A meta descrição é um poderoso recurso criado para ajudar pessoas e empresas que tem site, blog e portfólio online a se destacarem no Google e demais buscadores.

Contudo, a expressão poderoso recurso não é para menos, ela tem o poder de tirar a pessoa da página de busca e ir para o seu site.

Sendo assim, você pode estar pensando que vamos explicar um grande segredo, ou mostrar uma super dica. 

Mas na verdade não.

A meta descrição não possui segredos. Afinal, ela é na verdade um recurso técnico simples, fácil de usar e você encontra nos principais criadores de site.

Neste artigo, o que vamos mostrar de especial é um passo a passo fácil e prático, para você mesmo aprender a criar excelentes meta descrições otimizadas para SEO para seus conteúdos online. 

O que é Meta Descrição?

Meta Descrição, também conhecida como Meta Description ou Descrição de SEO é um dos fatores mais importantes para o ranqueamento do Google.

Meta é um termo em latim que significa compreender além, compreender mais, e é bem isso que a meta descrição permite: compreender mais a fundo todo o conteúdo.

Em resumo, o texto da meta descrição fica disponível para o usuário no momento da pesquisa do Google. E junto com o título SEO, a descrição ajuda a criar o interesse pela leitura, o que tira o leitor da página de busca e leva ele até o seu site.

Ainda assim, a meta descrição não é considerada por especialistas como um fator direto de ranqueamento.

Abaixo, conheça as 7 dicas para criar uma meta descrição otimizada para SEO.

1. Crie um texto que resuma o Assunto, Tema e Problema

Para descrever uma descrição de SEO perfeita, pense novamente no assunto, tema e problema que o conteúdo aborda. A ordem não importa muito.

Isso vai te ajudar a estruturar a descrição ideal como um resumo de uma redação.

A qualidade desse “resumo” vai refletir diretamente no resultado tanto publicitário, para chamar a atenção, como de resultado de SEO.

Como todo bom trailer de um filme, que precisa resumir do que se trata o filme e gerar vontade de assistir, a meta descrição é a arma para você chamar a atenção do cliente na pesquisa do Google.

Exemplos:

Veja exemplo de como criar um texto começando pelo Problema:

Cansado de não conseguir concluir os afazeres do seu dia? Aprenda a gerenciar melhor seu tempo. Veja dicas de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.

Veja outro exemplo despertando curiosidade, também apresentando o problema em primeiro:

Problema de gestão de tempo tem solução? Aprenda a gerenciar melhor seu tempo. Veja dicas de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.

Como o Assunto, Tema e Problema ajudam a fazer descrições excepcionais?

Para te ajudar a melhor entender o que é assunto, tema e problema, o tema vem do assunto e o problema é extraído do tema. Veja infográfico para entender:

Infográfico: Assunto, tema, problema ou tese

Tanto para a criação da meta descrição, assim como do Título de SEO, devemos analisar toda a proposta do conteúdo.

Olhando os exemplos acima, veja como a descrição está alinhada com a seguinte organização usando Assunto, Tema e Problema como método:

ConteúdoTextoSugestão de Meta Descrição
AssuntoGestão pessoal ou rotina pessoal ou rotina profissionalVeja dicas de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.
TemaMelhorar a gestão pessoal com um melhor gerenciamento de TempoAprenda a gerenciar melhor seu tempo.
ProblemaNão conseguir fazer tudo que precisa durante o dia / Não saber priorizar / Sensação de incapacidadeCansado de não conseguir concluir os afazeres do seu dia?

Assim, organizar em Assunto, Tema e Problema ajuda não só na criação, mas também na organização do conteúdo, gerando ideias e sinônimos para usar.

Ao criar a descrição, como você verá abaixo, há um limite de tamanho do texto. E você vai ter que se preocupar em revisar a descrição para que ela não fique longa e confusa para entender.

Como usar o método 3W na Meta Descrição

Além do método de redação Assunto, Tema e Problema, você também pode pensar no conceito conhecido como 3W em comunicação.

O 3W, de WHAT, WHO, WHY significa o que, para quem e por que? comunicamos algo. 

Da mesma forma que essa técnica pode ajudar na elaboração do conteúdo, pode também melhorar a meta descrição.

Veja esse exemplo:

TextoMeta Descrição
O queMétodo simples para gerenciar melhor o tempoMétodo simples de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.
Para quemEmpreendedores autônomosEmpreendedores autônomos, chegou a hora de gerenciar melhor seu tempo.
Por queMelhorar resultados e se mais feliz no trabalhoCansado de não conseguir melhores resultados e se sentir incapaz de cumprir seus deveres todo dia?

Às vezes, o QUE é mais importante do que PARA QUEM – e aí você pode omitir essa informação na meta descrição, deixando-a na parte introdutória do conteúdo.

Por fim, nem sempre precisamos incluir tudo, até por causa do limite de caracteres que vamos explicar logo mais.

2. Crie a Meta Descrições em harmonia com o Título de SEO

Tanto o título como a descrição possuem regras gerais para serem seguidas. A principal regra em ambos, digamos, é o número de caracteres.

Veja resumo do que é o título e descrição e os tamanhos recomendados em número de caracteres:

Título de SEOMeta Descrição
O que é?Se refere ao Título exibido nas pesquisas dos buscadores.Se refere a descrição do que encontraremos na página citada na pesquisa.
Recomendado não exceder55 – 65 caracteres150 -160 caracteres
Como ajuda o SEOPrimeiro atrativo para o usuário e interessar. Apresenta o problema e o assunto abordado.Complementa o título, reforçando o problema, o assunto e também o tema – destacando pontos fortes do conteúdo.

💡 Você já percebeu que o título e a descrição precisam estar entrosados para gerar o interesse do usuário?

Se o título chamou a atenção, mas a descrição não, o usuário pode ir para o próximo item da pesquisa e seu conteúdo vai perder força de SEO se isso ocorrer.

Portanto, o primeiro passo na otimização da sua meta descrição é aproveitar os caracteres disponíveis e tirar o maior proveito. 

Por outro lado, descrições curtas demais normalmente não são as melhores escolhas, e você pode estar deixando passar uma oportunidade.

3. Evite exceder o limite de 150-160 caracteres na Descrição de SEO

O que acontece se você exceder os limites de 150-160 caracteres na descrição de SEO?

Primeiramente, o Google vai ignorar o texto excedente. Não há uma outra punição tão explícita que explique a situação de exceder os campos. 

Há relatos de especialistas que afirmam que o GOOGLE pode aproveitar as palavras excedentes, mas aí temos outro risco para te apresentar: o exagero.

Para ilustrar o que estamos dizendo, fizemos a seguinte busca no Google: Fotografo de Casamento em Itu; Destacamos 2 resultados dessa busca;

Titulo-Descricao-SEO

No primeiro resultado, o Google cortou parte do texto, tanto do título quanto da descrição e apresentou reticências para completar a informação.

No segundo resultado foi apresentado o título na íntegra e a descrição completa a informação do título, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques para seu site.

Dessa forma, concluímos então que o ideal para que seu título e descrição não fique sem sentido, e que você não perca cliques, é que se limite ao espaço que o Google oferece. 

4. Evite a super otimização das palavras-chave

É preciso evitar o que chamamos no SEO de super otimização.

E isso pode ocorrer tanto no conteúdo como na meta descrição. 

O Google é inteligente o suficiente para perceber o exagero de palavras e ele vai assumir que isso não está bom, nem para o usuário nem para o conceito de indexação que ele segue.

Quais são os resultados que a super otimização pode gerar?

O risco é do Google “tirar pontos” e baixar seu conteúdo no ranqueamento.

Alguns chamam essa avaliação de penalização e, quando isso acontece, é necessário rever o conteúdo e remover as palavras repetidas, substituindo o significado ou substituindo as palavras por sinônimos.

Ou seja, além da punição em seu ranqueamento, você ainda terá que reformular o seu SEO.

Nas próximas seções mostraremos que descrição não é uma listagem de palavras importantes e aleatórias, mas sim um conjunto que faz sentido dentro do contexto.

5. Melhore a descrição para ela ser clara, atraente e com as palavras-chave em destaque

A princípio, a inclusão de palavras-chave na descrição deve ser feita de “forma natural”. Nesse sentido, sem exageros da mesma palavra-chave ou dos seus sinônimos.

Recomenda-se na descrição utilizar palavras-chave que tenham correlação com o conteúdo a ser postado. É importante passar a mensagem do que se trata essa publicação em poucas palavras, ou seja, induzir o usuário a clicar e ser direcionado para seu site.

Sendo assim, é necessário pensarmos em um termo ou frase com criatividade para trazer as palavras-chave no começo da descrição.

Como-criar-descricao-perfeita-erros

6. Revise a descrição antes de publicar o conteúdo

Como todo processo criativo, a escrita também requer revisão. Assim como ocorre no conteúdo e no título, a descrição precisa seguir as normas tradicionais do idioma, as regras de acentuação e principalmente ter significado.

É através da Meta Descrição que o Google vai conseguir entender a que se refere o seu novo artigo publicado. Ao entender este novo conteúdo, o Google pode então classificar essa publicação e, com isso, permitir que ela apareça bem colocada nas pesquisas.

Quanto mais clara for a descrição do conteúdo desse novo artigo em nosso site ou blog, mais chances temos de aparecer nas pesquisas do Google e, com isso, atrair mais visitantes e aumentar as possibilidades desse visitante se tornar cliente de nossa empresa ou negócio. E o melhor: De forma totalmente orgânica, sem pagar anúncios!

Dessa forma, o que devemos fazer é corrigir e eliminar da lista de pendências para conseguir ter um site muito bem otimizado e com detalhes que chamam atenção dos buscadores, auxiliando assim seu site a aparecer nas pesquisas.

7. Os erros comuns na meta descrição e que você deve evitar!

Por fim, separamos dois erros que são muito comuns e devem ser evitados quando você criar suas descrições de SEO:

  • Aspas duplas (“ ”) entre as palavras da Meta Descrição. O Google, de maneira geral, corta essa descrição feita quando aparece na pesquisa. Caso queira dar destaque na Meta descrição, coloque a palavra em destaque por caixa alta (letras maiúsculas) ou opte por outros símbolos como colchetes ([ ]) ou chaves ({ }).
  •  Palavra-Chave: Descrever na Meta descrição apenas palavras-chave, sem relação com o conteúdo especificado e de forma aleatória com o único objetivo de ranquear essas palavras-chave descritas. Essa prática não é bem vista pelo Google, pois o seu usuário não terá uma boa impressão, visto que o que estava descrito não tem relação com o conteúdo em si. Dessa forma, o Google, sem um aviso prévio, pode descartar a sua Meta Descrição e buscar dentro do seu conteúdo outra descrição que seja mais relevante a pesquisa.

Portanto, evite apenas inserir palavras-chave, que não tenham relação com o seu conteúdo publicado.

Afinal, quanto a Meta Descrição ajuda no SEO geral do site?

O Google, em suas poucas declarações sobre o que impacta ou não impacta no SEO de um site, relatou que a Meta Descrição de uma publicação ou mesmo de um site, pode sim impactar no SEO e posicionamento de um site, mas de forma indireta.

Contudo, vamos deixar claro o porque isso ocorre;

Não pela vontade simples dos Crawlers do buscador, mas porque uma Meta descrição bem elaborada e com as palavras corretas, que fazem forte sentido para o usuário, aumenta e muito a taxa de cliques nesse resultado na pesquisa, e isso impacta na autoridade desta página, aumentando diretamente a autoridade desse site e melhora então, o rankeamento e destaque nas pesquisas.

Portanto, reforçando novamente: 

Dedique um tempo considerável nessa descrição, pois ela ajudará ainda mais seu site a se destacar no Google. 

Essa descrição, bem elaborada e otimizada, pode ser a diferença entre estar na primeira ou na terceira página do Google.

descricao-do-site-para-melhorar-seo

Outros fatores que destacam seu SEO além da Meta Descrição

Algumas dicas básicas de SEO já são bem conhecidas de todos os profissionais que possuem um site e desejam se destacar nas pesquisas. Mas é sempre importante revê-las e verificar o SEO. Vamos lá?

  • Ter um Site Responsivo, ou seja, aparecer em todos os formatos de tela com destaque;
  • Ter um Site Rápido, ou seja, a velocidade de carregamento do site não ultrapassar a marca de 5 segundos – Isso está diretamente relacionado ao tamanho de suas imagens;
  • Certificado SSL, que é o Protocolo de Segurança SSL (também conhecido como HTTPS);
  • Publicar com frequência e sempre conteúdo relevante;
  • Boas práticas de SEO antes de publicar, como renomear os arquivos que serão publicados.

Conclusão

Como vimos, a Meta Descrição, assim como o título, são fatores extremamente importantes para os buscadores entenderem seu conteúdo e assim apresentá-lo nas pesquisas.

Se a partir de hoje você aplicar essas dicas e informações em seu site, suas chances de aparecer na pesquisa e na primeira página do Google serão muito maiores.

Este é um dos principais fatores atuais para ajudar o ranqueamento de um site e, com certeza, você terá eliminado um dos mais de 200 fatores que o Google usa para escolher quem estará presente na primeira página

O Artigo Meta Descrição: Aprenda como criar uma Descrição de SEO perfeita para impulsionar seu conteúdo online procurou orientar, esclarecer e ensinar como fazer diferente, em seus futuros artigos, seja em seu Site, Portfólio Online ou Blog.

Deixamos aqui nosso pedido, que se esse artigo foi útil e ajudou você a aprender ainda mais como destacar seu site, compartilhe nas redes sociais e com pessoas que também podem gostar desse conteúdo.

1 CommentsClose Comments

1 Comments

Comments are closed.