POR QUE E COMO CRIAR UM TÍTULO OTIMIZADO PARA SEO? PASSO A PASSO PARA CRIAR TÍTULOS EFICIENTES PARA DESTACAR SEU CONTEÚDO ONLINE E ATRAIR MAIS CLIENTES

Como fazer meu conteúdo online se destacar no Google?

A resposta é um considerada um segredo que praticamente todos profissionais e empresas querem descobrir. O que é Título (Title Tag)? Como fazer Títulos Eficientes para SEO vai ensinar uma parte muito importante desse segredo.

Este artigo foi feito para você aprender o que é e como fazer títulos para fins de fortalecer o SEO e melhorar seus conteúdos online.

Você deverá também melhorar suas habilidades de escrita como um todo, seja para Site, artigos de Blog até mesmo post de rede social. O que é Título (Title Tag)? esse artigo vai mudar seus conceitos!

O que faz esse artigo especial para você é que vamos focar no assunto Título de conteúdos online.

O poder que de uma boa manchete ninguém pode subestimar, não é mesmo?

Os conteúdos online que mais se destacam na internet normalmente possuem uma chamada pensada com muito cuidado.

Se você quer pular a introdução e ler um resumo da metodologia que criamos para criar títulos eficientes para SEO, clique em ver resumo do passo a passo.

INTRODUÇÃO

Você vai aprender conceitos, dicas, estratégias e principalmente como criar um título eficiente para atrair atenção para seu conteúdo e com isso mais visitantes para seu site e blog.

Você deve saber que SEO é um conjunto de técnicas para atrair mais visitantes online principalmente via Google.

Você vai aprender neste artigo por que um bom título fará toda a diferença no resultado de SEO.

Muitos conteúdos online são excelentes mas não conseguem bom posicionamento nas pesquisas do Google, gerando frustrações e perda de oportunidades.

Talvez por desconhecimento do que é SEO, ou deixar de fazer alguma recomendação, como é o caso de pensar em bom título para o conteúdo, o ótimo conteúdo simplesmente não parece bem colocado no ranking das pesquisas – ou nem aparece!

Este artigo não foi criado para ensinar tudo sobre SEO, e sim focar no assunto específico de criar manchetes eficientes para um conteúdo online se destacar, seja ele para o site, blog ou mesmo ao divulgar um trabalho feito em seu portfólio online ou rede social.

RESUMO DO PASSO A PASSO

Para você que está sem tempo, segue abaixo um resumo do passo a passo e ao longo do artigo vamos explicar cada item com detalhe e exemplos práticos sobre o assunto o que é Título (Title Tag)?

Para criar um título eficiente para seu conteúdo, basta seguir estes 10 passos:

  1. Dentro do assunto que conteúdo aborda, defina o termo principal com uma ou mais palavras. No SEO esse termo ou expressão é comumente chamada de palavras-chave ou palavra-chave principal.
  2. Crie um título rascunho que seja uma manchete clara, objetiva e com as palavras-chave definidas no passo 1.
  3. Faça um título dentro do limite recomendável de 60 caracteres e 8-10 palavras. A partir de um certo ponto – que não é um tão exato para prever – o Google vai cortar nas pesquisas.
  4. Procure destacar as palavras-chave mais no início ou no meio do título. Evite deixar as palavras-chave no final da frase.
  5. Use técnicas para chamar a atenção como quantificar as dicas ou items, usar palavras especiais como passo a passo, guia, melhor maneiras e outras táticas que despertam a curiosidade.
  6. Pesquise o volume de buscas das palavras-chave antes de validar o título. Consulte também seus sinônimos e expressões relacionadas para descobrir termos que possuem muito interesse e, portanto, utilizadas.
  7. Não copie o título de outros conteúdos. Em caso de conteúdo muito parecido, crie variações e use a criatividade para fazer uma manchete original.
  8. Use corretamente o idioma. Não se trata de criar um título formal, e sim de usar uma boa gramática, especialmente acentuando corretamente as palavras no título.
  9. Aposte pouco em títulos curtos. Você precisa ter a atenção redobrada sempre que decidir fazer títulos curtos.
  10. Criar um título eficiente é crucial mas não representa tudo para SEO. Título é uma peça na engrenagem. Há muito mais coisas que fazer e se preocupar para que conteúdos online sejam destaque no Google. Neste artigo não cobrimos todas as dicas e estratégias para se criar um site ou blog de sucesso.

Seguindo este passo a passo você certamente se tornará, com a prática, muito habilidoso na criação de títulos fantásticos para o conteúdo.

Queremos te encorajar para não parar de ler este artigo o que é Título (Title Tag)?

Com certeza o resumo acima é muito útil mas ao longo do artigo vamos explicar com detalhes e nuances os conceitos de o que é Título (Title Tag)?e apresentar exemplos práticos para melhor aproveitar cada oportunidade de melhorar seu título.

importancia-do-titulo-no-artigo

titulo-de-post

O QUE É TÍTULO (TITTLE TAG)?

O Título, ou Title Tag, é um item básico e essencial de qualquer conteúdo online.

Title Tag, na linguagem da internet (HTML), é o código que mostra ao navegador e ao Google que um texto não é um parágrafo comum, e sim um texto do tipo Título.

Se você usa um sistema amigável de criação e atualização de sites e blog, você provavelmente nunca escutou falar sobre title tags e você pode inclusive pular esta parte e ir direto para os 10 passos para criar um título otimizado para SEO (link âncora).

Há vários tipos de Title Tags. A principal se chama Title Tag Heading 1, o que podemos traduzir como Título Principal do conteúdo online.

O conteúdo online também pode ter subtítulos que podem ser Title Tags H2, H3, H4, H5 e H6, formando uma hierarquia.

Fazendo uma analogia, o título de um livro seria a Title Tag H1, os capítulos seriam Title Tag H2, as seções seriam Title Tag H3 e existindo subseções Title Tag H4, e assim por diante.

É bem incomum uma publicação de BLOG, por exemplo, chegar a ter títulos H5 e H6. A maioria dos conteúdos conseguem ser organizados, além do título principal, em H2, H3 e H4.

Criar o título principal será o foco desse artigo. A boa notícia é que aprender a criar o título principal ajudará muito a criar os outros títulos do conteúdo. 

Descobrir meses depois que o conteúdo foi ao ar e que o título não foi uma boa criação pode causar grandes problemas. Mudar títulos mais tarde pode trazer problemas também. Por isso a importância desse artigo: o que é Título (Title Tag)?

O ideal mesmo é criar e validar o ótimo título antes do conteúdo ser publicado..

Ao conhecer o passo a passo que vamos mostrar neste artigo, você entenderá os conceitos associados a criação de títulos que mais impactam os resultados de SEO.

TÍTULO PARA SEO – POR QUE OTIMIZAR?

Uma das técnicas de SEO muito importantes está a criação de títulos pensados para atrair o interesse de forma coerente, alinhada com o propósito do conteúdo e dentro das melhores práticas do Google, Sites e Blog.

O título de um conteúdo online fica no alto da primeira página e destaca o que o conteúdo tem de mais importante.

O título tem o mesmo propósito da manchete no jornalismo, que é chamar a atenção para o que aguarda o leitor ou telespectador ao ler ou assistir a matéria.

Para você que cria ou quer criar excelentes conteúdos para seu site e blog, é muito importante você criar títulos criativos, que chamem a atenção mas que também estejam dentro das normas recomendadas pelo Google e especialistas de SEO para conseguir – acreditem, com o título, gerar tráfego orgânico grátis.

Criar títulos interessantes e otimizados para SEO vai muito além de destacar a palavra-chave ou o tema abordado.

Criar títulos excepcionais precisa de cuidados e fazer certas análises para se chegar nos melhores resultados de visitas orgânicas.

otimizacao-de-sites

GUIA COM 10 PASSOS PARA CRIAR TÍTULOS OTIMIZADOS PARA SEO

Aqui no artigo o que é Título (Title Tag)? você vai aprender, em 10 passos, como fazer um Título que além de atrativo vai ser muito eficiente para o SEO.

Mais do que uma receita, daremos também dicas e mostraremos situações adicionais para você aprender como encontrar as melhores estratégias ao definir seu título principal.

1. DEFINA O TEMA E ENCONTRE A PALAVRA-CHAVE IDEAL PARA SER DESTACADA

Especialistas de SEO costumam chamar de palavra-chave principal a melhor palavra – ou conjunto de palavras – que define o tema do conteúdo e que vai portanto ser destacado tanto no título como no decorrer do próprio conteúdo.

A palavra-chave do título pode ser sim composta de mais palavras.

Para seu conhecimento, ao ver outros tutoriais de SEO, você vai realmente encontrar a expressão termo – que seria o mais correto já que a palavra-chave normalmente tem mais que uma palavra.

Voltando ao passo 1, é fundamental que você pense sobre o propósito do seu conteúdo, resumindo o tema e definindo a palavra-chave ideal para ser o destaque no título.

Como Eu Encontro a Palavra-Chave Principal do Meu Título?

Vamos dar um exemplo para todo este conceito fica bem claro para você:

A palavra-chave representa o foco do título e por consequência de todo conteúdo online.

Vamos imaginar que seu conteúdo online seja sobre uma receita de torta de maçã verde.

A palavra-chave que melhor encaixa aqui é: receita de torta de maçã.

Por que deixamos a palavra verde de fora?

Há dois motivos principais para deixarmos a palavra-chave mais curta, otimizada sem a palavra verde.

Deixando a palavra verde de fora, nos permite se aprofundar no conteúdo em outras variedades de maçã e por que sua receita usa a maçã verde e não as outras opções. Ou ainda, talvez no futuro você pense em incluir mais que uma receita no mesmo conteúdo

A segunda razão para deixar a palavra verde de fora é a questão do volume de buscas que normalmente acontece na internet. Há muito menos buscas por torta de maçã verde – o que na verdade é quase zero.

A questão do volume de buscas tem sempre que estar presente ao otimizar títulos e outros textos para SEO

O jeito mais fácil é simular buscas no Google e ver as 5 publicações que aparecem nos primeiros lugares. 

As palavras-chave que aparecem nos títulos – e seus sinônimos – é o indicativo prático do que mais se busca na internet.

Nesse exemplo, se as 5 primeiras receitas de torta de maçã não tiverem nenhuma menção a palavra maça verde no título, é porque deve haver muito pouco interesse.

Mas caso você se surpreenda vendo a existência de muitos conteúdos com o título contendo a expressão mais longa do termo, por exemplo encontrando vários títulos com “torta de maçã verde”, aí sim você poderia usar como palavra-chave de SEO a mais longa para ter mais coerência entre título e conteúdo e ter bons resultados de SEO já que há muito interesse.
Há também ferramentas de análise de palavras-chave que indicam o volume estimado de buscas mensais, sem você ter que depender unicamente de suas próprias buscas. Vamos mostrar ao longo do artigo o que é Título (Title Tag)?.

aparecer-primeira-pagina-do-google
Keywords Concept

2. CRIE UM TÍTULO CLARO, OBJETIVO E QUE TENHA A PALAVRA-CHAVE PRINCIPAL

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o título precisa ser claro e objetivo como um todo. E o desafio é conseguir este feito incluindo a palavra-chave que você definiu no passo 1.

Criar um título otimizado para SEO é essencialmente ficar chamativo, coeso e destacando a palavra-chave principal.

Vamos explicar como criar um título perfeito analisando um título de um conteúdo que está na primeira posição do Google.

Veja o conteúdo:

28 melhores ideias para ganhar dinheiro em casa.

Claramente este conteúdo fala de como Como Ganhar Dinheiro.

E sua palavra-chave é Ganhar Dinheiro, e pode ser também Ganhar Dinheiro em Casa – mas vamos assumir a palavra-chave mais curta.

Abra o Google e digite: Como ganhar dinheiro

Há ótimos artigos e a dica, como já dissemos, é você aprender como os conteúdos mais destacados criaram seus títulos, percebendo as estratégias que eles pensaram para chamar mais a atenção — sem perder a objetividade e a clareza.

É muito importante você conhecer os títulos dos conteúdos melhores ranqueados para não repetir o título deles – o que seria uma cópia de conteúdo. Essa é uma advertência importante que detalharemos mais abaixo no Passo 7.

O conteúdo online que apareceu em primeiro lugar na nossa busca COMO GANHAR DINHEIRO, no momento que fizemos a busca, foi 28 melhores ideias para ganhar dinheiro em casa.

Você está achando esse título eficiente para SEO?

Vamos analisar mais a fundo e entender como este título foi muito bem otimizado para SEO.

Fazendo uma pesquisa do volume de buscas dessas 3 palavras usando uma ferramenta de análise de palavras-chave para otimização de SEO, o Ubersuggest (ferramenta gratuita de SEO) é de 74.000 visitas por mês.

Esse volume é incrivelmente alto. Ou seja, este conteúdo deve receber pelo menos mais de 10.000 visitas!

A primeira coisa a observar é que o título claramente foi pensado para destacar a palavra-chave GANHAR DINHEIRO.

Lendo o título tudo parece muito claro, objetivo e estimula a curiosidade de ler.

Talvez você possa argumentar que o título está muito longo. E se ter título longo é bom.

Vamos analisar esses pontos mais abaixo. Estamos somente no passo 2 e aqui o importante é você aprender que o título precisa obrigatoriamente ser o mais claro, objetivo possível e ainda destacar a palavra-chave principal. Talvez você tenha uma dúvida básica de SEO que vale a pena pararmos alguns segundos para explicar:

Por que o Google não mostrou conteúdos com títulos que contenham exatamente “COMO GANHAR DINHEIRO”?

No momento da busca, será normal as pessoas escreverem como ganhar dinheiro e não simplesmente ganhar dinheiro.

A ferramenta Google é “muito inteligente”, ou melhor, extremamente habilidosa em buscar conteúdos que mostram como ganhar dinheiro sem necessariamente ter a palavra COMO no título do conteúdo.

O Google gosta de mostrar nos primeiros lugares conteúdos que mostram diversas formas ou as melhores maneiras de se fazer algo.

Há também a questão de tendências e contextos que ajudam muito no posicionamento.
Hoje ganhar dinheiro em casa é algo pertinente para muitos, este tipo de conteúdo leva esta vantagem para quem estiver buscando “Ganhar dinheiro em casa”, “oportunidades de ganhar dinheiro sem sair de casa” e assim por diante.

titulo-para-artigos

3. FAÇA UM TÍTULO DENTRO DO LIMITE RECOMENDÁVEL DE 60 CARACTERES E 8 PALAVRAS

O exemplo 28 melhores ideias para ganhar dinheiro em casa possui 8 palavras e 47 caracteres contando os espaços.

Este exemplo de título está no limite recomendável de 8 palavras e em termos de caracteres está bem abaixo do limite recomendado que é 60.

O que acontece se você estourar esses limites recomendáveis?

Não há uma punição ou problema tão previsível, algo preto no branco para dizer.

É recomendável usar menos palavras e consequentemente menos caracteres nos títulos considerando sempre que o título estará bem feito.

Isso porque os robôs que irão rastrear seu conteúdo, e entender o seu título, vão sempre priorizar as primeiras palavras do que as finais.

O que é mesmo fundamental é garantir que a palavra-chave principal não fique no final de títulos longos.

No exemplo do título 28 melhores ideias…as palavras GANHAR DINHEIRO estão nas posições 5 e 6, o que está abaixo do limite de 8 palavras que mencionamos.

Uma variação interessante do título poderia ser:

28 maneiras de ganhar dinheiro em casa.

Esse novo título é muito mais otimizado que o título original porque trouxe para o começo do título a palavra chave-principal Ganhar Dinheiro.

Interessante não é?

Mas afinal, qual dos dois títulos é o título mais eficiente para SEO?

A resposta é que depende de muitos outros detalhes.

Nesse artigo o que é Título (Title Tag)? você vai aprender a seguir que há mais considerações para definir o título ideal e um deles é não copiar o título de outros conteúdos bem posicionados no Google.

E certos títulos podem ficar mais atraentes se longos do que tão curtos e diretos. 

O Google usa mais de 200 fatores para analisar o que mostrar primeiro. Não é tarefa fácil e pode exigir muito mais paciência do que você pode imaginar.
E falando criar títulos atrativos, chegamos ao próximo passo onde vamos falar de como os adjetivos e qualificações podem impactar a eficiência do título.

4. PROCURE DESTACAR AS PALAVRAS-CHAVE MAIS NO INÍCIO OU NO MEIO DO TÍTULO

Caprichar é bom mas tem limites em se tratando de criar títulos eficientes para SEO.

Conceitualmente, você aprendeu até aqui que títulos otimizados são os mais curtos, diretos e que tem uma palavra-chave principal para trazer um bom volume de buscas.

Então como chegar no comprimento ideal de título? 

E como evitar palavras desnecessárias e que ainda podem prejudicar o resultado do SEO?

Com certeza a prática, a experiência e os seus próprios resultados, baseado no seu nicho de mercado, vão te ajudar a encontrar o balanço ideal em termos de títulos curtos versus títulos longos, os chamados títulos de cauda longa.

Vamos analisar 2 exemplos bem sucedidos de títulos. Um curto e outro que ficou bem longo, porém com ótimo resultado também em termos de SEO.

EXEMPLO DE TÍTULO – Marketing Digital

title-tag

O título MARKETING DIGITAL é feito da própria palavra-chave principal.

É impossível otimizar o título mais que isso.

Ao escolher um título tão curto assim merece cuidados e um deles é dedicar boa parte do conteúdo para explicar o que é, por que e como fazer marketing digital. 

Ou seja, dar uma visão geral digamos bem completa.

Outro cuidado é ter um site ou blog cujo padrão de conteúdos seja sobre marketing digital, onde o Google e demais buscadores saibam que você tem longa autoridade no assunto.

Via de regra, um título tão curto como esse não é recomendável para a grande maioria dos profissionais e empresas.

Vamos ao outro extremo, um título que extrapola o limite recomendado de caracteres e palavras.

EXEMPLO DE TÍTULO – O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online em 2021

Como-Criar-Titulos-para-blog

Embora com conteúdo muito similar em termos de tema e tópicos que o exemplo anterior, temos um conteúdo muito interessante onde o título da publicação não está dentro das normas. Aliás, ela extrapola absurdamente o número de palavras e caracteres..

Porém o conteúdo está em segundo lugar no ranking atraindo aproximadamente um incrível número de visitas: 40.000 visitas/mês.

Embora o conteúdo da ROCK CONTENT extrapolou os limites, veja que a palavra chave principal está bem no começo.

Dissemos antes que não há uma punição tão clara quanto a títulos longos para dizer.

Às vezes a punição do GOOGLE para um título muito longo é apenas ignorar as palavras a partir de certo ponto.

Mesmo que o GOOGLE ignore as palavras nesse artigo, as primeiras 5 palavras são perfeitamente bem otimizadas para o conteúdo e para o SEO: O que é Marketing Digital?

É importante ressaltar que neste caso, tanto o conteúdo do Neil Patel como da Rock Content possuem enorme autoridade e todos seus conteúdos são relevantes para Marketing Digital.

Isso ajuda muito.

conteudo-otimizado-para-seo

5. USE ESTRATÉGIAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO E DESPERTAR A CURIOSIDADE

Certos termos e padrões de título podem não ser tão criativos e originais, porém na prática chamam muito a atenção do usuário no momento da pesquisa.

Usar números para quantificar as dicas ou os passos são ótimos modelos para incluir nos títulos.

Veja estes conteúdos da própria Alboom:

 9 Sites de Fotografia com Feed de Instagram: uso do número para despertar a curiosidade em saber quais foram os sites selecionados.

o-que-e-titulo

48 poses para fotos: nesse caso, a quantidade alta de pose despertar mais a atenção. Como há muitas poses, para alguns isso pode ser um fator que chame a atenção, o que poderia ser uma vantagem se comparado a outros posts que usem número bem inferior.

o-que-e-titulo-title-tag

Há outros modelos que vão além do número para quantificar o que o conteúdo mostra.

Veja estas palavras e você vai imediatamente reconhecer que elas frequentemente aparecem nos títulos dos melhores conteúdos bem posicionados no GOOGLE.

  • Guia
  • Passo a Passo
  • Glossário
  • Melhores
  • Dicas
  • Lista Definitiva
  • Maneiras
  • Opções
  • Grátis
  • Gratuito

A cada passo nesse artigo o que é Título (Title Tag)? você está aprendendo mais fatores para enriquecer seu conteúdo para ele ser o melhor possível tanto para SEO como para ser uma excelente manchete para atrair a curiosidade do visitante.

6. PESQUISE O VOLUME DE BUSCAS DA PALAVRA CHAVE PRINCIPAL, SINÔNIMOS E EXPRESSÕES RELACIONADAS

Você sabia que a palavra-chave MARKETING DIGITAL tem mais buscas que a palavra MARKETING?

Às vezes você está pensando em uma palavra e o sinônimo dela tem o dobro de buscas.

Você pode estar em dúvida se usa a palavra Pré-Wedding ou Pré-Casamento.

A única forma de você não jogar dados e contar com a sorte, ou ainda depender de constatações diretas no próprio GOOGLE – que pode dar grandes diferenças dependendo do seu padrão de buscas –  é fazendo uma pesquisa de palavras-chaves usando uma ferramenta específica para isso.

Ignorar o volume de buscas que existe é como montar uma loja em uma rua que você não sabe quantas pessoas passam por lá.

Para fazer uma pesquisa, volte novamente no título que você está montando e na palavra-chave principal.

Elenque 2 ou 3 variações, seja usando sinônimos quando der ou deixando a palavra-chave maior ou menor.

Vamos aprender com exemplo da RECEITA DE TORTA DE MAÇÃ que falamos no começo do artigo.

Sabendo que maçãs não cabe um sinônimo válido para fins de SEO, vamos analisar se as palavras receita e torta possuem variações que possam interessar.

Veja a busca que fizemos usando uma ferramenta de volume de buscas:

PalavraPalavras Relacionadas
Receita (380.000/mês)Receitas (218.000/mês) Maneiras de Fazer (10/mês) como Fazer (208.000/mês)
Torta (36.000/mês)Sem alternativas interessantes

Considerando que RECEITA também é uma palavra que permite interpretações totalmente diferentes, como RECEITA FEDERAL, faturamento de empresas e receita médica, o termo RECEITAS e COMO FAZER poderiam gerar alguns títulos bem interessantes com ela porque vimos que ela também tem alto volume de buscas.

Veja a seguir como ficariam alguns títulos alternativos e também muito eficientes para SEO.

#1 – Torta de maçã: aprenda como fazer essa deliciosa sobremesa.

#2 – Como fazer uma Torta de maçã que todos adoram.

E sobre usar a palavra receita?

Sem dúvidas podemos usar a palavra receita. O Google vai entender como sinônimo de “como fazer”.

#3 – Torta de maçã: uma receita deliciosa.

#4 – Uma receita de torta de maçã que todos adoram.

Aparentemente, graças a pesquisa de volume de buscas, essas 4 opções são todas muito eficientes.

Mas em outras análises que você fará, você vai perceber que certas palavras possuem muito mais buscas que outras e aí você deve priorizar a que tem mais buscas.

O mesmo vale se você deve fazer um conteúdo que unicamente apresente uma torta de maçã verde.

Se sim, atenção que a busca por tortas de maçãs verdes é praticamente zero – e como estratégia de SEO fazer um conteúdo que fale de torta de maçã verde pode, somente, pode não valer a pena.

7. NÃO COPIE O TÍTULO DE OUTROS CONTEÚDOS

O que você aprendeu no passo anterior é que não é muito difícil encontrar sinônimos e palavras relacionadas para variar o título sem perder sua eficiência de clareza, objetividade e também SEO.

É muito útil olhar os cinco melhores conteúdos que aparecem no Google para você perceber o que já está em destaque.

Alguns desses conteúdos podem estar online há anos e sendo vistos por milhares de pessoas todos os meses.

A última coisa que o Google quer é prejudicar este conteúdo trocando sua visibilidade por outro que pode ser visto como uma cópia dele.

Por isso, copiar conteúdo, inclusive títulos, pode prejudicar o posicionamento e a ascensão.

A grande dica é, via de regra, criar títulos e conteúdos que sejam originais.

Talvez encontrar um título muito original no assunto marketing digital seja complicado.

Mas mesmo assim, veja que o artigo da Rock Content – embora extrapolou o limite com um título exageradamente longo – foi muito original.

Se o título coincidir com outros conteúdos que estão na primeira página do Google, busque maneiras de manter a palavra-chave principal e variar as demais sem perder a essência.

É um grande mito copiar títulos de outros conteúdos para ajudar a chegar na mesma visibilidade que o conteúdo copiado conseguiu.

Com o tempo, o esperado é que você fique muito habilidoso em encontrar alternativas de forma muito rápida.

8. USE BOA GRAMÁTICA E ACENTUAÇÃO CORRETA

Parece que não, mas o GOOGLE não é apenas um software que olha caracteres e palavras. 

Tem pessoas que pensam que o Google ignora acentos e vírgulas, e criam conteúdos que são muito difíceis de se ler.

Ao usar corretamente o português, tanto no título como em todo seu conteúdo, isso pode melhorar sua classificação na pesquisa comparativamente a outros sites e blogs que não tem a preocupação de ter um correto uso da língua portuguesa.

Segundo artigos especializados, usar corretamente a gramática melhora os resultados de SEO porque o GOOGLE, através de seus algoritmos, vai avaliar que o conteúdo tem mais CREDIBILIDADE e melhor EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO na leitura.

Pensando somente no título. Um erro de português é fatal.

Você continuaria lendo um artigo que escreveu DICAS PARA CONCERTAR A TELA QUEBRADA DO SEU CELULAR? 

Com o português correto, o título seria seria muito eficiente:

DICAS PARA CONSERTAR A TELA QUEBRADA DO SEU CELULAR.

9. APOSTE POUCO EM TÍTULOS CURTOS

Títulos curtos são, como já falamos, uma forma de otimização que pode ser muito boa e também pode ser um tiro pela culatra.

Mas assumindo que você é autoridade em certos assuntos, usar títulos curtos pode dar o foco que você quer dar a certas palavras-chave.

Para alguns especialistas em SEO, para certas palavras é uma aposta que vale a pena fazer.

Via de regra, reserve essas apostas para um número pequeno de conteúdos. 

Deixe para usar títulos curtos para definições gerais do que você faz ou sobre você.

No geral tente fazer títulos que tenham um bom balanceamento entre comprimento e também os outros fatores que já explicamos neste artigo como destacar a palavra-chave principal e chamar a atenção.

Veja exemplos de como criar um título para falar, de uma forma geral, sobre quem foi o arquiteto Oscar Niemeyer.

Palavra-chave principal: Oscar Niemeyer.

Opções de títulos:

#1 – Oscar Niemeyer

#2 – Oscar Niemeyer: o maior arquiteto do Brasil

#3 – Conheça quem foi e o que fez Oscar Niemeyer

#4 – Oscar Niemeyer – Blog de Arquitetura

Em qual título você apostaria?

E se seu site fosse um site de enciclopédia online, qual título você escolheria?

Viu, tudo depende. Apostar em títulos muito curtos pode fazer muito sentido em poucos casos. Se seu site fosse uma enciclopédia online, você poderia escolher com certeza a opção 1.

Se seu site fosse um site de arquiteto ou blog de arquitetura, que esteja começando a produzir conteúdos otimizados para SEO, a recomendação seria escolher as opções 2 a 4 – e não escolher a primeira opção.

Quando decidir fazer títulos curtos, é muito importante que você entenda que será uma aposta muito mais arriscada.

Títulos muito curtos são termos genéricos e quando trabalhamos com as palavras genéricas embora possa ser sedutor o número grande de visitas, o número de concorrência será descomunal, o que vai dificultar muito você se classificar bem nas pesquisas.

QUANDO DEVO FAZER UM TÍTULO CURTO?

Se você pegar sites muito especializados em um assunto, como é o caso de um site de enciclopédia, usar títulos curtos deixa de ser um ponto fraco para ser um ponto forte.

Veja o exemplo de sites de receitas de comida.

Em sites de receita, é normal você encontrar como título de uma receita de torta de maçã somente como TORTA DE MAÇÃ.

Dependendo da autoridade e histórico do site no assunto, assim como outros fatores, o título curto é muito bem entendido pelo Google.

Nesse caso, com o título Torta de Maçã, em um site com um diretório base dominio-de-receitas/bolos-e-tortas-doces/ o Google vai entender que se trata de uma receita de torta de maçã, feita por quem entende de receitas de doces e bolos

Às vezes o termo título curto é uma ótima alternativa para termos incomuns e novas invenções.

Veja exemplo do termo STARTUP.

O primeiro colocado usa como título O QUE É UMA STARTUP?
Um título muito curto e ao mesmo tempo objetivo, claro e preciso para passar o entendimento que o conteúdo irá explicar o que é uma startup para quem não sabe bem o que significa.

10. TÍTULO É IMPORTANTE MAS NÃO É TUDO NO SEO

Vamos terminar este artigo O que é Título (Title tag) – Como fazer Títulos Eficientes para SEO lembrando que escrever excelentes conteúdos para aparecerem na primeira página do Google se trata somente de criar o melhor título ou um título melhor que os outros conteúdos que são destaque no Google.

Você já ouviu isso: não podemos julgar um livro pela capa?

Também não podemos julgar um livro ou um conteúdo online pelo título.

O título é um importante e estratégico ingrediente, porém vale lembrar que um conteúdo de 1000 palavras terá 8 talvez palavras como título, não é?

Seria insano pensar que somente o título, ou seja 8 palavras, iria superar todo o impacto de 1000 palavras.

O Título é muito crucial para o fator do clique no momento da listagem de opções que o Google oferece. 

E também como primeiro preparador para o visitante entender do que se trata, se preparando para tudo que vai ler, criando a expectativa no grau correto.

Mas a partir do momento que a página do conteúdo carrega para a leitura, há muitos outros fatores que serão avaliados também, com cautela, pelo Google.

O lado não tão objetivo de SEO é que algumas análises virão com o tempo, em alguns casos semanas e em alguns casos meses e anos.

Um excelente conteúdo tem tudo para ser destaque, porém é preciso ter paciência – e também por que não dizer, de tempos em tempos melhorar e atualizar o conteúdo.

Escolher uma boa plataforma de site e blog pode fazer muito a diferença no SEO.

Alguns fatores técnicos influenciam muito os resultados como velocidade de carregamento, imagens e conteúdos otimizados com metadados, visual em celular e dispositivos móveis, etc.

Nós recomendamos você conhecer a plataforma Alboom para criar seu site, blog ou portfólio online

Entre os requisitos mais importantes que um sistema criador de site tem que ter é recursos de SEO que sejam facilitados, muito fáceis de usar e de atualizar quando for preciso – e a Alboom tem como maior fortaleza a facilidade e rapidez de usar todos os recursos que um bom site e blog precisam.

GOSTOU DO ARTIGO? COMPARTILHE

Este artigo O que é Título (Title Tag)? mostrou a importância de um título em um artigo.

Deixe seu comentário abaixo e se gostou compartilhe este conteúdo do Blog da Alboom nas suas redes sociais.

Temos alguns outros conteúdos sobre site que podem interessar. Veja:

5 GRANDES ERROS AO CRIAR SITES

Como Criar um SITE de SUCESSO

Edição de Fotos: CURSO GRÁTIS LIGHTROOM +30 Aulas Online

3 CommentsClose Comments