FOTOGRAFIAS DE ENSAIO – DESCUBRA COMO LUCRAR COM AS FOTOS E POR QUANTO TEMPO GUARDAR

Neste artigo Ensaios Fotográficos: como LUCRAR COM AS FOTOS vamos explicar a importância de aproveitar as fotos dos Ensaios Fotográficos para gerar mais oportunidades de vendas tanto no presente como no futuro.

O Blog da Alboom já fez uma matéria muito especial sobre armazenamento de fotos e como salvar as fotos dos clientes.

Se você é fotógrafo profissional ou está pensando em entrar na profissão, é muito importante você adequadamente organizar e armazenar as fotos dos clientes para, entre outras razões, lucrar depois.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é a Fotografia de Ensaios e suas características;
  • Vantagens e benefícios de guardar as fotos dos ensaios;
  • Dicas e estratégias de como lucrar com as fotos.

FOTÓGRAFOS DE ENSAIOS – UM SEGMENTO MUITO LUCRATIVO DA FOTOGRAFIA

Cada segmento da fotografia tem suas particularidades e grandes oportunidades de lucro.

Vamos resumir para você quais são as principais características de um fotógrafo especializado em ensaios:

  • Técnicas fotográficas consistentes: o fotógrafo de ensaios usa técnicas mais previsíveis e mais sob o controle do fotógrafo. Para o fotógrafo de ensaios, durante a sessão o foco das preocupações está nas fotografia em si e não em acontecimentos alheios ao controle do fotógrafo – o que ocorre por exemplo na fotografia de casamento, eventos e documental.
  • Baixo número de fotos por ensaio: falando em números relativos, claro, o fotógrafo de ensaios gera um número menor de fotos que, por exemplo, o fotógrafo de casamento, formatura, ou ainda certas coberturas jornalísticas e esportivas.
  • Os clientes podem repetir ensaios quando quiserem: por mais que haja condições especiais e únicas em cada ensaio fotográfico, não estamos falando de um trabalho fotográfico que seja impossível de recriar para ter resultados similares.
  • Requer volume de serviços para viver da fotografia de ensaios: é importante o fotógrafo de ensaios ter um bom marketing para preencher a agenda com sessões de fotos todos os dias se possível. O preço médio cobrado por ensaio fotográfico, conforme pesquisa Anuário da Fotografia, requer a necessidade de fazer vários trabalhos por semana para o fotógrafo viver da fotografia de ensaios.
  • Possibilidades de venda extra: em ensaios fotográficos é possível fazer uso de várias oportunidades para vender além do serviço inicialmente contratado. Alguns itens opcionais são, por exemplo, a venda de fotos extras, álbum fotográfico impresso, foto-produtos e aluguel de roupa e acessórios.
  • Possibilidades de parceria: como fotógrafo de ensaios você pode fazer parcerias com lojas, agências de marketing, salões de beleza.
ensaios-fotograficos
Ensaio Fotográfico de Família/Infantil.

GUARDAR E LUCRAR COM AS FOTOS É UMA TAREFA ESSENCIAL PARA FOTÓGRAFOS DE ENSAIOS

Além das características gerais que mencionamos, os fotógrafos de ensaios também cumprem uma rotina bastante completa de atividades pós-ensaio, também conhecida como fase pós-produção. Armazenar as fotos do cliente é uma dessas atividades essenciais que permite, entre outras vantagens, gerar benefícios e vantagens para o fotógrafo e para o cliente.

Caso queira ter uma visão 360 graus sobre a carreira de fotógrafo ou sobre o mercado da fotografia, clique aqui.

AFINAL, COMO LUCRAR COM AS FOTOS? – VEJA DICAS E ESTRATÉGIAS

A maneira e a duração do armazenamento das fotos são quesitos de diferenciação do fotógrafo de ensaios. Ou seja, isso pode ser um argumento de vendas e parte da proposta e também do contrato.

Vale a pena lembrar que embora o cliente do ensaio possa não pedir diretamente para você armazenar as fotos, é muito recomendado que você armazene pelo menos por tempo. Além do fator segurança, já que o cliente pode perder as fotos que você entregou, você vai ver a seguir formas de lucrar com elas no futuro.

Dica para novos fotógrafos e fotógrafas que estão iniciando na profissão:

É importante ter especificado em contrato as condições e os limites e responsabilidades para as fotos do cliente que você manterá armazenada e como você poderá usá-las. Uma das condições para fotógrafos sempre ter também é a cláusula do direito de usar as fotos para divulgação do trabalho no próprio site e nas redes sociais.

ensaio
Ensaio fotográfico com noiva.

Para mostrar como lucrar com as fotos depois do ensaio fotográfico, vamos dar dicas práticas analisando 4 segmentos principais dos fotógrafos de ensaios.

1. ENSAIO SENSUAL

2. ENSAIO DE FAMÍLIA, NEWBORN E INFANTIL

3. ENSAIOS GESTANTE

4. ENSAIO PRÉ-WEDDING E TRASH THE DRESS


1. ENSAIO SENSUAL

ensaios-fotograficos-lucre-com-as-fotos-depois-do-trabalho
Foto de ensaio fotográfico por Toddy Holland.

O Ensaio Sensual vem crescendo em interesse e demanda. Hoje em dia é um ensaio bastante profissionalizado por fotógrafos e estúdios que praticam.

Para lucrar com as fotos dos ensaios fotográficos sensuais siga estas dicas:

  • Armazenamento das fotos: Armazene todas as fotos de ensaio sensual com segurança.
  • Entrega de fotos: Ao entregar as fotos finais, evite envia-las por email ou por outros métodos não seguros. Procure usar sistemas de entrega de fotos feitos para fotógrafos e que tenham recurso de senha e certificado de segurança com criptografia.
  • Prazo em contrato: Seja cuidadoso com relação ao período que você vai prometer manter armazenadas as fotos dos ensaios. Veja a seguir nossa recomendação.

Por quanto tempo guardar as fotos?

👉 Se comprometa em guardar as fotos de ensaio sensual por um prazo de 6 meses a 2 anos. Evite prometer guardar as fotos por mais de 2 anos em contrato. Você pode manter a guarda por período além dos 2 anos? sim, claro. Mas como compromisso contratual, recomendamos ter um limite compatível com as características da fotografia sensual.

Recomendável guardar as fotos?Sim
Tempo Mínimo recomendável6 meses
Tempo Máximo em contrato2 anos
Oportunidade de venda extra?Sim

Como lucrar com as fotos?

Temos algumas dicas para você lucrar com as fotos dos seus ensaios sensuais:

Diagramar um álbum fotográfico e oferecer um lindo álbum vai certamente valorizar o ensaio sensual. Caso ele ou ela não compre agora, você poderá oferecer o álbum no futuro, trazendo uma nova curadoria e ótimas lembrança de toda experiência do ensaio.

Com a criatividade muito característica dos ensaios sensuais, é bem possível que você tenha muitas fotos extra que sejam lindas e vai certamente encantar o cliente se elas forem recomendadas pelo fotógrafo. Importante sentir o momento ideal de vender as fotos extras do ensaio. Se decidir esperar, não deixe passar de 2 anos para oferecer as fotos extras.

Como o marketing do fotógrafo depende de divulgação constante, para o fotógrafo de ensaios sensuais isso é uma grande vantagem já que as fotografias despertam enorme interesse. A divulgação das fotos no site ou portfólio online é também uma forma de lucrar com as fotos, principalmente se depois de um tempo você divulgar um novo trabalho chamando “Fotos sensuais inéditas…”.

Lembre-se de ter a autorização do cliente para publicar as fotos e cuidado para não publicar fotos que são picantes de mais.


2. ENSAIO DE FAMÍLIA, NEWBORN E INFANTIL

ensaio-familia
Fotos de Ensaio Fotográfico de Família.

Os fotógrafos de Ensaio de Família, Newborn e Ensaio Infantil compõem um forte segmento no mercado fotográfico profissional.

Principalmente após a pandemia, os fotógrafos que antes tinham como foco Casamentos e Eventos passaram a atuar com ensaios fotográficos.

Seguem algumas dicas para você lucrar com as fotos dos ensaios de família, newborn e ensaio infantil:

  • Armazenamento das fotos: Armazenar as fotos dos ensaios terá um valor enorme para tanto para o fotógrafo e como para o cliente no segmento de família, newborn e infantil. Basicamente, a cada novo trabalho permite a possibilidade de incorporar as fotos de ensaios anteriores.
  • Entrega de fotos: Os mesmos cuidados para a fotografia sensual devem ser empregados na fotografia de ensaio de família, newborn e e ensaio infantil, ou seja, entregar as fotos sempre com segurança e preferencialmente usando um sistema especializado de aprovação e entrega de fotos feito para fotógrafos profissionais.
  • Prazo em contrato: Caso ache apropriado também, você pode prometer manter armazenadas as fotos dos ensaios por um tempo maior que as fotos de ensaio sensual por exemplo. Veja mais detalhes a seguir.

Por quanto tempo guardar as fotos?

👉 Se comprometa a guardar as fotos por um prazo de 2 a 5 anos. Evite prometer em contrato a guarda de fotos acima de 5 anos.

Resumo:

Recomendável guardar as fotos?Sim
Tempo Mínimo recomendável2 anos
Tempo Máximo em contrato5 anos
Oportunidade de venda extra?Sim

Como lucrar com as fotos?

Os fotógrafos de ensaio de família, newborn e ensaio infantil podem ter como principais estratégias de lucrar com as fotos a venda de fotos extras e a venda um belo álbum fotográfico a cada ensaio fotográfico realizado. Porém há outras táticas que você pode usar, por exemplo, alugando roupas e acessórios e vender certos fotos produtos e mimos que você pode imprimir a foto.

Conforme você vai fazendo mais ensaios, vão surgir oportunidades para você fazer uma curadoria nova com as melhores fotos, inclusive fotos lindas e inéditas que você guardou e não entregou.


3. ENSAIOS GESTANTE

ensaio-fotografico-de-gestante
Ensaio de Família e Gestante.

Ensaios de Gestante são altamente procurados e pode significar o começo de uma longa relação de trabalho e amizade entre o fotógrafo de ensaios e o cliente.

Você certamente sabe do círculo virtuoso fotográfico que começa com o casamento ou com a gestação.

Muitos fotógrafos de newborn fazem fotos gestante para justamente começar aí a relação profissional.

Depois da gestação vem as fotos de newborn e outros ensaios.

Para os ensaios de gestante as dicas são:

  • Armazenamento das fotos: excelente oportunidade para guardar todas as fotos, tendo as mesmas vantagens que o ensaio de família, newborn e ensaio infantil.
  • Entrega de fotos: além de usar um sistema para entregar as fotos digitalmente, oferecer um álbum é começa a entrega de valor fotográfico com o pé direito.
  • Prazo em contrato: Também é muito importante valorizar o armazenamento das fotos de longo prazo para reforçar o fator confiança.

Por quanto tempo guardar as fotos?

👉 Se comprometa a guardar as fotos por um prazo de 2 a 5 anos. Evite prometer em contrato mais que 5 anos de guarda.

Recomendável guardar as fotos?Sim
Tempo Mínimo recomendável2 anos
Tempo Máximo em contrato5 anos
Oportunidade de venda extra?Sim

Como lucrar com as fotos?

Além da venda extra das fotos do ensaio gestante, vender um belo e diferenciado álbum fotográfico é uma ótima estratégia. A gestação, principalmente quando tiver vários ensaios de acompanhamento, trará muitas oportunidades de venda.


4. ENSAIO PRÉ-WEDDING E TRASH THE DRESS

fotos-ensaio-fotografo
Ensaio Fotográfico Trash The Dress

Sendo parte ou não do pacote do casamento, o Ensaio Pré-wedding e Trash The Dress são ensaios altamente valorizados pelos clientes por serem informais, alegres, descontraídos e sem obrigações e ritos para se preocupar.

Por compor todo o momento especial vivido pelo casal, as fotos de cada ensaio pré ou pós casamento precisarão obrigatoriamente fazer parte de um diferenciado álbum fotográfico.

Nesse artigo Ensaios Fotográficos: como lucrar com as fotos você já pode perceber que há várias maneiras para agregar valor ao ensaio, independente do tipo.

E para concluir esta publicação, vamos ao ensaio pré-wedding e ensaio trash the dress para descobrir como vender mais e aumentar o faturamento com estes fascinantes tipos de ensaio fotográfico.

  • Armazenamento das fotos: o número de fotos gerado será alto! Vai valer a pena destacar para o cliente que você armazena as fotos por um período além do normal para gerar conforto e confiança para o próprio cliente, além dele saber que o fotógrafo poderá propor produtos no futuro associado com as fotos.
  • Entrega de fotos: Além de usar sistema para entregar as fotos, pense em criar um trabalho de portfólio online, ou galeria de fotos online, com a história completa do casal, englobando namoro, viagens, fotos do casamento e dos ensaios — isso vai ser importante para seu marketing e também para a noiva e o casal ficarem animados a imprimir ou fazer algo com as fotos.
  • Prazo em contrato: Considerando o lado exigente dos clientes de ensaio Pré-wedding e ensaio Trash The Dess, além dos valores diferenciados cobrados por esses tipos de ensaios, recomendamos armazenar as fotos por um longo tempo, dentro do que é um período confortável e se atentando ao prazo máximo de 5 anos.

Por quanto tempo guardar as fotos?

👉 Se comprometa a guardar por um prazo de 3 a 5 anos. Evite prometer em contrato mais que 5 anos de guarda.

Recomendável guardar as fotos?Sim
Tempo Mínimo recomendável3 anos
Tempo Máximo em contrato5 anos
Oportunidade de venda extra?Sim

Como lucrar com as fotos?

Ensaio Pré-wedding e Trash the Dress costumam chamar muita atenção quando são publicados no site do fotógrafo de ensaios e de casamento. Eles realmente despertam muito interesse e isso pode ajudar a atrair mais clientes para novos ensaios e outros serviços que você faz.

Alem da divulgação, o álbum fotográfico é a grande dica de venda extra. Talvez ele já esteja incorporado no pacote do casamento mas, independente disso, você fotógrafo do ensaio Pré-wedding e Trash he Dress pode oferecer um álbum novo com as especiais e no futuro fotos inédita que você não tratou inicialmente.


ENSAIO FOTOGRÁFICOS – COMO VENDER FOTOS EXTRAS?

Para você perceber que vender fotos extras não é tão complicado como parece, selecionamos um vídeo que traz muitas dicas de como monetizar as fotos e ensaios:

CONCLUSÃO

Nesta publicação Ensaios Fotográficos: como lucrar com as fotos mostramos que, ao mesmo tempo que armazenar as fotos é uma responsabilidade do fotógrafo de ensaio, é também um valor agregado e abre possibilidades de lucrar com as fotos com o passar do tempo.

Procure conhecer mais sobre as melhores técnicas para armazenar fotos. No início indicamos o artigo armazenamento de fotos – como salvar as fotos para você guardar as fotos com eficiência e segurança.

Como já dissemos, armazenar as fotos traz oportunidades de venda. Mas também traz obrigações perante o cliente. Por isso tenha sempre um contrato que cubra todos os aspectos do armazenamento e uso das fotos dos ensaios.

No blog da alboom existem mais artigos voltados a ajudar fotógrafos a acelerarem a carreira e melhorem seu fluxo comercial e técnico.

Espero que tenham gostado dessa publicação. Qualquer sugestão e comentário, deixe abaixo por favor.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Aqui alguns artigos que podem interessar

MEI para Fotógrafos: Encontre as perguntas e respostas mais frequentes sobre como formalizar seu negócio de fotografia no programa MEI.

10 Equipamentos Essenciais Para Fotógrafos: Além da câmera e lente, há vários outros equipamentos para deixar sua fotografia mais profissional, criativa e mais desejada.

9 Sites de Fotografia com Instagram para te Inspirar: Aprenda como deixar seu site mais atraente e profissional com este incrível recurso que a Alboom disponibiliza para sites de fotografia e design. O melhor de tudo: é um recurso de criar site site grátis.


11 CommentsClose Comments