OS MAIORES MITOS E VERDADES SOBRE DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS e FOTOLIVROS

A diagramação de álbuns fotográficos é uma das principais estratégias de venda e diferenciação usada por fotógrafos profissionais. Os Mitos e Verdades sobre Diagramação de Fotos e Álbuns vai ajudar você a entender em definitivo os tópicos mais importantes do universo da diagramação de álbuns e fotolivros.

Feito no formato guia prático, no formato MITO ou VERDADE, você vai aprender os conceitos, dicas e encontrar respostas que vão permitir melhores resultados e um conhecimento muito mais profundo do processo da diagramação.

DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUMS E FOTOS – POR QUE É IMPORTANTE DIAGRAMAR?

O ato de diagramar álbuns fotográficos, assim como fotolivros, torna-se cada vez mais popular entre fotógrafos, empresas de eventos e formatura.

Antigamente era um trabalho feito geralmente por Designers e artistas gráficos.

Graças às ferramentas online de diagramação, que facilitam a criação e toda preparação de um álbum de fotos, hoje é possível diagramar um álbum com mais de 100 fotos em menos de 1 hora.

Os softwares não foram os únicos a evoluir.

As encadernadoras e laboratórios de fotografia cresceram pelo país e possuem, comparado com décadas atrás, uma incrível variedade de modelos e tipos de álbuns.

Uma parte importante de diagramar álbuns, além de diagramar fotos e as lâminas dos álbuns, é saber escolher os modelos e estilos de álbuns que melhor se encaixam com o projeto e as necessidade dos serviço.

No mercado da fotografia, podemos dizer com certeza que diagramar e criar lindos álbuns é um pilar extremamente importante do negócio, trazendo renda extra e enobrecendo as memórias. Isso é uma verdade para o fotógrafo autônomo e também parra estúdios e empresas.

Então vamos entender um pouco mais de diagramação?

Ao conhecer Os Mitos e Verdades sobre Diagramação de Fotos e Álbuns você vai aprender muito coisa sobre este fascinante trabalho criativo.

diagramacao-de-albuns
Álbum fotográfico – Ensaio de Casamento Trash The Dress.

DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUNS – OS MITOS E VERDADES

Listamos 12 itens, ou melhor, verdades ou mentiras sobre diagramação de álbuns.

Para explorar, clique em cada item.

1. ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS COM FUNDO BRANCO FICAM MAIS BARATOS – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

Deixar o fundo branco de um álbum de fotografia não barateia o custo.

Isso é lenda pelo menos para a grande maioria das encadernadoras profissionais.

Por uma questão de modelo comercial praticado pelas encadernadoras, a maioria delas cobra por linha e modelo do álbum fotográfico, e o valor também vai variar de acordo com a quantidade de lâminas ou páginas.

Em resumo, considerado que cada tipo de álbum tem seu estilo, características e número de páginas, o modelo que as encadernadoras praticam se compara ao modelo de “Preço Fechado”.

Um álbum 30cm x 30cm, modelo X, vai custar um preço independente do layout das fotos e a cor do fundo.

Se as encadernadoras cobrassem por tipo da diagramação de cada lâmina, ou ainda que considerasse as cores usadas de fundo, ficaria praticamente impossível divulgar seus preços em seus sites.

2. MESCLAR FOTOS P&B E COLORIDAS NA MESMA PÁGINA PREJUDICA O ÁLBUM FOTOGRÁFICO – VERDADE OU MENTIRA?

Verdade.

Para fotógrafos profissionais e designers experientes em diagramar álbuns, utilizar fotos coloridas e P&B na mesma página é destruir o efeito especial que a foto P&B cria. E vice-versa.

O efeito esperado, especialmente da foto P&B, geralmente vai ser prejudicada se uma foto colorida estiver muito próxima a ela.

Romendamos a leitura de +15 Layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros – Guia Prático.

3. INCLUIR VÁRIOS MOMENTOS DIFERENTES NA MESMA PÁGINA VAI DEIXAR O ÁLBUM DESCOLADO E INOVADOR – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

A diagramação de um álbum fotográfico geralmente precisa contar uma história.

A combinação de elementos, álbum, textura, cores, layouts e claro a fotografia vai fazer a história ter o sentido e causar a emoção por unir com harmonia todos esses elementos e sentidos.

Para não causar uma estranheza ao folhear o álbum, é preciso tomar cuidado com a ordem dos acontecimentos. Não se pode ler um livro pulando os capítulos. Com o álbum é o mesmo, é preciso ter uma diagramação coerente com os momentos, seguindo às vezes uma sequência com poucas exceções em termos da cronologia.

4. COLOCAR UMA SÓ FOTO POR PÁGINA/LÂMINA É UM DESPERDÍCIO – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

Pelo fato de pagar o álbum por lâminas, a ideia de que quanto mais fotos você colocar na página/lâmina traz o melhor custo benefício geral, é um grande mito ou mal entendido.

O ojetivo é ter um álbum que se torne uma relíquia com o passar dos anos, uma verdadeira jóia de recordação.

É natural que alguns momentos, da história, vão merecer mais destaque e a algumas fotografias vão se tornar as mais importantes de todo trabalho.

Uma excelente técnica de diagramação é mostrar as melhores fotografias sozinha, com o máximo destaque possível.

Da mesma forma que em todos os capítulos de um livro não tem um peso igual, cada página ou lâmina de um álbum fotográfico precisa traduzir um pensamento, uma tática e causar uma emoção diferenciada.

Ao ver uma foto cobrindo toda a lâmina é considerado uma sofisticação e vai deixar a fluidez do álbum muito interessante.

5. A DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUNS DE CASAMENTO PRECISA DESTACAR OS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES COM FOTOS MAIORES – VERDADE OU MENTIRA?

Verdade.

Em um trabalho de diagramação temos sempre alguns momentos especiais precisam de um layout diferenciado, não somente pelo tamanho da foto em si na página/lâmina, mas também se a foto vai estar acompanhada de fotos relacionadas ou fotos secundárias na mesma página/lâmina.

Da mesma maneira que você prioriza e destaca certas imagens no seu site, no Álbum não seria diferente. Quando o álbum de casamento for visualizado pelo casal e familiares, é muito importante o destaque e o tamanho da foto vai ser facilmente notado por todos.

Ao diagramar um álbum de casamento, podemos destacar vários momentos especiais que você precisa ter atenção redobrada para destacar com um layout que as fotos tenham um tamanho maior que as outras próximas ou até ter o tamanho máximo, completo da página/lâmina:

  • Momento da entrada da Noiva
  • Momento da troca de alianças
  • Brinde do Casal
  • Corte simbólico do Bolo
  • Fotos protocolares com pais e irmãos dos cônjuges
  • Fotos do Casal de Noivos

Lembrando que quando o assunto é diagramação de álbum, menos fotografias por página podem ser mais impactantes para o resultado final, o que naturalmente permitirá fotos maiores.

6. UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO FICA MAIS INTERESSANTE SE TIVER VÁRIAS IMAGENS DE CADA MOMENTO – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

Incluir várias versões de fotos do mesmo momento vai causar um efeito que no final não é positivo.

Se por um lado pode ser considerado uma cobertura mais detalhada ou “jornalística” do momento, complementando com fotos que sempre trazem um detalhe ou outro diferente, por outro laudo pode cansar e diminuir o entusiasmo.

Com uma boa curadoria e seleção das fotos, o álbum fica mais interessante com uma ou duas imagens de um mesmo momento.

As vezes o cliente pode escolher várias imagens de um mesmo momento. Neste caso, devemos conversar com o cliente e expor o lado de contar a história e da harmonia geral que o álbum tem que criar.

O fato de ter fotos extras que o cliente gostou pode ser uma oportunidade para vender as fotos extras em formato digital ou ainda vender um álbum complementar.

7. AO DIAGRAMAR UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO DEVEMOS TER MUITO CUIDADO COM AS DOBRAS DAS PÁGINAS – VERDADE OU MENTIRA?

Verdade.

Muitos profissionais da fotografia ao criar uma lâmina panorâmica, ou mesmo ao transpassar a imagem de uma página para outra, acabam por não dar atenção ao fator da dobra da página que pode impactar negativamente a diagramação.

Os piores problemas ocorrem quando a dobra da página incide sobre o rosto ou corpo de pessoas, dividindo a mesma entre as páginas.

O resultado final do álbum fotográfico ou fotolivro pode ser prejudicado por um todo se uma fotografia de destaque ficar com esse problema. 

Recomenda-se uma atenção redobrada quando qualquer imagem transpassar duas páginas.

8. É PRECISO SEMPRE RESPEITAR A REGRA DOS TERÇOS NA DIAGRAMAÇÃO – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

Para uma perfeita diagramação de um álbum, existem algumas regras e guias de conduta.

Porém a criatividade as vezes não seguir regras, ou seja, “quebrar” alguns padrões visuais podem deixar o resultado, além de diferente, interessante e agradar bastante.

Um dos padrões visuais mais seguidos na fotografia é a regra dos terços.

A regras dos terços pode ser aplicada tanto na fotografia como na diagramação, sendo uma referência importante que traz harmonia e equilíbrio.

Mas em algumas situações mais criativas precisamos relevar esta regra, priorizando detalhes e elementos que não podem ser deixados de fora ou alterados.

Como exemplo, podemos “fazer um Crop” na foto para deixá-la mais bem enquadrada para o álbum fotográfico ou fotolivro, porém este Crop na imagem vai deixá-la menos impactante.

Ou seja, existem sim muitas regras para a diagramação, mas temos que, acima de tudo analisar cada ponto para “justificar” a melhor forma do layout ou mesmo avaliando a finalização do trabalho como um todo.

9. PARA DIAGRAMAR UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO PRECISA DE UM COMPUTADOR COM RECURSOS GRÁFICOS PODEROSOS – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

Diagramar um álbum fotográfico ou fotolivro não é o mesmo que editar ou tratar imagens, muito menos o mesmo que jogar que usar um software para renderizar 3d.

Diagramar um álbum é compor um layout a partir de imagens ou fotografias para que o resultado visual fique fascinante quando for impresso.

Hoje em dia, acredite, diagramar álbuns e fotolivros não vai requerer um computador especial nem muito potente graficamente hoje em dia.

Alguns anos atrás, talvez, a solução comum seria usar softwares gráficos para criar cada composição do layout.

Atualmente existem alternativas para que a diagramação seja simples, rápida, com qualidade e ainda com segurança.

Existem softwares de diagramação de álbuns que são de instalação, esses sim podem exigir mais recursos dos computadores.

E existem também ferramentas de diagramação totalmente online, sendo desnecessário um computador super especial com muitos Gigabytes de RAM e placas de vídeo muito potentes.

A ferramenta Designbox da Alboom oferece simplicidade e eficiência na diagramação de fotos para álbuns fotográficos e fotolivros e é um sistema totalmente online, sem nenhum pre-requisito especial.

10. O ÁLBUM FOTOGRÁFICO PROFISSIONAL É FEITO PARA DURAR PARA SEMPRE: VERDADE OU MENTIRA? – VERDADE OU MENTIRA?

Verdade.

Sei que você já ouviu a expressão “nada dura para sempre”.

Ok, mas você sabe que há registros em papiro com mais de 2000 anos e a fotografia mais antiga do mundo está “ainda” exposta em um museu.

Se você comprar um álbum fotográfico feito por encadernadoras especializadas, o cuidado com os materiais utilizados e o processo de impressão são feitos para durar gerações. Esse é o termo que comumente usam para prometer o vitalício: gerações.

Mas atenção!

A encadernadora não é a única responsável para o álbum durar para sempre.

É preciso ter cuidados especiais para guardar um álbum fotográfico, desde de cuidados com umidade à forma de guardar o álbum e fotolivro na estante ou no armário.

Evite ver o álbum ou fotolivro “no colo das pessoas”.

Procure sempre ver o álbum sobre uma mesa ou uma base mais sólida. Isso evita possíveis quedas que podem danificar seu álbum.

Evite deixar seu álbum fotográfico exposto diretamente à luz solar. Isso pode danificar seu álbum e causar variação de tons.

Caso seu álbum apresente alguma mancha ou marcas de dedos, NUNCA USE álcool ou Água para tentar remover essas imperfeições. 

Para melhor conservar os álbuns, ou instruir o cliente de como usar e conservar, consulte a encadernadora responsável pelo serviço para saber as melhores práticas.

11. INSERIR FOTOS HORIZONTAIS E VERTICAIS NO MESMO LAYOUT PREJUDICA O RESULTADO VISUAL – VERDADE OU MENTIRA?

Mito.

Muitos podem achar inicialmente estranho diagramar em uma página/lâmina fotos verticais com horizontais. Encontrar o layout ideal pode parecer difícial mas não é. Com recursos de ferramentas onde você consegue “encaixar” e ajustar com perfeição a foto em um layout vertical, ou horizontal, o desafio passa em criar uma boa harmonia no conjunto.

Sobre como encaixar com harmonia fotos verticais e horizontais, veja a PARTE II do guia +15 Layouts de Álbuns de Fotos e Fotolivros.

12. ANTES DE COMEÇAR A DIAGRAMAR O ÁLBUM DO CLIENTE, CONVERSE E EXPLIQUE COMO SERÁ O ÁLBUM – VERDADE OU MENTIRA?

Verdade.

Antes mesmo de começar a fazer a diagramação do trabalho, recomenda-se uma reunião (online ou presencial) com seu cliente para rever as imagens escolhidas e definir algumas diretrizes e preferências para o álbum.

Para que o álbum seja atemporal, valide as expectativas principais do cliente, suas preferências e ideias para que você possa melhor definir o conceito, as cores, fundos, tipos de letras e principalmente pensar nos layouts de fotos para que o resultado do trabalho de diagramação se transforme em um lindo e valioso álbum de fotografia.

Talvez você tenha que explicar alguns temas polêmicos para seu cliente para que você não crie um álbum que depois vire depois uma decepção ou um retrabalho desnecessário.

COMO FUNCIONA A DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUNS ONLINE?

Designbox, também referido como Alboom Designbox, é uma solução exclusiva da plataforma Alboom.

É um sistema pioneiro feito para fotógrafos e designers diagramarem seus álbuns fotográficos e fotolivros de forma rápida, profissional e fácil.

Pelo fato do Designbox ser um sistema 100% online, ele oferece a liberdade de poder diagramar e organizar os projetos de diagramação a partir de qualquer computador com acesso internet.

Teste gratuitamente o Alboom Designbox. Basta criar sua conta grátis na Alboom e testar todas as ferramentas disponíveis.

diagramacao-de-albuns-fotograficos
Sistema de Diagramação de Álbuns e Fotolivros – ALBOOM DESIGNBOX.

COMO TER AJUDA COM MINHA DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUNS?

A Alboom criou uma Comunidade de Diagramação de Álbuns Fotográficos no Facebook direcionada para fotógrafos, profissionais criativos e designers que querem transformar seus negócios com a venda e diagramação de álbuns e fotolivros.

A ideia é promover a troca de conhecimento entre os profissionais, ajudando desde um fotógrafo iniciante até os profissionais com nível de conhecimento avançado.

Compartilhando técnicas, dicas e hacks, e contando com a ajuda de especialistas, a Comunidade já conta com mais de 500 membros em seu grupo privado no facebook.

Participe você também da Comunidade de Diagramação de Álbuns fotográficos.

Como acessar e fazer parte da Comunidade?

1- Registre se no LINK: facebook.com/groups/diagramacaodealbuns/

2- Preencha o formulário de participação;

3- Aguarde sua aprovação no grupo. A aprovação ocorre normalmente em menos de 1 dia.

editor-de-fotos-online
Como Diagramar um Álbum de Fotografia – Diagramação Online

CONCLUSÃO

Os Mitos e Verdades sobre Diagramação de Fotos e Álbuns mostrou vários conceitos e recomendações fundamentais sobre diagramação em um formato prático, interessante e porque não dizer, também divertido de Verdade ou Mentira.

Diagramar é uma etapa importante e diretamente vai impactar seu negócio de fotografia.

Sem falar que um álbum impresso é a melhor maneira de encantar os clientes e eternizar a memória por gerações.

Entender sobre diagramação e saber como diagramar um álbum são qualidades diferenciadas para um fotógrafo profissional.

A Alboom busca sempre incentivar o Mercado Fotográfico. Sem dúvida alguma o álbum fotográfico é um fator gerador de prosperidade e valor nesse mercado.

Conheça também outros artigos para fotógrafos e designers.

Conheça também o Canal da Alboom no Youtube: conteúdo de fotografia, artes e empreendedorismo em vídeo.

E como é comum pedirmos, compartilhe esse artigo com os amigos e nas redes sociais. Obrigado.


RECOMDAMOS PARA VOCÊ

👉 CURSO GRÁTIS LIGHTROOM: Aprenda Edição de Fotos (+30 Aulas Online).

👉 Conheça o ferramenta 100% online, rápido e intuitivo para qualquer pessoa criar um álbum de fotografia profissional. Compatível com +80 encadernadoras e Integrado com o sistema de escolha de fotos e aprovação de álbuns.

Templates-para-diagramacao-de-albuns-gratis
Diagramação de Álbuns via Alboom Designbox.

3 CommentsClose Comments