46 GRAUS – CONHEÇA OS PRINCIPAIS DIFERENCIAIS EM MONTAR SEU SITE DE FOTOGRAFIA COM A 46GRAUS

Vamos mostrar a você, interessado em montar um site para fotógrafos, os Diferenciais da 46 graus em Criação de Sites para Fotógrafos.

A 46 graus, ou 46graus, foi criada em 2013, no Brasil.

Próximo a esse ano surgiram no país outras soluções de site com foco também nos fotógrafos.

Iremos contar um pouco da história da empresa e mostrar seus principais diferenciais no que tange sites e portfólio online.

46 GRAUS – HISTÓRIA

A 46 GRAUS foi criada por Tiago David da Costa e Miguel Martins.

Com skills complementares, programação e design de sites, eles desenvolveram um sistema criador de sites para fotógrafos totalmente online, com facilidades e flexibilidade para o fotógrafo ter um excelente site.

A 46 graus já foi matéria da Fhox e podemos facilmente ver que graças a 46 graus, Alboom e Epics, no Brasil temos hoje 3 grandes empresas preparadas para as necessidades de presença online dos fotógrafos.

Tudo consta que a 46 graus começou como um projeto de faculdade e quando perceberam que o mercado da fotografia era próspero, resolveram lançar seu criador de sites chamado de 46 graus SITE.

46 GRAUS – UM SISTEMA DE SITE PARA FOTÓGRAFOS MADE IN BRASIL

Embora a Alboom, Epics e 46 graus sejam empresas com detalhes técnicos diferentes, e com diferentes filosofias sobre a montagem de sites e portfólio online, há várias semelhanças que valem a pena mencionar.

A principal semelhança é que as 3 plataformas foram criadas no Brasil.

Outra coincidência é que elas desenvolveram uma solução para atender a necessidade de seleção e aprovação de fotos além da montagem do site.

As 3 empresas também usam como modelo comercial o que é conhecido como software as a service, que é um modelo de assinatura com cobranças recorrentes que são chamadas de mensalidades ou anualidades.

Sobre modelo de negócios, a 46 graus e a Alboom adotaram planos gratuitos nos sistemas de sites. A EPICS, diferentemente da Alboom e 46 graus, além da mensalidade ou anualidade também uma taxa de adesão inicial.

46 GRAUS – QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS?

Ao montar um site com a 46 graus, as principais vantagens que podemos destacar para você fotógrafo são:

1. SISTEMA PIONEIRO

A 46 graus é um sistema que possui todas as funcionalidades importantes para se montar um belo site para fotógrafos.

As principais características que do 46 Graus Site são:

  • Sistema rápido e é fácil mudar layouts do site;
  • várias opções muito interessantes de modelos de site;
  • hospedagem incluída;
  • integração com Google Analytics;
  • otimização das imagens.

2. FEITO PARA FOTÓGRAFOS

A 46 Graus nasceu para atender fotógrafos. Isso é um ponto forte.

Mas o curioso é que não é tão fácil encontrar bons e atuais depoimentos sobre plataforma. Me refiro a fotógrafos renomados e influentes na atualidade.

Consideramos que devam existir vários depoimentos muito positivos porque a empresa está no ar desde 2013.

É muito recomendável encontrar outros fotógrafos, no mesmo estilo que o seu, usando a o sistema antes de embarcar sem ter uma referência do nicho fotográfico.

Se no futuro encontrarmos bons depoimentos, claro, iremos atualizar esta publicação!

3. BONS PLANOS COMERCIAIS

A 46 graus criou uma tabela que é muito explicativa para mostrar os diversos planos comercias de seu criador de site para fotógrafos.

Porém, para muitos fotógrafos, ela pode ser bem complexa e cheia de termos técnicos que podem não ser familiares.

Veja imagem da sua tabela de preços a seguir.

46-graus-sites-para-fotografos
Preços da 46 graus, com 5 planos disponíveis para criar site.

4. LOJA ONLINE

A 46 graus tem como destaque a loja online, que representa uma solução de certa forma similar a EPICs.

Ao comprar o recurso de loja online para fotógrafos com as 3 grandes empresas citadas aqui, a Alboom foi a empresa que partiu para uma direção bem diferente.

Primeiro a Alboom desenvolveu seu editor de landing pages (páginas de site voltadas a venda e captura de leads) dentro do próprio criador de sites e um pouco depois desenvolveu sua ferramenta de venda e recebimento, um sistema A LA PAGSEGURO para criar links de pagamento e fazer recebimentos de pagamentos online.

De uma forma geral, a 46 graus é uma plataforma com bons preços e oferece recursos bem condizentes com seus dois principais concorrentes.

Como já dissemos, a 46 graus é uma solução de criação de sites madura – veja o próximo item.

5. SSL, PÁGINAS ILIMITADAS, REDES SOCIAIS E OUTROS RECURSOS

Há uma lista bastante completa de funcionalidades e valor agregado ao analisar o que está incluído no site. Vamos listar os principais a seguir:

  • Conecte seu domínio de site: possibilidade de conectar um domínio personalizado por exemplo contratado no registro.br.
  • Integração com Google Analytics: permitir que o Google Analytics seja alimentado com as estatísticas do site;
  • SSL incluído: é o recurso que permite ao site ser seguro e criptografado (https);
  • páginas ilimitadas: o fator limitante não é página para você ter que contratar um plano superior – mas há limites de imagens e videos.
  • integração com redes sociais: permite adicionar o Instagram e outras redes sociais no site;
  • proteção contra cópias: recurso que inibe o visitante de baixar imagens via navegador;
  • recursos de personalização: permite configurar e aplicar recursos visuais para tornar o site com uma identidade visual personalizada.

46 GRAUS – PONTOS NEGATIVOS QUE PODEMOS MENCIONAR

Não há desvantagens que valem realçar.

Quando revisamos a EPICs (As Vantagens da EPICS em Criação de Sites), mencionamos como principal desvantagem a sua taxa de adesão para criar sites além da cobrança da mensalidade.

Como taxa de adesão para criar site não é o caso da 46 graus, e nem da Alboom, talvez o que vale a pena mencionar sobre a 46 graus é que nos últimos 5 ou 6 anos ela pouco esteve presente nos principais eventos de fotografia.

Para não deixar de mencionar um ponto negativo, de uma forma geral, você não ver a 46 graus promovendo atividades online e muito menos presencialmente.

Não conseguimos encontrar nada similar a aulas, cursos, educação e divulgação de práticas de negócio voltado a Fotografia ou qualquer divulgação recente sobre as ferramentas em si que a empresa oferece. Nosso foco foi procurar informações nas redes sociais.

O último vídeo no Youtube foi em 2018 salve engano! Veja o vídeo aqui.

Enfim, no quesito de marketing para fotógrafos a 46 graus poderia fazer muito mais e isso pode desapontar aqueles fotógrafos que valorizam muito o conceito de senso de comunidade.

Até onde pesquisamos também não encontramos um curso online para criar sites grátis que use o 46 graus SITE.

A Alboom é a única plataforma para criar sites que desenvolveu um curso completo com mais de trinta vídeos.
Para acessar o curso, segue o link: CURSO GRÁTIS PARA CRIAR SITE.

QUAL A MELHOR PLATAFORMA PARA MONTA SITE PARA FOTÓGRAFOS?

Sobre plataformas de site para fotógrafos, a Fhox fez um estudo em 2019 analisando as principais plataformas para criação de sites para fotógrafos.

Você pode verificar o infográfico a seguir:

infografico-site-para-fotografos-gratis
Plataformas de site para fotógrafos. Fonte: Fhox.com.br.

Outra fonte importante do mercado fotográfico é o estudo Anuário da Fotografia, que mostra a 46 graus em terceiro lugar no ranking de plataformas mencionadas.

infografico-melhor-site-fotografia-
Infográfico Sistema de Sites Mais Utilizados. Fonte: Anuariodafotografia.com.br.

Até o presente momento, das empresas que possuem sistemas de montar sites com foco no mercado fotográfico, apenas a Alboom possui um curso completo, didático, e bem organizado com 37 vídeo aulas estruturado em 5 módulos.

Para ter acesso ao curso completo de criar site feito pela Alboom basta clicar AQUI.

Talvez você esteja perguntando:

Por que um treinamento para montar um site ou portfólio online de fotografia é importante?

Achamos muito importante a existência de cursos online focadas na tecnologia de criação de site. Eles podem ajudar quem está precisando de uma ajudinha com uma funcionalidade ou outra.

Site para fotógrafos é um dos sites mais complexos que existem no sentido de ter muitas imagens, necessitar organizar portfólio, atualizações frequentes e, claro, o blog. Um blog de fotografia não pode faltar, nem as integrações com rede social.

Embora a plataforma 46 graus seja intuitiva, um curso completo é algo que pode fazer falta para os usuários que querem explorar ao máximo tudo que a plataforma de sites pode oferecer, ou ainda, quando o usuário ou fotógrafo estiver iniciando na tarefa de criar site pela primeira vez.

CONCLUSÃO

Espero que tenha achado útil conhecer Os Diferenciais da 46 graus em Criação de Sites para Fotógrafos.

Nessa publicação focamos em mostrar as vantagens e algumas desvantagens para orientar sua busca sobre soluções voltadas para criar sites para fotógrafos.


Nosso blog de fotografia também tem mais informações e ferramentas digitais para fotógrafos e outros profissionais.

Até a próxima.