A profissão de fotógrafo é normalmente uma profissão independente, como freelancer mesmo e a maioria trabalha sozinho.

Em 10 ideias de onde procurar emprego de fotógrafo, iremos abordar opções de trabalhar em tempo integral como fotógrafo para uma empresa ou instituição.

O salário pode não chegar aos pés do que se consegue sendo autônomo, porém o fator estabilidade, aprendizado e trabalho com outras pessoas ou departamento pode fazer valer muito a pena o emprego formal.

E os profissionais que se dedicam à fotografia podem trabalhar em muitos lugares que talvez você não saiba. Por isso, a atuação neste ramo cresceu muito e hoje temos diversos tipos de emprego para os fotógrafos.

Para quem pretende trabalhar na área, é preciso entender que o fotógrafo não fica apenas atrás de uma câmera, mas também que exerce variadas funções. 

Sendo assim, o mercado cresce para quem agarra as oportunidades que estão à sua frente, as quais você vai conhecer hoje. 

Onde tem emprego de fotógrafo?

Podemos dizer que hoje há bastante empregos de fotógrafo no mercado de trabalho.

As ferramentas digitais permitiram que a profissão se reinventasse e ganhasse força, atuando em praticamente todos os ramos comerciais.

Selecionamos, então, 10 deles para você conhecer:

1. Grandes estúdios fotográficos

Grandes estúdios fotográficos, por terem alta demanda, tem o interesse de contratar fotógrafos com CLT ou até como freelancers. 

O emprego como fotógrafo de estúdio poderá abranger mais atividades que a fotografia em si, cobrindo edição de fotos, diagramação de álbum e até atendimento e vendas.

emprego de fotógrafo em estúdio fotográfico

Há vantagens em trabalhar em um grande estúdio, pois você aprenderá na prática muitas coisas além da fotografia, entre elas os princípios básicos de gerenciamento de empresas.

Um exemplo muito básico de produtos que os grandes estúdios fotográficos possuem são os álbuns e fotolivros. 

Geralmente nesses locais são feitas sessões com modelos adultos ou crianças, com a finalidade de compor books para agências ou uso pessoal.

Podemos citar que o segmento infantil vem crescendo bastante com o acompanhamento mensal dos bebês até um ano de idade e também com fotos em cenários temáticos.

Contudo, o emprego de fotógrafo em um grande estúdio fotográfico pode oferecer em média um salário de R$1800,00.

2. Empresas de produção de eventos

Congressos, feiras e eventos em diversas áreas precisam de profissionais para registrar suas atividades diariamente.

O fotógrafo circula entre os convidados e faz fotos do local, de stands de patrocinadores e palestrantes.

Com a retomada do cenário de eventos voltando às normalidades, e claro se você gostar desse tipo de fotografia, entrar em contato com essas empresas pode garantir uma semana extremamente agitada para você.

Sem dúvidas, principalmente para quem está começando na fotografia, a fotografia de eventos pode ser uma excelente oportunidade para treinar o olhar e garantir excelentes cliques de momentos únicos.

Fotografia de eventos
Fotógrafa Karly Marques palestrando no Workshop Alboom Máquina de Vendas | Equipe fotográfica Aline Lelles

3. Agência de Moda

Talvez um dos ramos mais conhecidos para o fotógrafo, que atua também em estúdios e em locais externos, com modelos já profissionais.

Porém, as agências de moda, ou de modelos, gerenciam os contatos dos modelos com as empresas que procuram profissionais de determinados perfis.

Mas para que a agência garanta que seus modelos serão escolhidos, cabe a ela dar treinamento e cursos para eles.

E aqui o fotógrafo tem uma grande oportunidade de emprego, principalmente se ele já dominar a questão de direção fotográfica.

Fotos comerciais de roupas e acessórios voltados para um público que busca por novidades, exigindo um olhar dinâmico e moderno para essa indústria é essencial para o sucesso de vendas, e muitas vezes uma fotografia bem dirigida é que faz a diferença.

Fotografia de Moda

4. Agências de Marketing e Publicidade

As fotos publicitárias exigem cenários próprios e conhecimento dos produtos, que variam em inúmeras categorias.

Desde o boom das redes sociais nosso mundo se tornou mais visual e o trabalho do fotógrafo é muito procurado por empresas e por influenciadores digitais, com uma grande demanda por imagens e vídeos. 

Portanto, fazer parte de uma agência como fotógrafo, pode tanto diferenciar os produtos oferecidos pela agência em si como também te inserir dentro de um nicho que vem crescendo a cada dia na fotografia.

5. Emissoras de TV, jornais e revistas

O emprego para fotógrafos que as emissoras de TV, jornais e revistas geralmente oferecem é para fotojornalismo.

O jornalismo sempre foi um campo em que o fotógrafo esteve presente. 

Afinal, os textos ficam muito mais ricos com as imagens e chamam a atenção dos leitores.

emprego de fotojornalista
Captura do Portal G1, noticiando o falecimento da Rainha Elizabeth II

Podemos ainda subdividir essa atuação do jornalista em outras áreas, não apenas das notícias de jornais, revistas e portais, mas também na cobertura de eventos esportivos e campanhas políticas, por exemplo.

6. Concursos Públicos

Outra excelente opção para encontrar emprego como fotógrafo é em cargos públicos, como por exemplo, fotógrafo de perícia da Polícia Civil.

Fotografo de perícia criminal

Fazendo uma pesquisa encontramos, na cidade de São Paulo, vários concursos destinados a contratar fotógrafos e com salários atraentes.

Portanto, basta dar um Google na sua região ou na região que deseja trabalhar e essa pode ser a virada de chave que você procurava.

7. Escola de ultraleve e Paraquedismo

Se você é fotógrafo e amante de esportes radicais, uma oportunidade de emprego pode estar nas escolas de aviação e paraquedismo.

Afinal, quem procura esses locais para realizar um sonho, normalmente gosta de ter um registro fotográfico oficial.

Fotografia de paraquedismo

Sendo assim, ofereça seus serviços para essa empresa e mostre como ter um profissional da fotografia atuando 100% junto ao público, pode ser o verdadeiro diferencial para eles.

Além disso, você também pode inserir o drone como alternativa de fotografias únicas.

Antes, os aviões eram os principais meios de se obter fotografias aéreas, hoje, o drone está dominando esse nicho.

Essa ferramenta permite imagens aéreas em alta resolução, sendo bastante utilizadas também em projetos urbanos e agrícolas, assim como entrega lindos takes de eventos, casamentos e paisagens. 

Voltando para o esporte radical, se você quer pular de paraquedas, por exemplo, você, definitivamente, vai querer ter um vídeo dessa experiência.

8. Hotéis e Resorts

Seguindo com a área do turismo, o ramo da hotelaria é outro local excepcional para encontrar emprego de fotógrafo.

Dentro dos grandes hotéis, resorts e até cruzeiros marítimos, um dos souvenirs mais amados pelos turistas é aquela fotografia bonita, com toda a família.

Fotografando turistas

Em cruzeiros, você teria a oportunidade, por exemplo, de trabalhar por temporadas.

Já em hotéis e resorts, que normalmente possuem lotação o ano todo, você teria um trabalho fixo, podendo ganhar horas extras aos finais de semana e à noite.

09. Imobiliárias e Construtoras

Um outro ramo empresarial que tem optado por destacar os seus produtos e serviços com belas fotografia é a área da Construção Civil e de Imobiliárias.

Além do fotógrafo fazer belas fotos dos empreendimentos, esses ramos também têm apostado em profissionais como Designers de Interiores e Arquitetos.

Os Showrooms e Open House, trazem uma experiência única para o cliente que pretende comprar um imóvel, então, a apresentação desse precisa ser muito caprichada, seja no ao vivo ou pelos folhetos de apresentação.

emprego de fotógrafo imobiliário

Aqui também podemos destacar o uso de Realidade Aumentada como uma alternativa para ampliar a experiência para quem quer comprar e não tem como visitar previamente.

E, para que essa última seja um sucesso, além de belas fotos você precisará dominar a arte de edição de vídeos e tornar tudo mais profissional, com uma experiência única.

10. E-commerce e Marketplace

Os grandes E-commerce e Marketplace, normalmente, possuem uma equipe de marketing completa. 

E quando digo completa, ela inclui um profissional da fotografia inserido em seu ambiente e atento às mudanças e tendências de mercado.

Fotografia de produto para e-commerce

Afinal, para essas empresas, é muito mais rentável contratar esses profissionais que ficam 100% do tempo focados em seus produtos e demandas, do que pagar para uma agência que possui muitos clientes, têm altas demandas e, às vezes, podem atender até o seu concorrente.

Aqui, assim como o fotógrafo que busca emprego em uma agência de publicidade, o foco é a fotografia de produto, mas trabalhar em um local como esse trará uma experiência diversa, pois ele terá o contato com todo o fluxo que aquele produto faz, até chegar ao consumidor final.

O que é fundamental ao escolher um emprego de fotógrafo?

A rotina de um fotógrafo é bastante dinâmica, por mais que ele se especialize em um nicho da fotografia, cada dia é um trabalho novo que realiza, com clientes que têm preferências distintas. 

É necessário organizar, selecionar e tratar as fotos, e o salário varia de acordo com o tipo de contrato fechado, seja ele por projeto ou por horas.

Dessa forma, é possível trabalhar com nichos diferentes para que os frutos de seu trabalho venham de diferentes fontes e nunca faltem!

Primeiramente, é importante fazer uma pesquisa em sua região e verificar onde há uma demanda maior de emprego de fotógrafos. Caso você more em uma região com poucas oportunidades, explore os ambientes on-line e vagas que podem ser exercidas em home-office.

Em segundo, é essencial que você tenha um portfólio de fotografia online, que seja organizado e mostre toda a sua versatilidade como fotógrafo.

Por fim, e como resultado do seu portfólio, é preciso existir, ou seja, estar no Google e se mostrar disponível para novos desafios e oportunidades.

E você, fotógrafa ou fotógrafo, já teve algum emprego de fotografia que não citamos aqui? Então conta para gente que queremos saber e compartilhe a sua experiência.

A equipe de conteúdo do Blog da Alboom recomenda:

Como criar um site de sucesso

Portfólio Online

SEO para Fotógrafos

0 CommentsClose Comments

Leave a comment