Domínio de site você compra ou aluga? Aproveite e veja dicas para não perder seu domínio “de bobeira”

A questão Seu domínio de site é uma compra ou aluguel provoca a gente a pensar.

Se você tem um pouco de dúvida sobre o que é um domínio de site, leia a nossa publicação que explica a fundo o que é e como funciona um domínio de site ou simplesmente domínio.

Neste artigo, você vai aprender o que a compra de um domínio de site te oferece de concreto.

E você pode estar se perguntando porque é importante abordarmos a questão compra x aluguel do domínio.

Portanto, é essa curiosidade que vai fazer você entender de vez como funciona em dois momentos críticos: o momento do registro e a renovação.

Esse é o ponto de partida para o que vamos abordar nesta publicação sobre domínios, seja ele de sites ou blogs.

Além disso, como bônus neste artigo, vamos também mencionar de maneira geral como vender e transferir seu domínio para outra pessoa, o que de certa forma está relacionada a questão compra ou aluguel do domínio.

Então, vamos responder a pergunta.

Compra ou Aluguel de domínio de Site? Entenda!

O seu domínio de site pode, a primeira vista, ser considerada uma compra que você faz por 1 ou mais anos.

Mas é uma compra que você pode fazer o que quiser com seu domínio?

Essa é a questão e o que parece ser uma compra normal na verdade possui restrições.

Estudando a fundo, confirmamos que as empresas que vendem domínio possuem termos e regras, e você não faz tudo que quiser com ele não.

Enfim, para surpresa, o que chamamos de compra é na verdade uma concessão de uso, uma espécie de aluguel que também podemos chamar de registro de domínio.

A principal coisa que você pode fazer com o seu domínio é o que chamamos de apontamento ou direcionamento, que nada mais que uma configuração que você faz no sistema de registro. E isso reforça mais uma vez que você apenas paga para usar esse e outros recursos disponíveis.

Portanto, achamos mais preciso dizer que, quando se trata de domínio, você compra o direito de usar e também de ir renovando o aluguel.

domínio-de-site-compra-ou-aluguel

Como funciona o registro ou aluguel do domínio?

Para ter o direito ao uso do domínio que você escolher, basta encontrar um domínio livre e realizar um pagamento. 

Neste pagamento, você pode escolher entre pagar por 1 ano, que é o período mínimo, ou mais.

Há uma razão para o período mínimo ser de 1 ano: renovações ou desistências em caso de não pagamento no ano seguinte.

Em caso de renovação, o direito de uso se estende por períodos extras de 1 ano ou mais, conforme você decidir.

E quando não ocorre o pagamento, o domínio entra em um estágio de inativo ou congelado e, após a não recuperação ou reativação, ele é perdido e colocado novamente à disposição, para qualquer outra pessoa comprar.

Entender esse funcionamento conceitual do domínio nos atenta para um fato importante. O pagamento, ou a compra, nos permite fazer o que quiser com ele, desde que as regras de uso da operadora seja respeitada.

Ou seja, o direito de uso do domínio que você comprou é seu e de ninguém mais. Mas vale a ressalva que, diferente de um outro bem, se você não renovar, você perde o domínio e ele vai para outra pessoa.

Há o caso famoso do garoto que comprou o domínio do Google. Isso mesmo, o Google esqueceu de renovar o seu domínio! O caso ficou famoso porque o menino devolveu o domínio, transferindo a titularidade do nome novamente para o Google.

Dominio-expirado
Exemplo Domínio Expirado

A Renovação: Dicas para não perder seu domínio de bobeira

O momento da renovação costuma ser o principal problema para muitas pessoas e empresas que possuem domínio de site.

Para exemplificar o porquê isso é um problema, uma pergunta: Quantos e-mails você recebe por dia, por semana?

A operadora de domínios não vai te ligar, te enviar um sms, mandar uma mensagem via whatsapp ou na sua página de contato no site, muito menos te contatar no perfil da rede social. 

O bom e velho e-mail é o meio de comunicação oficial, e aí você tem que ficar atento para não deixar passar as mensagens de aviso de renovação.

A meia boa notícia, é que há um período de tolerância após a data de expiração, que costuma variar de 1 ou 2 semanas a um mês.

Sendo assim, se você tiver um domínio vinculado a um site e o seu domínio for congelado, você vai ficar sem acesso ao seu site. Mas, se você fizer a regularização do pagamento ainda nesse período, tudo volta ao normal.

Portanto, se o domínio é muito importante para você, e você usa ele profissionalmente, a dica é renovar por períodos de 2 ou mais anos e, normalmente, isso não vai custar mais que R$ 200,00. 

Inclusive, existem sinais por parte dos buscadores, como o Google, que domínios que tem seu registro renovado antecipadamente, por longos períodos, de 3 ou mais anos, passam mais credibilidade ao site.

Isto é mais um ponto a seu favor e conta positivamente para o SEO do site.

Com R$ 200,00, no registro.br por exemplo, você consegue comprar o direito de uso do domínio por 4 anos.

Enfim, o mais importante é ficar atento aos e-mails e, quando vier algo da empresa que você comprou o domínio, você deve sempre ler e se atentar às informações.

Duvida-sobre-dominio

Sobre a Transferência de Titularidade do Domínio

As plataformas de domínio normalmente fornecem, de forma pública, a informação da empresa ou pessoa responsável pelo domínio.

Se você perdeu o seu domínio ou identificou que ele pertence à outra pessoa e faz muita questão daquele nome, você pode tentar negociar diretamente com essa pessoa.

Agora, se você identificou que o domínio vai para “leilão”, ou seja, quem detinha o domínio deixou de pagar, você tem a oportunidade de conseguir comprá-lo também.

Então, fique sempre “de olho” nos principais sites de vendas de domínio para não perder a oportunidade!

Conclusão

Em resumo, este artigo tratou a questão essencial ou natureza do que é a compra ou registro de um domínio.

E o que parece ser uma compra, é na verdade um serviço de aluguel de uso.

E ai?

Já passou algum perrengue por esquecer de renovar seu domínio de site? Comenta aqui para a gente.