Aprenda como criar uma Descrição de SEO perfeita para impulsionar seu conteúdo online

A Descrição de SEO é um poderoso recurso criado para ajudar você, nós e todas as pessoas e empresas que tem site, blog e portfólio online a se destacarem no Google e demais buscadores.

A expressão poderoso recurso não é para menos. Descrição de SEO é uma funcionalidade de site que é indispensável para melhor otimizar o conteúdo online com o objetivo de ranquear nas primeiras posições de pesquisa orgânica.

Você pode estar pensando que vamos explicar um grande segredo, ou mostrar uma super dica. 

Mas na verdade não. Vamos explicar conceitos simples que você vai achar de muito bom senso quando você for criar descrições SEO para seu conteúdo.

A Descrição de SEO não possui segredos. É na verdade um recurso técnico simples, fácil de usar e você encontra nos principais criadores de site.

Neste artigo, o que vamos mostrar de especial é um passo a passo fácil e prático para você mesmo aprender a criar excelentes descrições de SEO para seus conteúdos online. 

A princípio, vamos cobrir alguns pontos conceituais importantes que vão ajudar você a saber tudo que precisa sobre o assunto Descrição de SEO.

O que é Descrição de SEO?

A Descrição de SEO é um dos itens mandatórios para ter seu conteúdo preparado com eficiência para melhor ranqueamento no Google.

Tecnicamente é um recurso simples, com poucas regras.

Porém, abrindo o jogo, o mais difícil é encontrar na ferramenta de criação de site, blog ou portfólio online, o local para redigir a descrição do SEO.

O que chamamos de Descrição de SEO, na linguagem mais técnica de SEO é chamada de meta descrição (do inglês Meta Description). Meta é um termo em latim que significa compreender além, compreender mais, e é bem isso que a meta descrição permite: compreender mais a fundo todo o conteúdo.

Portanto, a primeira dica é que na ferramenta de criação de sites você pode encontrar como Descrição de SEO ou Meta Descrição. Esses são os dois nomes mais encontrados.

Em termos práticos, o texto da descrição de SEO fica disponível para o usuário no momento da pesquisa do Google. E junto com o Título, a descrição ajuda a criar o interesse pela leitura. 

Mas o real valor da descrição, para fins de SEO, é seu uso pelo Google para o ranqueamento nas pesquisas.

Os crawlers do Google , que são os softwares robôs que vão compreender e indexar todo o conteúdo, dão muita atenção especial ao Título e à Descrição de SEO.

O Passo a passo para criar descrições excelentes e otimizadas para SEO – Um guia prático

Esta é pergunta mais recorrente em comunidades sobre SITE e dicas de SEO:

Como fazer para meu site aparecer no Google?

Embora existam muitos caminhos que levam a Roma, não estaria errado dizer que para destacar o conteúdo no Google capriche na Descrição de SEO e no Título de SEO também.

Neste artigo vamos focar na descrição, aprendendo a criar poderosas descrições para impulsionar os excelentes conútedos que você já possui ou que vai criar.

Para saber mais sobre a criação do Título, outro fator importante de SEO, confere esta live feita pelo Marcelo Tesser, diretor da Alboom e Fernando Coutinho, especialista de SEO: Título do Site: A arma para atrair os clientes certos.

Logo a seguir vamos mostrar como criar uma meta descrição otimizada para SEO que seja uma “Descrição Magnética” para seu site.

Organizado em 7 passos, vamos descrever e ilustrar como você também pode melhorar muito as Descrições de seus artigos já publicados, melhorando assim o SEO e, consequentemente, o posicionamento de seu Site ou Blog nas pesquisas.

1. Crie um texto que resuma o Assunto, Tema e Problema

Para descrever uma descrição de SEO perfeita, pense novamente no assunto, tema e problema que o conteúdo aborda. A ordem não importa muito.

Isso vai te ajudar a estruturar a descrição ideal como um resumo de uma redação.

A qualidade desse “resumo” vai refletir diretamente no resultado tanto publicitário, para chamar a atenção, como de resultado de SEO.

Como todo bom trailer de um filme, que precisa resumir do que se trata o filme e gerar vontade de assistir, a Descrição de SEO é a arma para você chamar a atenção do cliente na pesquisa do Google.

Veja exemplo de como criar um texto começando pelo Problema:

Cansado de não conseguir concluir os afazeres do seu dia? Aprenda a gerenciar melhor seu tempo. Veja dicas de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.

Veja outro exemplo despertando curiosidade, também apresentando o problema em primeiro:

Problema de gestão de tempo tem solução? Aprenda a gerenciar melhor seu tempo. Veja dicas de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.

Como o Assunto, Tema e Problema ajudam a fazer descrições excepcionais?

Para te ajudar a melhor entender o que é assunto, tema e problema, o tema vem do assunto e o Problema é extraído do tema. Veja infográfico para entender:

Infografico-Assunto-Tema-Problema

Tanto para a criação da descrição de SEO, assim como do Título de SEO devemos analisar toda a proposta do conteúdo.

Olhando os exemplos acima, veja como a descrição está alinhada com a seguinte organização usando Assunto, Tema e Problema como método:

ConteúdoTextoDescrição de SEO
AssuntoGestão Pessoal ou Rotina pessoal ou Rotina ProfissionalVeja dicas de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.
TemaMelhorar a gestão pessoal com um melhor gerenciamento de TempoAprenda a gerenciar melhor seu tempo.
ProblemaNão conseguir fazer tudo que precisa durante o dia / Não saber priorizar / Sensação de incapacidadeCansado de não conseguir concluir os afazeres do seu dia?

Assim, organizar em Assunto, Tema e Problema ajuda não só na criação, mas também na organização do conteúdo, gerando ideias e sinônimos para usar.

Ao criar a descrição, como você verá abaixo, há um limite de tamanho do texto. E você vai ter que se preocupar em revisar a descrição para que ela não fique longa e confusa para entender.

Mas antes dessa preocupação, temos outra dica para se chegar no primeiro rascunho da sua descrição de SEO.

Usando o método 3W na Descrição de SEO

Além do método de redação Assunto, Tema e Problema, você também pode pensar no conceito conhecido como 3W em comunicação.

O 3W, de WHAT, WHO, WHY significa O Que, Para Quem e Por Que comunicamos algo. 

Isso pode ajudar na elaboração do conteúdo e, claro, para melhorar também a descrição.

Veja esse exemplo:

TextoDescrição de SEO
O queMétodo simples para gerenciar melhor o tempoMétodo simples de gerenciamento de tempo e gestão pessoal.
Para quemEmpreendedores autônomosEmpreendedores autônomos, chegou a hora de gerenciar melhor seu tempo.
Por queMelhorar resultados e se mais feliz no trabalhoCansado de não conseguir melhores resultados e se sentir incapaz de cumprir seus deveres todo dia?

Nem sempre precisamos incluir tudo, até por causa do limite de caracteres que vamos explicar logo mais. 
Às vezes, o QUE é mais importante do que PARA QUEM – e aí você pode omitir essa informação na descrição de SEO, deixando-a na parte introdutória do conteúdo.

2. Crie Descrições de SEO em harmonia com o Título de SEO

Tanto o título como a descrição possuem regras gerais para serem seguidas. A principal regra em ambos, digamos, é o número de caracteres.

Veja resumo do que é o título e descrição e os tamanhos recomendados em número de caracteres:

Título de SEODescrição de SEO
O que é?Se refere ao Título exibido nas pesquisas dos buscadores.Se refere a descrição do que encontraremos na página citada na pesquisa.
Recomendado não exceder55 – 65 caracteres150 -160 caracteres
Como ajuda o SEOPrimeiro atrativo para o usuário e interessar.Apresenta o problema e o assunto abordado.Complementa o título, reforçando o problema, o assunto e também o tema – destacando pontos fortes do conteúdo.

Você já percebeu que o título e a descrição precisam estar entrosados para gerar o interesse do usuário?

Se o título chamou a atenção mas a descrição não, o usuário pode ir para o próximo item da pesquisa e seu conteúdo vai perder força de SEO se isso ocorrer.

Portanto, o primeiro passo na Otimização da sua Descrição é aproveitar os caracteres disponíveis e tirar o maior proveito. 

Por outro lado, descrições curtas demais normalmente não são as melhores escolhas, e você pode estar deixando passar uma oportunidade.

3. Evite exceder o limite de 150-160 caracteres na Descrição de SEO

O que acontece se você exceder os limites de 150-160 caracteres na descrição de SEO?

Primeiramente, o Google vai ignorar o texto excedente. Não há uma outra punição tão explícita que explique a situação de exceder os campos. 

Há relatos de especialistas que afirmam que o GOOGLE pode aproveitar as palavras excedentes, mas aí temos outro risco para te apresentar: o exagero.

4. Evite a super otimização das palavras-chave

É preciso evitar o que chamamos no SEO de super otimização.

Isso pode ocorrer tanto no conteúdo como na descrição do SEO. 

É exagerar na repetição das palavras-chave. O Google, especialmente, é inteligente o suficiente para perceber o exagero de palavras e ele vai assumir que isso não está bom, nem para o usuário nem para o conceito de indexação que ele segue.

Quais são os resultados que a super otimização pode gerar?

O risco é do Google “tirar pontos” e baixar seu conteúdo no ranqueamento.
Alguns chamam essa avaliação de penalização e, quando isso acontece, é necessário rever o conteúdo e remover as palavras repetidas, substituindo o significado ou substituindo as palavras por sinônimos.
Ou seja, além da punição em seu ranqueamento, você ainda terá que reformular o seu SEO.

Nas próximas seções mostraremos que descrição não é uma listagem de palavras importantes e aleatórias, mas sim um conjunto que faz sentido dentro do contexto.

Para ilustrar o que estamos dizendo, fizemos a seguinte busca no Google: Fotografo de Casamento em Itu; Destacamos 2 resultados dessa busca;

Titulo-Descricao-SEO

No primeiro resultado, o Google cortou parte do texto, tanto do título quanto da descrição e apresentou reticências para completar a informação.

No segundo resultado foi apresentado o título na íntegra e a descrição completa a informação do título, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques para seu site.

Dessa forma, concluímos então que o ideal para que seu título e descrição não fique sem sentido, e que você não perca cliques, é que se limite ao espaço que o Google oferece. 

5. Melhore a descrição para ela ser clara, atraente e com as palavras-chave em destaque

A inclusão de palavras-chave na Descrição deve ser feita de “forma natural”, ou seja, sem exageros ou excessos das mesmas palavras-chave ou dos seus sinônimos – conforme já adiantado anteriormente.

A boa notícia é que destacar logo de cara as palavras-chave não ocasiona SPAM – desde que você não exagere no espaço que sobra.

Recomenda-se na Descrição utilizar palavras-chave que tenham correlação com o  conteúdo de seu novo artigo. Importante passar a mensagem do que se trata essa publicação em poucas palavras, ou seja, seduzir o usuário a clicar e ser direcionado para seu site.

Para isso, é necessário pensarmos em um termo ou frase com criatividade para trazer as palavras-chave no começo da descrição.

Exemplos

Lembrando que cada site e cada segmento profissional tem e possui formas diferentes para atrair e seduzir o usuário a clicar nas pesquisas do Google.Sendo assim, o que pode funcionar para um Arquiteto, pode não funcionar para um cliente de Decoração, e vice e versa.

Vamos mostrar no exemplo abaixo qual foi o objetivo da Descrição no caso de um artigo criado e publicado com o título SEO para Fotógrafos, o que resultou na posição 01, na primeira Página das pesquisas.

SEO-na-fotografia

A frase – Como o Seo pode Destacar Meu Site de Fotografia – foi utilizada na Descrição como também no Título.

Poderíamos utilizar qualquer outro título, mas após analisarmos vários fatores, esse título usado tem o “algo a mais” quando lido em primeiro momento na pesquisa. 

A frase reflete e responde inicialmente a dúvida do usuário, mesmo sem ele clicar na pesquisa, ou seja, tem uma “Descrição Magnética”.

Na primeira frase da Descrição é repetido o título do post, reforçando ainda mais a Meta Descrição, pois chamou mais uma vez a atenção do usuário.

Na sequência da Descrição, é citado a “Marca do BLOG” e fomos direto ao ponto ao concluir a frase com: “Ensina Como Posicionar Seu Site na Primeira Página do Google”. 

E terminamos a Descrição de SEO com  uma poderosa palavra chave: “SEO PARA FOTÓGRAFOS”

Na análise da Equipe Editorial da Alboom, foi a melhor opção em termos de textos e informações para o Google atrair a atenção do usuário.

6. Use Emojis e torne sua Descrição de SEO ainda mais criativa

Os Emojis cativam e chamam a atenção em qualquer publicação em um site. O mesmo ocorre nas redes sociais ao ver um texto utilizando esse recurso.

Eles complementam a informação do texto, passando assim uma informação mais completa através das imagens, e se tornaram os queridinhos das redes sociais e mensagens de whatsapp.

Portanto, não seria diferente quando consideramos as pesquisas no Google.

Devemos considerar que na pesquisa do Google todos os resultados apresentados tem os tons de AZUL para o Título e PRETO para a Descrição.

Veja o exemplo abaixo.

SEO-para-Fotografia

Agora imagine em uma página onde todos os resultados tem apenas 2 tons de cores – Azul Marinho e Preto, e ao criar sua Meta Descrição, você aplicar Emojis ou Símbolos

O resultado é um forte destaque que, subliminarmente, chamará muito mais a atenção do usuário a confiar seu clique para o site.

Exemplo

Veja o exemplo do site do Salão de Cabeleireiros Cassia Juliato, site criado na plataforma Alboom.

site-para-salao-cabeleireiros

A Cassia inseriu 2 Emojis que têm relação com seu negócio de Salão de Cabeleireiros.

O primeiro Emoji tem relação com a questão do atendimento a pessoas com deficiência e o segundo Emoji com a figura de uma tesoura, que possui total relação com o serviço do salão de cabeleireiros.

Note como ele atrai o usuário quando consideramos uma página inteira com apenas tons de azul e preto.

Esse destaque ocorre apenas nos resultados visualizados em Desktop.

Mas cuidado, nem sempre o assunto vai permitir.

Afinal, quando eu devo usar Emoji?

No exemplo do Salão de Cabeleireiro Cassia Juliato, podemos dizer que o Google entendeu que a sua Descrição e todo conteúdo foi o mais relevante dessa pesquisa, já que está em primeiro lugar.

Não podemos saber se o uso de Emojis foi um fator que ajudou pouco ou muito no resultado. Porém olhando o lado humano, o Emoji referente a pessoas com deficiência física permite saber que o salão possui acesso a cadeirantes.

E isso sim pode ter impactado no ganho do pequeno SNNIPET que o Google mostrou, com a foto externa do Salão de cabeleireiros.

Ou seja, nessa pesquisa, será muito difícil o usuário não clicar para ser direcionado para o site do salão de beleza. Ponto certeiro para o Marketing da Empresa!

Como-criar-descricao-perfeita-erros

7. Revisão Final – Revise a descrição antes de publicar o conteúdo

Como todo processo criativo, a escrita também requer revisão. Assim como ocorre no conteúdo e no título, a descrição precisa seguir as normas tradicionais do idioma, as regras de acentuação e principalmente ter significado.

É através da Meta Descrição que o Google vai conseguir entender a que se refere o seu novo artigo publicado. Ao entender este novo conteúdo, o Google pode então classificar essa publicação e, com isso, permitir que ela apareça bem colocada nas pesquisas.

Quanto mais clara for a descrição do conteúdo desse novo artigo em nosso site ou blog, mais chances temos de aparecer nas pesquisas do Google e, com isso, atrair mais visitantes e aumentar as possibilidades desse visitante se tornar cliente de nossa empresa ou negócio. E o melhor: De forma totalmente orgânica, sem pagar anúncios!

Dessa forma, o que devemos fazer é corrigir e eliminar da lista de pendências para conseguir ter um site muito bem otimizado e com detalhes que chamam atenção dos buscadores, auxiliando assim seu site a aparecer nas pesquisas.

Como-aparecer-na-Primeira-pagina-do-Google

Vou te chamar a atenção para essa simples questão: Estamos dedicando alguns segundos ou até mesmo minutos para criar uma descrição e um conteúdo atrativo para o meu site?

Todos querem ver os conteúdos de seu respectivo site e blog aparecendo e se destacando no Google. A verdade é que no cenário atual de competitividade online, você vai precisar usar várias ações para ganhar a atenção do Google para ter um ranqueamento diferenciado.

Uma dessas ações é justamente criar a descrição já otimizada para o SEO, como explicamos acima..

Muitas vezes, um site pode ter um artigo muito bem posicionado na primeira página do Google.

Mas, devido ao pouco investimento na elaboração dos textos e frases na Descrição e no Título no momento de sua criação, o número de cliques cai com o passar do tempo e, a medida que novos artigos mais completos e com uma meta descrição sedutora surge, vai acabar derrubando este site da primeira página, por falta de cliques dos usuários.

Descrição de SEO – Erros Comuns para evitar

Separamos dois erros que são muito comum e devem ser evitados quando você criar suas descições de SEO:

  • Aspas duplas (“ ”) entre as palavras da Meta Descrição. O Google, de maneira geral, corta essa descrição feita quando aparece na pesquisa. Coloque a palavra em destaque por Caixa Alta (letras maiúsculas) ou opte por outros símbolos como colchetes ([ ]) ou chaves ({ }).
  •  Palavras-Chave: Descrever na Meta descrição apenas palavras-chave, sem relação com o conteúdo especificado e de forma aleatória com o único objetivo de rankear essas palavras-chave descritas. Essa prática não é bem vista pelo Google, pois o seu usuário não terá uma boa impressão, visto que o que estava descrito não tem relação com o conteúdo em si. Dessa forma, o Google, sem um aviso prévio, pode descartar a sua Meta Descrição e buscar dentro do seu conteúdo outra descrição que seja mais relevante a pesquisa.

Portanto, evite apenas inserir palavras-chave, que não tenham relação com o seu conteúdo publicado.

Afinal, quanto a Descrição ajuda no SEO geral do site?

O Google, em suas poucas declarações sobre o que impacta ou não impacta no SEO de um site, relatou que a Meta Descrição de uma publicação ou mesmo de um site, pode sim impactar no SEO e posicionamento de um site.

Porém vamos deixar claro porque motivo isso ocorre;

Não pela vontade simples dos Crawlers do buscador, mas porque uma Meta descrição bem elaborada e com as palavras corretas, que fazem forte sentido para o usuário, aumenta e muito a taxa de cliques nesse resultado na pesquisa, e isso impacta na autoridade desta página, aumentando diretamente a autoridade desse site e melhora então, o rankeamento e destaque nas pesquisas.

Portanto, reforçando novamente: 

Dedique um tempo considerável nessa descrição, pois ela ajudará ainda mais seu site a se destacar no Google. 

Essa descrição, bem elaborada e otimizada, pode ser a diferença entre estar na primeira ou na terceira página do Google.

descricao-do-site-para-melhorar-seo

Outros fatores que destacam seu SEO além da Descrição

Algumas dicas de seo já são bem conhecidas de todos os profissionais que possuem um site e desejam se destacar nas pesquisas. Mas é sempre importante revê-las e verificar o SEO. Vamos lá?

  • Ter um Site Responsivo ou seja aparecer em todos os formatos de tela com destaque;
  • Ter um Site Rápido, ou seja, a velocidade de carregamento do site não ultrapassar a marca de 5 segundos – Isso está diretamente relacionado ao tamanho de suas imagens;
  • Certificado SSL, que é o Protocolo de Segurança SSL (também conhecido como HTTPS);
  • Publicar com frequência e sempre conteúdo relevante;
  • Práticas de SEO antes de publicar, como renomear os arquivos que serão publicados.

Conclusão

Como vimos, a Descrição, assim como o título, são fatores extremamente importantes para os buscadores, em especial para o Google entenderem o seu conteúdo e assim apresentá-lo nas pesquisas.

Se a partir de hoje você aplicar essas dicas e informações em seu site, suas chances de aparecer na pesquisa e na primeira página do Google serão muito maiores.

Este é um dos principais fatores atuais para ajudar o rankeamento de um site e com certeza você terá eliminado um dos mais de 200 fatores que o Google usa para escolher quem estará presente na primeira página

O Artigo Como Criar Descrições de SEO Excelentes e Otimizadas (Link para o post) procurou orientar, esclarecer e ensinar como fazer diferente, em seus futuros artigos, seja em seu Site, Portfólio Online ou Blog.

Deixamos aqui nosso pedido, que se esse artigo foi útil e ajudou você a aprender ainda mais como destacar seu site, compartilhe nas redes sociais e com pessoas que também podem gostar desse conteúdo.

Semanalmente, o Blog da Alboom publica novos conteúdos – como este artigo – tão relevantes e importantes (Link para Home) para você profissional criativo, que busca informação de qualidade e que ajude a crescer e evoluir sua empresa ou negócio

Até a próxima.

Artigos que você pode se interessar:

COMO NÃO PERDER SEGUIDORES NO INSTAGRAM

DIA DO FOTÓGRAFO

1 CommentClose Comments

1 Comment

Comments are closed.