Como melhorar um site? A busca do site perfeito, evitando os principais erros

Existem excelentes sites e sites horríveis. Para você criar um site que a cada dia evolua mais e gere mais resultados, criamos este artigo para você conhecer e evitar os 5 Grandes Erros ao Criar Sites.

Para criar um site que seja top, aquele site dos seus sonhos e que vai te dar muita satisfação e orgulho o tempo todo, não será uma tarefa tão difícil desde que você saiba o que torna um site bem sucedido e tome alguns cuidados com o desenvolvimento do site para evitar os principais problemas.

Os Principais Erros ao Criar um Site

Vamos mostrar a seguir a lista dos erros críticos e até certo ponto muito comuns que arruínam a performance de qualquer site.

Evidentemente você deve se atentar também a outras dicas e recomendações que incluímos no final artigo como complemento.

Quanto aos erros, além de evitá-los é preciso acompanhar o crescimento do site pois alguns desses problemas podem surgir um pouco mais à frente quando seu site começa a ter mais conteúdos e mais tráfego.

A lista dos erros fatais para você evitar a qualquer custo:

1. Ter um site lento para carregar – ERRO #1

2. Ter um site que não seja responsivo – ERRO #2

3. Usar sistema de Site que não tenha boa reputação com SEO – ERRO #3

4. Ter um site que não permita ter um blog ou portfólio online integrado – ERRO #4

5. Copiar conteúdos de outros sites – ERRO #5

erros-ao-criar-um-site

1. Ter um site lento para carregar – ERRO #1

O Google e demais buscadores da web priorizam a experiência do usuário.

A pessoa que navegar em um site idealmente precisa encontrar as respostas que buscava quando pesquisou no Google.

E claro, a agilidade nessas respostas que seu site vai entregar tem uma importância vital.

A cada dia que passa as pessoas ficam menos pacientes e alguns segundos de demora pode fazer a pessoa abandonar o site.

Diante disso, ter um site que tenha agilidade no carregamento de cada página faz a total diferença para a experiência do usuário no seu site.

Se a pessoa acessar seu site e o mesmo for rápido, as chances dela voltar ao Google para acessar outro site serão muito menores e isso vai mostrar ao Google que seu site é muito melhor que outros que muitos outros.

Agora que você entendeu que o Google sempre vai priorizar seu site nas pesquisas se ele for rápido para carregar e a experiência do usuário com o conteúdo também for excelente, vamos a seguinte pergunta:

O que acontece quando a experiência do usuário for considerada ruim pelo Google?

E qual a consequência do usuário abandonar o site porque estava lento?

Seu site simplesmente perderá classificação e provavelmente cairá nas pesquisas, sem contar que você perdeu um potencial cliente porque seu site não foi profissional o suficiente!

Site lento é um erro tão grave que podemos afirmar que velocidade de carregamento de um site não é diferencial. 

Esse detalhe é ainda mais importante em segmentos que trabalham com alto volume de imagens, como sites para fotógrafos, arquitetos, engenheiros e profissionais criativos de forma geral.

2. Ter um site que não seja responsivo – ERRO #2

Desenvolvimento-de-Sites-Principais-Erros

O termo responsivo se refere quando o usuário acessar seu site e as letras, as imagens, vídeos, menu e também outros detalhes gráficos fiquem perfeitamente dispostos na tela para visualização. 

Resumindo, um site responsivo significa que ele vai ficar bonito e prático tanto no computador como no celular e outros dispositivos móveis como tablets.

Quando isso não ocorre, site não responsivo, é um sinal de alerta ruim e a conclusão, goste ou não, é que seu site não tem a intenção de agradar quem usa o celular para navegar na internet, o que hoje em dia é mais de 80% segundo o site Statista.

O fator responsivo é muito valorizado pelos usuários e também pelos buscadores como o Google, e é um forte fator de SEO que vai destacar seu site na pesquisa (ver também o erro #3 a seguir).

Não ter fator responsivo em seu site, também chamado de fator “Mobile” é outro grave erro em qualquer site profissional porque além de prejudicar o SEO fortemente vai com certeza causar muito abandono pelas pessoas usando celular.

3. Usar sistema de Site que não tenha boa reputação com SEO – ERRO #3

Buscas orgânicas no site ou o Search Engine Optimization (SEO) do seu site é um dos mais importantes métodos de Marketing.

SEO é o coração do marketing moderno e basta um elo fraco na corrente pode fazer ela romper e seu site deixar de ter o destaque no Google, Bing, Yahoo e qualquer outro buscador na internet.

É claro que o conteúdo do site é determinante, com as páginas ou publicações do blog otimizados com boas palavras-chave e excelentes imagens.

Mas além do conteúdo, a tecnologia conta e conta muito. Sem um bom sistema de site preparado para SEO vai ser o mesmo que pedir para um excelente piloto dirigir um calhambeque.

O SEO não vai ser ótimo se há limitante de tecnologia e esse é mais um erro inadmissível nos tempos atuais com tantas plataformas excelentes para criar sites.

Os melhores criadores de sites, ou as plataformas de sites mais conhecidas no mercado, possuem uma integração harmoniosa e facilitadora com o Google e demais buscadores, o que acaba refletindo positivamente no ranqueamento dos sites.

E quando a plataforma não possui um SEO otimizado ou facilitado para quem está criando site?

Vai comprometer todo o trabalho bem feito como velocidade de carregamento, fator responsivo e até mesmo todo esforço de criação do conteúdo.

A dica é se informar e tirar suas conclusões para a escolha da melhor plataforma de sites, e checando se criador de sites tem uma forte reputação de SEO.

4. Ter um site que não permita ter um blog ou portfólio online integrado – ERRO #4

Um dos fatores de sucesso de um site, independente do segmento, está em ter um Blog ou um Portfólio Online para criar conteúdos relevantes para sua audiência, ou seja, para pessoas que tenham interesse em seu serviço ou produto.

O site em si tem foco no ponto comercial de sua empresa, a venda de produtos ou serviços. No site divulgamos de maneira clara e objetiva esse ponto, visando atrair a atenção do usuário, para então efetuar a compra do que oferecemos.

O Blog e/ou Portfólio de Trabalhos tem uma pegada diferente, onde os conteúdos criados tem o poder de atrair a atenção desse usuário, que muitas vezes nem estavam buscando nossos produtos ou serviços, mas ao ver os trabalhos ou artigos do Blog, acabam por despertar o interesse.

Em suma, o Blog e/ou Portfólio Online é extremamente fundamental para o sucesso de seu negócio e evolução ao próximo nível de sua empresa ou negócio.

Ao buscar uma plataforma de sites, apenas contrate, se ela oferecer o Blog integrado ao site. Nunca crie o Blog separado do site, pois isso vai impactar negativamente no SEO do seu site. O Prosite tem o Blog integrado à plataforma de site, o que já contribui ainda mais para seu crescimento online.

5. Copiar conteúdos de outros sites – ERRO #5

Esse é um item muito polêmico e importante para darmos total atenção após ter adquirido a plataforma de site.

Precisamos ter sempre conteúdos inéditos em nosso site.

Você como usuário, teria paciência de ler, em 2 sites diferentes sobre o mesmo assunto, o texto de cada site, sabendo que este artigo está repetido (idêntico) nos 2 sites?

CLARO QUE NÃO!

O Google e demais buscadores sabem muito bem disso. E o mais agravante: Ele sabe qual foi o primeiro a ser criado e publicado.

Ao copiar o conteúdo de outro site geramos Conteúdo Duplicado, e o Google e demais buscadores da internet, podem sim punir seu site por esta prática.

Então nunca copie conteúdos de outros sites. 

O que recomendamos sempre, é ler artigos interessantes e de qualidade, e assim se inspirar e então,criar o seu conteúdo com suas palavras, com uma descrição de preferência, ainda melhor do que o artigo que você leu e se inspirou.

Agindo dessa forma teremos então, um artigo único (sem ser uma cópia) e podemos então ter esse trabalho visto pelo Google e demais buscadores, e então ganhamos um bom posicionamento deste artigo, o que vai gerar visitas ao site e melhorar ainda mais nossa autoridade e crescimento na internet.

Dicas para você encontrar o criador de site ideal

maiores-erros-criacao-de-sites

Depois de apresentarmos 5 Grandes Erros ao criar sites, sei que você está achando que será muito difícil encontrar e contratar uma plataforma para criar site que permita facilmente colocar todas as dicas que falamos em prática e que principalmente ajude a evitar o erros mostrados.

Para ajudar você a encontrar o melhor sistema de site, daremos algumas dicas sobre os principais atributos e detalhes que consideramos importantes que o sistema criador de sites ofereça.

Talvez alguns detalhes que selecionamos você vai achar uma “cereja do bolo”, algo importante que vai além do propósito técnico de criar um site.

Dica 1: Encontre um criador de sites rápido e fácil de atualizar

Esse é o fator número 1 para que profissionais tenham vontade de atualizar seu site com frequência.

A dificuldade ou muita mão de obra no momento de colocar um novo conteúdo no site pode desestimular a atualização deste site com frequência. Um site frequentemente atualizado vai ajudar a aumentar os acessos ao site e consequentemente outros resultados como aumento de clientes e de vendas.

Na Plataforma Alboom Prosite, todo o trabalho de atualização de conteúdo é muito prático, fácil e rápido também de realizar, contando com ótimos modelos prontos de site.

Inclusive a Alboom, em parceria com Henrique Ribas desenvolveu um curso de como Montar seu site em menos de 1 hora.

Isso mesmo que você leu. Um CURSO ONLINE e GRÁTIS que demonstra que ensina na prática o passo a passo de cada etapa para se chegar no site perfeito, da criação a personalização de seu site.

Você pode acessar gratuitamente o curso agora clicando aqui – basta criar uma conta grátis para o acesso completo ao curso!

Sobre facilidade e uso, veja como é a facilidade do criador de sites da Alboom (AULA 5 do curso):

criacao-de-sites-profissionais
Site perfeito #1: Diego Durante – Designer

Dica 2: Busque uma empresa que tenha suporte a dúvidas

Um fator que pesa muito na decisão da contratação de uma plataforma de sites: A Equipe de Suporte!

Você tem qualquer problema, seja no acesso, na criação de um novo post, ou mesmo ao criar algo diferente em seu site, e precisa de um suporte rápido, o que será da sua rotina se o suporte for lento, de difícil acesso ou mesmo se não existir?

Ter um suporte para dúvidas online vai com certeza fazer a diferença, principalmente quando a plataforma de criação de sites lançar novas funcionalidades que você vai aproveitar.

O Suporte Online via chat tem sido o método mais comum de suporte a dúvidas e eventuais soluções e problemas das melhores plataformas.

Site perfeito #2: Eduardo Vanassi – Fotógrafo

Dica 3: Busque conteúdos educativos e incentivo ao crescimento profissional

Esse item, com absoluta certeza, será difícil de encontrar ao realizar a sua pesquisa de escolha e seleção da Plataforma de Site a ser contratada.

A Plataforma Alboom oferece grandes diferenciais em relação às demais empresas de plataformas de sites no quesito comunidade, educação e soluções.

Veja os diferenciais da Alboom:

  • Criação de site Grátis – por tempo ilimitado.
  • Criador de sites 5 em 1: Site, Portfólio Online, Blog, Criador de Landing Pages e Formulários Web;
  • Além do criador de sites, a plataforma Alboom conta com várias outras soluções para pagamentos online, CRM-Vendas e sistemas para fotógrafos;
  • Comunidade exclusiva no Whatsapp;
  • Comunidade Exclusiva no Telegram;
  • Comunidade de Diagramação de Álbuns Fotográficos;
  • Canal ativo no Youtube com Dezenas de Vídeos, lives, aulas e dicas para seu crescimento profissional.

A Alboom investe e busca sempre crescer seu negócio, sendo uma forte parceria que vai agregar muito valor ao seu negócio além do site.

erro-ao-criar-um-site
Site perfeito #3: Elton Sabatino – Filmmaker

Veja depoimentos de quem criou o site perfeito com o Prosite da Alboom

Olhem os depoimentos especiais da Daniela Cunha e Allex Cordeiro.

A importância do site é mesmo transformadora, fundamental para se chegar ao sucesso e a manter a excelência nos negócios.

O que me chamou a atenção é a autonomia de você mesmo atualizar o seu site. Eu nunca tive que me preocupar se meu site está fora do ar, sempre que eu entro ele está lá, lindo.

Daniella Cunha

Em um mês com o Alboom Prosite, o meu site já estava na primeira página do Google. Hoje meu site varia entre o primeiro e segundo lugar no Google.

Allex Cordeiro

Você pode notar que Allex Cordeiro antes de migrar seu site para o sistema da Alboom tinha um site com grandes erros que o impedia de render e aparecer bem ranqueado no Google.

Você pode buscar mais informações sobre o Prosite em sites de avaliação de empresas de software, destacando aqui o renomado site de pesquisas Capterra.

Criar Sites: Aprendizado e evolução todos os dias

site-tecnologia
Site Perfeito #4 | Benhur Studio

Há outras coisas que você precisará também fazer para seu site chegar a todo o potencial de geração de resultados. Uma delas é atualizar o site com novos conteúdos frequentemente e outra é atenção para não cometer os erros que mostramos aqui.

Espero que tenha gostado do que aprendeu neste artigo dedicado a mostrar os 5 Grandes Erros ao criar sites na busca do site perfeito.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nosso blog com amigos. Temos muitos conteúdos sobre criação de sites e presença online.

5 CommentsClose Comments