Saiba quais ações fazem seu ranqueamento no Google subir

Neste artigo Como o SEO pode destacar o meu site de fotografia, mostrarei que um site pode impactar fortemente um negócio na fotografia, mais do que as Redes Sociais. Portanto, é preciso trabalhar com inteligência e estratégia o SEO do site.

E, nos últimos tempos, da mesma forma que o mundo passou por profundas transformações, ele mudou a maneira de agir, comprar e pesquisar serviços e produtos, passou a ser muito mais virtual.

O mundo se transformou e ficou muito mais Online!

E essa transformação digital afetou todos os segmentos, e com a fotografia não seria diferente.

Neste momento, Fotógrafos Profissionais como você estão perguntando:

Como destacar meu site no Google?

Sou Fernando Coutinho, Especialista em SEO Google para Fotógrafos e também fotógrafo de casamento há mais de 30 anos.

Conheço profundamente nosso mercado de fotografia, tenho ajudado com o SEO para Fotógrafos de Todo o Brasil a conseguir Posicionar seu Site na Primeira Página do Google e, sendo assim, vou abordar alguns tópicos que considero importantes.

Índice do artigo:

Como posso diferenciar meu negócio de Fotografia na internet? 

Como o SEO pode ajudar meu negócio de Fotografia? 

O que preciso fazer para meu site ter destaque no Google? 

Devo produzir conteúdo de qualidade com qual periodicidade? 

Aparecer em Diretórios Locais, ajuda no SEO do meu Site? 

Mostrar opiniões e depoimentos de meu clientes em meu site, ajuda também? 

Como posso garantir que essas dicas podem realmente ajudar no SEO do meu Site

Como posso diferenciar meu negócio de fotografia na Internet?

Converso com muitos Fotógrafos de todo o país e uma das muitas dúvidas recorrentes destes profissionais é: 

👉 Fernando, como faço para diferenciar o meu site dos meus concorrentes em minha cidade?

O que vai diferenciar seu site dos seus concorrentes nas pesquisas do Google será a qualidade, e nem estou falando da sua fotografia, mas da qualidade de suas publicações no seu site.

As Redes Sociais Facebook e Instagram já, há bom tempo, limitou o alcance orgânico (alcance gratuito, sem pagar anúncio) de suas plataformas.

Ou seja, sem investimento financeiro em anúncios nas Redes Sociais, dificilmente conseguimos fortes resultados de divulgação pelas Redes. 

E quando falo em conseguir resultados, seria gerar Vendas e Lucratividade e não apenas LIKES e Seguidores.

E neste ponto surge uma opção, que vem ajudando Fotógrafos e Empresas de Fotografia a conseguir destacar seu Negócio OnlineO SEO aplicado em seu site, que dará muito resultado no Google.

Como o SEO Google pode ajudar meu negócio na Fotografia?

Já é de conhecimento de todos, há muito tempo, que as Redes Sociais não foram idealizadas somente para vender e comercializar serviços e produtos, mas sim criadas inicialmente para socializar e interagir as pessoas com amigos e familiares.

E, desta forma, ser um grande Shopping Center aberto nestas plataformas, onde se tem acesso (fluxo) intenso de pessoas, mas também temos a interação a negócios, serviços e produtos.

Mas, diferente das Redes Sociais, onde somente conseguimos aparecer em 90% das vezes apenas pagando anúncios, com o SEO temos sim como conseguir alta visibilidade e interação dos usuários, e claro, vender nossos produtos e Serviços de Fotografia de maneira totalmente orgânica (sem investir em anúncios).

Afinal, quando trabalhamos o SEO (Search Engine Optimization) , melhoramos e otimizamos nosso site para ele ser realmente destaque na internet.

E sabemos que quando as pessoas buscam produtos e serviços de fotografia, a princípio, elas buscam primeiro estes serviços e produtos no Google e não nas redes sociais.

A ideia de que as Melhores Oportunidades de Vendas acontecem nas redes sociais, portanto, está totalmente equivocada. 


O que você vai aprender neste artigo é que As Melhores Oportunidades e Volume de Vendas Acontecem no Google. 💡

O que preciso fazer para o meu site ter destaque no Google?

dicas-para-seu-site-aparecer-no-topo-das-pesquisas-do-google

É preciso melhorar ou Criar um Site com certo cuidado.

Primeiramente, tenha uma Plataforma de Site com estrutura e tecnologia avançada, que ofereça um conjunto de facilidades e ainda seja compatível com as diretrizes e exigências dos Robots dos Motores de Busca, como o Google.

👉 Já conhece o Prosite? Clique aqui e Crie seu Site Grátis.

Após definido onde criar seu site, começamos então a organizar e melhorar ainda mais este site com informações, e claro, usando nossas Lindas Fotografias para atrair nossos clientes, deixando o site ainda mais interessante aos olhos dos buscadores como o Google

Melhore suas descrições com todas as informações de sua empresa ou negócio, bem como seus serviços e produtos oferecidos a seus clientes. 

Em um Website é preciso deixar claro vários itens informativos. Sabendo disso, descrevo abaixo alguns itens importantes que se aplicados corretamente, não só facilitará a leitura dos Robots do Google, mas também ajudará seu site de Fotografia a conseguir forte Destaque desejado.

Quais são as dicas para seu site ganhar destaque nas pesquisas do Google?

No cenário atual em que o marketing digital é muito concorrido, ter um posicionamento elevado nos resultados de pesquisa, em especial no Google, tornou-se mais difícil do que nunca, especialmente para negócios e empresas locais do segmento fotográfico. 

É necessário investirmos forte no SEO para Fotógrafos

É por isso que investir no SEO de seu site requer mais conhecimento.

E, até mesmo, pode ser interessante contratar uma Mentoria Avançada SEO, e dessa forma ajudar que sua empresa cresça mais rapidamente nos assuntos e Palavras-Chave que mais interessam ao negócio.

Afinal, apenas ter um site sem otimizar para SEO ainda não é suficiente para gerar Leads qualificados (clientes) e mais vendas. Sendo assim, para mostrar seu site ao público certo você precisa aumentar sua exposição nos resultados de pesquisa do Google!

Mas afinal, qual o passo a passo para otimizar o site para SEO?

como-fazer-meu-site-aparecer-no-google

Abaixo algumas perguntas e respostas, que refletem as principais etapas a serem seguidas e assim obter o máximo de sua estratégia de otimizar o site para SEO.

Como otimizar as principais páginas do meu Site?

No mundo digital, seu site determina como seus clientes vão perceber você. Por isso, ele precisa ser perfeitamente otimizado para seus usuários e mecanismos de pesquisa

Primeiramente, isso significa adicionar as informações do seu negócio:

  • Informações de seu Negócio ou Empresa devem estar muito claras.
  • Nome, endereço e número de telefone devem constar nas principais páginas do seu site. Se você estiver atuando com filiais de seu estúdio em vários locais ou cidades, crie páginas de contato dedicadas a cada um destes locais e verifique se as informações sobre cada local estão corretas e atualizadas.
  • Para aumentar suas chances de ser listado no Topo das Pesquisas Google, você precisa otimizar suas páginas com palavras-chave locais.

Para ajudar seu site a ter destaque nas pesquisas do Google, existem alguns itens que precisam receber mais atenção?

Não apenas criar um Título Chamativo e Interessante ao Usuário, mas também criar textos e informações mais detalhadas. 

O Google e demais buscadores trabalham e usam essas informações para qualificar os sites. Mas, se você somente publicar fotografias de seu trabalho e não tiver nada de informação em texto, com certeza seu post não terá nenhum destaque nas Pesquisas do Google.

Sendo assim, além de Publicar suas fotografias de seus trabalhos e eventos, crie o hábito de criar temas e artigos também em seu Blog.

Ao criar um texto no Blog ou mesmo ao publicar um novo trabalho em seu site, utilize ao menos 500 a 700 palavras. Dessa forma, você mostra que sua publicação tem Conteúdo Relevante e merece ser classificados e aparecer nas pesquisas.

Crie um Post Organizado e sem montar grandes blocos de textos.

Utilize nomes e descrição em suas imagens. Por Exemplo, uma fotografia de uma noiva entrando na Igreja, você pode descrever esta foto da seguinte maneira:

noiva-entrando-na-igreja-matriz

Assim, você irá fornecer mais informações ao usuário, mas também ajudam o Google entender melhor o assunto que existe nesta fotografia.

A inserção de vídeos também ajuda fortemente a ranquear posts no Google.

Preciso otimizar meu site para quem pesquisa através do celular?

como-fazer-meu-site-aparecer-no-google

A resposta é Sim. E esse é um dos maiores fatores de posicionamento atualmente.

O Prosite tem sua estrutura otimizada e com perfeito funcionamento para o Celular. O que chamamos de Site Responsivo.

E você sabia que 35% das pesquisas feitas pelo celular são baseadas em sua localização? 

Você também sabia que no Brasil mais de 45% das consultas de pesquisas locais resultam em um telefonema para sua empresa?

Portanto, não ter um Site Responsivo, otimizado para qualquer formato de tela, significa perder uma fatia enorme deste mercado de buscas no Google.

Sendo assim, torne seu site compatível com dispositivos móveis e remova possíveis anúncios e pop-ups irritantes. Use fontes grandes, remova campos desnecessários de seus formulários e certifique-se de que os elementos de sua página, como Links ou botões, sejam fáceis de clicar.

Devo produzir conteúdo de qualidade com que periodicidade?

Criar conteúdo de qualidade para seu site vai crescer o seu ranqueamento de SEO. Mas criar conteúdo, eu costumo dizer, é um Trabalho de Formiguinha.

Afinal SEO é um processo contínuo de produção de conteúdo e um Processo muito Poderoso que pode sim multiplicar por 3, 4, ou 5 vezes seu faturamento se o trabalho for bem realizado.

Publicar artigos em seu Blog ou Site podem dar a você mais visibilidade no Google, e assim ajudá-lo a se se tornar uma fonte confiável de informações, gerando valor para os visitantes do seu site ou blog.

Recomendo que Crie uma Rotina de Publicações para seu Site ou Blog, e para isso, não existe um tempo determinado de publicação. O Ideal é determinar uma rotina, como por exemplo, a cada 15 dias uma nova publicação

Isto será muito mais eficiente do que publicar a cada semana, por 3 semanas seguidas, e depois ficar um mês sem nenhuma publicação.

Crie artigos completos que atendam e respondam as dúvidas dos usuários, que buscam este assunto citados no seu artigo.

No entanto, nem todo Conteúdo Online é igualmente valioso.

como-cadastrar-site-no-google

Aqui estão alguns tipos de Conteúdo para seu Blog e que podem funcionar para você e seu Negócio da Fotografia:

Uma lista de itens que chamam a atenção do usuário. Sim, as pessoas amam listas.

Por exemplo, no segmento de casamento

  • Os 10 melhores locais para se casar na Praia.

Publique assuntos que sejam relevantes para seu público, por exemplo no segmento de Newborn

  • As melhores dicas para evitar estrias durante a Gravidez

Se você trabalha com Fotografia de Ensaios de Família: Como evitar o Stress das crianças no período de férias.

Note que todos os Temas de artigos tem correlação com o segmento, mas não necessariamente precisam ter uma relação tão direta com a Fotografia de seu Segmento

A Fotografia terá, neste caso, fundamental importância na ilustração do post e chamará a atenção do usuário que, muitas vezes, chega em seu site sem mesmo estar pensando na fotografia ou no seu segmento específico.

Bons conteúdos são fundamentais. E aí é que vai estar o grande diferencial do seu site!

Aparecer em Diretórios Locais ajuda no SEO do meu Site?

Sim. Aparecer em diretórios locais relevantes do seu segmento ajuda muito a melhor ranquear seu site no Google.

Diretórios Locais são sites que falam de determinados segmentos, como por exemplo :

Fotógrafos de Casamento devem ter seu site sempre cadastrados em Blogs de Casamento locais ou mesmo em sites como Guia Mais, que são sites que indicam centenas de segmentos, não somente os de fotografia, mas que o Google respeita e ama pela Alta Autoridade que estes sites têm e sua importância para os negócios locais.

Isso sem contar que você pode ter muitos clientes fazendo contato com seu negócio. Ou seja, comece hoje mesmo a criar seu Perfil nos Diretórios Locais e Blogs de Eventos!

Antes de contratar um Fotógrafo, as pessoas geralmente os pesquisam online em busca de avaliações de Fotógrafos, estúdios e empresas. 

Essas listas de empresas e avaliações aparecem nos chamados diretórios locais, Blogs de Casamento entre outros.

Então seu objetivo deve ser: usar essas plataformas para construir confiança entre seu público-alvo e assim trazer estes clientes para seu site, gerando tráfego e o Google está vendo tudo isto acontecer. 

E, dessa forma, ranquear ainda mais seu site nas pesquisas.

Além disso, concentre-se nos diretórios de negócios que são relevantes para a localização e o nicho de sua empresa. 

Promover seu negócio local em grandes diretórios que não têm nada a ver com seu negócio (por exemplo, anunciar seu site em Diretórios de Indústrias Química), além de resultar em atrair pessoas que não têm intenção alguma de fazer uma compra ou contratação de seus serviços, não trará o resultado desejado no Google.

sites-de-fotografia-fazer-seo-google-para-site-de-fotografos

Mostrar opiniões e depoimentos de meus clientes em meu site, ajuda também?

Os clientes em potencial, além de geralmente pesquisarem exaustivamente um Profissional de Fotografia antes de fazer uma contratação de seus serviços, também querem ouvir as pessoas que já contrataram / compraram desse. 

De acordo com alguns estudos recentes, 84% dos clientes confiam nas Avaliações Online tanto quanto nas recomendações de amigos e familiares.

Então, esta é uma grande oportunidade para você usar o feedback dos seus clientes para ajudar a vender ainda mais e  posicionar seu site e negócio de fotografia como confiável para clientes e para o Google.

Existem várias maneiras de conseguir o feedback de seus clientes, e a mídia social pode ser uma ferramenta inestimável. 

Essas plataformas são onde eles expressam satisfação ou frustração com as marcas, escrevem comentários e compartilham conteúdo. 

Por fim, você sempre pode pedir aos seus clientes que deixem comentários e escrevam depoimentos.

Você pode até criar pesquisas de satisfação do cliente online e promovê-las por e-mail, nas redes sociais ou em seu site.

Incentive os clientes a dar um feedback honesto. Você pode inclusive oferecer promoções, produtos gratuitos como impressões fotográficas adicionais, descontos em futuros trabalhos entre outros incentivos. 

Com base nos dados coletados, você pode publicar estudos de caso e depoimentos em seu site.

Como posso garantir que essas dicas podem realmente ajudar no SEO do meu site?

como-aparecer-no-google-fazendo-seo-site-fotografia

O Google considera mais de 200 fatores para posicionar um site na Primeira Página e aqui citamos vários deles, e que se realizados, vai ajudar sim e muito seu site a se diferenciar de sua concorrência.

Porém, existem sim muitos outros fatores não citados aqui para ranquear um site, mas se você se dedicar e colocar em prática todos estes itens que, sem dúvida, seu site vai começar a caminhar rapidamente para a Primeira Página do Google.

O SEO continua sendo uma das estratégias de marketing mais significativas para seu negócio na fotografia e aumentar ainda mais sua presença online

Ao construir uma estratégia sólida de SEO, você aumentará sua exposição na pesquisa do Google, direciona Clientes (Leads) qualificados para seu site, aumentará as suas Vendas (taxas de conversão) e aumentará consideravelmente seus resultados financeiros. 

Acima de tudo, você se elevará acima do mar de concorrentes e conquistará a confiança de seu público-alvo.

Espero que este post ajude você a entender ainda mais como funciona o SEO para Fotógrafos e como é muito importante otimizar o seu site para que seu Negócio da Fotografia tenha um ótimo ranqueamento.

Conte sempre com a Alboom para ajudar seu site se destacar nas pesquisas do Google

Até o Próximo Post!

Fernando Coutinho.

A Equipe de Conteúdo Alboom recomenda a leitura dos seguintes artigos:

Navegadores de Internet – As Melhores Opções e Tendências

Poses para Foto – 48 Idéias Para os Melhores Resultados

As Melhores Dicas do Fotogia


Gostou desse conteúdo sobre SEO e Fotografia? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe também o Blog da Alboom nas suas redes sociais.

23 CommentsClose Comments

23 Comments

Comments are closed.