro.

Estamos ainda sendo impactados pela pandemia e seus efeitos.

E, de todo esse impacto, talvez a fotografia social, como a fotografia de casamento e eventos, estejam entre os segmentos mais impactados.

Mas a fotografia social não foi a única impactada. Houve uma transformação que não veio simplesmente da fotografia em si, e sim do lado do consumo.

É preciso entender que o mercado consumidor mudou também. O estilo de vida das pessoas mudou muito durante a pandemia, com novas prioridades e novas mentalidades.

Diante de tudo isso, como conhecer os novos rumos da fotografia?

O Anuário da Fotografia acabou de ser lançado com melhorias e inovações importantes para trazer as respostas que todos buscamos na fotografia profissional: os novos rumos!

mercado-da-fotografia
Fonte: “O Valor médio cobrado pelos Fotógrafos”, página 19 do Anuário da Fotografia 2020.

Neste artigo vamos ainda descrever como o Anuário da Fotografia edição 2021 será capaz de apontar as novas trajetórias no meio fotográfico na pratica.

É sobre isso, em essência, que o Anuário da Fotografia entrega para quem participa e também para quem avalia: Uma forma de ter acesso a informações valiosas para mensurar como anda o mercado e quais são as novas tendências. A importância dele já se mostrou válida em 2020 e não deixaria de ser diferente agora em 2021.

A importância de conhecer e se antecipar ao futuro da fotografia no Brasil

Para determinar o futuro da fotografia precisamos melhor conhecer o seu presente e os Novos Rumos da Fotografia a partir de agora.

Precisamos, portanto, de uma avaliação recente, e dela fazermos uma “leitura” especial para determinarmos as tendências mais relevantes ou ter ideias de novas oportunidades que estão surgindo.

O Anuário da Fotografia, principalmente nesta segunda edição, irá se concentrar em mostrar as novidades que estão surgindo e apontar dicas para e práticas para acelerar a carreira dos fotógrafos em seus vários estilos e tipos.

O que o Anuário da Fotografia traz de novo, em 2021, explica bem sua missão: apresentar a fotografia na sua forma mais ampla sem perder a avaliação do fotógrafo profissional.

No final deste artigo, apresentaremos todas as perguntas que compõe a pesquisa, com uma breve descrição da sua importância para a análise que será feita pela equipe editorial do Anuário.

Você perceberá, pelas novidades e melhorias, que a pesquisa trará certamente um conjunto rico de informações acerca do presente e do futuro da fotografia amadora e profissional no Brasil. Antecipando e confirmando mudanças e conceitos quanto os Novos Rumos da Fotografia.

Gostaria de se tornar um Embaixador do projeto?

Para que esse projeto se concretize e colha os frutos, é necessário a união entre todas empresas e profissionais envolvidos.

Além da Alboom e da Fhox, há outras empresas que também acreditam e sabem da importância que o Anuário da Fotografia traz para o mercado fotográfico, pois são esses dados que traçarão todo o Rumo da Fotografia para 2021, 2022 e além.

E, se você quiser ser um apoiador e ter a sua marca presente no site, estudo e algumas comunicação, clique aqui – e saiba como ser um Embaixador do Anuário.

O apoio das principais marcas que apoiam essa iniciativa já estão disponibilizadas no site e, aqui, gostaríamos de deixar o nosso MUITO OBRIGADO!

Assim como ocorreu em 2020, o sucesso do projeto somente é possível com o apoio e a união das principais marcas do mercado fotográfico em prol de um futuro mais promissor para a fotografia.

Marcelo Moscato – CEO da Alboom

A Marcas que Apoiam – atualizado em 24/06/2021

Não é possível alcançar tantos fotógrafos sem apoio. Além dos esforços da Alboom e da Fhox você pode ver a seguir que muitas marcas apoiam e ajudam também com a divulgação:

embaixadores-anuário

Aqui listamos todas as marcas que apoiam com o link para o seus sites:

Idealização e realização: Alboom

Apoio na realização: Fhox

Apoio de mídia:

Marcas que apoiam:

Quando será divulgado o resultado do anuário?

Com o início em Junho de 2021, o Anuário da Fotografia tem o objetivo de alcançar 10.000 pesquisas preenchidas e conseguir uma excelente representação dos principais segmentos fotográficos de mercado. 

Para alcançarmos esse objetivo, estimamos um período de 3 a 4 meses, o que faz com que o estudo final tenha o resultado publicado no 4 trimestre de 2021.

Fique ligado em nossas Redes Sociais que tudo será amplamente divulgado. O resultado com os Novos Rumos da Fotografia no Brasil.

Conheça cada detalhe da pesquisa do Anuário da Fotografia edição 2021

Uma pesquisa que se propõe a revelar os novos rumos da fotografia precisa ser abrangente para cobrir pelo menos os principais nichos de mercado, marcas e características do mercado fotográfico e tendências tecnológicas.

Apresentaremos a seguir todas perguntas e ressaltamos as principais novidades e/ou alterações da pesquisa comparada com a sua última edição.

1. Mensagem de boas vindas aos Fotógrafos e Participantes

Seja bem-vindo ao Anuário da Fotografia 2021.

O Anuário da Fotografia é a pesquisa fotográfica mais completa do Brasil. Ela é feita pela Alboom com o apoio de fotógrafos e as principais marcas do mercado.

2. Nome e e-mail do fotógrafo

É solicitado o nome completo e o email do participante.

Diferente da última versão, ao invés de pedir o primeiro e último nome do fotógrafo em perguntas separadas, unimos em 1 só pergunta para otimizar a pesquisa.

Porém, a informação do Nome e Primeiro Nome será obtida no momento da solicitação do convite de preenchimento, no site do anuário e em outros canais e maneiras de captação.

3. Perfil do Fotógrafo ou participante

Para determinar o perfil do participante temos a seguinte pergunta:

O que melhor descreve você:

  • Sou fotógrafo. Eu ganho a vida integralmente como fotógrafo.
  • Sou fotógrafo. Eu ganho a vida como fotógrafo parcialmente porque também tenho outra carreira.
  • Sou educador no mercado fotográfico.
  • A fotografia para mim é um hobby.
  • Não sou fotógrafo.
  • Outro.
Anuário-Fotografia-2021-Questionarios-3

4. Dados demográficos dos Fotógrafos e participantes

Como dados demográficos de participante, é solicitado a idade, o estado em que o participante mora e sexo:

Qual a sua Idade: 

a) Menos de 16 anos; b) seleção de 17 a 65 anos; c) 66 anos ou mais.

Em qual estado você mora?

  • Acre
  • Alagoas
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Roraima
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins
  • Outro: Moro fora do Brasil.

Sexo

  • Feminino
  • Masculino
  • Prefiro não informar
  • Outro

5. Os Segmentos da fotografia

Na atual edição do Anuário, os segmentos da fotografia foram ampliados e melhor organizados para permitir novas análises. 

Anuário-Fotografia-2021-Questionarios-7

Selecione seu principal segmento da fotografia?

  • Nenhum / não se aplica
  • Animais, pet
  • Arquitetura, decoração, imóveis
  • Autoral, documental
  • Casamento
  • Corporativo, moda, publicidade
  • Diagramação, edição e tratamento de imagem
  • Ensaio família, infantil, casais
  • Ensaio gestante
  • Ensaio newborn
  • Ensaio sensual/feminino
  • Festas e eventos sociais (exceto casamento)
  • Formaturas
  • Fotografia de esportes
  • Fotografia escolar
  • Outro

As principais alterações foram:

  • Separação do segmento “Casamento”;
  • Acréscimo do segmento “Diagramação, edição e tratamento de imagem”;
  • Acréscimo de diversos tipos de ensaios fotográficos;
  • Mudanças de nomenclatura.
  • Mudança na pergunta para enfatizar que a pergunta busca “o principal segmento da fotografia” do fotógrafo ou participante. Na edição anterior, era solicitado o segmento da fotografia que mais trabalhou nos últimos 12 meses.

6. A Experiência dos Fotógrafos

A edição atual do Anuário da Fotografia continuará a analisar a experiência do fotógrafo  pelo tempo, repetindo a pergunta da edição anterior.

Obs.: Como será visto mais adiante, a edição atual irá adicionar novas perguntas para avaliar a experiência do fotógrafo em algumas áreas específicas da fotografia. perguntas que ajudam a conhecer os Novos Rumos da Fotografia.

Há quanto tempo você é fotógrafo?

  • Nenhum / não se aplica
  • Menos de 1 ano
  • Entre 1 e 3 anos
  • Entre 3 e 5 anos
  • Entre 5 e 10 anos
  • Mais de 10 anos

7. Tendências do mercado da Fotografia

Como novidade, a edição atual do Anuário irá solicitar perguntas sobre tendências tecnológicas e tendências da fotografia, separadas em duas perguntas. Isso ajudará a definir os rumos e futuras transformações do mercado e para os fotógrafos.

Selecione de 1 a 3 tendências tecnológicas mais importantes para você:

  • Nenhum / não se aplica
  • Armazenar as fotos na nuvem (online)
  • Câmeras com Wi-Fi
  • Câmeras mirrorless
  • Drones e imagem aérea
  • Fotografia 360 graus
  • Inteligência Artificial
  • Realidade Aumentada / Virtual
  • Venda de fotos online
Anuário-Fotografia-2021-Questionarios-9

Selecione de 1 a 3 tendências fotográficas mais importantes para você:

  • Nenhum / não se aplica
  • Ensaios outdoor
  • Fotografia Fine Art
  • Fotografia remota/virtual
  • Fotos de animais/pet
  • Fotos de imóveis e decoração
  • Fotos de produtos/Still
  • Fotos subaquáticas
  • Mini-Casamentos
  • Retratos corporativos
Anuário-Fotografia-2021-Questionarios-10

8. As habilidades do Fotógrafo nas principais áreas de competência da fotografia Profissional

Como antecipado, outra novidade da versão atual do Anuário é o levantamento da experiência do fotógrafo diante de certas áreas de competência da fotografia profissional.

A avaliação se dará através de uma auto avaliação, em escala de 1 a 10, onde 1 significa “Nem um pouco capaz” para realizar o trabalho e 10 significa “Extremamente capaz” para realizar o trabalho.

A seguir a sequência de 7 perguntas:

  • Avalie sua habilidade no uso da Câmera e Acessórios;
  • Avalie sua habilidade com Composição;
  • Avalie sua habilidade com Iluminação;
  • Avalie sua habilidade na Direção;
  • Avalie sua habilidade com Edição e Tratamento de Imagens;
  • Avalie sua habilidade com Diagramação de Álbuns;
  • Avalie sua habilidade com Vendas e Marketing.

9. Câmera Fotográfica: Fabricante e Modelo mais utilizados pelos Fotógrafos

A pergunta manteve-se inalterada da versão anterior, mantendo sua essência de obter a principal marca de câmera fotográfica mais utilizada pelo fotógrafo ou participante.

Qual câmera fotográfica você mais utiliza?

  • Nenhum / não se aplica
  • Canon
  • Fuji
  • Leica
  • Iphone / Celular
  • Nikon
  • Olympus
  • Panasonic
  • Pentax
  • Sony
  • Outro

Também é solicitado o modelo da câmera.

10. Quanto os fotógrafos cobram por serviço?

Quanto você geralmente cobra por serviço?

  • Nenhum / não se aplica
  • Entre 100 e 1.000 reais
  • Entre 1.000 e 2.500 reais
  • Entre 2.500 e 5.000 reais
  • Entre 5.000 e 10.000 reais
  • Acima de 10.000 reais

A pergunta manteve-se a mesma da última edição da pesquisa.

11. Qual o Editor de imagens mais utilizado na Fotografia Profissional?

A pergunta manteve-se a mesma da última edição da pesquisa.

Qual editor de imagens você mais utiliza?

  • Nenhum / não se aplica
  • Adobe Lightroom
  • Adobe Photoshop
  • Adobe Premiere
  • Camera Raw
  • Capture One
  • Photo Mechanic
  • Outro

12. Encadernadora mais utilizada por fotógrafos

Manteve-se a mesma estrutura da pergunta, o que significa dizer avaliar a encadernadora principal do fotógrafo ou participante, avaliada como sendo a mais utilizada.

Foi realizada uma atualização de algumas marcas em termos de nomenclatura e adicionado as encadernadoras FOTOREGISTRO, NICEPHOTOS, ZANGRAF e UNIKO.

  • Nenhum / não se aplica
  • 3ZERO5
  • ÁGATA
  • ÁLBUM&CIA
  • ALBUMASTER
  • ALFAFOTOBOOK
  • ALPLAS
  • ART’S FOTO
  • ARTCOLLOR
  • ARTE EM PAPEL
  • ART IN ALBUM
  • ARTSAL
  • BELO ÁLBUM
  • BOOK IMAGEM
  • BUGIGANGAS FOTOGRÁFICAS
  • CANAAN ÁLBUNS
  • CENTRO FOTOGRÁFICO
  • CLAN COLOR
  • CLÁSSICA
  • CLAUCOLOR
  • CLIC PRO
  • CONCEITUAL ÁLBUNS
  • CRIART
  • DEBIASI
  • DIFERENCE
  • DIGIPIX PRO
  • DIGITAL COLOR
  • DM ENCADERNADORA
  • DREAMBOOKSPRO
  • DUBONI PHOTOBOOKS
  • DUETO
  • ELITE
  • ENCADERMAX
  • EVIDENCE
  • FACICOLOR
  • FENIX
  • FOTO 15
  • FOTO ARTE
  • FOTO CAMPINAS
  • FOTO DARCY
  • FOTO ENCADERNA
  • FOTOLAB ÁLBUNS
  • FOTOREGISTRO
  • FUNBOOKS
  • GO IMAGE
  • GRAFIS
  • GRUPO FOTO SUL
  • HIBENER
  • I9
  • IMAGE STUDIO
  • INDFOTOS
  • INDIMAGEM
  • INOVA
  • INTER COLOR
  • IPSISPRO
  • KASAPHOTO
  • KLEBER AZEVEDO
  • LAB ALBUNS
  • LABORATORIO DA ADRIANA
  • LABORPHOTO
  • LAF
  • LA MADERA
  • LIGARE
  • LOJA DAS FOTOS
  • LUIZ FOTÓGRAFO
  • LUMIÈRE IMAGEM
  • LUZ & COR
  • MASTER ALBUM
  • MATIAS ENCADERNAÇÕES
  • MATRIX
  • MEGA ALBUM
  • MOLDURART ÁLBUNS
  • NEW COLOR NEW
  • NEW PHOTO
  • NICEPHOTOS
  • PEDRO CINE FOTO
  • PHOOTO
  • PHOTOALBUM UNIVERSAL
  • PHOTOPRESS
  • PÓSCLICK
  • PREMIERE
  • PRINT7
  • PROFOX
  • QUALITY
  • QUALY
  • RAITAI
  • REDLAB
  • REQUINTE
  • SALVADOR DAQUI
  • SCHLOSSER
  • SELPABRASIL
  • SHEKINAH
  • SHOPFOTO
  • SILCOLOR
  • SÓCLICK
  • STAR MANIA
  • THANKSBOOK
  • TICCOLOR
  • UNIKO
  • UNIMAGEM
  • UP!
  • UP BOOK
  • VALWANDER FINEART
  • VIACOLOR
  • VIRTUAL PHOTO BOOK
  • WA ENCADERNADORA
  • WORLD
  • ZANGRAF
  • ZAP GRAFICA
  • OUTRO

13. Tipos de Fotografia Impressa e Fotopresentes

Outra novidade da edição atual da pesquisa Anuário: avaliar os tipos de fotografia impressa que o mercado mais demanda.

Anuário-Fotografia-2021-Questionarios-23

Em outras palavras, vamos em busca de uma análise do mercado consumidor, e em especial, descobrir quais os fotopresentes mais populares do mercado fotográfico. Mais um quesito importante para termos total conhecimento, com os Novos Rumos da Fotografia.

Selecione de 1 a 3 opções de fotografias impressas mais solicitadas pelos seus clientes?

  • Nenhum / não se aplica
  • Agenda, caderno
  • Álbum fotográfico
  • Calendário
  • Camiseta
  • Canecas
  • Convite, cartão
  • Fotolivros
  • Fotos avulsas, revelação de fotos
  • ímã
  • Quadros, Pôsteres, Telas
  • Outro

14. Qual Diagramador de Álbuns os fotógrafos mais usam?

A pergunta foi mantida essencialmente a mesma, exceto pela consolidação das opções Adobe InDesign e Photoshop em um mesmo item.

Qual Diagramador de Álbuns você mais utiliza?

  • Nenhum / não se aplica
  • Adobe InDesign/Photoshop
  • Alboom Designbox
  • Album Box
  • Corel
  • D-Book
  • Smart Albums
  • Uso o diagramador da encadernadora
  • Outro

15. Venda de álbuns fotográficos ou fotolivros

A pergunta foi mantida a mesma da versão anterior do Anuário.

Quantos álbuns fotográficos ou fotolivros você vendeu nos últimos 12 meses?

  • Nenhum
  • Entre 1 e 10
  • Entre 11 e 50
  • Entre 51 e 100
  • Entre 101 e 500
  • Mais que 500

16. Qual o canal de aquisição de clientes que mais funcionam para os fotógrafos?

Uma nova pergunta do Anuário da Fotografia 2021: os canais de aquisição mais importantes.

Selecione de 1 a 3 canais de aquisição de clientes mais importantes para você?

  • Nenhum / não se aplica
  • Anúncio em Blog de casamentos/noivas/viagem/outros
  • Facebook
  • Indicação de clientes
  • Instagram
  • Mailing, Email Marketing
  • Rádio, revista, jornal
  • Website ou Blog próprio
  • Whatsapp
  • Youtube
Anuário-Fotografia-2021-Questionarios-26

17. Sites mais utilizados por fotógrafos?

A pergunta da edição anterior da pesquisa teve ajuste de nomenclatura (de website para site) e a inclusão de algumas marcas como Godaddy, Locaweb e Uol.

Qual o seu sistema de site?

  • Nenhum / não se aplica
  • 46graus
  • Alboom Prosite
  • Epics Site
  • Godaddy
  • Locaweb
  • Picsize
  • Squarespace
  • Uol
  • Wix
  • WordPress
  • Outro

18. Como os Fotógrafos entregam as Fotos

Exceto por pequenas mudanças de nomenclatura, a pergunta manteve-se a mesma comparada com a última edição da pesquisa.

Como você entrega as fotos para seu cliente?

  • Nenhum / não se aplica
  • 46graus Index
  • Alboom Proof
  • Amazon
  • Apple iCloud
  • Dropbox
  • Epics Select
  • Exposure
  • Google Drive ou Google Fotos
  • Microsoft OneDrive
  • Pendrive ou CD/DVD/Blu-ray
  • Pixieset
  • Selpics
  • Smugmug
  • WeTransfer
  • Outro

19. As Associações de Fotógrafos

A pergunta manteve-se essencialmente a mesma da última versão da pesquisa. Foi deixado mais claro, na pergunta, para indicar a associação principal do fotógrafo.

Você é membro de uma associação de fotografia? Selecione a principal:

  • Não / não se aplica
  • ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos
  • Abrafoto
  • Amarelos
  • ARFOC – Associação de Repórteres Fotógrafos e Cinematográficos do Estado de São Paulo
  • Bride Association
  • Fearless Photographers
  • FineArt Association
  • Fototech
  • Inspiration Photographers
  • NAPCP
  • WPJA
  • Outro

20. Quais os fotógrafos mais influentes da atualidade?

A proposta permanece a mesma da última edição do Anuário da Fotografia: divulgar quem são os fotógrafos que mais influenciam a fotografia profissional contemporânea.

Mas nesta edição a questão será realizada com campo aberto.

Aqui a pergunta: Qual fotógrafo mais influenciou sua carreira nos últimos 12 meses?

21. As Lojas de Equipamentos e Acessórios para Fotógrafos

Uma outra alteração da pesquisa, comparada com a edição anterior, é limitar o número de 3 lojas de equipamentos e acessórios que o fotógrafo realizou alguma compra nos últimos 12 meses.

Selecione de 1 a 3 empresas que você comprou algum produto de fotografia nos últimos 12 meses?

  • Nenhum / não se aplica
  • Amazon
  • Amor Pela Fotografia
  • Angel Foto
  • Atek
  • B.Craftsman
  • B&H
  • Black Hold
  • BrasilTronic
  • Canon
  • Casa do Filme
  • Detona Shop
  • DM Photo
  • Eshop10
  • F&F
  • Just Live
  • Lucas Lapa
  • Lumitec
  • Media Tools
  • Merlin
  • Nissei
  • Nordweg
  • PhocoStudio
  • Portssar
  • Raitai
  • WorldView
  • Outro

22. Pagamentos Online mais Utilizados por Fotógrafos

A questão também foi modificada para permitir múltipla escolha pelos fotógrafos e participantes do Anuário da Fotografia 2021. Um fator que contribui ainda mais na pesquisa que vai determinar os Novos Rumos da Fotografia no país.

Foi realizada a inclusão de novas marcas como Hotmart, PicPay e Yapay, além de ser colocado limite de até 3 escolhas.

Selecione de 1 a 3 sistemas de pagamentos online que você usa para vender e receber dos seus clientes?

  • Nenhum / não se aplica
  • Alboom Pay
  • Asaas
  • Epics Loja
  • Hotmart
  • MercadoPago
  • PagSeguro
  • PayPal
  • PicPay
  • Yapay
  • Outro

23. Qual o otimismo dos fotógrafos sobre o mercado da fotografia?

O fechamento da pesquisa também é inovador, com a nova questão para medir o nível de otimismo dos fotógrafos e participantes da pesquisa diante da fotografia.

Seu nível de otimismo sobre o mercado da fotografia?

  • 1- Nada Otimista 
  • 2- Pouco Otimista; 
  • 3- Neutro; 
  • 4- Otimista; 
  • 5- Muito Otimista

Conclusão

Você gostou desse artigo?

Aproveite para divulgá-lo. Compartilhe esse post.

Somos muito gratos em nome da Alboom e das marcas participantes.

Blog da Alboom.