Uma Carta Aberta da Alboom

A Plataforma Alboom Orgulhosamente usa AWS (Amazon Web Services), empresa que entrega um dos melhores, senão o melhor, serviço de infraestrutura de internet e tecnologia no mundo todo.

A AWS é a unidade de negócios do Amazon.com voltado a hospedagem, serviços e infraestrutura de internet.

Você deve se perguntar: por que estamos falando isso um dia após parte da internet ter parado? Principalmente depois de saírem milhares de notícias apontando a AWS como “culpada” da instabilidade que impactou tantos negócios pelo mundo, certo?

A Alboom é uma plataforma de criação de sites com mais de 50000 sites ativos. E ainda oferecemos diversos outros serviços e ferramentas online que vão da criação de sites, landing pages a sistema de CRM, pagamentos online e algumas soluções especializadas para o mercado da fotografia.

A postura e a atenção da AWS, nos 5 anos que temos parceria, é sempre tecnicamente e comercialmente exemplar. Chega a ser um nível de atenção e devoção com o cliente sem paralelo. A Alboom se inspira muito na AWS. Ela é sem dúvida uma das empresas mais corretas e completas que conhecemos.

A Amazon, como marketplace e grupo empresarial,  também é um fenômeno, um verdadeiro case de sucesso em tudo e só podemos falar bem.

Portanto, sendo muito franco aqui, talvez o elogio e a confiança que estamos externando nem seja uma novidade para você.

Mesmo no dia que a AWS foi mencionada nos principais canais de mídia no mundo, pudemos ver um enorme respeito implícito nas reportagens.

No meio do “tiroteio”, no calor do problema, é normal vir a pressão, o desabafo e a queixa.

Mas em nenhum momento vimos o que poderia ser um ataque à credibilidade e colocando em dúvida a confiança que milhões de negócios online depositam na empresa.

O mesmo ocorreria com o Google e Microsoft? Achamos que talvez sim. Amazon, Google e Microsoft são as 3 maiores marcas no setor de hospedagem e serviços web, sendo a Amazon a líder e com um portfólio, ao nosso ver, mais maduro e completo para o que a Alboom precisa e usa.

A Alboom acredita que as lições aprendidas que teremos com o problema de ontem trarão efeitos positivos tanto no curto como no médio e longo prazo.

amazon-fora-do-ar

Qual o Impacto Visto na Plataforma Alboom?

Acabamos de avisar os clientes que os serviços da plataforma Alboom voltaram a operar normalmente desde ontem 25 de novembro de 2020, as 18h.

Alboom foi pontualmente afetada. Melhor dizendo, foi bem parcialmente afetada. De certa forma, ficamos aliviados que menos de 10% dos serviços online que temos foi comprometido.

Os serviços que continuaram funcionando normalmente foram: Alboom Pay, Alboom Designbox, Alboom CRM, Alboom AR e os sites criados com o Alboom Prosite.

Já os serviços afetados com o problema foram basicamente dois serviços da plataforma Alboom: I) upload de imagens para a criação de landing pages e páginas personalizadas do Alboom Prosite; e II) o sistema de escolha de fotos Alboom Proof.

Qual foi a causa raiz do problema?

Ainda não temos detalhes, até o presente momento, da causa raiz. A AWS fez o que  costuma fazer: estava concentrada nas soluções e dando updates técnicos dentro da sua plataforma, onde empresas como a Alboom estão inseridas e conectadas.

Não temos portanto nenhuma informação extra para dar que possa dar alguma luz ou orientação sobre a possível causa raiz do problema

Caso você queira saber o que a mídia relatou sobre os problemas de instabilidade, selecionamos aqui 3 publicações sobre o assunto:

>> Serviço da Amazon na nuvem sofre falha técnica importante (UOL)

>> Servidores da Amazon caem e derrubam parte da internet (ISTOÉ DINHEIRO)

>> Servidores da AWS ficam foram do ar e derrubam parte da Internet (EXAME)

queda-servidores-amazon

Compromisso com o Nível de Serviço

Tanto a AWS como a Alboom tem o compromisso de entregar os níveis mais altos de disponibilidade e qualidade de serviço.

Nos dias atuais, geramos e consumimos informações online de uma forma avassaladora e em progressão exponencial – a cada dia exigimos mais e usamos mais a tecnologia e os dados. Não é a toa que estamos esperando ansiosamente o 5G chegar com força no mercado. A cada dia precisamos mais da internet, de ferramentas online, do nosso site e de nossos celulares.

A transformação digital é uma força imparável e apresenta desafios diferentes todos os dias, tanto aos empreendedores digitais como as empresas e provedores de tecnologia.

Temos que permanecer vigilantes e motivados a não parar de se preocupar com desempenho e segurança, os dois pilares mais importantes dos negócios online.

Temos um grande orgulho em fazer parte do ecossistema da AWS, como já dissemos. Não poderíamos ter um melhor apoio deste incrível parceiro. Podemos afirmar que ela está sempre priorizando tanto o desempenho como a segurança, sem falar na atenção e foco ao cliente.

Gostaríamos, neste contexto de pós-crise, compartilhar os elogios que a Alboom recebe dos clientes com a AWS e outros parceiros que estão conosco na nossa jornada, e nos apoiando 24/7/365.

Caso tenha algum feedback ou recomendação, deixe-nos um comentário sobre esta carta aberta da Alboom  que estamos fazendo em nosso blog.

Rumo ao Topo!

Marcelo Moscato Ferreira – CEO da Alboom

Arquimedes Moscato Ferreira – CTO da Alboom

Marcelo Tesser – CMO da Alboom


Crédito das imagens:

Capa >  fabio > Unsplash.

Leon Seibert > Unsplash.

Luca Bravo > Unsplash.

Domenico Loia > Unsplash.