As vantagens de ter um apelido carinhoso para sua empresa ou marca

Aqui vamos abordar mais uma curiosidade do mundo dos negócios no geral: Os apelidos carinhosos para empresa

O apelido pode ser uma coisa positiva ou negativa, tudo vai depender do contexto.

Mas se o apelido é carinhoso, feito com boas intenções, ele pode ter um efeito bem maior do que simplesmente ser algo bacana e positivo para uma empresa ou marca.

Nós vamos olhar também outros aspectos do porquê apelidamos alguém ou algo, e claro, isso refletido nas empresas e marcas no geral.

Este artigo vai contar alguns casos famosos de apelido e adoção oficial do apelido como nome da empresa ou da marca.

Sobre quando devemos trocar o nome da empresa, por um apelido ou não, veja esta publicação.

Apelidos de empresas

O apelido de marcas, empresas e pessoas pode ser muito engraçado, para não dizer trágico à primeira vista.

Aliás, o apelido geralmente surge como uma forma de tirar “onda”, “caçoar” e até inferiorizar alguém ou algo.

Um apelido também pode ser desastroso no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Mas nem todos os apelidos são criados para um fim negativo. E mesmo quando a origem é negativa, ela pode mudar de sentido em certo momento e, por incrível que pareça, evoluir para um significado ou efeito positivo.

E é nesse sentido que estamos aqui mostrando alguns casos de apelidos de empresas famosas que surpreendem.

Você sabia que o McDonalds “oficializou” um apelido na Austrália que não tem nada a ver com Méqui ou Donalds

Pois é! Lá você vai encontrar o nome Macca’s abaixo dos tradicionais Arcos Dourados!

O incrível é que a empresa aprendeu que o apelido é vantajoso e útil e decidiu usar o termo Macca’s oficialmente em sua comunicação e marketing ao invés de se opor a ele.

apelidos-carinhosos-em-inglês

Como vamos ver mais abaixo, é possível aproveitar do apelido da uma empresa ou marca.

Um bom apelido pode, portanto, criar valor e diferencial para o negócio.

Contam histórias que o diretor de marketing da Chevrolet tentou banir o apelido de Chevy, mas não conseguiu.

E com certeza um apelido de empresa ou marca, por não fazer parte dos planos da empresa, pode mesmo pegar de surpresa e gerar grande indignação aos empreendedores que tem tanto amor e apego a marca.

Afinal, quando um apelido é vantagem ou desvantagem para a empresa ou marca?

Como já dissemos, o apelido pode à primeira vista ser visto como algo negativo para a marca, principalmente se ele nascer de um problema ou aspecto negativo no produto ou serviço.

Mas também ela pode surgir como maneira de facilitar a maneira como chamamos ou indicamos a empresa ou marca.

Para analisar as vantagens e desvantagens de um apelido para sua empresa ou produto, dessa maneira, é preciso ter sempre a mente aberta. 

É preciso também, acima de tudo, analisar a questão com calma e entender se o que é desvantagem no curto prazo pode se tornar uma vantagem no médio e longo prazo.

Ou seja, convenhamos que os apelidos carinhosos que as marcas ou empresas recebem são dignos de estudo e reflexão – além de serem um fator que gera muito curiosidade porque é originado normalmente pelo público alvo.

À espera de um bom apelido para impulsionar os negócios

Um bom apelido de marca ou empresa tem a força de facilitar a comunicação e aumentar a conexão e identidade com o público alvo.

Sobre este aspecto, vamos analisar um pouco mais a fundo quando o apelido de empresa/produto é uma vantagem e quando é uma desvantagem.

Vantagem – Um novo apelido carinhoso para comemorar!

O apelido carinhoso que você estava esperando chegou?

Por tudo que vimos até agora, pode ser uma tática excelente começar a usar de maneira mais enfática e diferente o o novo nome, principalmente em círculos informais, na internet, sites, campanhas e redes sociais.

Um apelido não necessariamente precisa que você mude por completo o nome da empresa ou produto.

Os apelidos também têm a vantagem de criar emoção, sentimento de amor e carinho.

Vinicius de Moraes chamava outros artistas no diminutivo não como algo negativo, mas como uma forma carinhosa e especial. Elis Regina foi carinhosamente apelidada por Vinícius de “Pimentinha”.

Nesse sentido, o surgimento do apelido para a empresa pode ter essa grande vantagem e diferencial de ser uma forma de evocar a empresa com apreço e carinho.

Sendo assim, Chevy é um belo exemplo de apelido (da marca Chevrolet).

O mesmo aconteceu com o sanduíche do McDonalds. Pois qualquer lanche, aqui no Brasil, é apelidado como Méqui há muito tempo. 

O que o McDonalds faz com isso é aproveitar a força do apelido ao seu favor, transformando a marca, ou no caso o apelido, em algo mais humano e efetivo para o público.

apelidos-para-marcas

Desvantagem – Quando o apelido de uma empresa é negativo, o que fazer?

Se o apelido da empresa ou marca está associado a um problema ou característica negativa do produto ou serviço, aí sim há um problema sério para resolver.

Além do problema de operação ou de produto que você tem que resolver, você tem que lidar com uma crise de marketing, já que uma notícia negativa se espalha muito rápido que as notícias boas.

O apelido, nesse caso, só vem para acentuar a percepção negativa da sua marca no mercado.

Outro exemplo negativo para um apelido é quando ele surge para explorar uma fragilidade do nome da marca.

Um bom nome de marca ou produto precisa de certos cuidados, como por exemplo, não ser sinônimo de uma expressão ruim, ou ser difícil de falar ou escrever, ou ainda remeter a uma sonoridade muito negativa.

Nesse caso, portanto, o apelido parece que está denunciando assim os defeitos da criação do nome a marca e o melhor a fazer é rever alternativas quanto a troca do nome da marca.

Dicas para aproveitar o apelido carinhoso da sua empresa

De acordo com um artigo publicado recentemente na Harvard Business Review, The Zhang e Vanessa Patrick abordaram a questão como se aproveitar de um apelido da empresa.

Ao verificar que o fator apelido pode influenciar o engajamento dos clientes com a marca e ajudar como eles percebem a comunicação da empresa, eles propuseram uma sequência de coisas para fazer e evitar de maneira a aproveitar o efeito do apelido em seus negócios.

Apelidos-carinhosos-para-uma-empresa-e-uma-boa

Aqui estão eles:

  1. Primeiro, tenha uma mente aberta para analisar a questão do apelido da sua empresa. ter um apelido para sua empresa pode nunca ter sido um plano nem uma remota imaginação. Lembre-se que Chevy pode nunca ter passado na cabeça de muita gente que seria o apelido de Chevrolet;
  1. Segundo o próprio artigo da Harvard, o Nickname (apelido em inglês) pode ajudar no SEO do site e com isso conseguir mais busca orgânica;
  1. Aproveite do Nick name para conseguir incríveis depoimentos informais que vão parecer autênticos e poderosos para seu marketing;
  1. Evite combater os apelidos publicamente;
  1. Caso queira emplacar um apelido para sua empresa, seja sutil e evite forçar a barra. O apelido ideal para uma empresa é aquele que vem do público;

Como eu posso aprender mais sobre nome de marca e apelidos?

Dentro da área de marketing, a especialidade que cuida de nome de marca e apelidos se chama gestão de marca.

A gestão de marca, ou Brand management, ou ainda simplesmente Branding, envolve responsabilidades como criação e zelo pelo nome, as imagens e ideias associadas à marca, o que está incluído a lidar com situações de apelido de marca.

Caso você queira se informar mais a respeito de gestão de marca, recomendamos um artigo da Rock Content intitulado Como Fazer uma incrível gestão de marca, disponível como e-book para você baixar.

Conheça casos famosos e incríveis de apelidos carinhosos para empresas

No Brasil, a Coca-Cola é carinhosamente chamada de Coca ou Coquinha. Quem nunca ouviu a frase “Me vê uma coquinha bem gelada!”? Mas toda a publicidade é feita com o nome completo: Coca-Cola.

O Burger King também teve seu nome carinhosamente abreviado para “BK”. Aí fica sempre a dúvida: “Vamos de Méqui ou de BK?”

A cerveja americana Budweiser é carinhosamente chamada de Bud, tanto que o site brasileiro também adotou o apelido. Um caso de apelido de marca top, não é?

E temos mais casos famosos para comentar.

A brasileira Antárctica, depois de uma reformulação da sua marca, lançou a “BOA”, e o apelido pegou!

A intenção da Antárctica é popularizar um nome alternativo e muito mais divertido para um novo público alvo.

No rótulo está escrito “Antárctica”, mas todos sabem que aquela é a “BOA”.

Chegou a hora de finalmente apresentar um caso que é mesmo super incrível de apelido de marca ou empresa.

A renomada BMW, o carro do 007, no Brasil perdeu o “W”.

Seus fãs chamam carinhosamente de “BM”.

E para ainda mostrar que o assunto apelidos para empresas é coisa séria, a BMW registrou a marca ou patente “BM” legitimando o apelido que recebeu no mercado brasileiro.

Outra grande marca a evoluir de nome por conta de um apelido é a Magazine Luiza que era informalmente chamada de Magalu.

Outra mudança de nome parecido com o caso “Magalu” aconteceu recentemente com a loja de varejo Ponto Frio que, desde abril de 2021, entrou em uma nova fase mais divertida e digital anunciando o seu apelido “Ponto” como sua nova identidade de marca.

apelidos

Conclusão

Nós esperamos ter aberto sua mente com relação a apelido ou apelidos carinhosos para empresas, marca ou até mesmo nome de pessoas.

A verdade, afinal, é que há muito preconceito (literalmente) quando nos deparamos com apelido para um negócio.

Mas, como você viu acontecer com muitos casos, pode significar mais faturamento, mais vendas e uma nova injeção de ânimo do público alvo.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e comente abaixo se você conhece alguma outra marca que tem um apelido que pegou no mercado!