Equipamentos para Fotógrafos

Os 10 Equipamentos Essenciais Para Fotógrafos traz a resposta à pergunta: Que equipamentos o fotógrafo precisa ter para trabalhar?

Seja você um fotógrafo profissional iniciante ou experiente, os equipamentos para comprar podem parecer muitos e difíceis de escolher.

A princípio, quando pensamos que equipamentos são fundamentais para você fazer fotos criativas, o céu é o limite e as opções aumentam.

Portanto, o que você vai aprender neste artigo vai além do óbvio câmera digital e lente em se falando de equipamentos para fotógrafos.

O que este artigo vai mostrar é uma lista dos principais equipamentos para destacar sua fotografia e, assim, ajudar seu negócio a se diferenciar.

Feito com a colaboração de fotógrafos profissionais, com muitos anos de profissão, este artigo vai mostrar os equipamentos vitais pra fotógrafos desempenharem seus trabalhos com muita qualidade e versatilidade.

E prepare-se. Alguns itens inclusive poderão ser uma completa novidade para você.

Dessa forma, se você está sedento por aprender tudo que pode sobre fotografia e especialmente sobre equipamentos de fotógrafos, este artigo vai ajudar muito.

Equipamentos para Fotógrafos – 10 Equipamentos Essenciais

O mercado da fotografia vive em transformação e nele a gente vive aprendendo.

Assim como os equipamentos para fotógrafos estão evoluindo todos os dias também. Portanto, ter uma boa lista de equipamentos na mochila, ou disponíveis para usar no seu estúdio, é algo diferenciador para conseguir lindas fotografias e ainda conseguir mais trabalhos.

Vamos juntos explorar a lista fundamental: os 10 Equipamentos Essenciais Para Fotógrafos!

1. Câmera fotográfica digital

equipamento-para-fotografo
Câmera Fotográfica Canon

A Câmera Fotográfica é o princípio de tudo quando consideramos trabalhar como fotógrafo.

Um fotógrafo que esteja iniciando vai precisar de uma câmera fotográfica moderna ou que seja versátil para fazer uma boa variedade de fotos com ela, sem depender de ter ou levar consigo 2 ou mesmo 3 câmeras diferentes para usos específicos.

A câmera é para o fotógrafo o que o motor é para o automóvel.

Sem o motor, o automóvel não cumpre seu papel de transportar pessoas. Portanto, sem a câmera fotográfica não existe a fotografia – veja a história da fotografia lendo o artigo O DIA DO FOTÓGRAFO.

Atualmente as câmeras digitais são os equipamentos da lista de fotógrafos que mais passa por transformações e inovações tecnológicas.

Por isso, há muitos modelos e marcas para escolher, assim como opções de equipamentos sem espelho – as chamadas câmeras digitais mirrorless.

Se você está se perguntando quais são os principais tipos de câmeras para escolher que vão compor sua lista essencial de equipamentos para fotografar, você precisa saber que há dois grupos principais de câmeras para explorar: as câmeras DSLR e a nova tendência de câmeras, as Câmeras Mirrorless.

Onde eu encontro uma loja de equipamentos que venda câmeras fotográficas digitais?

Disponibilizamos para você uma lista de lojas de produtos fotográficos:

CLIQUE AQUI E ENCONTRE 10 LOJAS DE EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS.

2. Lente ótica

acessorio-para-fotografo
Lente para Câmera Fotográfica. Foto: shkan Forouzani.

O tema lente ótica de câmera, ou simplesmente lente de câmera, é um assunto sem fim e bastante complexo.

Quando o fotógrafo atua profissionalmente em vários segmentos, aplicando diversos estilos de fotografia, o processo de escolha fica mais difícil e o investimento com lentes vai, com certeza, pesar no bolso.

Boas lentes custam muito caro. Essa é a regra geral.

É comum que na mochila do fotógrafo, talvez sejam as lentes os equipamentos mais caros que o fotógrafo vai transportar.

Se você é um fotógrafo iniciante, você deve sem dúvida estar se fazendo as seguintes perguntas?

Qual é a lente mais usada por fotógrafos?

Buscar uma lente popular entre fotógrafos profissionais é uma excelente estratégia ao compor sua lista equipamentos para iniciar na fotografia.

É importante lembrar que as lentes geralmente mais usadas são as que acompanham o kit de venda padrão das câmeras.

Mas também é de interesse dos fabricantes fazer com que o kit padrão tenha um bom custo-benefício. Sempre há um combo com a câmera fotográfica+lente que vai ser muito útil para sua lista de equipamentos

Por exemplo, a câmera Canon Rebel T7 é vendida com uma lente Canon 18-55mm f/3.5-6.3, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

A princípio, a rotina de um fotógrafo não é fácil como parece e, em certo trabalhos, pode exigir outros tipos de lentes, como bem sabemos.

Mesmo em um único ensaio fotográfico ou em um ensaio Trash the Dress, por exemplo, pode estar sol em um momento e minutos depois o tempo fechar, ou ainda, escurecer repentinamente.

Portanto, se seu trabalho fotográfico é normalmente de ensaios ao ar livre, durante o dia a lente 18-55mm vai dar conta do recado com tranquilidade.

Por outro lado, se você faz fotografia de eventos à noite, essa lente limita muito o trabalho, o que implica em dizer que você terá que investir em uma outra opção de lente.

Assista este vídeo a seguir para entender melhor as opções de lente, feita por Robison Kunz, fotógrafo de casamentos.

3. Cartão de memória rápida

Um Cartão de Memória nunca é demais!

Mas o que um fotógrafo precisa mesmo é de um cartão de memória rápida, que significa dizer que sua memória é acessada de forma muito mais rápida que um cartão de memória convencional.

Cartão de memória não é igual a pen drive, onde geralmente você apenas se preocupa com o tamanho de armazenamento e a compatibilidade com o computador.

Na fotografia, existem cartões de memória de diversos tipos, tamanhos e velocidades.

A regra básica é: quanto maior o armazenamento, e mais alta a velocidade de acesso (leitura e gravação), melhor!

Mas o melhor, nesse caso de cartão de memória rápida, também significa um equipamento mais caro para o fotógrafo investir.

Nem todos os cartões de memória são feitos iguais também! Esse é o grande ponto.

Por fim, a questão da marca pesa muito.

Assista este vídeo da Karly Marques! Ela vai responder muitas questões comuns sobre cartões de memória e como eles são muito importantes na lista de equipamentos essências de fotografia.

4. Tripé para Câmera

equipamento-para-fotografia
Foto: Ingo Doerrie.

Sempre é bom ter um tripé por perto quando for sair para fotografar.

Um equipamento simples, porém fundamental na fotografia profissional.

Então, se você é um fotógrafo que se desloca para fotografar, recomendamos que você tenha um tripé fotográfico prático para levar com você nas suas viagens.

Afinal, a fotografia pode ser planejada de uma maneira, mas ao chegar ao local das imagens, o fotógrafo pode mudar totalmente a forma de executar o trabalho fotográfico.

Quantos fotógrafos podem já ter vivido a experiência de imaginar uma linda fotografia e, por não ter um tripé disponível, tudo ficou só no pensamento!?

As mesmas lojas que indicamos no Equipamento #1 – Câmera têm muitos modelos de tripé.

Tripé é um investimento acessível, além de ser outro equipamento muito importante em qualquer segmento da fotografia.

5. Flash Fotográfico

camera-fotografica
Foto: Seth Doyle.

De acordo com os colaboradores, o Flash fotográfico é outro equipamento muito necessário para ficar na mochila do fotógrafo.

Com a Fotografia Digital, o flash se tornou um complemento importante e, para muitos profissionais, está no topo de prioridade na hora de escolher seus equipamentos preferidos.

Dessa forma, o flash se torna obrigatório em alguns tipos específicos de trabalhos. Por outro lado, mesmo não sendo obrigatórioem todos segmentos, pode fazer a grande diferença, se bem usado.

Para te convencer ainda mais a ter um bom flash, veja o depoimento do fotógrafo de casamentos Fernando Coutinho:

O flash tem o poder de congelar cenas, principalmente as de movimento.

Fernando Coutinho – Fotógrafo de Casamentos.

Usar o flash de maneira criativa pode ainda te render resultados incríveis.

É mais um equipamento que pode precisar de conhecimentos específicos e muita prátiáca.

Selecionamos um vídeo que aborda o FLASH e você vai entender porque ele é indispensável para o fotógrafo fazer lindas fotografias.

Live do Fotógrafos Online, com Nelson Neto e Lauro Maeda.

6. Rádio Flash

Rádio Flash… você conhece?

Taí um dispositivo que agrega muito valor a fotografia, principalmente para fotógrafos de eventos.

Muitos fotógrafos conhecem, mas não usam o Rádio Flash. E, por isso, acabam perdendo grandes oportunidades, mas também deixando de gerar mais valor a seu trabalho, já que o rádio flash gera uma segunda luz que deixa qualquer fotografia com muito mais vida e textura.

Assim como o Flash, o Rádio Flash estimula a criatividade.

Aprenda o que é o Rádio Flash e por que este equipamento também é recomendado para fotógrafos de casamentos e eventos assistindo ao vídeo a seguir.

7. Mochila de fotógrafo

Uma mochila de fotógrafo é mais um daqueles itens que você não pode deixar de fora quando for comprar sua lista de equipamentos como Fotógrafo Profissional.

Atualmente no mercado existem excelentes opções que vão além do armazenamento ou volume, mas também da organização do espaço que conta com muitas variações.

A busca da mochila ideal para seu estilo como fotógrafo também dá um certo trabalho encontrar.

Dessa forma, por mais básico que possa parecer, devemos realmente dedicar certo tempo para fazer uma boa pesquisa antes de comprar uma mochila.

Simplesmente porque para um fotógrafo profissional é necessário agilidade com os diversos equipamentos em momentos específicos no trabalho e durante evento. 

Quando precisamos de algo, como uma troca de Lente, troca de bateria, Flash, uma Boa Mochila, pensada para fotógrafo, faz a total diferença!

A marca de mochila que mais recomendamos é a BLACK HOLD por sua tradição, estilo e foco no fotógrafo – sem falar na garantia vitalícia.

Veja o artigo: BLACK HOLD: O SUCESSO DA MARCA PARA FOTÓGRAFOS.

8. Alça para Câmera / Alça para fotógrafos

fotografia-profissional
Alça para Câmera com bolsa porta câmera acoplada.

A Alça para a Câmera é outro tipo de equipamento para fotógrafo que, quem não tem, não sabe o que está perdendo.

Muitas vezes, o fotógrafo não enxerga a importância real desse item, justamente por não fazer fotos por longas horas.

A maior vantagem de uma alça para câmera – ou alça para fotógrafos – é a proteção do equipamento, principalmente evitando as famosas quedas acidentais que podem arruinar o evento fotográfico.

Além da forte proteção da câmera que as alças oferecem, ao usar uma boa alça o fotógrafo, terá muito mais conforto ao trabalhar, principalmente em eventos de longa duração como casamentos e festas sociais

As alças originais, que podem acompanhar o kit normal das câmeras fotográficas, são projetadas para uso leve ou moderado.

Já as alças que estamos falando aqui, são pensadas para uso intenso, trazendo conforto e segurança postural além da segurança ao equipamento.

A Black Hold foi uma empresa que nasceu fabricando alças para fotógrafos e possui vários modelos para você escolher – alça simples, alça dupla e também opções de estilos e cores.


09. Luz de LED

A Luz de Led é um outro item importante, mas não surpreende a gente se você não ouviu falar.

Por que a Luz de LED é um equipamento essencial para o fotógrafo?

A Luz de LED começou a ser utilizada mais frequentemente após o advento da fotografia digital. Ela serve para ajudar o fotógrafo a conseguir resultados mais criativos em suas imagens.

Atualmente, a Luz de Led se tornou um equipamento muito importante no resultado final das fotografias noturnas, como casamentos e festas de 15 anos

Dessa forma, ela é mais um forte aliado do fotógrafo que não pode se dar o luxo de arriscar durante eventos.

Afinal, luz é tudo!

10. As ferramentas digitais para a pós-produção e marketing

Talvez não seja propriamente um equipamento, mas, por outro lado, certamente é uma ferramenta de extrema utilidade e importância para fotógrafos.

Vamos cobrir três ferramentas, ou melhor sistemas, para dar um ajuda incrível na rotina comercial e do fluxo de trabalho.

#1 – Editor de Fotos – Software de Edição de Fotos

A primeira ferramenta digital que consideramos essencial é um editor de fotos.

A prícípio, o Adobe Lightroom é o editor de fotos mais usado por fotógrafos. Esta ferramenta é essencial para qualquer fotógrafo organizar, editar, copiar, cropar, ou seja, fazer tudo que se precisa para a fotografia ficar perfeita.

Temos uma excelente novidade para você. Infelizmente não é o Adobe Lightroom de graça para você.

Mas sim, temos uma grande novidade para você, que busca conhecer mais desse incrível editor de fotos que é o Lightroom.

A Alboom, em parceria com Henrique Ribas, está disponibilizando um Curso de Lightroom Online e Gratuito pensado para fotógrafos.

É um curso completo, muito prático, que mostrará tudo do Lightroom e também do Photoshop dentro da rotina do fotógrafo profissional.

Além disso, é altamente recomendado para fotógrafos iniciantes ou que queiram evoluir o seu fluxo de pós-produção.

Para acessar, veja o artigo: Edição de Fotos: CURSO GRÁTIS LIGHTROOM +30 Aulas Online.

#2 – Site para Fotógrafos – Portfólio Online e Blog

Quanto ao site do fotógrafo, nada deixa o fotógrafo mais orgulhoso do que ter um site atraente, rápido, fácil de atualizar.

Afinal, todo fotógrafo precisa mostrar seu melhor online e atrair clientes.

O check list de equipamentos e ferramentas que todo fotógrafo precisa ter não ficaria completa sem esse recurso, que é um site de fotografia.

A Alboom permite você criar um site grátis de fotografia, sem precisar se comprometer com prazo ou mesmo ter que fornecer o cartão de crédito.

Assim, uma ótima surpresa é também o Curso Online Como Criar um Site em Menos de Uma Hora, com vídeos práticos e demonstrando todo o passo a passo para criar e gerenciar um site de fotógrafo.

Para acessar o curso, clique no link: COMO CRIAR SEU SITE EM MENOS DE UMA HORA.

equipamentos-e-acessorios-para-fotografos
Site criado com Alboom, Plataforma de Sites e Ferramentas para Fotógrafos

#3 – Seleção e Aprovação Online de Fotos e Álbuns

Uma outra ferramenta muito útil para o fotógrafo: entregar as fotos online para o cliente selecionar ou favoritar.

E não só escolher as fotos. Também aprovar o álbum fotográfico antes da finalização e impressão.

Usar um bom sistema de provas para automatizar toda revisão e escolha das imagens é uma necessidade vital para um fotógrafo profissional.

A Alboom é uma plataforma de soluções com tudo que o fotógrafo precisa em um só lugar!

O sistema de provas da Alboom vai conseguir agilizar o tempo de seleção e prova de álbuns em até 10x.

Além disso, vai agilizar seu fluxo geral como fotógrafo e melhorar seu fluxo de caixa financeiro.

Equipamentos para Fotógrafos – Palavras finais

10 Equipamentos Essenciais Para Fotógrafos não mostrou apenas os mais importantes equipamentos e ferramentas que fazem toda a diferença para fotógrafos, mas também trouxe várias dicas, com vídeos e conteúdos para você se aprofundar.

Por fim, espero que tenha gostado deste artigo.

Compartilhe com amigos e colegas o nosso blog que toda semana traz novos conteúdos para ajudar você a crescer seu negócio.

Foto da Capa: Atemporal Fotografia.


Recomendamos para você

Falando novamente em equipamentos, temos dois artigos especiais para compartilhar:

10 Ideias para Presentear Fotógrafos: veja incríveis idéias de presentes para fotógrafos.

Alboom Entrevista Fotógrafo EVERTON ROSA: entrevista inspiradora com um dos maiores nomes da fotografia de casamentos no Brasil.

16 CommentsClose Comments